- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
O sentido da matemática e a matemática do sentido
O livro “O sentido da matemática e a matemática do sentido – aproximações com o Programa Etnomatemática” possibilita aos pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação um novo olhar para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos escolares. Atualmente, o sentido da matemática é nulo ou quase nulo aos olhos dos alunos, que não veem utilidade naquilo que aprendem. O intuito desse livro é apresentar a matemática do sentido enveredando- se pela psicologia educacional, trazendo a aprendizagem significativa conjuntamente ao Programa Etnomatemática como caminhos de encontro entre o ensino, a aprendizagem e a cultura, afetando os alunos com tonalidades agradáveis para o desenvolvimento do desejo em aprender os conceitos matemáticos escolares. Nessa lógica, é introduzida uma nova dimensão ao Programa Etnomatemática: a dimensão afetiva, inspirada na teoria walloniana que aborda a pessoa completa e que se utiliza das relações proporcionadas consigo, com os outros e com o mundo.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
O SPIN – O momento Supremo de Paul Ehrenfest
Nesse livro, o professor Jader Benuzzi Martins nos apresenta, como em outros textos de sua autoria, a exemplo de As Grandes Damas da Física e da Matemática, a vida pessoal e as atribuições de outros grandes físicos teóricos mais originais do início do século XX, Paul Ehrenfest. Além das contribuições de outros físicos contemporâneos de Ehrenfest, o livro mostra o incentivo e a recomendação de Ehrenfest, em 1924, ao trabalho de dois de seus jovens assistentes para a introdução do conceito de spin e, consequentemente, para o esclarecimento do princípio de Pauli, o qual fundamenta a própria tabela periódica dos elementos químicos. Do mesmo modo que o conceito de tensões em um sólido deu origem à definição de grandezas tensoriais, o conceito de spin do elétron nos levou também a um novo tipo de grandeza, que não é representada por um vetor nem por um tensor, mas por um novo tipo objeto matemático, o espinor, O professor Jader, um dos pesquisadores que influenciaram minha formação científica no CBPF, ressalta, assim, o importante papel de Ehrenfest na criação do ambiente no qual ocorreu o desenvolvimente do conceito de spin. Vitor Oguri
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
O TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
livro é apresentado, referenciais que relacionam o teatro de temática científico com a ciência e a arte. Logo, em seguida, apresentamos
algumas reflexões, sobre educação, trabalho e teatro,
dialogando com István Meszáros, Pierre Bourdieu e
o educador Paulo Freire. As reflexões, também, irão
buscar responder algumas questões: o que é o teatro
de temática cientifica? Como fazer? E por que fazer?
Apresentam-se alguns grupos de teatro de temática
científica em Universidades brasileiras, práticas de
formação de professores de química e fecha a escrita
disponibilizando scripts construídos de modo colaborativo
com temáticas pertinentes ao ensino de de Química.
Este livro não se destina somente aos professores
de Química, mas também pode ser um suporte para
todos os professores de Ensino de Ciências que se interessem pela temática.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
O Telescópio na magia natural de Giambattista della Porta
Através de um ziguezague que nos prende e nos encanta, somos levados, neste livro, a um território pouco explorado, onde a magia natural e a nova cência conviveram, entre o Quinhentos e o Seiscentos, por vezes muito próximas e outras tantas em conflito. Como se fosse uma montagem de quebra-cabeça, a pesquisa sofisticadíssima de Fumikazu Saito sobre documentos originais da época devolve sentido a essa história quase sempre fragmentária. Alguns deles são documentos bem conhecidos, mas em que faz incidirem análises específicas. Outros, também analisados cuidadosamente por Saito, são documentos quase desconhecidos ou pouco estudados que preenchem os muitos vazios históricos, não só entre esses dois momentos cruciais, mas também no entorno deles. Desnecessário dizer que estamos diante de um trabalho onde deságuam anos de pesquisa junto a centros nacionais e internacionais reconhecidos. As pesquisas de Saito, esmeradas, de fôlego e, acima de tudo, inteligentes, respondem com primor e acuidade a muitas perguntas até agora apenas implícitas na mente de leitores insatisfeitos ou de estudiosos exigentes. ( Anna Maria Alfonso-Goldfarb )
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
O UNIVERSO – Teorias sobre sua origem e evolução
Ao longo da história da humanidade, desenrolou-se – e ainda se desenrola – uma enorme esforço para descobrir de onde veio tudo aquilo que existe, É a história desse esforço que será descrita neste livro. Apenas sabendo todas as fases pelas quais já passou o pensamento humano, podemos tentar avaliar corretamente o estágio atual de nossos conhecimentos. Para isso, não podemos nos limitar apenas às investigações mais recentes, nem apenas á ciência.
Devemos recuar a um passado distante e acompanhar essa grandiosa aventura intelectual da humanidade: a tentativa de entender a origem do universo, a sua própria origem e o seu próprio significado. Em nossa viagem, encontraremos alguns dos maiores pensadores de toda a história. Muitas teorias são difíceis ou obscuras. Será preciso certo esforço para entendê-las. Mas vale à pena esse esforço de elevar-se e poder dialogar com alguns dos maiores gênios da humanidade.
Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Oficina de ensino de óptica
Não é novidade que a profissão docente no país é desvalorizada em todos os sentidos. Embora tenhamos tido um crescimento nas políticas governamentais para atração de jovens para os cursos de licenciatura ultimamente, como o piso salarial docente e, mais recentemente, a criação dos programas “Pé de Meia” das licenciaturas e Mais Professores, a procura de jovens pelos cursos de licenciatura e a permanência deles dentro das universidades ainda é pequena diante da demanda por professores, principalmente os da área de Ciências da Natureza. Com isso, boa parte dos professores que lecionam Física, por exemplo, não são formados na área, o que dificulta, também pela falta de espaços de laboratório nas escolas, a inserção de atividades experimentais analíticas e demonstrativas nas suas estratégias de ensino aprendizagem, dificultando a compreensão dos conceitos e fenômenos físicos presentes na vida dos estudantes. Este livro surgiu de notas de aula dos cursos de Óptica dos Encontros USP – Escola, que foram essenciais para a criação em alguns campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), das disciplinas de Oficina de Ensino de Física, cujo objetivo é fornecer conhecimento para que os estudantes insiram atividades experimentais nos seus cursos, mesmo quando a escola não fornece espaços nem materiais. Com isso, apresentamos neste volume “Oficina de Ensino de Óptica”. Aproveitem!
9786555635409
Ou 3x de R$46,67 s/ juros
Olhar social para a vida real
O livro traz lembranças maduras e imaturas, alegrias e tristezas, inseguranças e incertezas de minha vida como mulher realizada, mãe de três filhos desejados e amados, irmã de oito, filha de pai doente alcoólico e mãe guerreira e religiosa. Professora e assistente social por muitos anos. Militante, filiada e não filiada a partido político, atuando na defesa dos Direitos Humanos de todos e nas lutas por uma sociedade menos desigual, mais solidária e cooperativa. Este livro foi escrito com afeto e o dedico também aos meus leitores. Tenham uma boa leitura e tirem suas conclusões
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Olhares para o ensino de Ciências: tecnologias digitais, atividades investigativas.
Ao propor o título deste livro, “Olhares para o ensino de Ciências: tecnologias digitais, atividades investigativas, concepções e argumentação”, pensamos trazer reflexões sobre quatro grandes temas pesquisados e difundidos no ensino de Ciências: o estudo das tecnologias digitais e o seu papel no ensino de Ciências, o Ensino de Ciências por Investigação e as Atividades Investigativas, as concepções sobre a Natureza da Ciência, da Tecnologia e o papel do Cientista e, por fim, a argumentação científica articulada com todos os temas anteriores. Trata-se também de uma pequena homenagem aos sujeitos participantes do “Projeto Experimental de Educação Científica e Tecnológica (PEECT)”, que acontece em uma comunidade de imigrantes, desenvolvido na Região da Tapada das Mercês, no concelho de Sintra, em Portugal. Este projeto atendia estudantes do ensino fundamental de várias escolas da região, num contexto de grande vulnerabilidade social e econômica. Para apoiar os estudantes dentro desta realidade, o PEECT procurava desenvolver ações de inclusão escolar, educação não formal e inclusão digital, durante todo o ano, num espaço que possui computadores e desenvolve diversas atividades científicas e tecnológicas.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Olhares Sobre a in diferença: formar-se professor de Ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos
O tema de Direitos Humanos na Educação em Ciências surge como uma feliz comunhão entre campos de trabalho, valores e projetos de realidades construídos no tecer dos encontros e desencontros em uma época na qual a consciência da necessidade de formar professores de Ciências a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos torna-se mais latente. Em 2013, foi lançado o livro “Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/para uma sociedade plural” (OLIVEIRA; QUEIROZ 2013), enfrentando discursos que afirmam que os Direitos Humanos pouco têm a ver com a Educação em Ciências. Entre os diversos discursos, o da ausência de formação para o trabalho com a temática nos levou a profundas reflexões. Em paralelo, o autor Roberto Dalmo participou do curso de extensão “Direitos Humanos e Cidadania: Educando para a diferença”, um curso promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ministrado pela equipe do Prof. Marcelo Andrade, professor da PUC-RJ. Nesse curso, tivemos o primeiro contato com a estratégia de oficinas pedagógicas com foco na Educação em os Direitos Humanos – que será detalhada ao longo do livro. Em seguida, =o autor Roberto Dalmo tornou-se professor da Universidade Federal do Tocantins e assumiu a disciplina “Cultura brasileira e relações étnico-raciais” para os cursos de licenciatura em Ciências Naturais, buscando trazer a concepção de formar professores de Ciências em uma perspectiva de Direitos Humanos a partir de oficinas 12 Entre as linhas da educação e da diferença pedagógicas. Para isso, foram produzidas doze oficinas apresentadas no presente livro.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas – coleção em 6 volumes
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas – coleção em 6 volumes. NULL
Autor: Luis R.Marim, Renata B.R.Garcia, Maurício R. Lemes, Arnaldo Dal Pino Jr.
Ou 3x de R$106,67 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas (ENSINO FUNDAMENTAL vol. 1)
– Quantos passos você deu desde quando nasceu? – A água numa chaleira ferve mais depressa se a cheleira está tampada ou destampada? – Como podemos medir a espessura de um fio de cabelo? – Afinal, quem está em movimento: o Sol ou a Terra? Essas e todas as outras questões da Olimpíada Paulista de Física – Ensino Fundamental (para os anos 2001 a 2003) são respondidas e comentadas através de uma linguagem fácil e objetiva.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas (volume 1 ENSINO MÉDIO)
– Por Que o gelo que se forma cobrindo o congelador prejudica o desempenho de uma geladeira? – Com que velocidade cai a gota da chuva? – Quais são os gases responsáveis pelo efeito estufa? – Com que velocidade crescem os fios de cabelo? – Como se forma gelo nas nuvens? Essas e todas as outras questões da Olimpíada Paulista de Física – Ensino Médio (para os anos de 2001 a 2003) são respondidas e comentadas através de uma linguagem fácil e objetiva.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros