Pauling – biografia

R$33,00 R$26,40

Terá havido alguém que, durante uma só vida, tenha conseguidouniÀcarconceitosfundamentaisdafísica,daquímica,da biologia, da farmacologia e da medicina? Que tenha pesquisado a estrutura complexa de minerais e proposto regras para a sua decifração, esclarecendoa natureza das ligaçõesquímicas? Que desvendasse a estruturados aminoácidos,dos peptídeos, das proteínas e quase, quase, a do DNA? Que identiÀcasse a origem molecular de doenças hereditárias, abrindo caminho ao seu controle? Alguémque pesquisasse em cristalograÀa dos raios X, em difração eletrônica, em física nuclear, em imunologia e em nutricionismo? Que produzisse mais de meio milhar de artigos cientíÀcos e mais de dezena e meia de livros? Que tenha auferido dois prêmios Nobel, ambos não partilhados,um pela Química (1954) e outro pela Paz (1962)? Houve, sim. Foi o cientista estadunidense Linus Carl Pauling. Durante cerca de sessenta anos contribuiu de forma excepcionalmente relevante para o avanço da ciência, da química em particular. O seu livro “The Nature of the Chemical Bond”, foi o livro de ciência mais vendido no século XX e, sem dúvida, o livro de química mais inÁuente de todos os tempos. Linus Pauling foi um cientista raro. Um homem de muitas virtudes, não livre de defeitos e de contradições

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

R$132,00 R$105,60

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre
pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
A produção científica enfrenta diversos processos que se apresentam
como desafios de ordem teórica e metodológica próprios do fazer científico, todavia no momento atual em que se produz conhecimento em intensidade e qualidade, outras provocações ocorrem. Há uma desconsideração em relação à ciência como forma de contribuir com a resolução dos problemas que assolam a humanidade. O negacionismo científico, a obscuridade de ideias, associadas ao pragmatismo político, ao neoliberalismo econômico e a pós-modernidade na cultura e na Educação promovem a ilusão coletiva de que é possível a emancipação humana sob a égide do capital, perspectiva que impede o chamamento político para a ação radicalmente democrática rumo à outra sociabilidade possível. Impor-se a essa ilusão é o comprometimento dos pesquisadores que nesta obra se associam para
apresentar, além de suas pesquisas, caminhos na perspectiva da totalidade dialética que se integram em um fazer científico, crítico e emancipador, debatendo o ensino de ciências e a educação ambiental com fundamento na Pedagogia histórico-crítica, debate este que pode contribuir na formação e aprimoramento profissional de estudantes de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e público em geral em sua práxis histórico-crítica, com vista a superação urgente deste modo de produzir a vida em sociedade.

Ou 3x de R$44,00 s/ juros

Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural

R$110,00 R$88,00

Tendo como temática o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais, o livro discute as contribuições da Teoria da Objetivação e da Teoria Histórico-Cultural para a pesquisa e o trabalho pedagógico com noções e conceitos caracterizados na comunidade internacional no contexto da Early Álgebra e tomados no Brasil, de forma geral, como conhecimento algébrico nos anos iniciais, sendo muitas vezes compreendido como aritmética generalizada. Buscando compreender melhor as relações genéticas entre aritmética e álgebra nos anos iniciais, os capítulos abordam tanto o diálogo das fundamentações teóricas com processos de generalização aritmética, generalização algébrica e pensamento algébrico, quanto os processos de objetivação implicados na aprendizagem e na organização de práticas pedagógicas e experiências de formação de professores. Em especial, os capítulos abordam generalização de padrões, cálculos com valores desconhecidos e relações entre grandezas variáveis. O livro traz novas contribuições e uma abordagem diferenciada para o ensino e a aprendizagem do conhecimento algébrico, temática que ganhou destaque no cenário educacional brasileiro a partir da explicação da álgebra como unidade temática na BNCC. A organização do livro é feita em três partes: a primeira parte apresenta diretrizes conceituais que permitem uma melhor compreensão da ação pedagógica que pode apoiar o desenvolvimento do pensamento algébrico em crianças. Na segunda e terceiras partes são apresentadas experiências e reflexões sobre o ensino e aprendizagem da álgebra. O livro termina com um capítulo de síntese que destaca as contribuições dos autores dos diferentes capítulos, sua aproximações e complementaridades. O livro oferece ideias concretas e fundamentos teóricos que serão importantes para pesquisadores, educadores matemáticos e professores que ensinam matemática nos primeiros anos do ensino fundamental interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o pensamento algébrico nos prime

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCACAO

R$50,00 R$40,00

Conviver com a incerteza do conhecimento é um dos desafios propostos por Edgar Morin para aqueles que abraçam o pensamento complexo como horizonte. Este livro proporciona reflexões nessa direção e aposta nas potencialidades criativas e solidárias dos seres humanos para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais poética. Trata-se de um desafio a enfrentar com ética e esperança, não apenas pelos educadores nas escolas, mas por todos os cidadãos que acreditamno potencial humano da educação. Em sete capítulos, escritos de forma clara, direta, autônoma e complementar, Izabel Petraglia contempla inquietações recorrentes e convergentes vividas, sentidas e exercitadas em disciplinas ministradas pela autora em cursos de pós-graduação em Educação em diferentes instituições brasileiras. Cabe aos educadores o desafio de imaginar e fazer acontecer novas configurações complexas e transdisciplinares que privilegiem a construção de um conhecimento pertinebte, porque aberto e reponsável, nas escolas e universidades. É esse o apelo deste livro. Carlos Aldemir Farias e Iran Abreu Mendes Coords da Coleção

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Pensamento Crítico na Educação em Ciências

R$88,00 R$70,40

Pensamento Crítico na Educação em Ciências: percursos, perspectivas e propostas de países Ibero-americanos foi concebido por meio de iniciativas dos vários grupos de pesquisadores, do Brasil, Colômbia e Portugal, autores dos capítulos que compõem esta obra. Estrutura-se em sete capítulos, abrangendo uma diversidade importante de assuntos que vão desde aspectos teóricos, propostas de estratégias para o ensino e aprendizagem das ciências às reflexões que possibilitam algumas compreensões de como a teoria do Pensamento Crítico se coaduna com as exigências sociais, culturais e curriculares da contemporaneidade. Essa publicação é fruto do entretecer de experiências e compreensões de pesquisadores que se dedicam ao estudo do Pensamento Crítico no campo educacional, portanto, sua leitura poderá oportunizar o desenvolvimento e a problematização de reflexões e práticas de professores, pesquisadores e estudantes interessados em aprofundar conhecimentos necessários, especialmente quando consideramos as mudanças frente às demandas postas desde as últimas décadas

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Pensando com a Matemática

R$55,00 R$44,00

Este livro destina-se a estudantes do segundo grau, especialmente aqueles que terminaram o fundamental e ingressaram no ensino médio. Não é um livro texto convencional. Seu objetivo é ajudar o estudante a pensar com a matemática através de sua bonita linguagem(que muitas vezes não é percebida em virtude do uso impensado de fórmulas e regras práticas). Ele representa os muitos diálogos que mantinha com meus estudantes do ciclo básico nos cursos universitários. e, também, dos diálogos que acabava mantendo comigo mesmo ao perceber que a Matemática, aprendida nas salas de aula, é totalmente esquecida no dia a dia das pessoas. Acredito, assim, que este livro possa ser útil a todos, inclusive aos que dizem não gostar de matemática(com letra minúscula), aquela em que tudo é decorado. Pensar com a Matemática(com letra maiúscula) se faz dentro dos seus princípios e, como disse, através de sua bonita linguagem. Não há como não gostar disso.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Pequena Antologia Amorosa

R$44,00 R$35,20

O amor, tema que permeia e impulsiona séculos de criação artística, em todos os gêneros e expressões, é o espírito e o corpo desta Pequena antologia amorosa, organizada pelos três poetas que a integram. Capa e aberturas de capítulos são ilustradas por belas e históricas imagens, que acompanham e dialogam com a atmosfera romântica dos poemas. A obra, embora apresente uma unidade temática, e uma sintonia entre os autores, no que diz respeito à intensidade visceral dos poemas, resguarda e revela singularidades de estilo, permitindo ao leitor identifi car características de cada um. Os poemas de Cecília Costa abrem a coletânea, conduzindo-nos, através de uma linguagem original e burilada, a reflexões sobre amor, morte, desejo, medo e entrega, características defl agradas no poema Aparta-te de mim: “Aparta-te de mim, Amor/ Com seus anjos, querubins, (…)/ E a voragem abissal do sexo. / Mil vezes a aridez da solidão, / A alma inteira apenas minha/ Do que ser perdida e sem nexo. (…)” Mirian de Carvalho dá prosseguimento à trilha de Eros, aliando ao romantismo, em linguagem clássica, erotismo e afirmação corporal da mulher e seu desejo, conforme sugerem trechos do poema Canções de Diotima IV: “Sob o ânimo solar, / meu felino púbis/ de acelerado ânimo. (…) meu baixo-ventre num caudaloso fluir/ a derramar-se entre as coxas. (…)”. A obra, conduzida pela perspectiva de duas mulheres, passa ao poeta Francisco Caruso o condão do verbo, para concluí-la. Nos seus versos observa-se, além de um erotismo marcadamente lírico, os sentimentos de perda e solidão, conforme nos revela o poema O que resta: Do amor findo/ o que resta?/ A vontade do reatamento a razão impele. / O sinistro temor da solidão a alma repele./ O coração exige que a amada por fim se desvele. / A saudade é o gosto que resta à flor da pele.” Esta Pequena antologia amorosa, por expressar, com beleza e ousadia, os sentimentos universais que nos movem, merece ser acolhida por amantes, temerosos,

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

PERCURSOS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA

R$50,00 R$40,00

A formação continuada e especializada de professores é um dos objetivos do projeto “História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares no Ensino Superior (diagnóstico, formação continuada e especializada de professores)”, desenvolvido junto ao PEPG em História da Ciência da PUCSP com apoio da Capes no âmbito do Programa Observatório da Educação (Capes/Inep – Proc. Nº 23038.002603/2013-47). Para tanto, a elaboração de materiais de apoio se apresenta como uma necessidade imediata. Assim, a Série Temas em História da Ciência foi planejada, dentro do mesmo projeto, para responder a essa demanda. Voltada a professores de todos os níveis de ensino e também a licenciandos, a Série Temas em História da Ciência é iniciada pelo volume História da Ciência para formação de professores. O qual aborda a construção e a transformação dos pressupostos teóricos-metodológicos dessa área, bem como aspectos particulares do ofício do historiador da ciência. Além disso, são apresentadas e discutidas possibilidades de interface entre história da ciência e ensino e entre ciência, técnica e tecnologia na história, procurando focalizar debates atuais na educação em ciências. Complementando a série têm-se os volumes temáticos. Cada um desses volumes traz estudo sobre episódio, escrito por especialista, com base em pesquisa no campo da história da ciência. Assim, a Série Temas em História da Ciência procura responder aos professores interessados em levar a história da ciência para a sala de aula, com base em materiais de sólida fundamentação.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

PERNAMBUCO REVOLUCIONÁRIO : Relações com a Coroa e vicissitudes de seus Bispos

R$66,00 R$52,80

Na viragem do séc. XVIII para o Séc. XIX, sabe-se em Lisboa que existem em Pernambuco sementes de independência , em parte inspiradas na Revolução Francesa e na subsequente tomada do poder por Napoleão Bonaparte . Nesse tempo estavam a chegar ao Recife licenciados pela Universidade de Coimbra trazendo consigo o sentido algo revolucionário e reformador do Marquês de Pombal , que passou a usar a igreja como agente politico e veículo de politização, para tanto baseado no acordo que fizera com a Santa Sé. A Coroa queria enviar para Olinda um bispo da sua confiança, do melhor que houvesse então em Portugal, para tentar re-encaminhar o Seminário no ¨bom sentido¨ dos interesses portugueses; Frei José Maria de Araújo foi escolhido. Mas forças ocultas, eventualmente estimuladas pelo caráter autoritário e algo conflituoso do bispo cessante, manobraram na sombra para que este processo se atrasasse , dando assim tempo para que a ação do novo bispo fosse menorizada e neutralizada. Tudo viria afinal a culminar com a sua morte, acidental ou provocada, mas que de qualquer forma conviria para aqueles que defendiam a conspiração a favor da independência. São relatadas consequências de todo este imbróglio para o destino de uma família entre as muitas que foram apanhadas nos conflitos.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Perspectivas contemporâneas em filosofia da ciência

R$99,00 R$79,20

Este segundo volume de Perspectivas contemporâneas em filosofia da ciência traz uma coleção de estudos bastante diversificados. São questões que atualmente suscitam discussão, diálogo e pesquisa sobre a ciência, a sociedade, a história, as teorias e os conceitos, a política, e mesmo a gênese e o desenvolvimento de correntes de pensamento. Estes textos abordam temas que, embora geralmente sejam objeto do estudo de filosofia da ciência, são pouco usuais na academia brasileira. Os autores apostam na abordagem da filosofia não tão somente como história das ideias, mas em entrar nas discussões atuais sobre os temas. O que têm em comum é a percepção de que, sem conhecer a história da ciência e sem o aprofundamento das relações e interações entre autores, tanto filósofos quanto cientistas, o conhecimento e as respostas possibilitados pela pesquisa em filosofia da ciência poderiam se revelar empobrecidos e simplistas e, quando não, deslocados do cotidiano. A abordagem pluralista, cética, holística e rigorosa também são marcas desse grupo de professores, quase todos oriundos das mesmas salas de aula, mas todos reunidos em torno dessas mesmas propostas de discussão, embora cada qual, a seu modo, escolha um caminho diverso e característico, com seus olhares específicos para a ciência, como se produz, como se estabelece e como se relaciona com o mundo e a sociedade em geral. Assim, esta coletânea apresenta uma variedade de perspectivas que oferece a oportunidade de vislumbrar cada um desses pontos de vista, bem como alimentar discussões que são significativas para a vida hodierna. Desde os ensaios livres aos estudos mais rigorosos, o que estes textos têm em comum é essa característica de ser filosofia viva, filosofia em discussão e em construção permanentes, sem busca de verdades finais e absolutas, mas com a fé inabalável de que, também aqui no Brasil, pode-se produzir filosofia, e da mais alta qualidade e pertinência. Carlos Fils Puig

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Perspectivas em História da Física vol 2 – Da física dos gases à mecânica estatística

R$109,00 R$87,20

Este segundo volume continua os desenvolvimentos apresentados em Perspectivas em História da Física – volume 1 – dos Babilônios à Síntese Newtoniana. O texto parte dos rudimentos da física dos gases e passa pela consolidação das bases da teoria atômica e a construção da tabela periódica dos elementos. Em seguida, detém-se a analisar o gigantesco esforço de organização da mecânica analítica; um esforço revolucionário, ao qual se dedicaram alguns dos maiores físico-matemáticos da história, e que ocupou quase que inteiramente o século XVII – o século do Iluminismo. Num segundo momento, a obra se debruça sobre as grandes ideias que nortearam o estabelecimento do princípio de conservação da energia – seguramente uma das maiores aquisições da humanidade. Uma longa estrada, que começa com um rápido olhar sobre as máquinas térmicas e expõe as agruras envolvendo a natureza do calor, conduzirá o leitor ao amadurecimento da ciência termodinâmica de Carnot e Clausius. A parte final do livro é dedicada a um estudo das origens da mecânica estatística, que começa com as primeiras propostas de uma teoria cinética dos gases, na obra pioneira de Daniel Bernoulli, contempla as notáveis contribuições de Clausius e Maxwell, e culmina nos trabalhos de Boltzmann sobre os fundamentos lançados por Maxwell, nas três últimas décadas do século XIX, e aperfeiçoada por Gibbs e outros, já nos primeiros anos do século XX.

Ou 3x de R$36,33 s/ juros

Perspectivas para resolução de problemas

R$99,00 R$79,20

Os organizadores buscaram reunir uma coleção de ensaios coerentes e estimulantes de autoria de destacados autores do Brasil e do exterior, que tecem importantes considerações sobre o estado da arte nos dias de hoje. Os ensaios fazem uma ampla revisão dos conceitos e das práticas de Resolução de Problemas em Matemática. Não é uma tarefa fácil escrever sobre Resolução de Problemas, pois é uma área em que há muitas perspectivas e diferentes formas de compreensão e implementação em sala de aula, sendo assim muito ativa em todo o mundo. Esta obra é uma contribuição efetiva à área de Resolução de Problemas e sintetiza os avanços mais recentes. Em catorze capítulos, o leitor poderá encontrar perspectivas para o tema de caráter teórico, prático, empírico, pragmático, refl exivo, analítico e crítico a respeito da efetivação do trabalho didático-pedagógico na ação da sala de aula. Da metodologia à fi losofi a, da epistemologia à prática, do construtivismo ao sociointeracionismo, da psicologia do desenvolvimento à psicologia da Educação (Matemática), do empirismo ao conexionismo, do pragmatismo às Teorias da Aprendizagem, muitos são os caminhos e as linhas de força que atravessam o campo da Educação Matemática passando e avançando sobre a Resolução de Problemas. O GTERP, que tem esse objeto como o espectro fundamental de sua existência, entende que a Resolução de Problemas pode ser realizada através de atividades educacionais e educativas, nos âmbitos da Formação de Professores, Ensino, Aprendizagem, Avaliação, História da Educação Matemática, Filosofi a da Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática, Trabalho Cooperativo e Colaborativo, entre outros. Sumário Prefácio …………………………………………………………………………9 Introdução …………………………………………………………………….13 Formação de Professores e Resolução de Problemas: um Estudo a partir de Teses e Dissert

Ou 3x de R$33,00 s/ juros