História da Ciência e Ensino: Abordagens Interdisciplinares

R$66,00

Os volumes da série “Temas em História da Ciência” complementam o livro História da Ciência para formação de professores, apresentando temas históricos, com base em pesquisa em História da Ciência. Voltados a professores de todos os níveis de ensino e a licenciandos, os livros desta série também se propõem a contribuir para divulgar a História da Ciência ao público em geral. Este volume apresenta uma amostra dos resultados provenientes do desenvolvimento do projeto “História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares no Ensino Superior (diagnóstico, formação continuada e especializada de professores)”, desenvolvido junto ao PEPG em História da Ciência da PUCSP com apoio da Capes no âmbito do Programa Observatório da Educação (Capes/Inep – Proc. No. 23038.002603/2013-47). O volume está organizado em duas partes trazendo, na primeira, os capítulos voltados a re? exões na interface entre História da Ciência e Ensino e, na segunda, as consequentes ações nessa interface. Tudo isso sumariza o rico percurso de pesquisa, realizado com apoio do Programa Obeduc, no campo interdisciplinar História da Ciência e Ensino, o qual privilegiou o tão necessário diálogo entre universidade e ensino básico.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

História da Ciência e Ensino: Fontes primárias

R$55,00

Durante os dez anos de atuação do Grupo de História da Ciência e Ensino da Universidade estadual da Paraíba (GHCEN) muitas propostas e parcerias foram produzidas. Este livro representa parte dessa produção, que tem como principal destaque trabalhar conteúdos de ciência e sobre ciência utilizando como abordagem a história e a filosofia da ciência. Para isso, foram adotados dois caminhos. Um deles foi a tradução de fontes primárias, com temas da Antiguidade á modernidade, e que está no volume dois. O outro, propostas para a sala de aula que associam a história e a filosofia da ciência com diferentes metodologias e recursos didáticos. A experiência dos professores que planejaram e executaram essas propostas, com os desafios enfrentados, se encontra no volume 3. Por estes caminhos, espera-se que a história e a filosofia da ciência se tornem cada vez mais próximas do Ensino de Ciências.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

História da Ciência e Ensino: Fontes primárias e propostas para sala de aula

R$99,00

Resultado de projetos conjuntos entre dois grupos de pesquisa que trabalham com abordagem histórico-filosófica, este livro aspira subsidiar propostas para o ensino de ciências, a partir de dois caminhos. A primeira parte do livro contém a tradução de textos históricos originais envolvendo eletricidade, magnetismo e termodinâmica, que permitem ao professor elaborar sua própria proposta com enfoque histórico-filosófico. Na segunda parte, são apresentadas diferentes sequências didáticas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que almejam levar a História da Ciência para a sala de aula sob diferentes perspectivas: experimentação, narrativas históricas, uso de paradidáticos, relação ciência e arte, interdisciplinaridade e relações entre ciência, tecnologia e sociedade. O objetivo é não somente trabalhar com o conteúdo de ciências, mas, também, propiciar discussões sobre a natureza da ciência e a complexidade do conhecimento científico.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

História da Ciência e Ensino: Propostas para sala de aula

R$99,00

Durante os dez anos de atuação do Grupo de História da Ciência e Ensino da Universidade estadual da Paraíba (GHCEN) muitas propostas e parcerias foram produzidas. Este livro representa parte dessa produção, que tem como principal destaque trabalhar conteúdos de ciência e sobre ciência utilizando como abordagem a história e a filosofia da ciência. Para isso, foram adotados dois caminhos. Um deles foi a tradução de fontes primárias, com temas da Antiguidade á modernidade, e que está no volume dois. O outro, propostas para a sala de aula que associam a história e a filosofia da ciência com diferentes metodologias e recursos didáticos. A experiência dos professores que planejaram e executaram essas propostas, com os desafios enfrentados, se encontra no volume 3. Por estes caminhos, espera-se que a história e a filosofia da ciência se tornem cada vez mais próximas do Ensino de Ciências.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

História da Ciência Ilustrada Vol.1

R$55,00

Texto para ser colocado no site da LF referente ao livro História Ilustrada da Ciência vol. 1

A história da ciência é fascinante e o objetivo deste livro é ilustrar isso.

Com estética de histórias em quadrinhos, o livro narra dois episódios históricos da ciência. No primeiro, acompanhamos o jovem quaker, John Dalton, que é influenciado a gostar de meteorologia e se envolve numa polêmica científica sobre os gases. Afinal, se o ar é formado por uma mistura de diferentes gases, por que eles não se separam na atmosfera? Seriam os gases compostos por partículas indivisíveis? Mas o que ocuparia o espaço entre essas partículas? Dúvidas como essas dão o tom de uma abordagem que vai muito além do que aprendemos na Escola sobre os modelos atômicos.

O segundo episódio trata de Harriet Brooks, uma estudante que se envolveu profundamente nas pesquisas sobre radioatividade entre 1901 e 1906. Suas pesquisas seguiam dicas apontadas por Marie Curie e ajudaram a construir entendimentos científicos modernos sobre o decaimento radioativo.

Mas a história da ciência não trata apenas das ideias, pesquisas e laboratórios. Ela trata de pessoas e relações. Neste livro, buscamos mostrar que cientistas são mulheres e homens como nós, que acertam e erram, sofrem preconceitos, se apaixonam e têm contas para pagar. Cientistas também não tiram suas ideias do nada. Elas e eles se inspiram no trabalho de outras pessoas, insistindo em algumas ideias e desistindo de outras, seja por decisão própria ou por pressões externas.

Divirta-se com a história!

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

História da Ciência para formação de professores

R$50,00

História da Ciência para Formação de Professores aborda a construção e a transformação dos pressupostos teórico-metodológicos da área, bem como aspectos particulares do ofício do historiador da ciência. Além disso, são apresentadas e discutidas possibilidades de interface entre história da ciência e ensino e entre ciência, técnica e tecnologia na história, procurando focalizar debates atuais na educação em ciências. Este Livro é parte do projeto”História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares no Ensino Superior (diagnóstico, formação continuada e especializada de professores)” desenvolvido junto ao PEPG em História da Ciência da PUCSP, apoiado pelo programa Obeduc (Capes/Inep).

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

História da Ciência Tópicos Atuais 1

R$77,00

A História da Ciência como área parceira do Ensino de Ciência ganha a cada ano presença, relevância e interesse por todos aqueles dedicados a melhoria do aprendizado das ciências pelos estudantes em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Conhecer as ciências em seus contextos históricos enriquece a compreensão conceitual, motiva estudantes e agrega ao aprendizado prazer e curiosidade, fatores essenciais quando a questão é despertar os jovens para aprendizado e pesquisa científica. José Luiz Goldfarb

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

História da Ciência Tópicos Atuais 2

R$77,00

Este é o volume 2 da série de Tópicos Atuais de História da Ciência, que traz novos textos com o objetivo de servir de subsídio a professores dos diferentes níveis de ensino e disciplinas. A História da Ciência como área parceira do Ensino de Ciência ganha a cada ano presença, relevância e interesse por todos aqueles dedicados a melhoria do aprendizado das ciências pelos estudantes em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Conhecer as ciências em seus contextos históricos enriquece a compreensão conceitual, motiva estudantes e agrega ao aprendizado prazer e curiosidade, fatores essenciais quando a questão é despertar os jovens para aprendizado e pesquisa científica. José Luiz Goldfarb

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

História da Ciência Tópicos Atuais 3

R$88,00

Esta coletânea reúne artigos abordando temas tratados durante a IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces, realizada entre os dias 4 e 6 de Julho de 2013, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUCSP, com apoio da CAPES. A abordagem de tópicos de história da ciência nos cursos de ensino básico e superior é recomendada nas atuais orientações e diretrizes curriculares governamentais. Com isso, a procura dos professores por materiais que tragam conhecimentos específicos em história da ciência vem crescendo cada vez mais. Assim, este volume traz estudos atuais em história da ciência com o objetivo de servir de subsídio a professores dos diferentes níveis de ensino e disciplinas. Esperamos que este volume, que contou com a participação de especialistas em história da ciência e da técnica, contribua para a formação inicial e continuada de professores dos diferentes níveis e para a construção de interfaces entre história da ciência e ensino.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

História da ciência tópicos atuais 4

R$88,00

A História da Ciência como área parceira do Ensino de Ciência ganha a cada ano presença, relevância e interesse por todos aqueles dedicados a melhoria do aprendizado das ciências pelos estudantes em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Conhecer as ciências em seus contextos históricos enriquece a compreensão conceitual, motiva estudantes e agrega ao aprendizado prazer e curiosidade, fatores essenciais quando a questão é despertar os jovens para aprendizado e pesquisa científica. José Luiz Goldfarb

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

História da Ciência tópicos atuais 5

R$88,00

A história da Ciência como na área parceira do Ensino de Ciência ganha a cada ano presença, relevância e interesse por todos aqueles dedicados a melhoria do aprendizado das ciências pelos estudantes em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Conhecer as ciências em seus contextos históricos enriquece a compreensão conceitual, motiva estudantes e agrega ao aprendizado prazer e curiosidade, fatores essenciais quando a questão é despertar os jovens para o aprendizado e pesquisa científica.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

História da educação matemática desenvolvimento e consolidação de um campo de pesquisa

R$77,00

leitura deste livro exige um pacto entre os or ganizadores e seus possíveis leitores, já que seu título é
enganoso, posto que essa coletânea de textos, apenas,
não cumpre a função de estudar o desenvolvimento e a
consolidação da História da Educação Matemática como
campo de pesquisa. Este livro deve ser compreendido
como parte de um conjunto composto tanto por outros
livros quanto pelas ações cotidianas de inúmeros pesqui sadores, desde os já consagrados até os que se iniciam na
pesquisa em História da Educação Matemática nos mais
distintos níveis de formação e nas mais variadas institui ções. Ele, portanto, deve ser concebido como mais uma
etapa na construção de um edifício, visando, ao mesmo
tempo, projetá-lo e executá-lo (este o pacto a ser firma do aqui). Em particular, este livro compõe uma série de
livros – dos quais quatro já foram publicados,1 estando
vários ainda por vir – que resultam dos Encontros Nacio nais de Pesquisa em História da Educação Matemática,
os ENAPHEM. É esse conjunto de registros – já iniciado,
mas sem perspectiva de finalização – que permitirá, em
algum momento, percebermos, cada vez com mais cla reza e acuidade, a arquitetura de uma área cujo interesse
central é compreender a Matemática Escolar, no correr
do tempo, com suas tendências, seus atores, seus temas e
suas metodologias nos mais variados cenários. Este volu me abraça uma disposição que já se manifesta nos outros
volumes dessa série de textos –

Ou 3x de R$25,67 s/ juros