- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
@Descolonizando_Saberes: Mulheres Negras na Ciência
O @descolonizando_saberes: mulheres negras nas ciências é um livro que tem a finalidade de difundir grandes nomes da ciência africana e afrodiaspórica, socializando produções científico-tecnológicas de mulheres negras das ciências biomédicas, matemáticas e tecnológicas. No capítulo um a autora Profa. Dra. Bárbara Carine traz uma escrevivência da sua trajetória enquanto mulher negra, mãe, filha, irmã, amiga, companheira, professora de química, doutora, pesquisadora, que, só depois de ter escrito sua tese de doutorado, percebeu que nunca tratou de suas motivações pessoais, nunca deu sentidos próprios a sua produção, à sua intelectualidade e à sua escrita. O capítulo dois apresenta um debate acerca da história da ciência em uma perspectiva descolonial. O capítulo três, por sua vez, apresenta as produções de várias cientistas negras africanas e afrodiaspóricas que nos inspiram diariamente. Este livro revela a importância de brasileiras notáveis, cujas realizações, às vezes ignoradas pela sociedade, ajudam a inspirar e aumentar a autoestima coletiva, além terem contribuído para a redução das desigualdades raciais, econômicas e sociais.
Ou 3x de R$10,00 s/ juros
Astrobiologia no Ensino Médio
Este livro apresenta um compilado de artigos acerca dos trabalhos realizados em escola pública do estado do Rio de Janeiro, sobre os temas Astrobiologia/Astronomia. Ao longo de quatro anos foram realizados diversos trabalhos com alunos do Colégio Estadual Canadá na cidade, Nova Friburgo/RJ. Durante esse tempo, avaliamos a importância de trabalhos lúdicos e atividades criativas e inéditas na construção do conhecimento de nossos alunos, e foi através da Astrobiologia que tivemos o maior sucesso. Realizamos diversas atividades, obtivemos excelentes resultados e aprimoramos nossas ferramentas de ensino. Por conta disso, decidimos montar esse livro, a fim de compartilhar com educadores de nosso país, técnicas inovadoras de ensino de Astrobiologia para turmas de ensino médio. São ao todo cinco artigos, começando pelo trabalho “Introduzindo o estudo da astrobiologia em colégio público da rede estadual do rio de janeiro: uma experiência no âmbito proemi (projeto ensino médio inovador)”, onde através de uma oficina feita com alunos do 1° ano do ensino médio, obtivemos grandes resultados quantitativos e qualitativos no ensino de astronomia/Astrobiologia. Em seguida, estendemos esse trabalho em turmas de educação de jovens e adultos”, onde tivemos a feliz confirmação que independente da idade dos estudantes, a astronomia e astrobiologia continuam sendo um recurso maravilhoso para o ensino. Esses dois trabalhos nos motivaram bastante a continuar nossa caminhada na produção de materiais para o ensino de astrobiologia no ensino médio, sendo assim, elaboramos mais duas atividades: “Utilizando recursos lúdicosno ensino médio: uma experiência de inserção da astrobiologia a partir do flme avatar” e “Iniciação à Pesquisa no Ensino Médio: um trabalho sobre o sistema estelar Trappist”. Por fim, como ainda me encontrava terminando a graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), convidei a professora Adriana para s
Ou 3x de R$14,33 s/ juros
Boson Propagators on the Light Front
Nesse volume apresentamos o ferramental básico da descrição quântica das partículas interagentes na forma frente de luz e aplicamos especificamente ao caos dos bósons – partículas de spin um (inteiro) – sejam escalares, sejam de gauge (calibre). Nesse trabalho introduzimos os elementos básicos necessários para o estudo dos bósons, livres ou em estados ligados, mediante o ferramental dos propagadores ou funções de Green das partículas. Com esse volume apresentamos a primeira coletânea desse assunto na forma de livro para a comunidade brasileira de partículas e campos e para os estudantes de pós-graduação em geral que tenham interesse nesse tópico ou queiram nele trabalhar.
Ou 3x de R$10,00 s/ juros
Isaac no Mundo das Partículas
Sentado na areia da praia de pernas abertas e entre castelos construídos com muito cuidado pelas suas mãos, Isaac tentava colocar entre o dedo indicador e o polegar somente um grãozinho de areia. Ao conseguir ver a unidade daquilo que se junta com outros e imediatamente se torna não somente plural, mas também infinito, percebeu mais algo estranho. O grãozinho na sua singularidade era tão levinho que nem devia ter peso algum. Mas, se um grãozinho nada pesa, por que é difícil levantá-los quando muitos deles se juntam? A partir de qual grão um monte de areia se torna pesado? Essas eram perguntas que Isaac fazia enquanto segurava aquele grão entre os dedos e o olhava com um olho aberto e o outro fechado como fazem aqueles que querem ver melhor por um buraco de uma fechadura ou através de um telescópio. O que Isaac não esperava era que aquele grãozinho sabia falar! E algo mais legal ainda aconteceu: o grão tornou-se o seu amigo e juntos partiram para a maior viagem que um ser humano e um grão de areia juntos podem fazer: rumo ao mundo da criatividade e da arte, feita de uma forma muito particular. Isaac e o grãozinho partiram para o mundo mágico da Ciência.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Os sistemas de numeração antigos na formação de professores
O presente trabalho se propõe a ser um auxiliar pedagógico para professores que ministram a componente curricular História da Matemática em cursos de formação inicial ou continuada de professores de matemática. As ideias aqui expostas foram surgindo enquanto ministrávamos uma disciplina para licenciandos denominada Tópicos em História da Matemática com carga horária de 60 horas. As ideias aqui expostas foram também veiculadas em cursos de extensão universitária que ministramos por diversas vezes desde 2009. O objetivo é oferecer aos professores algumas sugestões e recomendações sobre como abordar o estudo dos sistemas de numeração antigos de modo que ao mesmo tempo se apreenda as sutilezas de nosso próprio sistema de numeração, o indo-arábico. Esperamos que o material aqui disponibilizado seja útil não só na disciplina História da Matemática em curso de formação de professores, mas também em cursos de extensão ou cursos de formação continuada de professores
Ou 3x de R$9,33 s/ juros