Educação em astronomia: repensando a formação de professores

R$82,00 R$65,60

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. Este livro deriva dos resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos durante as atividades de Pós-graduação do autor (mestrado e doutorado no Programa em Educação para a Ciência, da UNESP, campus Bauru), sob orientação do coautor (reconhecido pesquisador na área de Ensino de Física no país). Inserido nos estudos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da UNESP/Bauru, a obra apresenta alguns dos fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em professores da educação básica relacionados ao ensino da astronomia, e o seu texto é permeado pelo seguinte questionamento central: quais são os principais elementos formativos que um programa de formação docente em astronomia deve contemplar no sentido de fornecer subsídios para a construção da autonomia nos professores participantes? Para explorar esta problemática, apresenta-se, aqui, uma visão geral sobre os principais modelos e trabalhos atuais na área da formação de professores, estabelecendo-se relações com a Educação em Astronomia.

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

Fundamentos da Evolucao Estelar, Supernovas e Objetos Compactos

R$143,00 R$114,40

Este livro foi baseado no curso de Estrutura e Evolução Estelar ministrado pelo autor no IAG-USP. Procura expor a disciplina de forma integrada e abrangente, à maneira de um guia que enfatiza os elementos importantes e procura a forma de relacioná-los para atingir essa compreensão global. Cada manifestação observada na Astrofísica Estelar foi fundamentada desde o ponto de vista físico, destacando a notável coerência e maturidade atingida pela disciplina. O texto inclui, em particular, os estágios finais, explosões estelares e objetos compactos, temas aos quais foi dedicado considerável espaço. Esperamos ser de utilidade no estudo das estrelas, apontando caminhos para aprofundar posteriormente o conhecimento dos temas tratados.

Ou 3x de R$47,67 s/ juros

Interfaces da Educação em Astronomia: Currículo| Formação de Professores e Divulgação Científica – Volume 1 – Relatos Reflexivos sobre a História da Astronomia no Ensino

R$110,00 R$88,00

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercícios nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias coma UNESP.

Os volumes 26 e 27 desta série, “Interfaces da Educação em Astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica”(vol 26: Relatos Reflexivos sobre a História da Astronomia no Ensino, Vol 27: Ações Dialógicas na Prática de Ensino de Astronomia) trazem uma compilação de atividades e pesquisa de membros recentes da equipe do Observatório Didático de Astronomia da UNESP. Ao observar o céu estrelado, logo notamos que cada estrela possui diferentes magnitudes (ou brilhos). No entanto, todas elas são importantes! Não há estrelas mais importantes do que outras – são diferentes entre si. Do mesmo modo, cada capítulo dos dois volumes deste livro possui sua magnitude diferenciada, mas todos eles são igualmente importantes. A obra, portanto, constitui-se em uma constelação de autores fantásticos, verdadeiras estrelas que apoiaram e se dedicaram ao Observatório, fazendo o seu melhor (e ainda fazem!). Mas de que maneiras os seus temas atuam como interfaces na Educação em Astronomia? A resposta está dividida em seis partes: 1) ENSINO DE ASTRONOMIA:HISTÓRICOS E CURRÍCULO; 2) ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA; 3) EXEMPLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ASTRONOMIA; 4) ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: PROPOSTAS E RELATOS; 5) ASPECTOS DO ENSINO NÃO FORMAL DE ASTRONOMIA; 6) DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ASTRONOMIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Esperamos que você aproveite a leitura!

 

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Interfaces da educação em astronomia: Currículo| formação de professores e divulgação científica. Volume 2 Ações dialógicas na Prática de Ensino de Astronomia

R$165,00 R$132,00

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre
pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
Os volumes 26 e 27 desta série, “Interfaces da Educação em Astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica” (vol. 26: Relatos Reflexivos sobre a História da Astronomia no Ensino, vol. 27: Ações Dialógicas na Prática de Ensino de Astronomia) trazem uma compilação de atividades e pesquisas de membros recentes da equipe do Observatório Didático de Astronomia da Unesp. Ao observar o céu estrelado, logo notamos que cada estrela possui diferentes magnitudes (ou brilhos). No entanto, todas elas são importantes! Não há estrelas mais importantes do que outras – são apenas diferentes entre si. Do mesmo modo, cada capítulo dos dois volumes deste livro possui sua magnitude diferenciada, mas todos eles são igualmente importantes. A obra, portanto, constitui-se em uma constelação de autores fantásticos, verdadeiras estrelas que apoiaram e se dedicaram ao Observatório, fazendo o seu melhor (e ainda fazem!).
Mas, de que maneiras os seus temas atuam como interfaces na Educação em Astronomia? A resposta está dividida em seis partes: 1) ENSINO DE ASTRONOMIA: HISTÓRICO E CURRÍCULO; 2) ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA; 3) EXEMPLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA; 4) ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: PROPOSTAS E RELATOS; 5) ASPECTOS DO ENSINO NÃO FORMAL DE ASTRONOMIA; 6) DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ASTRONOMIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS.

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$55,00 s/ juros

Introdução à Astronomia e Astrofísica – vol. 1

R$0,00

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Introdução à Astronomia e Astrofísica – vol. 2

R$0,00

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Introdução à Astronomia e Astrofísica – vol. 3

R$0,00

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Meteoritos: cofres da nebulosa solar

R$50,00 R$40,00

Este livro é o 11º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). Meteoritos são rochas do espaço que caem na superfície da Terra. Esses objetos extraterrestres permitem uma percepção única sobre a natureza do material presente na formação do sistema solar. Em Meteoritos:Cofres da Nebulosa Solar, os autores apresentam uma introdução a esses misteriosos objetos, focalizando aspectos básicos da meteorítica, o significado cientifico dos meteoritos, sua classificação, mineralogia, composição e reconhecimento. O texto pretende servir de base para a compreensão e apreciação da importância dos meteoritos em geral e em particular o conhecimento dos meteoritos Brasileiros. Esperamos que o livro sirva para estimular o interesse de estudantes, cientistas e leigos Brasileiros, em meteoritos, seu estudo e coleta.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

O Céu Visto Daqui – A Magia de ler o Céu sem Equipamentos

R$72,00 R$57,60

Tudo fica ainda mais mágico quando olhamos para o céu e sabemos o que estamos vendo. Este guia traz um PASSO A PASSO para criar intimidade com os astros que estão em nosso céu noturno: partindo do zero, sem auxílio de equipamentos ou tecnologias.

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

O UNIVERSO – Teorias sobre sua origem e evolução

R$94,00 R$75,20

Ao longo da história da humanidade, desenrolou-se – e ainda se desenrola – uma enorme esforço para descobrir de onde veio tudo aquilo que existe, É a história desse esforço que será descrita neste livro. Apenas sabendo todas as fases pelas quais já passou o pensamento humano, podemos tentar avaliar corretamente o estágio atual de nossos conhecimentos. Para isso, não podemos nos limitar apenas às investigações mais recentes, nem apenas á ciência.
Devemos recuar a um passado distante e acompanhar essa grandiosa aventura intelectual da humanidade: a tentativa de entender a origem do universo, a sua própria origem e o seu próprio significado. Em nossa viagem, encontraremos alguns dos maiores pensadores de toda a história. Muitas teorias são difíceis ou obscuras. Será preciso certo esforço para entendê-las. Mas vale à pena esse esforço de elevar-se e poder dialogar com alguns dos maiores gênios da humanidade.

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$31,33 s/ juros

Os Buracos Negros na ciência atual – Um brevíssimo manual introdutório

R$50,00 R$40,00

Não há na ciência contemporânea, com a possível exceção do Big Bang e a Cosmologia, questão mais relevante para o público que a dos Buracos Negros. O que sabemos, e o que não sabemos a respeito deles? Estas são as perguntas que tentaremos responder neste livro, que deve ser considerado quase como o “índice” do estudo dos buracos negros, tal o corpo de conceitos físicos e matemáticos necessários para ir mais fundo nesta questão.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros