Estrategias e práticas Docentes com Produtos Educacionais – Experiências do MNPEF – Polo UFERSA

R$88,00 R$70,40

Contém este livro, trabalhos realizados por docentes e discentes da Universidade Federal Rural do Semiárido, no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O conteúdo reflete a diversidade de interesses acadêmicos no Polo ( do MNPEF, tanto no que se refere ao campo temático, quanto ao locus de aplicação dos estudos realizados. Da física na prevenção de acidentes de trânsito ao ensino de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais; do ensino fundamental ao último ano do ensino médio, são abordados aqui, de um modo ou de outro, praticamente todo o conteúdo de física recomendado para a educação básica. Há também que se mencionar uma intervenção didática interdisciplinar em bioquímica e termodinâmica, realizada com uma turma de educação de jovens e adultos, e uma proposta de confecção de materiais para o ensino de ondas para alunos com deficiência visual. Sendo assim, o cenário temático do livro contempla as tendências atuais do ensino de física no Brasil. Além dos já mencionados, o livro contém relatos de produtos educacionais com materiais de baixo custo, propostas de intervenção didática com a utilização de recursos computacionais, e com a utilização da plataforma Arduino, bem como propostas de unidades de ensino potencialmente significativas.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Estratégias e práticas docentes com produtos educacionais: experiências do MNPEF

R$77,00 R$61,60

Neste segundo volume continuamos apresentando os trabalhos realizados por docentes e discentes da Universidade Federal Rural do Semi – Árido (UFERSA), no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O conteúdo desde volume continua evidenciando a diversidade de interesses acadêmicos no Polo 9 do MNPEF, tanto no que se refere ao campo temático, quanto ao locus de aplicação dos estudos realizados.
Do ensino da física de lançamento de projéteis utilizando foguetes de garrafas PET ao ensino da física da atmosfera por meio de um software; do estudo de astronomia e astronáutica como componente curricular e através de uma gincana astronômica utilizando um aplicativo para smartphone; do ensino da termodinâmica através da metodologia Peer Instruction ao ensino da física moderna utilizando atividade experimentais e histórias em quadrinhos; do ensino
fundamental ao último ano do ensino médio, são abordados aqui, de um modo ou de outro, praticamente todo o conteúdo de física recomendado para educação básica. Há também que se mencionar uma intervenção didática interdisciplinar o ensino de acústica utilizando instrumentos musicais. Sendo assim, o cenário temático do livro contempla as tendências atuais do ensino de física no Brasil. Além dos já mencionados, o livro contempla produtos educacionais com materiais de baixo custo, bem como propostas de unidades de ensino potencialmente significativas utilizando jogos educacionais.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Estratégias para a inserção da História da Ciência no Ensino: um compromisso com os conhecimentos básicos de Quimica

R$55,00 R$44,00

Este livro é composto por oito capítulos com debates diferenciados no construto da História da Ciência aliada aos saberes químicos básicos. Cada capítulo oferece uma sugestão de aplicação prática para inserir a História da Ciência através dentro de um viés sócio-político abordando a Natureza da Ciência e o processo de construção e estabelecimento dessa até a contemporaneidade.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Estrutura e composição do esmalte e da dentina – tratamento térmico e irradiação Laser

R$90,00 R$72,00

O livro caracteriza as alterações que o aquecimento em forno ou por meio de irradiação com lasers de alta intensidade pode produzir nos tecidos dentais.

Ou 3x de R$30,00 s/ juros

Estudos Culturais das Ciências e das Educações – Pensar a Contemporaneidade

R$80,00 R$64,00

Atuar no contemporâneo é como pôr-se na encruzilhada da realidade. É como estar assombrado pelo silêncio das múltiplas possibilidades. O espaço que se forma da interação de passado- presente-futuro ocorre ao mesmo tempo e apresenta-se como uma holografia multidirecional e dinâmica. Encruzilhada é por definição lugar de passagem, não há nada nela que convide a ficar e não garante nada sobre o que se pode encontrar dos probabilísticos caminhos indicados. Não podendo ficar e não sabendo aonde ir, passado e futuro são recortados do caos como criação de planos de movimento. Algumas perguntas surgem dessa reflexão e compõem o presente livro: Quais movimentos diversificados se realizam, quando o horizonte infinito clama por uma cultura de experimentações coletivas? Atuar nesse gigantesco tear, mantendo os enlaces possíveis de espécies companheiras, não cria planos comuns? Não é uma forma maravilhosa de produzir educação, ciências e diversidade? Os artigos aqui reunidos sob a égide do Grupo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE) buscam apresentar algumas dessas ações e agentes criativos que seguem no espaço aberto do contemporâneo, constituindo planos experimentais de produção de realidades.

9786555635072

 

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

Estudos de aula Experiências de formação de professores

R$60,00 R$48,00

A formação de professores, tanto inicial quanto continuada, é um desafio contínuo a nível mundial. Os professores, atores fundamentais
nos contextos educacionais, precisam estar preparados para atuarem em uma sociedade que passa por transformações em ritmo cada vez mais acelerado, portanto a sua atualização é uma necessidade constante e esta pode ser realizada de diversas formas, sendo uma delas, foco deste livro, a formação continuada.
Na literatura, encontramos diferentes maneiras de desenvolver a formação continuada e, neste livro, apresentamos experiências relacionadas com Estudos de aula, que é uma metodologia de formação pautada na colaboração dos envolvidos e realizada em seu ambiente escolar. As experiências apresentadas foram desenvolvidas
em diferentes instituições de ensino, envolvendo alunos e professores dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Os textos disponibilizados nos capítulos possuem potencial para servir de apoio ao desenvolvimento de formações fundamentadas em Estudos de aula, em diferentes níveis de escolaridade, pois são resultado de experiências desenvolvidas nesses contextos.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

ESTUDOS DE AULA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUIDADE DE PROFESSORES

R$99,00 R$79,20

O estudo de aula (lesson study em inglês), tema central do presente livro , vem se destacando no cenário internacional como uma promissora abordagem de desenvolvimento profissional de professores em distintos domínios do conhecimento e níveis de ensino. Atualmente, o estudo de aula está a se disseminar para todos os continentes, mobilizando experiências e pesquisas centradas nas possibilidades dessa abordagem para melhorar as práticas profissionais dos professores e as aprendizagens dos alunos.
O estudo de aula, cuja origem situa-se na transição do século dezenove para o século vinte em face das mudanças educacionais implementadas no Japão, expandindo-se e abraçando o sistema de ensino, instituindo-se como política de formação de professores naquele país a partir dos anos de 1960. Caracteriza um processo de desenvolvimento profissional de professores apoiado em dois princípios centrais: a colaboração e a reflexão.
No estudo de aula, a reflexão carateriza a postura analítica, questionadora e crítica sobre a docência e sobre a aprendizagem dos alunos, mediante a qual o professor, em colaboração com os pares, examina crítica e profundamente a sua prática, buscando compreendê-la em relação ao contexto em que é concretizada e aos fenômenos que nela interferem. A colaboração, por sua vez, caracteriza um sistema relacional entre as pessoas ou como um processo emergente caracterizado pela imprevisibilidade decorrente de múltiplas negociações e decisões.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

ESTUDOS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS

R$121,00 R$96,80

Este livro é composto por vários capítulos, escritos por pesquisadores da área, sobre a história e filosofia de tópicos específicos abordados ou de interesse para a educação cientifica . Os capítulos discutem aspectos históricos e filosóficos de temas relacionados com a ciência em geral e também com física, química e biologia . Como os autores são especialistas na área que escrevem, priorizaram temas como a natureza da ciência e seu método , a relação entre ciência e seu contexto social, erros históricos presentes em livros didáticos, historia de alguns assuntos ensinados na escola, desmistificação de grandes cientistas, exemplos e relatos de aplicações da historia e filosofia da ciência em sala de aula.

Ou 3x de R$40,33 s/ juros

Estudos em Educação Matemática: Abordagens Didáticas e Sociológicas

R$88,00 R$70,40

Há, nos currículos, nos livros didáticos e no ensino de matemática praticado nas escolas, várias constatações que permitem visualizar a passagem de uma experiência de ensino a um objeto sociológico: a atitude dos alunos oscilando entre apreensão e medo, que geram sua auto desqualificação; a ausência de sentido das noções, processos e procedimentos matemáticos apresentados por meio de exercícios repetitivos que negam o próprio raciocínio matemático; as injunções de diferentes tipos que moldam ou travam os raciocínios dos alunos etc. Na escola, as práticas dos professores, os recursos didáticos-pedagógicos são vias privilegiadas para se entender e justificar como a atividade matemática se conecta ou não à vida dos alunos e como se pode exemplificar o seu interesse por tal atividade. Nesse vertente, vislumbra-se a possibilidade de se ir para além da constatação crítica de Bourdieu a qual confere às ideias e ao lugar da Matemática o estatuto de conhecimento hierarquizado que fomenta o exercício de violência simbólica no interior de instituições escolares ou fora delas

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Estudos sobre currículos na educação matemática

R$66,00 R$52,80

ESTUDOS SOBRE CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, no enfoque dos estudos aqui abordados, procura apresentar uma aproximação entre teoria e prática. Uma vez que o foco é o currículo de Matemática, consideramos que ao elaborar um currículo de Matemática, é importante refletir sobre quais orientações deverão subsidiar as práticas em sala de aula, as teorizações sobre o currículo devem conhecer os caminhos pelos quais percorreram seus estudos, sua construção cultural, analisando suas teorias e práticas, e considerar que o sistema educacional serve a certos interesses que se refletem no currículo, envolvendo relações sociais, culturais e políticas abrangentes e determinantes e que podem interferir no desempenho dos alunos. Nosso objetivo com tal organização foi apresentar pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos estudos de Currículo na Educação Matemática, o diálogo com diferentes autores da área de Currículo evidencia a importância e a influência do currículo, principalmente no que diz respeito à constituição do conhecimento escolar.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Estudos sobre relações étnico-raciais e educação no Brasil

R$99,00 R$79,20

Este livro objetiva visibilizar discussões produzidas por pesquisadores(as) de todas as regiões do Brasil vinculados(as) a dezesseis instituições de ensino. Essas discussões contribuem de modo significativo para a ampliação da temática Educação e Relações Ético-Raciais, que conforma as ações do GT21 da ANPED, desde a sua criação em 2001. O protagonismo, por parte dos autores(as) que compõem esta coletânia, se efetiva por meio da inserção nos processos de gestão, discussão sobre a temática, como pareceristas ad hoc ou participes dos debates promovidos no âmbito do referido GT. Esta coletânea concretiza um compromisso assumido com a comunidade de pesquisadores(as) deste GT, em 2015, e materializa a ampliação que a produção sobre a Educação e Relações Étnicos-Raciais vivencia nas últimas décadas no Brasil.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Etnomatemática e Educação Escolar Indígena Paiter Suruí

R$66,00 R$52,80

O livro Etnomatemática e Educação Indígena Paiter Suruí, que te prefácio da Dra. Betty Mindlin e posfácio da Dra. Sandra Mattos, traz um trabalho de pesquisa de campo em algumas aldeias da Terra Indígena sete de Setembro, localizada nos estados de Rondônia e Mato Grosso. Em uma linguagem simples e prazerosa, os autores abordam a cultura do povo Paiter, em vários aspectos, trazendo para o leitor questões que envolvem identidade étnica, organização social e política, antes e depois do contato com o não indígena, e conhecimentos tradicionais. Elementos culturais, como língua nativa, artefatos e mentefatos, construções de malocas, atividade de bater timbó, pintura corporal, contagem de tempo, sistema de numeração, mitos, sustentabilidade e preservação ambiental, são vivenciados na relação da Educação Indígena com a Educação Escolar Indígena. Dessa forma, a obra inserida no contexto da ciência, atende não s´a pesquisadores em Etnomatemática e Educação Escolar Indígena, mas também, a a antropólogos, a professores de todos os níveis e segmentos escolares das mais diversas áreas, além de estudantes de graduação e pós-graduação que têm interesse nessa temática.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros