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Entre partículas e buracos negros – Jayme Tiomno e a implantação da Física no Brasil
Jayme Tiomno (1920-2011) foi um dos mais influentes físicos brasileiros do século 20. Dedicado à física teórica, deu importantes contribuições nos estudos sobre partículas, gravitação, cosmologia e teoria de campo, fora sua atuação em favor da educação para ciências. Em função disso, trabalhou em parceria com renomados físicos, como John Wheeler, Richard Feynman, Eugene Wigner, Chen Ning Yang, David Bohm, Murray Gell-Mann, Remo Ruffini, Abdus Salam, entre muitos outros, e foi indicado para o prêmio Nobel de fisica em 1987.
Ex-aluno da antiga Universidade do Distrito Federal, Tiomno está entre os primeiros formados em física no país, em 1942, e foi o terceiro brasileiro a obter formalmente o doutorado em física. Ele trabalhou na Universidade do Brasil (UB), na Universidade de São Paulo e na PUC-RJ, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o primeiro diretor do Instituto de Física da UnB, ajudou na formação de novos grupos de fisica, como os da UFRGS, da UFBA e da UFPA, foi diretor do Setor de Física do CNPq e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Física.
Sua trajetória pessoal e científica, junto com sua esposa e também fisica Elisa Frota-Pessoa, se confunde com o processo de formação e consolidação do campo da fisica no Brasil e com a luta por condições adequadas para a pesquisa e a formação de novos pesquisadores. Ele acompanhou a extinção da UDF por Getúlio Vargas e a interrupção do projeto da UnB pelo governo militar, foi submetido a um inquérito policial militar (IPM) na UB, aposentado compulsoriamente da USP, demitido de forma autoritária do CBPF, que havia ajudado a criar, e precisou se exilar no exterior. Tiomno também teve inúmeros colegas e amigos que precisaram fugir do país por conta das perseguições.
Tendo Jayme Tiomno como referência, este livro abarca boa parte da história da física no século 20 e da ciência no Brasil no mesmo período. São histórias de lutas, de vitórias e fracassos, de êxitos e revezes, mas como ele comentou numa de suas entrevistas, “tínhamos a convicção de que íamos chegar lá.”
Ou 3x de R$46,67 s/ juros
Entre Sólidos e Líquidos – Uma visão contemporânea e multidisciplinar – Para a formação de professores e divulgação do conhecimento
Desde crianças, aprendemos a distinguir sólidos de líquidos e também que água e óleo não se misturam. Numa linguagem acessível, este livro mostra ao leitor que existem muitos materiais que encontramos no nosso cotidiano que escapam dessa classificação. Com uma perspectiva histórica, que permite compreender a evolução dos conceitos, e buscando a unificação das chamadas ciências da natureza, o livro apresenta várias aplicações práticas. A integração da Física com a Química permite a passagem da visão macroscópica dos materiais à visão das estruturas no nível microscópico, atômico. Assim é possível explicar a existência dos cristais líquidos, bem como as propriedades da água e de vários sistemas aquosos, como alimentos, fármacos, produtos de beleza e limpeza. É visto como moléculas que possuem uma parte “polar” com grande afinidade pela água e outra parte “apolar”, com afinidade por gorduras formam espontaneamente agregados essenciais para a formação de sistemas biológicos. Nos 15 capítulos, escritos por 12 cientistas de cinco instituições de ensino superior, são apresentados conceitos básicos (estruturas, termodinâmicas, entropia e mudanças de estado) e também propriedades de cristais líquidos, membranas, espumas, emulsões, ferrofluidos e fluidos biológicos, como sangue. Dois capítulos detalham demonstrações possíveis de serem feitas no ensino médio. Conteúdo: Prefácio Apresentação Sobre os autores CAPÍTULO I – Introdução: Do modelo atômico aos materiais do cotidiano. LIA QUEIROZ DO AMARAL, IFUSP CAPÍTULO II – Determinação do número de Avogadro. HATSUMI MUKAI E PAULO RICARDO GARCIA FERNANDES, DFI/UEM CAPÍTULO III – Matéria Condensada. LIA QUEIROZ DO AMARAL, IFUSP CAPÍTULO IV – Termodinâmica, o que é possível e o que é espontâneo. THOMÁS A. S. HADDAD E ADRIANA TUFAILE, EACH – USP CAPÍTULO V – Transições de Fase. LIA QUEIROZ DO AMARAL, IFUSP, HATSUMI MUKAI, DFI/UEM, E THOMÁS A. S. HADDAD, EACH – USP
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
ENTRE VIRTUDE E VÍCIOS: Educação, Sociabilidades, cor e ensino de História
Entre virtudes e Vícios reúne cinco ensaios autônomos e complementares e aposta em uma nova história da educação no Brasil. Desconstrói as formulações, representações e imagens negativas que o senso comum construiu e alimentou sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas, porque entende que essas imagens que insistem em permanecer no nosso imaginário reforçam antigos preconceitos que impedem o crescimento igualitário do país, Este livro caminha em direção a uma proposta de educação que comporta o diverso como um valor importante na estruturação de um país menos arrogante, porque tolerante e respeitoso com a diversidade cultural brasileira. Carlos Aldemir Farias
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA propostas didáticas para uso em sala de aula
R$0,00O texto traz uma abordagem histórica e filosófica sobre a concepção de números para os pitagóricos da Escola Pitagórica, a partir da qual serão abordados os conceitos de segmentos mensuráveis e a descoberta dos segmentos incomensuráveis, o que conduz ao conceito de número (aritmos) que possuíam. A partir dessa abordagem, oferecemos propostas didáticas a serem utilizadas por meio deste tema com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio em sala de aula. Nessa perspectiva, temos a seguinte questão norteadora: Qual era a concepção de número utilizado pelos pitagóricos da Escola Pitagórica e de que maneira esse tema pode ser utilizado com os estudantes em sala de aula? Na busca de elucidar a essa pergunta, objetivamos apresentar um recorte histórico e filosófico acerca da concepção que os pitagóricos da Escola Pitagórica possuíam sobre número, assim como suscitar uma sequência didática para ser utilizada com os estudantes em sala de aula por meio deste tema. Para alcançarmos esse objetivo e responder à questão supracitada, realizamos leituras, reflexões e diálogos a respeito da teoria voltada para essa abordagem, perpassando pelos meandros históricos e filosóficos que tal tema suscita, como em Pitágoras, a sua possível formação até a construção da Escola
Pitagórica, e qual o significado e estrutura (archaí) que o número (aritmos) possuía para eles.
Dessa maneira, o trabalho está organizado em quatro tópicos, a saber: A história da matemática no ensino da matemática; História e Filosofia da Escola Pitagórica: segmentos comensuráveis e incomensuráveis; Proposta
didática para o ensino de segmentos comensuráveis e incomensuráveis; e, por fim, Considerações finais.
Equação de Schrödinger no Caleidoscópio
Como o título do livro sugere, a intenção dos autores é mostrar o grande leque de aplicações da Equação de Schrödinger na Física Quântica, seus aspectos mais gerais de modo abreviado sobre variados tópicos e cenários. Em cada tópico chamamos a atenção do leitor para detalhes relevantes, às vezes omitidos em livros ou camuflados em tecnicismos. Destina-se a estudantes com noções básicas de Física Matemática e Física Moderna, em nível de graduação.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Equações diferenciais aplicações no ramo das ciências
O (Organizadores) livro “Equações Diferenciais: Aplicações no Ramo
das Ciências” é fruto de um projeto desenvolvido
no curso de Licenciatura em Física – UFMA, na
disciplina Equações Diferenciais Ordinárias – EDO, com a
participação também dos alunos do Bacharelado Interdisciplinar
em Ciência e Tecnologia – BICT. Este projeto teve
como objetivo relacionar a teoria com a prática. Em sala,
discutiu-se teorias, fórmulas e suas deduções, além do
uso de softwares dinâmicos para o auxílio de plotagem de
gráficos e interpretação deles, e na prática, uma visita ao
planetário – Espaço da Ciência e do Firmamento, na UFMA,
no intuito de que os alunos observassem os experimentos
e pudessem compreender as equações diferenciais utilizadas
na modelagem de fenômenos físicos. Para a culminância
desse projeto, realizou-se um webinário com a participação
dos alunos e de professores de Matemática, dessa
mesma instituição. Desse webinário, nasceram os relatos
de experiências, da parte dos alunos, e artigos das palestras
apresentadas pelos professores. A coletânea, aqui registrada
neste livro, prima por sua excelência acadêmica.
Kayla Braga – São Luís-MA, 2023
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Equações Diferenciais exercícios resolvidos e propostos (volume1)
Equações Diferenciais, Exercicios Resolvidos e Propostos, em dois volumes, se caracteriza por ser um texto introdutório visando estudantes de cursos de ciências exatas e tecnológicas, em particular, dos cursos de engenharia.
No primeiro volume, estudam-se as equações diferenciais ordinárias e os sistemas de equações diferenciais ordinárias, ambos lineares, abordando vários métodos para obter a respectiva solução. Por fim, já visando as equações diferenciais parciais, são introduzidos os conceitos de séries de Fourier, Fourier- Bessel e Fourier-Legendre.No segundo volume, para a resolução de equações diferenciais parciais, é introduzida a metodologia da transformada integral, restringindo-se às transformadas de Fourier e Laplace. O clássico método de separação de variáveis é discutido a fim de, quando possível, reduzir uma equação diferencial parcial num conjunto de equações diferenciais ordinárias.
Nos dois volumes, ao final de cada capítulo, é apresentada uma série de exercicios resolvidos, discutidos passo a passo, e outra série contendo exercícios propostos com sugestão e/ou solução
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Equações Diferenciais exercícios resolvidos e propostos (volume2)
Equações Diferenciais, Exercicios Resolvidos e Propostos, em dois volumes, se caracteriza por ser um texto introdutório visando estudantes de cursos de ciências exatas e tecnológicas, em particular, dos cursos de engenharia.
No primeiro volume, estudam-se as equações diferenciais ordinárias e os sistemas de equações diferenciais ordinárias, ambos lineares, abordando vários métodos para obter a respectiva solução. Por fim, já visando as equações diferenciais parciais, são introduzidos os conceitos de séries de Fourier, Fourier- Bessel e Fourier-Legendre.
No segundo volume, para a resolução de equações diferenciais parciais, é introduzida a metodologia da transformada integral, restringindo-se às transformadas de Fourier e Laplace. O clássico método de separação de variáveis é discutido a fim de, quando possível, reduzir uma equação diferencial parcial num conjunto de equações diferenciais ordinárias.
Nos dois volumes, ao final de cada capítulo, é apresentada uma série de exercicios resolvidos, discutidos passo a passo, e outra série contendo exercícios propostos com sugestão e/ou solução
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Equações Diferenciais Ordinárias – Exercicios e Problemas
O livro considera equações diferenciais ordinárias e vários tipos de problemas ligados a essas equações, tais como, problemas de condições iniciais e de condições de contorno. A matéria está desenvolvida de forma gradual, começando de equações mais simples da primeira ordem, passando para equações de ordem superior e terminando com resolução de sistemas. As equações consideradas e técnicas apresentadas da sua resolução são utilizadas para tratar diversos problemas de aplicação vindo de várias áreas de ciências e engenharias.
Diferentemente de outros livros de equações diferenciais ordinárias, esse texto é focado nos métodos de resolução de vários tipos de equações e de problemas correspondentes. Por causa disso, a obra contém um grande número de exercícios resolvidos e propostos.
O livro é orientado, em primeiro lugar, para os estudantes de cursos universitários de licenciatura e bacharelado e, por isso, toda a exposição é mantida em um nível acessível para estudantes de graduação que cursaram as disciplinas de Cálculo diferencial e integral. Outro grupo dos leitores, que podem ser interessados nesse texto, são os professores e instrutores de disciplinas de equações diferenciais, uma vez que o texto contém a exposição de todas as técnicas estudadas normalmente nos cursos de graduação, as quais são ilustradas com muitos exemplos, vários desses resolvidos em detalhes e outros propostos para resolução.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Equações Diferenciais Ordinárias – Textos universitários do IME-USP
Prefácio, 1
Introdução, 3
Capítulo 1 – Existência e unicidade de soluções, 7
1 – Preliminares, 7
2 – O problema de Cauchy, 9
3 – Exemplos, 10
4 – Teoremas de Picard e de Peano, 15
5 – Soluções máximas, 20
6 – Sistemas e equações diferenciais de ordem superior, 22
7 – Exercícios, 25
Capítulo 2 – Equações Diferenciais Lineares, 37
1 – Preliminares, 37
2 – Propriedades gerais, 38
3 – Equações lineares com coe?cientes constantes, 45
4 – Sistemas bidimensionais simples, 53
5 – Conjugação de sistemas lineares, 57
6 – Classi?cação dos sistemas lineares hiperbólicos, 65
7 – Sistemas lineares complexos, 69
8 – Oscilações mecânicas e elétricas, 71
9 – Exercícios, 75
Capítulo 3 – Teoria Qualitativa das EDOs: Aspectos Gerais, 89
1 – Campos vetoriais e ?uxos, 90
2 – Diferenciabilidade dos ?uxos de campos vetoriais, 93
3 – Retrato de fase de um campo vetorial, 99
4 – Equivalência e conjugação de campos vetoriais, 102
5 – Estrutura local dos pontos singulares hiperbólicos, 106
6 – Estrutura local de órbitas periódicas, 108
7 – Fluxos lineares no toro, 113
8 – Exercícios, 115
Capítulo 4 – Teorema de Poincaré – Bendixson, 131
1 – Conjuntos ®-limite e !-limite de uma órbita, 131
2 – O Teorema de Poincaré-Bendixson, 136
3 – Aplicações, 142
4 – Exercícios, 145
Capítulo 5 – Estabilidade no sentido de Liapounov, 157
1 – Estabilidade de Liapounov, 157
2 – O Critério de Liapounov, 161
3 – Teorema de Cetaev , 164
4 – Exercícios, 166
Referências Bibliográfcas, 171
Índice remissivo, 173
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Equações Diferenciais Ordinárias: Teoria Qualitativa
Esta é uma introdução suficientemente abrangente à teoria qualitativa de equações diferenciais, podendo em particular servir de texto base auto-contido a um segundo curso de equações diferenciais ordinárias. Pode também ser usado como ponto de partida para o estudo de tópicos importantes de equações diferenciais e sistemas dinâmicos que são frequentemente remetidos para disciplinas mais avançadas. Em particular, estudam-se equações lineares, funções de Lyapunov, conjugações topológicas, variedades invariantes, equações no plano, teoria de bifurcações, formas normais e sistemas hamiltonianos. Sendo auto-contido, o livro pode servir para estudo independente e pode ser usado como obra de referência em qualquer disciplina que use as equações diferenciais como ferramenta, designadamente em cursos de Biologia, Engenharia, Física, Economia, Gestão e naturalmente Matemática. LUÍS BARREIRA é professor de Matemática no Instituto Superior Técnico. Doutorou-se em Matemática na Pennsylvania State University em 1996. Recebeu os prémios Gulbenkian Ciência em 2007, UTL/Santander Totta em Matemática em 2007 e Ferran Sunyer i Balaguer em 2008. É autor ou co-autor de mais seis livros, dois deles na IST Press, com os outros publicados por AMS, Birkhäuser, Cambridge e Springer. É ainda autor ou co-autor de mais de 100 artigos de investigação em matemática, sobretudo em equações diferenciais e sistemas dinâmicos. CLÀUDIA VALLS é professora de Matemática no Instituto Superior Técnico. Doutorou-se em Matemática na Universitat de Barcelona em 1999. Recebeu o prémio UTL/Santander Totta em Matemática em 2008. É co-autora dos livros Stability of Nonautonomous Differential Equations (Springer) e Exercícios de Análise Complexa e Equações Diferenciais (IST Press). É ainda autora ou co-autora de mais de 100 artigos de investigação em matemática, sobretudo em equações diferenciais e sistemas dinâmicos.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Equações Diferenciais: Um Curso Universitário – Parte I: Equações Ordinárias – Textuniversitários 19
Esta é a primeira parte (Equações Ordinárias) de um livro sobre Equações diferenciais, que são um dos pilares do progresso científico humano. É difícil imaginar o mundo moderno sem a descoberta e o estudo das equações diferenciais. Este livro tem como objetivo dar a um estudante em formação, elementos suficientes para o uso dos resultados fundamentais práticos da teoria das equações diferenciais em seu curso de graduação. Assim sendo, sem abrir mão de algum rigor e formalismo matemáticos, a teoria é apresentada de forma fluida e direta, visando o aprendizado dos principais conceitos e métodos de resolução das equações diferenciais que são utilizadas nas aplicações em engenharia, química, biologia e áreas afins.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
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Ou 3x de R$80,67 s/ juros