@Descolonizando_Saberes: Mulheres Negras na Ciência

R$30,00 R$24,00

O @descolonizando_saberes: mulheres negras nas ciências é um livro que tem a finalidade de difundir grandes nomes da ciência africana e afrodiaspórica, socializando produções científico-tecnológicas de mulheres negras das ciências biomédicas, matemáticas e tecnológicas. No capítulo um a autora Profa. Dra. Bárbara Carine traz uma escrevivência da sua trajetória enquanto mulher negra, mãe, filha, irmã, amiga, companheira, professora de química, doutora, pesquisadora, que, só depois de ter escrito sua tese de doutorado, percebeu que nunca tratou de suas motivações pessoais, nunca deu sentidos próprios a sua produção, à sua intelectualidade e à sua escrita. O capítulo dois apresenta um debate acerca da história da ciência em uma perspectiva descolonial. O capítulo três, por sua vez, apresenta as produções de várias cientistas negras africanas e afrodiaspóricas que nos inspiram diariamente. Este livro revela a importância de brasileiras notáveis, cujas realizações, às vezes ignoradas pela sociedade, ajudam a inspirar e aumentar a autoestima coletiva, além terem contribuído para a redução das desigualdades raciais, econômicas e sociais.

Ou 3x de R$10,00 s/ juros

A Física dos Explosivos Nucleares

R$121,00 R$96,80

Este livro trata de temas essenciais à compreensão da física dos explosivos nucleares. Elaborado com base em atividade científica estritamente acadêmica, destina-se aos que desejam conhecer mais profundamente a teoria e processos físicos envolvidos nas explosões nucleares.

Girão Barroso graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sendo mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME)1 . Exerceu o cargo de pesquisador titular do Centro Tecnológico do Exército (CTEx)1 . Atualmente é pesquisador e professor do programa de mestrado em Engenharia Nuclear do IME2 .

Conhecido por ter desvendado em sua tese de doutorado os segredos da bomba termonuclear3 4 . Girão Barroso desenvolveu, em sua tese, um modelo matemático para simulação computacional de um moderno e compacto explosivo termonuclear, com resultados, inclusive, coincidentes com os dados da ogiva W87, um dos artefatos mais modernos do arsenal nuclear estadunidense. Por causa disso, foi citado nos telegramas diplomáticos vazados pelo Wikileaks, primeiramente por suspeitas do governo estadunidense de espionagem, e também pela suspeita por parte dos EUA de um programa nuclear secreto supostamente contrariando o Tratado de Não-Proliferação Nuclear. 5 . Baseado nesta desconfiança os EUA pressionaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a exigir explicações do governo brasileiro, e chegando a propor o recolhimento do livro “A Física dos Explosivos Nucleares”, que trata em nível teórico e acadêmico dos temas mais importantes relacionados à física dos explosivos nucleares.3 5 Esta exigência foi considerada pelas autoridades militares brasileiras como “intromissão indevida da AIEA em atividades acadêmicas de uma instituição subordinada ao Exército Brasileiro”.5

Ou 3x de R$40,33 s/ juros

A Formação de Professores que Ensinam Matemática e o Desenvolvimento de Aplicativos sob uma perspectiva inclusiva

R$66,00 R$52,80

Nos últimos anos, pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa ForProfMat-Professor de Matemática formação, profissão, saberes e trabalho docente demonstram que a inclusão e a equidade se revelaram tópicos importantes nas discussões que fazemos na Educação Matemática Pesquisas também apontam a potencialidade de utilização de recurses digitais mas aulas de matemática, bem como a necessidade que ainda se mostra no território brasileiro de tais recursos atenderem as necessidades e diferenças que se destacam no campo da educação inclusiva. Este livro complementa os estudos que tomam a álgebra como foco de pesquisa, mas dentro do contexto da educação inclusiva. Assim, com o objetivo de refletir sobre a formação de professores que aborda o desenvolvimento do pensamento algébrico no campo da educação inclusiva, e utilizando atividades propostas em aplicativos para dispositivos móveis, esta obra vem no sentido de discutir a formação de professores que ensinam matemática com o uso de recursos e estratégias que viabilizam o desenvolvimento de habilidades matemáticas na perspectiva inclusiva, bem como analisar o possível uso desses recursos em sala de aula.

O livro apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou desenvolver um conjunto de atividades envolvendo os objetos de conhecimento da unidade temática de
Álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a utilização de aplicativos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa ForProfMat. Através de três projetos de formação continuada de professores, com participação das cinco regiões do Brasil, desenvolvidos entre 2020 e 2021, este livro apresenta uma discussão sobre o ensino de matemática com a perspectiva inclusiva, focando principalmente na inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial O trabalho desenvolvido na realização desses três projetos resultou em reflexões sobre a compreensão e a emergência do desenvolvimento do pensamento algébrico no âmbito da diversidade humana, as dificuldades que os estudantes enfrentam ao se engajarem na prática das atividades e as maneiras possíveis de superar essas dificuldades.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

A Geometria de René Descartes

R$60,00 R$48,00

O estudo de obras clássicas, apesar do enorme esforço necessário para sua compreensão, é extremamente valioso, não somente pelos conhecimentos revelados pelo autor, mas principalmente pela oportunidade de se observar o processo de criação de ideias e a derrocada de ideias anquilosadas. A Geometria, obra de René Descartes, escrita em 1637, com toda justeza pertence a esse conjunto de obras clássicas. Descartes, ao contrário de Euclides, concebe que os segmentos de reta podem ser operados com as regras da Aritmética, incluindo a extração de raízes. Desta forma, a união da Álgebra com a Geometria cria as bases da Geometria Analítica e inicia um processo que continua até hoje produzindo novas disciplinas como, por exemplo, a Álgebra Geométrica.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

A Lei numero 10.639 / 2003 – Pesquisa e debates: Formação de professores e relações étnico – raciais

R$88,00 R$70,40

Sumário Apresentação………………………………………………………7 Introdução…………………………………………………………..9 Contra o (maior) tabu da Filosofia: ensino de Filosofia e os 10 anos da Lei nº 10.639/03……………15 Renato Noguera Por uma Pedagogia antirracista na Educação………..45 Marcio André de Oliveira dos Santos Literatura negro-brasileira: diálogos conceituais e mercado editorial na primeira década da Lei nº 10.639/2003………………………………………………………67 Fernanda Felisberto, Ricardo Riso As recentes políticas de inclusão no Ensino Superior brasileiro como território de luta contra o racismo…..91 Rosana Heringer História da África e dos africanos na educação brasileira: mito ou realidade nos 10 anos da Lei nº 10.639/03?……………………………………………..107 Raquel Amorim dos Santos Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva Wilma de Nazaré Baía Coelho A “defasagem dos rapazes” no recôncavo da Bahia: gênero, raça e educação em Cachoeira e São Félix……………….145 Osmundo Pinho Beatriz Giugliani O mito da democracia racial, o ensino de História e culturas afro-brasileiras……………………………………183 Maria Claudia Cardoso Ferreira Marcio André de Oliveira dos Santos Africanidades Cearenses, aqui estamos sim! O NACE e suas ações de fortalecimento da Lei nº 10.639/2003………..197 Sandra Haydée Petit Estudo teórico sobre Infância, Educação Infantil e Relações étnico-raciais: alguns pontos para pensar a Infância de 0 a 5 anos………………………………………223 Nilma Lino Gomes Marlene de Araújo Sobre os autores e autoras………………………………..279

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Álgebra abstrata básica : volume 1 – Textuinersitários 8

R$242,00 R$193,60

Ao escrevermos este livro, tivemos a intenção de apresentar um texto
básico que abordasse os principais tópicos de Álgebra Abstrata, apresentados de forma mais didática e acessível que conseguíssemos, tanto para alunos de Matemática (licenciatura e/ou bacharelado) quanto para alunos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica que, de alguma forma, tenham interesse em estudar tópicos comuns de suas respectivas áreas. Isto implica estruturar o livro com assuntos elementares das Teorias de Grupos e Anéis, os que Ao escrevermos este livro, tivemos a intenção de apresentar um texto básico que abordasse os principais tópicos de Álgebra Abstrata, apresentados
de forma mais didática e acessível que conseguíssemos, tanto para alunos de Matemática (licenciatura e/ou bacharelado) quanto para alunos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica que, de alguma forma, tenham interesse em estudar tópicos comuns de suas respectivas áreasClique aqui para ler a prévia do conteúdo.
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Ou 3x de R$80,67 s/ juros

Álgebra abstrata básica : volume 2 – Textuniversitários 9

R$242,00 R$193,60

Com mais de 1600 páginas, não é exagero dizer que este é um dos livros mais completos na área de Álgebra Abstrata (Clássica). O autor, que já fora finalista do Prêmio Jabuti (vide Vol. 7 desta coleção), não mediu esforços para fazer-se claro em sua exposição. Uma gama de exemplo, como pouco vista em livros da área, foi apresentada. Também foram resolvidos todos os exercícios de numeração ímpar propostos no livro. Esta edição apresenta-se em três volumes. O primeiro volume trata dos aspectos básicos de álgebra e da teoria de grupos; o segundo contem a teoria dos anéis, módulos e espaços vetoriais; por fim, o terceiro volume, objetiva uma exposição da teoria de Calois via teoria dos corpos.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
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Ou 3x de R$80,67 s/ juros

Álgebra abstrata básica : volume 3 – Textuniversitários 10

R$121,00 R$96,80

Com mais de 1600 páginas, não é exagero dizer que este é um dos livros mais completos na área de Álgebra Abstrata (Clássica). O autor, que já fora finalista do Prêmio Jabuti (vide Vol. 7 desta coleção), não mediu esforços para fazer-se claro em sua exposição. Uma gama de exemplo, como pouco vista em livros da área, foi apresentada. Também foram resolvidos todos os exercícios de numeração ímpar propostos no livro. Esta edição apresenta-se em três volumes. O primeiro volume trata dos aspectos básicos de álgebra e da teoria de grupos; o segundo contem a teoria dos anéis, módulos e espaços vetoriais; por fim, o terceiro volume, objetiva uma exposição da teoria de Calois via teoria dos corpos.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
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Ou 3x de R$40,33 s/ juros

ANSIEDADE E TRAUMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

R$0,00

Que as emoções façam parte do cotidiano da sala de aula, ninguém
têm mais dúvidas. Não só professores e professoras vivem e convivem diariamente com aquilo que alunas e alunos nos trazem diariamente, como cada vez mais o campo da educação exige um olhar para os
aspectos emocionais da vida escolar. Uma convergência de campos de pesquisa
vêm apontando para como o desenvolvimento de uma rica vida emocional
é mais do que somente um “empecilho” para a educação, mas parte integral
da aprendizagem. Mary Helen Immordino-Yang e Antonio Damásio falam
em “pensamento emocional”; e há cada vez mais pressão para uma “educação
sócio-emocional” a-crítica e a-histórica. O que esse volume pretende é apresentar um campo de estudos sobre as emoções em sala de aula que discute
como a escola, na forma de um microssistema que pode reproduzir tanto operações de poder quanto produzir potência e liberdade, pode agir para produzir
ansiedade e fortalecer traumas, ou para mitigar traumas e romper barreiras
erguidas pela ansiedade à matemática, às ciências e à avaliação.
Esse volume é fruto de cinco anos de pesquisa do Grupo de Pesquisas em
Neurociências, Comportamento & Cognição (Unifesspa), no campo da educação em ciências e matemática, e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino
de Ciências (Gepec/Unifesspa). Juntando achados das neurociências, da psicologia educacional e escolar, da psicologia social, da teoria da atividade, da
sociologia das emoções, e da teoria crítica, nos aprofundamos em tentar entender fenômenos como a Ansiedade às Ciências, a Ansiedade à Matemática, e o
ensino informado pelo trauma, e como professores e professoras compromissados com uma educação libertadora podem utilizar esses conhecimentos para,
através de uma “curadoria afetiva”, discutir essas emoções negativas, re-ligá-las
às suas raízes comunitárias e coletivas, e levar a escola a assumir um papel ativo
na vida emocional de seus estudantes. Longe de encontrar “receitas de bolo”,
o professor e a professora encontrarão aqui uma perspectiva crítica e transdisciplinar sobre esses fenômenos, suas relações e impactos na aprendizagem,
e como a escola pode contribuir para gerar ou manter estados de ansiedade,
estresse, e trauma – ou, se aberta à criticidade de suas próprias práticas, mitigar
esses estados ao reconectá-los às suas raízes coletivas

No primeiro capítulo, apresentamos um paradigma geral para avançar
além da “educação socioemocional”, a-crítica e a-histórica, conectando teóricos como Mary Helen Immordino-Yang, Antonio Damásio, Albert Bandura,
Vygotsky e Bronfenbrenner à leitura crítica das relações entre saúde mental
e opressão contidas na Abordagem Poder-Ameaça-Significado. Esse paradigma geral serve de base para a compreensão dos outros fenômenos analisados nos próximos capítulos. No segundo capítulo, apresentamos o conceito
de Ansiedade às Ciências (o medo, desconforto, ou aversão que estudantes e
a sociedade em geral apresentam em relação a conceitos científicos, aos cientistas, e a atividades relacionadas à ciência) e, a partir de uma leitura do poder
ideológico e do poder corporificado, discute aspectos relacionados à raça e ao
gênero nesse fenômeno. O capítulo três discute o conceito-irmão de Ansiedade
à Matemática, e como este se relaciona com crenças de autoeficácia e bloqueios
de aprendizagem, e como o poder ideológico, o poder coercitivo e o capital cultural e o controle aversivo contribuem para esses estados. O último capítulo se
dedica a apresentar o ensino informado pelo trauma; a percepção de que processos traumáticos podem impactar uma grande quantidade de domínios da
vida vêm alcançando também a educação, com o desenvolvimento mais amplo
de estratégias que ajudem educadores a “quebrar o ciclo do trauma” vivido por
estudantes. Utilizando-se amplamente do paradigma apresentado no capítulo
1, demonstramos como aspectos do poder localizados nos diversos microssistemas nos quais o aluno se insere contribuem para a criação de processos
traumáticos, e como esses processos traumáticos impactam negativamente a
sala de aula e a aprendizagem.
Trata-se, é claro, de uma incursão breve no tema, mas esperamos que
possa contribuir para discussões e práticas mais críticas na interface entre emoção e aprendizagem em sala de aula. Para além de uma educação que busque
adequar o aluno ao que é esperado socialmente dele, “adestrando-o” para um
mercado de trabalho, os nossos estudos vêm apresentando consistentemente a
necessidade de uma visão crítica sobre esses fenômenos, e de agir em diversos
níveis dos micro e mesossistemas. Boa leitura!
Caio Maximino

Atividades Experimentais investigativas em Física e Química

R$50,00 R$40,00

Nesta obra os autores propõem experimentos investigativos para licenciados em ciências naturais e professores da educação básica. O livro busca trazer propostas flexíveis que estimulem os professores em sua atividade docente e com uma abordagem investigativa que promove a aprendizagem de habilidades por parte dos estudantes, tais como elaboração de hipóteses, coleta de dados e inferências para a construção do próprio conhecimento.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Como Não fazer uma tese

R$55,00 R$44,00

Este livro, inicialmente, fora escrito ao candidato em início de sua pesquisa de doutoramento. Após leitura de pareceristas das editoras, concluiu-se que seria também do interesse do orientador. Seus capítulos escrutinam as principais fazes da elaboração de uma tese. Inicia com a escolha do tema de pesquisa e do orientador e avança até a sessão da defesa. Clóvis Ultramari escreve seu livro com quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma riqueza de campos de conhecimento diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 2. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho do pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles. O estilo que Clóvis Ultramari utiliza é irônico, divertido, algumas vezes, como ele mesmo diz, “cínico”. Com isso, garante que a leitura desse livro não seja mais um “fardo” de compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo útil.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Cultura da física:Contribuições em homenagem a Amelia Imperio Hamburger, A

R$60,00 R$48,00

Coletânea de textos dos mais renomados físicos brasileiros, contando um pouco da história da física no Brasil, através de seus trabalhos e da correlação dos mesmos com a Professora Amelia Imperio Hamburger, uma das grandes pesquisadores do Instituto de Física da USP, herdeira direta da tradição acadêmica da física dos anos cinqüenta.Livro produzido em co-edição com o Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Cultura da física:Contribuições em homenagem a Amelia Imperio Hamburger, A. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autor: Videira e Salinas ( org. )

Ou 3x de R$20,00 s/ juros