Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Formação de Professores
Esta obra, elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, reúne uma coletânea de textos em dois volumes dedicados, respectivamente, à formação de professores e às práticas de ensino. O adjetivo inclusiva qualifica a prática educativa que inclui todo e qualquer aluno, desde aquele que revela dificuldades de aprendizagem até ao sobredotado, passando pelos alunos que manifestam algum tipo de deficiência. A uma escola que materializa, estimula e alimenta essa visão da educação chamarei escola inclusiva. A colaboração entre alunos diferentes é assumida hoje como benéfica para todos. De facto, o crescimento integral de cada um constrói-se nessa diversidade. Assim, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na sala de aula regular tem sido defendida por atuais investigadores em Educação como sendo essencial para se atingirem os objetivos gerais da educação. A prática de uma educação inclusiva leva a que numa sala de aula se encontrem alunos muito diferentes em termos de ritmo e modo de aprendizagem. Esse factor traduz-se numa dificuldade acrescida para o professor que pretende atender a todos os alunos. De facto, para que a escola seja verdadeiramente inclusiva é necessário que cada aluno, em particular um aluno com necessidades educativas especiais, se sinta verdadeiramente membro da sua comunidade – turma e escola; não se pode sentir deslocado, ignorado ou a mais, em suma, excluído. A verdadeira inclusão passa por olhar a escola como espaço de aprendizagem para todos, em que cada aluno sinta que são atendidas as suas necessidades específicas. Essa postura contraria a atitude mais habitual de se privilegiar a atenção aos alunos com mais elevados desempenhos. No ambiente de competição que se foi estabelecendo entre instituições educativas, esta última torna-se instrumental para que a escola possa ela própria competir com
R$77,00
Em estoque
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Esta obra, elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, reúne uma coletânea de textos em dois volumes dedicados, respectivamente, à formação de professores e às práticas de ensino. O adjetivo inclusiva qualifica a prática educativa que inclui todo e qualquer aluno, desde aquele que revela dificuldades de aprendizagem até ao sobredotado, passando pelos alunos que manifestam algum tipo de deficiência. A uma escola que materializa, estimula e alimenta essa visão da educação chamarei escola inclusiva. A colaboração entre alunos diferentes é assumida hoje como benéfica para todos. De facto, o crescimento integral de cada um constrói-se nessa diversidade. Assim, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na sala de aula regular tem sido defendida por atuais investigadores em Educação como sendo essencial para se atingirem os objetivos gerais da educação. A prática de uma educação inclusiva leva a que numa sala de aula se encontrem alunos muito diferentes em termos de ritmo e modo de aprendizagem. Esse factor traduz-se numa dificuldade acrescida para o professor que pretende atender a todos os alunos. De facto, para que a escola seja verdadeiramente inclusiva é necessário que cada aluno, em particular um aluno com necessidades educativas especiais, se sinta verdadeiramente membro da sua comunidade – turma e escola; não se pode sentir deslocado, ignorado ou a mais, em suma, excluído. A verdadeira inclusão passa por olhar a escola como espaço de aprendizagem para todos, em que cada aluno sinta que são atendidas as suas necessidades específicas. Essa postura contraria a atitude mais habitual de se privilegiar a atenção aos alunos com mais elevados desempenhos. No ambiente de competição que se foi estabelecendo entre instituições educativas, esta última torna-se instrumental para que a escola possa ela própria competir com
Informações
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 1 × 16 × 23 cm |
Autor |
Ana Lúcia Manrique e Maria C. S. A. Maranhão e Geraldo Eustáquio Moreira |
Editora | |
Idioma |
Por |
Data da Publicação |
2016 |
Edição | |
Categoria |
MATEMÁTICA |
Disponibilidade |
Disponível |
Formato |
Brochura |
Produtos Relacionados
Cultura da física:Contribuições em homenagem a Amelia Imperio Hamburger, A
R$60,00Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência
R$180,00Ou 3x de R$60,00 s/ juros
Aplicações da física quântica do transistor à nanotecnologia – Coleção Temas Atuais de Física / SBF
R$44,00Ou 3x de R$14,67 s/ juros
A Matéria: Uma Aventura do Espírito (Física Conceitual) – PROMOÇÃO
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Notas de Física Matemática – Equações Diferenciais, Funções de Green e Distribuições
R$72,00Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Aspectos históricos de desenvolvimento da Pesquisa matemática nacional
R$50,00Ou 3x de R$16,67 s/ juros
NOVOS RUMOS, NOVOS OLHARES – PROGRAMA DE EDUCAÇAO CONTINUADA PEC/USPA
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
O que são Quarks, Glúons, Higgs, Buracos Negros e outras coisas estranhas?
R$39,00Ou 3x de R$13,00 s/ juros
Funções trigonométricas elementos de “&” para uma engenharia didática
R$66,00Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Elementos de Física Matemática Vol. 3 Equações integrais e Integrais de trajetória não relativísticas
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Matemática, discurso e linguagens – Contibuições para a Educação Matemática
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas – coleção em 6 volumes
R$320,00Ou 3x de R$106,67 s/ juros
“Aqui Tem Racismo” Um estudo das Representações Sociais e das Identidades das Crianças Negras na Escola
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Notação de Dirac para quem tem pressa em aprender mecânica quântica
R$66,00Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Tópicos de Álgebra Clássica: Um Prelúdio à Álgebra Moderna – Textuniversitários 1
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Grupos Solúveis e Nilpotentes: uma introdução – Textuniversitários 6
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ambiências & Redes Online: Interações para o Ensino, Pesquisa e Formação Docente
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Coleção Histórias da matemática em estudos e no ensino os 10 volumes
R$250,00Ou 3x de R$83,33 s/ juros
Física básica para ciências exatas 3 – Eletrostática, Magnetostática, Circuitos e Ondas Eletromagnéticas
R$176,00Ou 3x de R$58,67 s/ juros
Os fundamentos da aritmética : uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número – Textuniversitários 11
R$99,00Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Corpos Finitos e a Hipótese de Reimann – ( A Demonstração de André Weil) – Textuniversitários 14
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Primos de Mersenne (e outros primos muito grandes) – Textuniversitários 12
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Jornada pelas Teorias Algébricas de Formas Quadráticas – Textuniversitários 13
R$198,00Ou 3x de R$66,00 s/ juros
Educação Matemática: atuações, desafios e possibilidades em diferentes contextos – envio em 20 de fevereiro
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Avaliação no Ensino de Ciências Práticas docentes e ¨escuta ¨a professores
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Breve Introdução à Matemática da Mecânica Quântica -Textuniversitários 18
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Equações Diferenciais: Um Curso Universitário – Parte I: Equações Ordinárias – Textuniversitários 19
R$242,00Ou 3x de R$80,67 s/ juros
Paulo Freire e Educação Matemática: Há uma forma Matemática de estar no mundo
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Convergência de Variáveis Aleatória| Quantis Amostrais| Teoria dos Valores Extremos.
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Ensino de Ciências e Matemática| Educação Indígena| Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Para além da sala de aula: Sociabilidade Adolescentes| Relações Étnico-Raciais e Ação Pedagógica
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Perspectivas em História da Física: Volume 3 – Óptica e Acústica: Luz e Som| dos Gregos ao Século XIX
R$176,00Ou 3x de R$58,67 s/ juros
Aliança entre História da Matematica e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Vol. 1
R$50,00Ou 3x de R$16,67 s/ juros
História e matemática em sala de aula: contextos,textos e atividades Vol. 2
R$35,00Ou 3x de R$11,67 s/ juros
Física básica para ciências exatas: luz, mecânicaquântica e relatividade: volume 4
R$94,00Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Educação matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa mole
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
História preta das coisas 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras
R$44,00Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Educação Matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa dura
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros