Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Práticas
Este livro corresponde ao segundo volume de uma obra elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Tal como o primeiro volume, assume a perspectiva de uma educação inclusiva simultaneamente como meta e critério de aferição das práticas educativas. Assim, o livro reúne um conjunto de textos elaborados por professores que participaram no projeto e que refletiram sobre as suas próprias práticas de ensino e formação. Já o primeiro volume foi dedicado à formação de professores, em contextos mais e menos formais. Comecemos por sublinhar que a educação inclusiva só é possível se o professor assumir o seu papel de acolher cada aluno, na sua diversidade, pluralidade de contextos, características e expectativas. O professor encontra-se, a partir daí, perante a tarefa difícil de fazer com que cada aluno se sinta pertença da turma, sujeito e agente de acolhimento, independentemente de quem é, das suas limitações, possibilidades e circunstâncias. Essa diversidade deve ser encarada de forma abrangente: desde o aluno que manifesta dificuldades de aprendizagem até ao aluno que revela capacidades acima das consideradas normais. Cada um tem o seu lugar e todos devem ser bem acolhidos pelo professor e pelos colegas. A escola, como espaço de construção de conhecimento e desenvolvimento de valores, assume desse modo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais tolerante, democrática e ela pró- pria inclusiva. A compreensão do outro, das suas opções e necessidades, é um elemento constitutivo da noção de tolerância e da aceitação da diferença. Para o professor o conhecimento sobre os alunos é um dos elementos essenciais para o bom desempenho no acolhimento da diversidade. Estratégias como o trabalho em grupo ou em pares na sala de aula podem ser utilizadas para estimular uma prática de ensino da matemática mais inclusiva em que diferentes a
R$72,00
Em estoque
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Este livro corresponde ao segundo volume de uma obra elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Tal como o primeiro volume, assume a perspectiva de uma educação inclusiva simultaneamente como meta e critério de aferição das práticas educativas. Assim, o livro reúne um conjunto de textos elaborados por professores que participaram no projeto e que refletiram sobre as suas próprias práticas de ensino e formação. Já o primeiro volume foi dedicado à formação de professores, em contextos mais e menos formais. Comecemos por sublinhar que a educação inclusiva só é possível se o professor assumir o seu papel de acolher cada aluno, na sua diversidade, pluralidade de contextos, características e expectativas. O professor encontra-se, a partir daí, perante a tarefa difícil de fazer com que cada aluno se sinta pertença da turma, sujeito e agente de acolhimento, independentemente de quem é, das suas limitações, possibilidades e circunstâncias. Essa diversidade deve ser encarada de forma abrangente: desde o aluno que manifesta dificuldades de aprendizagem até ao aluno que revela capacidades acima das consideradas normais. Cada um tem o seu lugar e todos devem ser bem acolhidos pelo professor e pelos colegas. A escola, como espaço de construção de conhecimento e desenvolvimento de valores, assume desse modo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais tolerante, democrática e ela pró- pria inclusiva. A compreensão do outro, das suas opções e necessidades, é um elemento constitutivo da noção de tolerância e da aceitação da diferença. Para o professor o conhecimento sobre os alunos é um dos elementos essenciais para o bom desempenho no acolhimento da diversidade. Estratégias como o trabalho em grupo ou em pares na sala de aula podem ser utilizadas para estimular uma prática de ensino da matemática mais inclusiva em que diferentes a
Informações
Peso | 288 g |
---|---|
Dimensões | 1 × 16 × 23 cm |
Autor |
Ana Lúcia Manrique / Maria C. S. A. Maranhão / Geraldo Eustáquio Moreira |
Editora | |
Idioma |
Por |
Data da Publicação |
2016 |
Edição | |
Categoria |
MATEMÁTICA |
Disponibilidade |
Disponível |
Formato |
Brochura |
Produtos Relacionados
Cultura da física:Contribuições em homenagem a Amelia Imperio Hamburger, A
R$60,00Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência
R$180,00Ou 3x de R$60,00 s/ juros
Aplicações da física quântica do transistor à nanotecnologia – Coleção Temas Atuais de Física / SBF
R$44,00Ou 3x de R$14,67 s/ juros
A Matéria: Uma Aventura do Espírito (Física Conceitual) – PROMOÇÃO
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Notas de Física Matemática – Equações Diferenciais, Funções de Green e Distribuições
R$72,00Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Aspectos históricos de desenvolvimento da Pesquisa matemática nacional
R$50,00Ou 3x de R$16,67 s/ juros
NOVOS RUMOS, NOVOS OLHARES – PROGRAMA DE EDUCAÇAO CONTINUADA PEC/USPA
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
O que são Quarks, Glúons, Higgs, Buracos Negros e outras coisas estranhas?
R$39,00Ou 3x de R$13,00 s/ juros
Funções trigonométricas elementos de “&” para uma engenharia didática
R$66,00Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Elementos de Física Matemática Vol. 3 Equações integrais e Integrais de trajetória não relativísticas
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Matemática, discurso e linguagens – Contibuições para a Educação Matemática
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas – coleção em 6 volumes
R$320,00Ou 3x de R$106,67 s/ juros
“Aqui Tem Racismo” Um estudo das Representações Sociais e das Identidades das Crianças Negras na Escola
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Notação de Dirac para quem tem pressa em aprender mecânica quântica
R$66,00Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Tópicos de Álgebra Clássica: Um Prelúdio à Álgebra Moderna – Textuniversitários 1
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Grupos Solúveis e Nilpotentes: uma introdução – Textuniversitários 6
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ambiências & Redes Online: Interações para o Ensino, Pesquisa e Formação Docente
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Coleção Histórias da matemática em estudos e no ensino os 10 volumes
R$250,00Ou 3x de R$83,33 s/ juros
Física básica para ciências exatas 3 – Eletrostática, Magnetostática, Circuitos e Ondas Eletromagnéticas
R$176,00Ou 3x de R$58,67 s/ juros
Os fundamentos da aritmética : uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número – Textuniversitários 11
R$99,00Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Corpos Finitos e a Hipótese de Reimann – ( A Demonstração de André Weil) – Textuniversitários 14
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Primos de Mersenne (e outros primos muito grandes) – Textuniversitários 12
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Jornada pelas Teorias Algébricas de Formas Quadráticas – Textuniversitários 13
R$198,00Ou 3x de R$66,00 s/ juros
Educação Matemática: atuações, desafios e possibilidades em diferentes contextos – envio em 20 de fevereiro
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Avaliação no Ensino de Ciências Práticas docentes e ¨escuta ¨a professores
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Breve Introdução à Matemática da Mecânica Quântica -Textuniversitários 18
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Equações Diferenciais: Um Curso Universitário – Parte I: Equações Ordinárias – Textuniversitários 19
R$242,00Ou 3x de R$80,67 s/ juros
Paulo Freire e Educação Matemática: Há uma forma Matemática de estar no mundo
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Convergência de Variáveis Aleatória| Quantis Amostrais| Teoria dos Valores Extremos.
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Ensino de Ciências e Matemática| Educação Indígena| Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Para além da sala de aula: Sociabilidade Adolescentes| Relações Étnico-Raciais e Ação Pedagógica
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Perspectivas em História da Física: Volume 3 – Óptica e Acústica: Luz e Som| dos Gregos ao Século XIX
R$176,00Ou 3x de R$58,67 s/ juros
Aliança entre História da Matematica e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Vol. 1
R$50,00Ou 3x de R$16,67 s/ juros
História e matemática em sala de aula: contextos,textos e atividades Vol. 2
R$35,00Ou 3x de R$11,67 s/ juros
Física básica para ciências exatas: luz, mecânicaquântica e relatividade: volume 4
R$94,00Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Educação matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa mole
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
História preta das coisas 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras
R$44,00Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Educação Matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa dura
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros