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Da Revolução Científica à Revolução Tecnológica: Tópicos de História da Física Moderna e Contemporânea
Parte considerável do atual estágio tecnológico é consequência direta da revolução científica ocorrida no final do século 19. Na última década daquele século, a humanidade testemunhou uma extraordinária ebulição em várias áreas do conhecimento.É nesse período que a ciência e a tecnologia dão um salto quantitativo e qualitativo jamais visto na história do pensamento humano. Para se ter uma ideia da dimensão dessa rápida evolução, basta ter em mente que em 1895 o grande público ainda não desfrutava dos seguintes artefatos: telefone, lâmpada incandescente, automóvel a gasolina e avião. Todos já haviam sido inventados, mas não estavam disponíveis, a não ser em limitadíssima escala. Portanto, que a sociedade de 1895 vivia trevas.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
De Broglie
É uma alegria e um prazer enormes para todos nós, que apreciamos e somos apaixonados pela ciência e pela natureza, poder ter acesso a essa maravilhosa coleção de biografias preparadas por José Maria Filardo Bassalo e Francisco Caruso, que agora nos brindam com seu décimo segundo volume sobre a vida e obra de um dos maiores cientistas de todos os tempos, Louis de Broglie. Trata-se de uma iniciativa importante, que vem ocupar uma lacuna muito grande na área da divulgação científica e cultural, emnosso país. Posso afirmar, sem nenhuma dúvida, que essa coleção tem sido extremamente importante para os cursos de Formação de professores, tanto pela precisão conceitual, quanto pela magistral contextualização histórica. A clareza, a qualidade e a densidade do texto são elementos que se destacam fortemente em todos os livros da série. O livro é construído de forma muito diferenciada daquela que estamos acostumados em livros de Ciência. Ele não descreve simplesmente os fatos históricos, e conceitos; conduz-nos, no entanto, a uma discussão das ideias de maneira crítica, aprofundada e embasada. É um livro que merece ser lido por todos nós. André Penna Firme Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação
D entre os vários desafios que a Escola enfrenta, o trato com a Diferença é dos mais sensíveis. Isto se dá não apenas porque lidar
com a Diferença exige o enfrentamento de questões delicadas,
como gênero, raça, preconceito, discriminação, mas, sobretudo, porque abordar os temas que lhe são relativos exige a crítica às representações sociais, a partir das quais se lê e se dá a ler o mundo. Abordar a Diferença implica, necessariamente, em uma postura de questionamento acerca das fórmulas geralmente acionadas para estabelecer lugares sociais e fundamentar hierarquias. Nada disso se faz sem reflexão e sem embasamento. O livro Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação aborda o tema a partir de questões diferentes, considerando a produção acadêmica, os discursos sociais, as práticas docentes, os processos
de formação continuada e as dinâmicas da Escola. Os textos aqui
reunidos, expressam o investimento feito pelo NEAB-GERA/UFPA na formação de quadros, especialmente na compreensão do professor como um intelectual produtor de conhecimentos e formulador de reflexões acerca dos temas que envolvem o universo no qual exerce seu ofício. Os temas abordados nesta Coletânea resultam de reflexões desenvolvidas no âmbito de sua formação na pós-graduação, sob a orientação de seus professores. Eles expressam, uma convergência de interesses entre as pesquisas dos professores formadores e aquelas desenvolvidas por seus orientandos, em um processo de discussão e aprendizado mútuo.
Wilma de Nazaré Baía Coelho
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Debates Temáticos sobre pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática
O livro é composto por oito artigos relacionados à temática da pesquisa sobre História da Matemática em múltiplos enfoques, a partir das conferências proferidas por pesquisadores convidados do XI SNHM e outros textos que foram incorporados ao material após a realização do seminário. Textos de John Fossa, Antonio Vicente Marafioti Garnica, Cláudia Regina Flores, Wagner Rodrigues Valente, Fumikazu Saito, Manoel de Campos Almeida, Iran Abreu Mendes, Iran Abreu Mendes e Bernadre Morey
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Decifrando Marte
Olhem para cima! Durante milênios, esse pálido ponto vermelho no céu tem movimentado filósofos, cientistas e artistas por respostas sobre a possibilidade de vida extraterrestre, expandindo nossas visões e conhecimento, iluminando o espírito humano. Esta é uma obra literária que escrevi com o intuito de fazer você refletir sobre o que conhecemos sobre Marte a partir de uma visão ampla e por considerações de um cenário cósmico Autor Este é um livro maravilhoso que explica detalhadamente o que cientistas amadores e profissionais estudam sobre Marte. Esta é uma obra introdutória de caráter científico excelente que eu recomendo para qualquer cientista, oriundo de qualquer área, para estudantes do colegial curiosos ou universitários interessados em aprender um pouco sobre o nosso vizinho vermelho. O poder de organização e a dedicação do Doutor Bruno Dias à ciência ficam claros para qualquer pessoa que tenha a sorte de ler ” Decifrando Marte” Dr Nilton Rennó (Universidade Michigan e NASA)
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Decolonialidades na Educação em Ciências
… não é possível ignorar o papel desempenhado pela ciência moderna ocidental como um elemento central e constitutivo da modernidade. O alto prestígio e elevado grau de legitimidade das formas de pensamento científico, bem como dos produtos sociais e tecnológicos a ele associados, têm sustentado, justificado e impulsionado um modelo de desenvolvimento social, que tem a desigualdade e o apagamento de culturas como algumas de suas consequências mais incômodas e indesejáveis. Tal visão é ao mesmo tempo perturbadora quanto instigadora para nós, educadores em ciências. Ela nos interpela a considerar o papel da educação, de forma geral, e da educação em ciências, em particular, tanto na produção quanto no combate às injustiças sociais. Neste livro, encontramos um conjunto de autores que enfrenta este desafio e propõe (re)pensar a educação (em ciências) a partir de diálogos com diversas formas do que conhecemos hoje como pensamento decolonial. Este surge como possibilidade de ir além dos dilemas da modernidade / pós-modernidade e inscreve-se num espaço que valoriza o respeito à diversidade, a busca por justiça social e o exercício do diálogo como promotor de uma nova ordem, mais horizontal, democrática e igualitária, nas relações entre culturas e saberes, e nos seus desdobramentos, Isabel Martins
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Dedekind e os Números: Antologia de Textos Fundacionais de Richard Dedekind – Textuniversitários 15
O professor Augusto Franco de Oliveira – autor da tradução de “Introdução à Filosofia Matemática” de Bertrand Russell (vol 3 desta coleção) -, nos brinda aqui com uma preciosidade sem igual. Nesta coletânea, pela primeira vez em português, encontram-se os textos sobre fundamentos de Richard Dedekind, entre eles “Continuidade e Números Irracionais” onde ele apresenta os famigerados Cortes de Dedekind e “O que São e para que Servem os Números?” marcado pela primeira frase do autor no prefácio da primeira edição: “Na ciência, nada susceptível de ser demonstrado de ser aceite sem prova.”
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Delta de Dirac, O
Esta obra foi desenvolvida para estudantes das escolas de Ciências Exatas com interesse por tópicos de matemática. Uma experiência muito comum é, em algum ponto do curso , ser apresentado o Delta de Dirac, uma entidade que seria um pico concentrado. Este livro procura responder a questão sobre a natureza do Delta de Dirac. Os autores são professores da Universidade de São Paulo.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Demiurgos: Sobre a Criação de Mundos
No livro, o mito do Timeu de Platão é usado para evidenciar a inerente atividade artística humana. O Demiurgo, que criou o cosmo na obra platônica, não é apenas um. São inúmeros os demiurgos e as suas demiurgias. Em especial, na ciência de hoje são encontradas demiurgias avançadas, ricas e influentes. Um caminho é percorrido para mostrar ao leitor as nossas demiurgias científicas: do microcosmo ao macrocosmo. Ou seja, da mecânica quântica à teoria da relatividade geral ou da física das partículas à cosmologia, será mostrado que “o mundo” foi e ainda é criado por demiurgos. Com as ferramentas que Nietzsche nos deixou, veremos que as demiurgias, com maior atenção dada às demiurgias científicas e tecnológicas no presente livro, partem do caos para gerar não apenas um, mas inúmeros mundos.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Demonstrações em ciências – Explorando os fenômenos da pressão do ar e dos líquidos através de experimentos simples
Física através de experiências simples – Esse livro consta de uma série de experimentos sobre fenômenos da pressão do ar e dos líquidos, utilizando material caseiro e produtos muito fáceis de serem encontrados. As demonstrações permitem uma participação coletiva e mostra-se uma importante ferramenta para despertar o interesse dos estudantes pelos fenômenos exibidos e pelos desafios em conhecer os respectivos “porquês”.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Formação de Professores
Esta obra, elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, reúne uma coletânea de textos em dois volumes dedicados, respectivamente, à formação de professores e às práticas de ensino. O adjetivo inclusiva qualifica a prática educativa que inclui todo e qualquer aluno, desde aquele que revela dificuldades de aprendizagem até ao sobredotado, passando pelos alunos que manifestam algum tipo de deficiência. A uma escola que materializa, estimula e alimenta essa visão da educação chamarei escola inclusiva. A colaboração entre alunos diferentes é assumida hoje como benéfica para todos. De facto, o crescimento integral de cada um constrói-se nessa diversidade. Assim, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na sala de aula regular tem sido defendida por atuais investigadores em Educação como sendo essencial para se atingirem os objetivos gerais da educação. A prática de uma educação inclusiva leva a que numa sala de aula se encontrem alunos muito diferentes em termos de ritmo e modo de aprendizagem. Esse factor traduz-se numa dificuldade acrescida para o professor que pretende atender a todos os alunos. De facto, para que a escola seja verdadeiramente inclusiva é necessário que cada aluno, em particular um aluno com necessidades educativas especiais, se sinta verdadeiramente membro da sua comunidade – turma e escola; não se pode sentir deslocado, ignorado ou a mais, em suma, excluído. A verdadeira inclusão passa por olhar a escola como espaço de aprendizagem para todos, em que cada aluno sinta que são atendidas as suas necessidades específicas. Essa postura contraria a atitude mais habitual de se privilegiar a atenção aos alunos com mais elevados desempenhos. No ambiente de competição que se foi estabelecendo entre instituições educativas, esta última torna-se instrumental para que a escola possa ela própria competir com
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Práticas
Este livro corresponde ao segundo volume de uma obra elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Tal como o primeiro volume, assume a perspectiva de uma educação inclusiva simultaneamente como meta e critério de aferição das práticas educativas. Assim, o livro reúne um conjunto de textos elaborados por professores que participaram no projeto e que refletiram sobre as suas próprias práticas de ensino e formação. Já o primeiro volume foi dedicado à formação de professores, em contextos mais e menos formais. Comecemos por sublinhar que a educação inclusiva só é possível se o professor assumir o seu papel de acolher cada aluno, na sua diversidade, pluralidade de contextos, características e expectativas. O professor encontra-se, a partir daí, perante a tarefa difícil de fazer com que cada aluno se sinta pertença da turma, sujeito e agente de acolhimento, independentemente de quem é, das suas limitações, possibilidades e circunstâncias. Essa diversidade deve ser encarada de forma abrangente: desde o aluno que manifesta dificuldades de aprendizagem até ao aluno que revela capacidades acima das consideradas normais. Cada um tem o seu lugar e todos devem ser bem acolhidos pelo professor e pelos colegas. A escola, como espaço de construção de conhecimento e desenvolvimento de valores, assume desse modo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais tolerante, democrática e ela pró- pria inclusiva. A compreensão do outro, das suas opções e necessidades, é um elemento constitutivo da noção de tolerância e da aceitação da diferença. Para o professor o conhecimento sobre os alunos é um dos elementos essenciais para o bom desempenho no acolhimento da diversidade. Estratégias como o trabalho em grupo ou em pares na sala de aula podem ser utilizadas para estimular uma prática de ensino da matemática mais inclusiva em que diferentes a
Ou 3x de R$24,00 s/ juros