Memórias de professores e professoras de química

R$0,00

PREFACIAR um livro de memórias, de vida social e vivências acadêmicas, por um professor que chegou nesta carreira por vias alquímicas não me pareceu uma tarefa fácil. Foi um desafio retroceder ao
dia que cheguei em meus pais e disse “infelizmente não serei mais um farmacêutico bioquímico…, mas serei um professor de química”. Me recordo
do olhar incrédulo do meu pai e do olhar vazio da minha mãe, afinal, eu estava caminhando para o último período do curso de Farmácia e a esperança
de um filho “doutor” havia decantado.
Era um sonho de infância trabalhar em um laboratório de análises
clínicas, pois sempre fui fascinado pelos elementos celulares sanguíneos.
Como pode existir entes tão simples (ironia) desempenharem funções de defesa, coagulação e transporte de gases?
O gosto pelo universo sanguíneo veio de uma sessão cinema que tive
na escola, ainda no ensino fundamental. A professora de Ciências passou o
filme “Viagem Insólita” (Joe Dante, 1987), cujo enredo se baseia na miniaturização de um submarino que, acidentalmente, é injetado num corpo humano. Nesta viagem, dentro do corpo humano, o personagem principal, piloto do submarino, é levado por todo o corpo humano por meio das artérias
e veias. Foi fascinante. Foi incrível! Era isso que eu queria, conhecer o corpo
humano por dentro, claro que não miniaturizado, mas por um microscópio.
Voltando ao curso de Farmácia, aquilo não estava me parecendo empolgante. Havia algo ali que não estava dentro do roteiro que eu havia traçado.
Minha trajetória começou a ser um reagente limitante logo no segundo ano
quando assumi a monitoria de Química Geral e Inorgânica. Os monitores tinham um espaço próprio na universidade: uma sala (pequena) com lousa e carteiras. Eu tinha meus horários fixos e deveria cumprir 8 horas por semana.
Naquele momento, minha primeira superfície de contato como “auxiliar do professor” foi o catalisador para uma série de reações (cognitivas),
algumas coerentes e outras nem tanto: Se sou um “auxiliar de e para aprendizagem”, não seria necessário repensar uma maneira de ensinar meus colegas
de modo que compreendam, e não decorem, os conceitos e conteúdos? Vejam: eu era apenas um aspirante a farmacêutico que nem sabia da existência

de uma área de pesquisa chamada ensino de química que, naquela época, já
estava em ebulição com publicações e eventos.
Não foi apenas uma singular experiência em monitoria. Vários semestres nesta função até que um dia a Professora Setsuko Sato (in memoriam)
me chamou em sua sala e disse “Você deve ser professor! Você é bom nisso!”.
Fiquei sem palavras, mas a semente saiu da dormência.
A semente começou a germinar. Eu preciso dizer que, enquanto estudante de Farmácia, eu também era estudante de Ciências Biológicas, em
outra universidade. Não que eu tenha ingressado neste curso para ser professor, uma vez que era um curso de licenciatura, mas na minha cabeça, em
sendo biólogo, as chances de ser um profissional com uma dupla formação
para a área de análises clínicas poderia ser algo que me destacasse dos outros.
Os semestres foram passando até que a decisão chegou: eu quero ser
professor, mas por onde começar? Primeiro, convencendo meus pais e, segundo, solicitar uma transferência interna para o curso de Licenciatura em Ciências com habilitação em Química. A primeira, já relatado aqui, foi de aceitação
e compromisso. O segundo, a transferência de curso foi aceita de imediato.
No entanto, um terceiro desafio apareceu como doses homeopáticas,
mas ramificado como uma complexa cadeia carbônica: como se torna professor? O que se lê? Quem forma professor? O que é um referencial teórico?
Eu preciso saber pedagogia? Esse turbilhão de perguntas que lentamente foram sendo respondidas, refletidas, discutidas e reelaboradas ao longo destes
anos estão aqui nesta obra.
Este livro de memórias de professores e professoras de Química é um
compartilhar de pensamentos, referências, formação e afetos. Os(as) autores(as) aqui presentes fazem parte da minha formação e arrisco em generalizar
que fazem parte da nossa formação, da nossa pesquisa e da nossa cultura como
professor(a)/pesquisador(a) na área de ensino de química. Alguns como os pioneiros desta área.
Mas essa obra não é uma viagem insólita. Percorrer as páginas desta
obra, capítulo a capítulo, é um processo de volta ao tempo, de (re)conhecer
os(as) desbravadores(as) que nos abriram caminhos de conquista, de consolidação, de discussão e de formação. Graças a eles(as) e suas inspiradoras histórias de vida, novas ramificações desta cadeia de pensamento puderam nascer; novas sementes puderam germinar; novos frutos puderam ser colhidos

no chão da escola e novos olhares, políticas públicas e compromissos sociais
puderam nascer no horizonte.
Aqui, nestas páginas, não iremos encontrar reações de síntese ou
substituição, mas reações em cadeia que nos leva a admirar, inspirar, construir e reconstruir nossas histórias acadêmicas e de vida, tendo como objetivo o singular desejo de uma educação de qualidade, uma escola ética, democrática, acolhedora, antirracista, plural, integradora e segura para podermos formar agentes sociais transformadores.
Que possamos, por meio destas páginas, sermos também agentes
transformadores e inspiradores aos estudantes da graduação, pós-graduação, professores(as) da Educação Básica e Superior. Que essa obra seja uma
colheita coletiva que irá alimentar novas e duradouras gerações com passados incertos, presentes desafiadores e futuros promissores.
E neste prefácio que, para mim, foi quase um manifesto de gratidão
a esses(as) professores(as) pesquisadores(as) aqui presente e outros que estão
em outro plano e em nossas memórias, agradeço por ter nos ensinado a criar
possibilidades para nossa própria produção e cons
P

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Capa Memórias de professores e professoras de química

Capa Memórias de professores e professoras de química

Memórias de professores e professoras volume 2

R$0,00

O livro Memórias de Professores e Professoras de Química – Volume 2 é uma obra coletiva que compila histórias, experiencias e reflexões de educadores(as) e pesquisadores(as) dedicados(as) a explorar as múltiplas possibilidades de diálogo no ensino de Química. Organizado por Paulo Vitor Teodoro, Irene Cristina de Mello e Hélder Eterno da Silveira, este volume dá continuidade ao primeiro, trazendo novas memórias enriquecedoras.

Cada capítulo abre uma janela de discussões para aqueles(as) que buscam compreender as trajetórias dos(as) professores(as) aqui apresentadas. Como mencionamos no primeiro volume: que este livro seja inspiração para estudantes, professores(as) e pesquisadores(as) que desejam pensar e continuar as caríssimas discussões sobre o ensino de Química.

Memórias de um espelho partido

R$50,00 R$40,00

Neste livro, Memórias de um espelho partido, que por certo não será o último, Francisco Caruso
atualiza as memórias dessa saudade. Sinto mudanças na expressão do autor. Se em Cinzas de um amor os
poemas exalam erotismo e revelam esperanças de um renascimento, no presente livro sinto uma saudade
cultivada para que o próprio amor, como projeto, permaneça vivo e possa reviver com outro objeto, em
outra carne e em outra alma. A dor cede à lembrança suave e à satisfação de ter tanto amado. No poema Um
dia, em que o autor também descumpre a liturgia da rima, ele fala de uma “lembrança que só se dissipará
com o último suspiro”: a saudade se foi e só deixou a lembrança. E em vez de chorar a perda o autor
agradece ao destino pela experiência de tanto ter amado. É o que ele diz no poema De frente,
Quando estiver de frente a um homem com o coração despedaçado, não tenha pena, pois ele de certo amou.
Alaor Chaves
Lagoa Santa, 9 de fevereiro de 2025.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Mente, cérebro e educação matemática: evidências para sala de aula

R$66,00 R$52,80

Mente, Cérebro e Educação” é uma perspectiva interdisciplinar que explora as interconexões entre processos cognitivos, mecanismos neurológicos e práticas educacionais para compreender como
os processos mentais e a atividade cerebral influenciam a
aprendizagem e o ensino, visando aprimorar abordagens
educacionais com base em evidências cientificas e promover o desenvolvimento cognitivo e acadêmico. Neste livro, o grupo de estudo e pesquisa “Mente, Cérebro e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará, reúne evidências com potencial impacto para a sala de aula e para a prática e formação de professores que ensinam matemática, nessa interface de saberes. O livro explora dois eixos centrais: a Ciência da Aprendizagem a partir de suas bases e estratégias, e a Saúde Cerebral, com foco na prática da atividade física e estilo de vida. Esperamos que esta obra inspire e contribua com a prática e a formação do professor que ensina matemática, com os
pesquisadores educacionais e com os fazedores de políticas públicas quanto a importância da neurociência cognitiva para a educação matemática.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Meteoritos: cofres da nebulosa solar

R$50,00 R$40,00

Este livro é o 11º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). Meteoritos são rochas do espaço que caem na superfície da Terra. Esses objetos extraterrestres permitem uma percepção única sobre a natureza do material presente na formação do sistema solar. Em Meteoritos:Cofres da Nebulosa Solar, os autores apresentam uma introdução a esses misteriosos objetos, focalizando aspectos básicos da meteorítica, o significado cientifico dos meteoritos, sua classificação, mineralogia, composição e reconhecimento. O texto pretende servir de base para a compreensão e apreciação da importância dos meteoritos em geral e em particular o conhecimento dos meteoritos Brasileiros. Esperamos que o livro sirva para estimular o interesse de estudantes, cientistas e leigos Brasileiros, em meteoritos, seu estudo e coleta.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Método dos Mínimos Quadrados com formalismo matricial

R$38,00 R$30,40

O livro sistematiza os principais resultados do Método dos Mínimos Quadrados necessários para o uso em Física e outras ciências experimentais

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

METODO DOS MINIMOS QUADRADOS COM FORMALISMO MATRICIAL

R$55,00 R$44,00

O presente livro sistematiza os principais resultados do Método dos Mínimos Quadrados(MMQ) necessários para o uso em Física e outras ciências experimentais. Inicialmente, o texto adota o formalismo não-matricial tradicional, mais familiar para estudantes e profissionais, quando algumas convenções e propriedades gerais são estabelecidas. Em seguida, desenvolve-se um formalismo matricial que, à primeira vista, pode parecer complexo. Entretanto, o leitor logo verificará que ele é simples e fácil de implementar nos sistemas computacionais atualmente acessíveis a estudantes, professores e cientistas experimentais interessados no assunto. O formalismo matricial permite o uso e a determinação das matrizes de covariâncias de uma maneira simples, além de facilitar a resolução de outros problemas relativamente difíceis caso continuássemos adotando o formalismo tradicional, como, por exemplo, a imposição de vínculos entre parâmetros. As expressões adequadas para o cálculo (e a propagação) de matrizes de covariância também ficam simplificadas com o uso do formalismo matricial. As propriedades mais importantes do MMQ são demonstradas ou ilustradas. Os vários exemplos desenvolvidos no texto são bem próximos às situações reais encontradas no dia a dia dos laboratórios.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Metodologias de Pesquisa em Ensino

R$77,00 R$61,60

Este livro é uma recopilação de textos de apoio sobre metodologias de pesquisa em ensino, particularmente de ciências. Foram escritos para serem usados independentemente uns dos outros. Por conseqüência, apresentem certas suposições. O primeiro capítulo é mais abrangente, enfocando tanto aspectos quantitativos como qualitativos da metodologia de pesquisa em ensino. O segundo trata somente de métodos qualitativos enquanto o terceiro se ocupa apenas de métodos quantitativos. O quarto, por sua vez, aborda a redação de trabalhos científicos, já que a pesquisa deve sempre gerar publicações científicas. Ainda que alguns tópicos possam estar repetidos nos diferentes capítulos, os textos são complementares e podem auxiliar na diferenciação progressiva de alguns conceitos.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências

R$110,00 R$88,00

As propostas apresentadas neste material compõem uma série de ações promovidas pelo “Programa Ciência na Escola”, financiado pelo CNPq. intitulado “Ações de intervenção em escolas de educação básica no Alto Jequitinhonha, baseadas no letramento científico e nas metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de Ciências”, aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n. 05/2019. O projeto e os autores deste livro fazem parte do Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC) da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diante da Urgência de discussões sobre as Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências (MADECs), este material foi pensado para auxiliar professores (educação básica e ensino superior), estudantes em formação dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e dos programas de pós-graduação profissionais. Este livro é a continuação do primeiro trabalho publicado em 2021, intitulado Metodologias e Estratégias Ativas: um encontro com o ensino de Ciências, que buscou atender à necessidade de se pensar sobre as possíveis metodologias ativas (aqui pensadas como metodologias cooperativas, participativas e interativas). Desta forma, este livro busca refletir sobre: Quais as possíveis metodologias e abordagens podem ser desenvolvidas no ensino de Ciências? Para guiar as reflexões sobre esta questão. as MADECs foram agrupadas em perspectivas e abordagens de práticas Educativas: de organização e planejamento do conteúdo; críticas; por renovação curricular; e por pesquisas e projetos.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Metodologias e Estratégias Ativas: um encontro com o ensino de ciências

R$94,00 R$75,20

As propostas apresentadas neste material compõem uma série de ações promovidas pelo “Programa Ciências na Escola”, fi – nanciado pelo CNPq, intitulado “Ações de intervenção em escolas de educação básica no Alto Jequitinhonha, baseadas no letramento científi co e nas metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de Ciências”, que fora aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n. 05/2019. O projeto e os autores deste livro fazem parte do Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ao planejar esta obra, pareceu-nos uma boa oportunidade colocar em perspectiva algumas metodologias, abordagens e estratégias de ensino discutidas no GPAMEC, a fim de tornar disponíveis os instrumentos e os conhecimentos adquiridos quando se desenvolvem aulas consideradas ativas, especialmente no ensino de Ciências, que, por vezes, são mal compreendidas pelos licenciandos e professores da educação básica. Não se trata, contudo, de uma obra de investigação, mas de uma tentativa de tornar amplamente disponíveis os procedimentos, abordagens, estratégias e ações, e, antes de mais nada, os questionamentos e reflexões para tornar o ensino de Ciências mais ativo e participativo por parte dos alunos. Os textos que constituem os capítulos deste livro foram escritos para os licenciandos, pós-graduandos e professores de Ciências, e servem apenas como material de apoio. Tais textos são indicações e orientações a partir dos trabalhos consolidados na literatura e nos diferentes grupos de pesquisa. Por isso, não existe uma preocupação em oferecer muitos exemplos ou aprofundar a produção teórica e acadêmica sobre tal temática, uma vez que ela ainda é escassa para o ensino do Ciências.

Ou 3x de R$31,33 s/ juros

Métodos Analíticos de Integração

R$88,00 R$70,40

O propósito deste livro pode ser dividido em duas partes: A primeira, coberta pelos quatro primeiros capítulos, versa sobre o cálculo de integrais reais que podem ser calculadas sem o uso das varáveis complexas. A segunda parte, após uma breve introdução às variáveis complexas, conta com o cálculo de várias integrais reais, via teorema dos resíduos, bem como um capítulo, todo ele, envolvendo a metodologia das transformadas integrais. Um apêndice contendo o básico de várias figuras planas conclui o texto. A primeira parte é dedicada a todos os estudantes que devem cursar disciplinas de Cálculo, enquanto que a segunda parte é obrigatória para estudantes de Matemática, Matemática Aplicada, Física e Engenharias, em particular, Elétrica e Mecânica.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Métodos Computacionais da Física – versão SCILAB 2a. Edição

R$99,00 R$79,20

Este livro foi produzido a partir das notas de aula da disciplina ”métodos computacionais da física II”, hoje denominada ”métodos computacionais C” lecionada durante vários semestres para alunos de bacharelado em física da universidade federal do Rio Grande do Sul. O livro inicia com uma introdução ao cálculo numérico por computador, com uma seleção de assuntos de especial interesse para os físicos, mas também para outros profissionais que usam métodos numéricos. A seguir, apresentam-se os algoritmos mais usados na solução de Equações Diferenciais, ordinárias e parciais, uma introdução à teoria de Probabilidade, Dinâmica Molecular, Método de Monte Carlo e Dinâmica Estocástica. Esta seleção de assuntos é arbitrária, mas, no entender do autor, engloba os métodos computaccionais numéricos mais usados pelos físicos. Ele se destina a um curso de um ou dois semestres, dependendo da seleção de assuntos. Se houver interesse em aprofundar algum dos assuntos tratados mais do que o faz o livro, as referências bibliográficas sugerem bons textos a serem usados. Os exemplos de programa ao longo do livro são apresentados em linguagem SCILAB, a qual é aplicada em apêndice, mas os métodos apresentados podem, evidentemente, ser aplicados com qualquer outra linguagem de programação numérica, como FORTRAN, C, C++ ou PASCAL. A ênfase do livro é a clareza da apresentação, com intenção exclusivamente didática, exceto no capítulo sobre Dinâmica Estocástica, onde contribuições recentes do autor também são apresentadas, não abandonando, entretanto, a preocupação didática.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros