- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
A Narrativa no Ensino de Matemática
R$77,00Com profundidade e elegância, a autora empreende uma viagem instigante e fecunda pelos terrenos da Linguagem, da Epistemologia e da Didática, reunindo e articulando uma constelação de ideias que iluminam a teoria e a prática docente, particularmente no que tange ao ensino de Matemática. Mesmo adentrando com pertinência e competência a seara da Matemática, a autora consegue a proeza de uma abordagem da temática de modo absolutamente compreensível a todos os cidadãos. A matemática é apresentada no texto como um sistema básico de representação da realidade, permanentemente articulado com a língua materna, e revelando, além disso, complementaridade em relação a ela. Assim, ainda que registre observações preciosas para os interessados em questões educacionais em sentido amplo, particularmente no que tange ao papel da narrativa na construção da identidade pessoal e do conhecimento. Nilson José Machado
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
A Química e o Mundo Livro 3: A Tecnologia
R$110,00Este é o terceiro e último livro da coleção “A Química e o Mundo” trata principalmente da transformação da matéria. Através desta, o homem sintetizou novos materiais com propriedades diferentes e, assim, surgiram os plásticos, os corantes sintéticos, os fertilizantes e uma gama de outras substâncias que atendem às necessidades do homem moderno. Para discorrer sobre a transformação da matéria é necessário falar sobre a energia contida nas substâncias, energia esta que é liberada, por exemplo, através da combustão das substâncias orgânicas estudada no texto 1.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Critinfância novas trilhas para a educação da infância em tempos de resistência
R$99,00Coletânea de produção de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Essas discussões vêm sendo desenvolvidas há duas décadas por meio de parcerias com demais universidades públicas e privadas em sintonia com a formação humana crítica e emancipada dos professores que atuam com a infância em prol de novos sentidos para a educação em tempos de resistência. Busca-se refletir e analisar criticamente a infância e o sentido de educar a criança no contexto da sociedade danificada, tomando como premissa a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e outras bases teóricas críticas que tem se dedicado a estudar e pesquisar sobre a infância e a criança contemporânea.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Curiosidades, Passatempos, desafios e Jogos Combinatórios: Atividades para aulas de Matemática na Educação Básica
R$88,00O livro é especialmente indicado para futuros professores e os que já ensinaram Matemática na Educação Básica e os seus alunos, bem como todos os amantes de desafios e curiosidades matemáticas. A obra tem o propósito de contribuir para o aprofundamentos e competências básicos associados à compreensão e na resolução de variados tipos de desafios/problemas de Matemática. O ensinar pressupõe dimensão e sentido amplos, de modo que se propõe a ensinar a outrem deve “oferecer condições para que o sujeito que está ensinando apreenda o conhecimento em questão de modo efetivo”. Aos que ensinam cabem os papéis de mediador e orientador e não “permitirem que os sujeitos reproduzam procedimentos à base da imitação”, uma vez que ensinar pressupõe caminhar com o sujeito pela via da mobilização do raciocínio, reflexão, argumentação e questionamentos.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
EINSTEIN
R$66,00Poucos cientistas tiveram tanta influência sobre as concepções modernas de espaço e tempo como Albert Einstein. Suas teorias sobre a Relatividade Restrita e a Relatividade Geral não só derrubaram as antigas noções de espaço e tempo absolutos, mas também introduziram a ideia da dinâmica do espaço-tempo como responsável pela Gravitação Universal. apesar do grande impacto dessas teorias, é curioso notar que o Prêmio Nobel recebido por Einstein em 1921 não se deve a seus trabalhos sobre Relatividade, mas sobre suas contribuições na descrição do Efeito Fotoelétrico e do Moveimento Browniano. Nesse livro, Bassalo & Caruso descrevem não só as contribuições científicas de Einstein, mas também diversos aspectos curiosos sobre sua vida pessoal e personalidade, como sua amizade com Charles Chaplin, sua visita ao Brasil e sua relação conflituosa com a primeira esposa. Os autores procuram sempre apresentar as contribuições científicas dentro do contexto histórico, demonstrando a grande criatividade deste cientista, além de uma imensa diversidade de temas, que vão desde os estudos da Luz, incluindo o “porquê” do azul do céu, até a Gravitação Quântica. Os temas são abordados de forma precisa e com profundidade, sendo que referências técnicas são fornecidas ao leitor mais interessado. Esse livro é certamente um belo tributo a um dos mais influentes cientistas do século passado e uma obra imprescindível aos amantes da ciência. Gilvan Alves CBPF
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Formação inicial e continuada de professores
R$77,00Formação inicial e continuada de professores: contribuições do Prodocência na UFT para a Educação Básica é o quarto livro produzido pelas equipes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que trabalharam no Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). A UFT participa deste Programa desde seu início em 2006, desenvolvendo programas, projetos, ações e produções voltadas para o fortalecimento das licenciaturas por meio do estreitamento das relações com a Educação Básica. Esta obra é um dos produtos das ações desenvolvidas no âmbito do projeto Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFT, aprovado no edital 019/2013/CAPES. Os coordenadores que estiveram à frente do Prodocência na UFT, neste último projeto, apresentam e discutem os caminhos e descaminhos percorridos (e ainda por percorrer) do Programa na Universidade. Em seguida, apresentam duas seções, a saber: 1) Contribuições da Educação Matemática para a sala de aula e 2) Práticas pedagógicas: brinquedoteca, diário reflexivo e o ensino de música. Na primeira seção, o foco maior dos trabalhos foi direcionado para a prática de ensino do professor que ensina matemática para crianças, jovens e adolescentes na educação básica. Na segunda seção, os trabalhos transitaram sobre o papel da ludicidade, do brinquedo, da prática reflexiva, da valorização dos saberes e da cultura local no contexto da formação inicial do pedagogo e do profissional que ensina música. Esperamos, com esta obra, contribuir para que as práticas dos professores da Educação Básica, as práticas iniciais dos professores que ainda estão em processo de formação inicial, desenvolvidas na Licenciatura em Artes (Teatro), em Matemática e em Pedagogia, bem como as práticas dos formadores de professores, possam ser transformadas em ações que valorizem a participação dos alunos, que valorizem os saberes experienciais e culturais dos diferentes contextos escolares e da própria profissão docente, que promovam situações criativas, prát
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
História da Ciência e Ensino: Fontes primárias e propostas para sala de aula
R$99,00Resultado de projetos conjuntos entre dois grupos de pesquisa que trabalham com abordagem histórico-filosófica, este livro aspira subsidiar propostas para o ensino de ciências, a partir de dois caminhos. A primeira parte do livro contém a tradução de textos históricos originais envolvendo eletricidade, magnetismo e termodinâmica, que permitem ao professor elaborar sua própria proposta com enfoque histórico-filosófico. Na segunda parte, são apresentadas diferentes sequências didáticas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que almejam levar a História da Ciência para a sala de aula sob diferentes perspectivas: experimentação, narrativas históricas, uso de paradidáticos, relação ciência e arte, interdisciplinaridade e relações entre ciência, tecnologia e sociedade. O objetivo é não somente trabalhar com o conteúdo de ciências, mas, também, propiciar discussões sobre a natureza da ciência e a complexidade do conhecimento científico.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
História da Teoria Quântica
R$110,00Este livro apresenta uma história detalhada sobre o desenvolvimento da dualidade onda-partícula, no início do século XX, desde os trabalhos de Albert Einstein até o surgimento da teoria de Louis de Broglie.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS E DA ÁGUA
R$110,00ideia de organizar um livro sobre ‘Manejo e conservação de solo e água’ surgiu durante a realização de um curso de formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) sobre manejo ecológico e conservação dos solos e da água, coordenado por um grupo de professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com o apoio financeiro do CNPQ (Edital:MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater N033/2009). A principal meta do curso foi a qualificação de profissionais das Ciências Agrárias, de nível médio e/ou superior, vinculados a entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural governamental ou não governamental, que atuam com agricultores familiares e que estão credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Nesta perspectiva foram realizados três curso de formação, em que se capacitou cerca de 90 profissionais de ATER que atuam no Estado do Rio Grande do Norte. A proposta de realização do curso, bem como a construção do livro, buscou superar a visão homogeneizadora e depreciativa do campo, implicando na formação de um conhecimento voltado para um projeto de desenvolvimento para os povos do campo baseado em métodos educativos voltados para a sua inclusão e emancipação. Os dozes capítulos do livro são as contribuições científicas e pedagógicas dos instrutores dos módulos de aprendizagem do referido curso e, inclui, também, relatos e experiências dos alunos profissionais de ATER, registros fotográficos de aulas de campo e saberes populares de agricultores (as) familiares. Os capítulos baseiam-se em princípios sistemáticos de sustentabilidade agrícola em bases ecológicas, visando a sua formação técnica, humanista, política e social, comprometida com a transformação da realidade dos povos do campo. Sumário I Pedologia: Reconhecendo o ambiente 19 1 Geologia e mineralogia 21 1.1 Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21 1.2 Processos geológicos . . . . . . . . . . .
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências
R$110,00As propostas apresentadas neste material compõem uma série de ações promovidas pelo “Programa Ciência na Escola”, financiado pelo CNPq. intitulado “Ações de intervenção em escolas de educação básica no Alto Jequitinhonha, baseadas no letramento científico e nas metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de Ciências”, aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n. 05/2019. O projeto e os autores deste livro fazem parte do Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC) da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diante da Urgência de discussões sobre as Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências (MADECs), este material foi pensado para auxiliar professores (educação básica e ensino superior), estudantes em formação dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e dos programas de pós-graduação profissionais. Este livro é a continuação do primeiro trabalho publicado em 2021, intitulado Metodologias e Estratégias Ativas: um encontro com o ensino de Ciências, que buscou atender à necessidade de se pensar sobre as possíveis metodologias ativas (aqui pensadas como metodologias cooperativas, participativas e interativas). Desta forma, este livro busca refletir sobre: Quais as possíveis metodologias e abordagens podem ser desenvolvidas no ensino de Ciências? Para guiar as reflexões sobre esta questão. as MADECs foram agrupadas em perspectivas e abordagens de práticas Educativas: de organização e planejamento do conteúdo; críticas; por renovação curricular; e por pesquisas e projetos.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
O legado de Lenin: cem anos da morte de Vladimir I. Lenin (1924-2024)
R$88,00Há cem anos morria aquele que Eric Hobsbawm considerou
“o homem de maior impacto político no século XX”. Essas
palavras, da década de 1990, poderiam ser estendidas ao
século XXI. Para além da importância histórica da criação da
União Soviética, o “fantasma de Lenin” continua a percorrer
o mundo, num sentido muito mais amplo. Nada mais oportuno,
portanto, neste centenário, que a coletânea de textos
reunidos neste volume. Eles abordam a vida e obra de Lênin
nas principais de suas múltiplas facetas. Não são homogêneos
nas suas considerações, pois reconstroem o personagem
na sua dimensão histórica e nas suas contradições. Misturam
documentos de época (como os de Leon Trotsky e Ruy Mauro
Marini) com pesquisas e reflexões recentes. Sem debate sobre
Lenin, não há debate sobre a contemporaneidade. Buscamos,
com este livro, dar uma contribuição decisiva a ele.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Programa de pós-graduação em educação científica e Tecnológica
R$77,00O livro e composto de duas partes e os capítulos que compõem a Parte I apresentam relatos das trajetórias e focos de pesquisa de vários grupos que integram o PPGECT, revelando a riqueza e a diversidade dos caminhos de investigação e ensino do programa. E faço questão de ressaltar a palavra ensino, visto que considero ser a excelente formação que proporciona aos seus alunos, em um ambiente de cordialidade e respeito, o maior mérito do programa. A ampla aceitação dos seus egressos por instituições de várias regiões do pais, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento da educação cientifica e tecnológica no Brasil, são um atestado disso. Na parte II, o livro é enriquecido com artigos de pesquisadores de outras instituições que foram palestrantes durante a I semana do PPGECT, realizada em 2017, evidenciando o movimento de produção dos seus grupos de pesquisa em diálogo com pesquisadores da área
Ou 3x de R$25,67 s/ juros