CODOCÊNCIA E SURDEZ: ENCONTROS E DIÁLOGOS

R$99,00

QUE é uma Cantata? Um tipo de composição vocal para uma ou mais vozes com acompanhamento instrumental que contém mais de um movimento e cujo texto não é um fato dramático e sim lírico, descrevendo uma situação psicológica (adaptado da Wikipedia). Ao ler o livro que você tem agora em suas mãos, e como me foi solicitado pelo Prof. Eleandro escrever o prefácio, não pensei em outra palavra para título. A palavra brotou em minha mente, depois de um conjunto de reflexões sobre como deveria escrever este prefácio. Veio como uma associação inconsciente. Por quê? Porque o livro baseia-se em uma estrutura musical que tem prelúdio, interlúdio e poslúdio. O título deste prefácio precisa ser significado, lembrando que aflorou e mexeu comigo, antes mesmo de eu procurar saber exatamente o seu significado. Caiu como uma luva! Então vamos lá. Este livro é uma composição. Não vocal, está certo, mas textual. E não é composto por uma única voz, mas por várias vozes de professores ou outros profissionais da Educação, como o Tradutor Intérprete de Língua de Sinais/Portuguesa – TILSP, interessados e preocupados em melhorar a qualidade do ensino brasileiro. As diferentes vozes se aplicam aqui, mais ainda, pois temos autores que militam em diferentes áreas do conhecimento, tanto nas Ciências Humanas, quanto nas Sociais e nas Exatas: Química, Matemática, Ciências, Artes (capítulo 5, em musicalidade de surdos e capítulo 13, em artes cênicas), tecnologia, e outras áreas que envolvem interdisciplinaridade, como descrito no capítulo 9, que versa sobre Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – TEC NEP, nos Institutos Federais de Ensino. A cantata tem um lirismo porque lida com alguma sorte de situação psicológica. Neste livro existe uma harmonia nas vozes dos autores que os aglutina em torno de um mesmo tema: a codocência. Diferentes situações psicológicas estão contempladas neste livro, com o diálogo envolvendo uma diversidade de seres humanos e profissionais. No capítulo 8, por exemplo, a fmília do educando surdo está em destaque, assim como a professora da sala de recursos, em interação buscando a parceria.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Descortinando e desconstruindo olhares e leituras sobre Walter Benjamim

R$104,00

Este livro intitulado Descortinando e desconstruindo olhares e leituras sobre Walter Benjamin, organizando pelas professoras Luzia Batista de Oliveira Silva e Carol Manzoli Palma é fruto de uma experiência em sala de aula com discentes do mestrado e doutorado em educação, num Programa de Pós-graduação. Os primeiros passos na trilha do autor foram permeados de diálogos, conversas, levantamento de referências, momentos para tentar sanar dúvidas, de enfrentar questionamentos, no que tange à filosofia de Walter Benjamin para a formação em educação. Entretanto, em que pese a indiscutível importância da sua obra referente à educação e os elementos conflituosos que surgem diante do inusitado, constata-se que a obra do filósofo judeu-alemão ainda é pouco divulgada, discutida ou trabalhada nos cursos de formação em educação, no Brasil. Por isso, acredito que ainda há muito para ser feito, dado que ler a obra desse filósofo significa abrir visões de mundo e estender o olhar para muito além dos muros da universidade nos provocando e nos impondo, como exigência intelectual e acadêmica, examinar o presente. Trata-se, em última análise, do reconhecimento pela grande contribuição do autor, seu legado para esta esta e para as futuras gerações. Os textos sobre a filosofia da educação vão sendo produzidos, numa convergência livre e responsável, com a área de formação e com atuação do discente pesquisador; pesquisas que atestam, se assim posso dizer, compreensão, respeito, identificação e empatia pela obra do filósofo. Luzia Batista de Oliveira Silva

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

Introdução à ciência de dados e sistemas interativos : uma abordagem aplicada

R$99,00

Este é um livro destinado a alunos de pós-graduação e graduação, bem como a profissionais das áreas de Computação Aplicada e outras áreas que envolvam tecnologias. É um texto introdutório, que apresenta uma visão geral sobre Ciência de Dados e Métodos Analíticos Aplicados e sobre Sistemas Interativos (IHC – Interação Humano-Computador). Em Ciência de Dados e Métodos Analíticos
Aplicados, o livro tem foco no Data/Analytics e em Otimização Combinatória.
Apresenta as técnicas de Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina e modelos de otimização da área de Pesquisa Operacional. Em Sistemas Interativos, o livro discute a arquitetura e desenvolvimento de sistemas interativos e a Interação
Humano-Computador, como: design de interface, usabilidade e experiência do usuário. Um capítulo final discute as oportunidades de transformação de resultados de pesquisas nessas áreas em produtos tecnológicos e em inovação. Os capítulos contemplam uma introdução ao tema; seguida pelo desenvolvimento de fundamentos, conceitos e técnicas. Vários exemplos de aplicações e atividades com exercícios conceituais e práticos complementam os capítulos.

9786555634341

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Perspectivas em História da Física vol 2 – Da física dos gases à mecânica estatística

R$109,00

Este segundo volume continua os desenvolvimentos apresentados em Perspectivas em História da Física – volume 1 – dos Babilônios à Síntese Newtoniana. O texto parte dos rudimentos da física dos gases e passa pela consolidação das bases da teoria atômica e a construção da tabela periódica dos elementos. Em seguida, detém-se a analisar o gigantesco esforço de organização da mecânica analítica; um esforço revolucionário, ao qual se dedicaram alguns dos maiores físico-matemáticos da história, e que ocupou quase que inteiramente o século XVII – o século do Iluminismo. Num segundo momento, a obra se debruça sobre as grandes ideias que nortearam o estabelecimento do princípio de conservação da energia – seguramente uma das maiores aquisições da humanidade. Uma longa estrada, que começa com um rápido olhar sobre as máquinas térmicas e expõe as agruras envolvendo a natureza do calor, conduzirá o leitor ao amadurecimento da ciência termodinâmica de Carnot e Clausius. A parte final do livro é dedicada a um estudo das origens da mecânica estatística, que começa com as primeiras propostas de uma teoria cinética dos gases, na obra pioneira de Daniel Bernoulli, contempla as notáveis contribuições de Clausius e Maxwell, e culmina nos trabalhos de Boltzmann sobre os fundamentos lançados por Maxwell, nas três últimas décadas do século XIX, e aperfeiçoada por Gibbs e outros, já nos primeiros anos do século XX.

Ou 3x de R$36,33 s/ juros

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR

R$104,00

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre
pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
A Psicologia da Educação Matemática, PEM, é uma área interdisciplinar de investigação que tem como um dos objetivos estudar o ensino e a aprendizagem da Matemática escolar, por meio da confluência de três campos de conhecimento: a Matemática, a Educação Matemática e a Psicologia.
Os avanços no campo da PEM, promovidos por diferentes grupos de
pesquisa, têm contribuído cada vez mais para o entendimento de diferentes processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, nos campos da cognição e da afetividade. Este livro traz algumas pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática
– GPPEM – vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação
para a Ciência, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Bauru, e teve o apoio financeiro da CAPES. Apresenta, além de uma variedade de temas importantes no contexto educativo, contribuições de algumas pesquisas no campo da PEM para o ensino da Matemática escolar. Esperamos que esta obra possa despertar várias reflexões acerca das contribuições que as relações entre a Matemática, a Educação Matemática e a Psicologia possam proporcionar ao nosso entendimento sobre o ensinar e aprender Matemática no contexto da sala de aula.

Ou 3x de R$34,67 s/ juros