Uma Introdução à Teoria de Bases de Gröbner para Álgebras Associativas

R$88,00

Este livro surgiu de uma dissertação de mestrado do primeiro autor, sob a orientação do segundo, no Instituto de matemática e Estatística da USP. Ele traz uma introdução a Teoria de bases de Gröbner para álgebras associaticas, em um cenário não necessariamente. As bases de Gröbner estão cada vez mais presentes em trabalhos matemáticos atuais e a literatura é rica em introduções ao assunto no contexto de anéis de polinômios comutativos. O cenário não comutativo, contudo, não dispõe de material equivalente. Este foi um dos principais motivadores para a criação deste livro. O livro procura trazer um introdução abrangente ao assunto, tratando os resultados algébricos da teoria com profundidade. Em particular, as relações com Álgebra de Caminhos e com o Lema do Diamante são expostas em detalhes. O texto é bastante autocontido.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Uma Introdução às Álgebras de Hopf – Textuniversitários 5

R$121,00

A teoria das álgebras de Hopf, assim chamadas em homenagem a Heinz Hopf, pioneiro na investigação desses objetos, é uma área relativamente nova e altamente frutífera de pesquisa matemática, tanto do ponto de vista puramente algébrico quanto de suas aplicações. Vários são os exemplos de álgebras de Hopf, como se verá neste livro; em particular, temas comuns às teorias de álgebras de Lie e de álgebras de grupo podem ser abordados utilizando a linguagem de álgebras de Hopf. Este é um livro introdutório ao assunto, em uma obra que exige um mínimo de pré-requisitos e com grande riqueza de detalhes.Uma Introdução às Álgebras de Hopf. NULL

Autor: Vitor de Oliveira Ferreira / Lucia Satie Ikemoto Murakami

Ou 3x de R$40,33 s/ juros

Uma introdução às equações diferenciais – Textuniversitários 23

R$99,00

Este é um livro sucinto sobre Equações Diferenciais,
próprio para cursos universitários. Isto não quer dizer
que os principais assuntos da área não sejam cobertos,
todo o material clássico que é estudado no campo pode
ser encontrado por aqui, desde as aplicações, equações de
ordens superiores, transformada de Laplace, séries de potências,
até as equações parciais e métodos numéricos. Como
o autor coloca, é um livro construído ao longo de décadas
em salas de aula da Universidade Federal do Maranhão e da
Universidade Estadual do Maranhão.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Uma Jornada pelas Teorias Algébricas de Formas Quadráticas – Textuniversitários 13

R$198,00

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Este livro traz de forma bastante completa um estudo sobre formas quadráticas do clássico ao moderno. Em seus 15 capítulos, os autores vão desde a teoria de Witt, desenvolvida nos anos de 1930, passando por Pfister nos anos de 1960, até as teorias de Murray Marshall, Maximo Alejandro Dickmann, Francisco Miraglia e Alejandro Petrovich, desenvolvida sob as bases da lógica nos anos de 1990 a 2000. Este livro tem um caráter ineditismo como poucos de nossa língua.

Ou 3x de R$66,00 s/ juros

Usos da História no Ensino de Matemática: Reflexões Teóricas e Experiências

R$99,00

Neste Livro, o pesquisador Iran Abreu Mendes apresenta possibilidades de se exercitar modelos didáticos de ensino que utilizam a história da matemática como um agente de cognição na Educação Matemática, ou como um reorganizador cognitivo nas aulas dessa disciplina escolar. Nesta terceira edição revisada e ampliada do livro publicado originalmente em 2001, o autor propõe diretrizes para os usos da história no ensino da matemática como uma epistemologia didática implicada na formação conceitual e didática de professores de matemática, bem como no ensino de matemática na Educação Básica. Tais proposições estão fundamentadas nas pesquisas e nos estudos realizados pelo autor entre 1993 3 2020, nos quais tomou a história como um mediador didático e conceitual para abordar a matemática escolar. Os resultados obtidos o levaram a organizar e encaminhar propostas práticas de relações entre História e Educação Matemática que priorizem a investigação histórica como um princípio de ensino, de aprendizagem e de socialização do conhecimento matemático

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Usos e jogos de linguagem na Matemática – diálogo entre Filosofia e Educação Matemática

R$99,00

Usos e jogos de linguagem na Matemática investiga as adjetivações com o objetivo de elaborar concepções filosóficas a respeito dos modos de falar sobre a Matemática que esclareçam tal empreendimento de adjetivação. A autora elabora uma compreensão sobre o que estes usos indicam, ou o que as adjetivações manifestam, e quais sentidos dessas adjetivações. Este livro lança outros olhares para as discussões que envolvem diferentes concepções de matemática, de modo a dissolver imagens exclusivistas e privilegiadas de se pensar essa forma de conhecimento. Para alcançar o seu intento a autora propõe um enfoque múltiplo para a matemática, tomando a Etnomatemática como uma maneira digna de atenção e estudo, mesmo a par das dificuldades inerentes a esse novo campo de investigação e prática pedagógica. (Carlos Aldmir Farias / Iran Abreu Mendes)

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Variações Deleuzianas : educação, Ciência, Arte e …

R$66,00

Conjunto de composições que marca um campo de intensidades, precursor sombrio, acoplamentos, ressonâncias, movimentos forçados Motor disparador: a Educação, que movimenta conexões e dinamismos, transformando o pensamento em coordenadas múltiplas e disparatadas, e que desenha um estranho teatro agitado entre Ciência, Arte e Filosofia, fazendo desses conhecimentos um lócus inventivo, ao mesmo tempo em que cada um desses saberes cria saídas abstratas por todos os lugares, desmobilizando a representação. Essas Áreas criadoras passeiam por esta coletânea de textos a partir do entre, sendo possível compor variações aberrantes na tentativa de desestabilizar a moldura dogmática que atravessa o campo de imanência desses conhecimentos, porém, sem receio, as variações deleuzianas apostam nas conciliações estranhas, multiplicam sentidos, e fazem o pensamento dançar por meio de potências criadoras, distribuindo intensidades na condição de experimentar vibrações pela e na diferença.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

VERDADES E MENTIRAS CONTADAS SEM PUDOR NEM METÁFORAS

R$28,00

Verdades e mentiras forjadas, quando
se trata de discutir o mérito das grandes
fortunas, especialmente, quando
se trata de destacar o rico como um ser especial,
cuja fortuna é merecimento ou bênção, mas
nunca se discute, os privilégios ou conquistas
de uma formação, não se discute a capacidade
de exploração desumana, dos que contribuem
para seu enriquecimento, direto ou indireto.
Forja-se uma imagem de um ser humano superior,
justo e honesto. Contudo, as verdades são
as coisas que não se deve dizer ao pobre, mas,
as mentiras forjadas devem convencer o pobre
a continuar sendo pobre.

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

VERSANDO A FISICA VOL.I A LEI DO AMOR E OUTRAS COISAS MAIS

R$28,00

E um grande desafio modificar a linguagem cien tífica e incentivar o desenvolvimento do pensa mento reflexivo sobre a ciência de uma maneira
geral. Esta obra intitulada Versando a Física apresenta em
caráter literário textos de cunho científicos em forma de
versos, sem formalismo matemático, relacionados às leis,
princípios, fenômenos e conceitos da Física com elementos
emocionais de conflitos diários e relacionamentos interpes soais. É um paradidático diferenciado voltado aos amantes
de literatura, professores e alunos de Ciências e Física, que
propõe o uso de concepções alternativas no incentivo das dis cussões sobre as argumentações científicas.
Esta obra é constituída por um conjunto de ver sos, sequenciados e identificados sobre diferentes áreas
de conhecimento da Física, divididos em cinco partes,
cada uma contendo tópicos específicos. Ao final de
cada verso estão questionamentos, aqui considerados
como gatilhos reflexivos sobre o texto, que promovem
um ambiente crítico e interpretativo dos elementos
constantes em cada verso e, sua importância dentro
do aspecto científico. É importante que haja certo
8
conhecimento prévio sobre o assunto relacionado aos
versos. Isso facilita a associação, porém, não é obri gatório se o objetivo é uma leitura motivacional e
conceitual, permitindo uma forma interdisciplinar de
diálogo, descentralizando dos padrões presentes em
livros didáticos na sala de aula. No fim, é uma opor tunidade de expressar sentimentos e emoções pelos
aspectos científicos.
Ao usar os versos como recurso lúdico, o Ensino
de Ciências e Física ganha mais uma forma de percep ção da natureza dentro de um contexto que pode estar
interligado à formação sociocultural, por se tratar de
uma ferramenta para auxílio no desenvolvimento crí tica do indivíduo, além da compreensão do conteúdo
em si que, em sua maior parte, vem sendo trabalhada
nas escolas – ressalvo casos particulares – através do
excesso de formalismos matemáticos e ensino mecani zado. Assim, espera-se que os leitores se tornem verda deiros entusiastas para expressarem seus sentimentos
buscando uma aproximação com a Ciência, a Física e
a poesia em suas reflexões.
E por isso, caro leitor, você é convidado a se abrir
e a embarcar nesta jornada de descobertas da ciência
9
em uma nova perspectiva. Procure um lugar tranquilo.
Leia os versos. Não se apresse, pois a compreensão
pode não vir instantaneamente em uma leitura rápida.
Interprete a intenção da proposta. Busque discutir em
ambientes escolares suas observações e crie vínculos.
Vamos começar a leitura?

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

Vetores e uma iniciação à Geometria Analítica

R$82,00

Sumário: 1- Vetores 2- Dependência linear e bases 3- Produto escalar 4- Produto vetorial 5- Produto misto 6- Sistema de coordenadas no espaço: estudo da reta 7- Estudo do plano 8- Superfície esférica Exercícios adicionais Apêndice – Cônicas

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

VI EFRAS Escola de Física Roberto A. Salmeron – I Escola Internacional de Ensino de Física

R$38,00

Organizadores: Adriana Ibaldo Pereira Ademir Eugênio Santana Maria de Fátima da Silva Verdeaux Marcello Ferreira Olavo Leopoldino da Silva Filho A Escola de Física Roberto A. Salmeron é um evento voltado para a formação complementar de estudantes de pós-graduação ou em fase final de graduação em física e áreas afins. Os temas abordados nesta escola estão relacionados a seguir: 1 – Marco Antonio Moreira: O professor, o investigador, o homem de autoria de Iramaia Jorge Cabral de Paulo 2 – Ensino de Física no século XXI de próprio Marco Antonio Moreira 3 – Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino de autoria de Olavo Leopoldino da Silva Filho e Marcello Ferreira 4 – A interatividade e o papel da PEER Instruction no ensino e aprendizagem da Física de Paulo Simeão Carvalho 5 – Formação Inicial e contínua de professores de Física: o conhecimento pedagógico dos conteúdos e os processos de sala de aula de autoria de Maria José Barata Marques de Almeida 6 – Espectroscopia com novas tecnologias – O Tracker como ferramenta de autoria e Maria Almeida Cavalcante e Cristiane Rodrigues Caetano Tavolaro

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

Vidas que Ensinam o Ensino da Vida

R$88,00

Reunindo 18 textos, frutos de estudos desenvolvidos por professores-pesquisadores de universidades situadas em diferentes regiões do Brasil, o livro Vidas que ensinam o ensino da vida, inaugura a Coleção Ensino de Biologia ao mesmo tempo em que celebra a maioridade da Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio e a realização do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia – ENEBIO na Amazônia, última região do território nacional que faltava receber o evento, atingido o propósito, desde a criação da Associação, de ser uma entidade que, de fato, tivesse participação e representatividade nacionais. Os textos que compõem essa coletânea foram selecionados das atividades desenvolvidas durante o VII ENEBIO, particularmente das mesas redondas e dos cafés-debates , que congregam o que há de mais contemporâneo em termos de temáticas e pesquisas no âmbito do Ensino de Biologia. “Como lidar com a multiplicidade de corpos que circulam e pulsam na escola? Como afirmar a vida ensinando que ela se mantém a partir de “trocas com as vizinhanças” e que os corpos se incumbem de diferir entrelaçando, misturando e recombinando seus pedaços? Como ensinar a ciência da vida sem hierarquizar o vivo em uma taxonomia que baliza a existência de melhores ou piores, uns dignos de serem preservados e outros exterminados? Como ser fiel aos fenômenos vitais e abrir mão das certezas científicas, tornando o ensino de Biologia uma obra aberta, móvel, maleável, contagiada pela ideia de variação, deixando retinir nele sonoridades, cores e odores da vida, sempre em movimento? Essas questões, que serviram de combustível para alimentar os debates realizados no VII ENEBIO, povoam e nutrem os escritos reunidos nas quatro seções que compõem este livro. Os textos, partindo de múltiplas perspectivas teóricas, convidam a recriar o ensino de biologia potencializando experimentações, experimentando deslocamentos, criações, mutações, mas sobretudo, bafejando esperanças que movimentam a vida e incitam reco

Ou 3x de R$29,33 s/ juros