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Osciladores Harmônicos – Clássicos e Quânticos
Este livro reune trabalhos realizados pelos autores sobre alguns aspectos do Oscilador Harmônico. ele está dividido em 5 Capítulos e um Apêndice, com referências no final de cada um deles. O capítulo 1 apresenta uma revisão histórica sobre o desenvolvimento do estudo do Oscilador Harmônico.O capítulo 2 é dedicado ao estudo do Oscilador Harmônico clássico, em seus três aspectos: simples, amortecido e amortecido forçado. O Oscilador harmônico relativístico é objeto de estudo do capítulo 3. Esse estudo é realizado em dois formalismos: clássico e semiclássico de Wilson-Sommerfeld. No Capítulo 4 é analisado o Oscilador Harmônico Quântico Relativístico é tratado no Capítulo 5, em dois tipos de partículas: fermiônica e bosônica. O presente livro é concluído com um Apêndice no qual são tratados os poços unidimensionais de potenciais simétricos não hamônicos e harmônicos, em dois aspectos: clássico e quântico.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Ovelhas e Carneiros – bullying entre meninos e meninas
Beatriz, uma ovelha bem pequena, ousada em
grandeza, não tem vergonha de dizer: os carneiros
têm chifres maiores e nos machucam.
Belizário, um grande carneiro, com lágrimas nos
olhos, deixa de ficar mudo: bééé, não aguento
mais eles me chamarem de gordo chifrudo.
Berenice, a ovelha mais velha e sábia, lembra
que devemos e podemos sim, evitar de nos
machucar, aprender a nos respeitar e saber a
hora de escutar, pois não somos iguais e nunca
seremos.
Do amanhecer ao anoitecer, acompanhe o pastoreio
de OVELHAS E CARNEIROS sobre bullying
entre meninas e meninos, no texto de prosa
poética de Paulo Mauá e belíssimas ilustrações
de Paloma Dalbon.
A natureza, assim como as pessoas e os animais,
é feita de cartões postais nem sempre iguais.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Para além da sala de aula: Sociabilidade Adolescentes| Relações Étnico-Raciais e Ação Pedagógica
Para além da sala de aula: sociabilidade adolescentes, relações étnico-raciais e ação pedagógica, objetiva relacionar duas dimensões da vida escolar de estudantes de seis escolas públicas de Belém do Pará, ao analisar sociabilidades adolescentes constituídas no ambiente escolar, perscrutando como a dimensão étnico-racial é incorporada nestas relações; analisa também a atenção dispensada pelas ações pedagógicas a essas relações, a partir de um conjunto de fontes documentais e orais. Desenvolvida no âmbito de uma pesquisa financiada pelo CNPq, a reflexão central que atravessa o livro constitui-se em compreender como a escola lida com as sociabilidades adolescentes em interface com a Educação das Relações Étnico-Raciais, ao analisar as formas de sociabilidades engendradas no âmbito escolar, ao estabelecer relações de hierarquias, particularmente, no que concerne à questão racial. Problematiza, ainda, a percepção das agentes escolares no que concerne ao trabalho pedagógico desse grupo em relações à diversidade e às formas de socialização constituídas pelas adolescentes e jovens nas escolas estdadas.
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Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Paradoxos do Infinito e os limites da linguagem
Este livro reúne dez ensaios de pesquisadores pertencentes a diversas instituições de educação superior do Brasil que tratam sobre o tema paradoxos e infinito. Tal tema situa-se na zona de fronteira, pelo menos, entre física, matemática, lógica e filosofia (da matemática, da lógica e da linguagem). Os estudos aqui oferecidos foram apropriados, resigni?cados, deslocados e desenvolvidos a partir de outras áreas do saber, como psicanálise, literatura, artes plásticas etc. e propiciam um conjunto diferenciado de olhares sobre o tema do infinito, produzindo, deste modo, um caráter inconclusivo do mesmo e, por isso, também, bastante fecundo. As relações, interfaces e sobreposições dos ensaios não deixam de ser discussões que antecedem a filosofia da linguagem de Wittgenstein, a qual Alfredo Veiga-Neto trata no prefácio intitulado Um desafio infinito, ao abordar o inefável e o indizível do Tratactus ao explicitar que os paradoxos seriam uma manifestação dos limites da linguagem. Carlos Aldemir Farias Iran Abreu Mendes Coordenadores da Coleção
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
PARTICULAS ELEMENTARES NO ENSINO MEDIO: Uma Abordagem a partir do LHC
Na primeira parte deste livro além da discussão do tema partículas elementares a partir de um tema o LHC (Grande Colisor de Hádrons¹), seria necessário uma abordagem metodológica que fosse capaz de facilitar o processo ensino-aprendizagem. Escolheu-se então a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esse enfoque metodológico CTS parece ter grande potencial para contribuir com o ensino-aprendizagem em ciências, já que considera as relações entre ciência, tecnologia e suas implicações para a sociedade. Dessa forma o aluno pode ter um aprendizado que contemple, além de fórmulas, um entendimento da física como uma construção da sociedade, que tem influência direta em nossas vidas.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Partículas Elementares: 100 anos de descobertas
O livro contém 16 capítulos. O leitor encontrará um primeiro capítulo que faz um apanhado da evolução da Física até o início do sec. XX, e um segundo capítulo, também de caráter geral, sobre as origens da Física de Partículas. A partir daí são apresentadas, na ordem, as descobertas das seguintes partículas: elétron, fóton, próton, pósitron, nêutron, múon, pion, os quarks em geral, charm, bottom, bósons intermediários e o quark top, descoberta essa que teve importante participação do grupo brasileiro no Fermilab. INDICE Prefácio Os editores . . . . . .x Autores . . . . . . . . xi O cenário da Física antes de 1900 – José Maria F. Bassalo . . . . . . . . . 1 Física Nuclear, raios cósmicos e as origens da Física de Partículas Elementares – Roberto Salmeron . . . . . . . 33 A descoberta do elétron – Sérgio Jofly . . . . . . . . . . . 59 Fótons – Ronald Cintra Shellard . . . . . . . . . . . . . . . 75 O próton – Hélio da Motta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .103 O milho e a pérola: a descoberta do pósitron e a moral da fábula Francisco Caruso . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 111 A descoberta do nêutron: uma saga científi ca – Jorge L. V. Barreto.. 125 O múon: passado, presente e futuro – Gilvan Alves . . . 133 O píon – Alfredo Marques . .. . . . . . . . . . 139 Introduzindo os neutrinos – Marcelo Guzzo & Adriano Natale . . . 157 Quarks: como chegamos a eles? – Roberto Salmeron . . . .169 A descoberta do J/ e do charm – Marcia Begalli . . . . . . . . . 187 Os bósons intermediários W e Z – Vitor Oguri . . . 203 A descoberta do quark b – Dan Green . . . . . . . . . 221 O quark top – Alberto Santoro . . . . . . . . . . . . . . 241 Perspectivas para a computação científi ca para o início deste milênio Alberto Santoro . . . .. . . . . . . . . . 253
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Passeio Aleatório pela ciência do dia a dia
Autor premiado com o European Science Award 2007 em divulgação Científica Este é um livro para curiosos escrito por um grande curioso. Um livro sobre a ciência que atravessa o nosso dia a dia, a ciência que não reparamos ou que temos dificuldade em preceber. Com a clareza e simpliciade, mas tambèm com o rigor de um profissional da ciência, Nuno Crato guia-nos oelo mundo fascinante da cultura científica, num passeio tanto mais interessante quanto aparentemente aleatório. Saberemos como Tales mediu a altura da grande pirãmide e qual era o mistério das pontes de Koenigsberg; a quadratura do círculo e das lentes dos faróis e a contribuição dos descobrimentos para o sucesso do Tabasco. Discute-se também o funcionamento do marégrafo de Cascais e de onde vem a tecnologia bluetooth, além da explicação do mito da maçã de Newton e da origem do sinal@ entre outros interessantes assuntos. Todos vamos aprender e nos surpreender.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Pauli
Wolfgang pauli(1900-1958) foi um dos grandes nomes que deram forma à Física durante o século passado, contribuindo para formular a Macânica Quântica, a Física dos Fenômenos nas escalas atômica e subatõmica. O nome de Pauli é lembrado especialmente pelo seu famoso Princípio da Exclusão, enuciado em 1925, do qual decorreria a impossibilidade de dois elétrons em um mesmo átomo terem o mesmo conjunto de números quânticos. Neste livro, o leitor irá desfrutar de um breve relato da trajetória de Pauli, que inclui as referências a trabalhos, e é importante contribuição para o público interessado em História da Ciência, bem como para todos que se sentem atraídos pelos intrigantes aspectos da Física Quântica. Alberto Passos Guimarães Pesquisador Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Membro da academia Brasileira de Ciências
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Pauling – biografia
Terá havido alguém que, durante uma só vida, tenha conseguidouniÀcarconceitosfundamentaisdafísica,daquímica,da biologia, da farmacologia e da medicina? Que tenha pesquisado a estrutura complexa de minerais e proposto regras para a sua decifração, esclarecendoa natureza das ligaçõesquímicas? Que desvendasse a estruturados aminoácidos,dos peptídeos, das proteínas e quase, quase, a do DNA? Que identiÀcasse a origem molecular de doenças hereditárias, abrindo caminho ao seu controle? Alguémque pesquisasse em cristalograÀa dos raios X, em difração eletrônica, em física nuclear, em imunologia e em nutricionismo? Que produzisse mais de meio milhar de artigos cientíÀcos e mais de dezena e meia de livros? Que tenha auferido dois prêmios Nobel, ambos não partilhados,um pela Química (1954) e outro pela Paz (1962)? Houve, sim. Foi o cientista estadunidense Linus Carl Pauling. Durante cerca de sessenta anos contribuiu de forma excepcionalmente relevante para o avanço da ciência, da química em particular. O seu livro “The Nature of the Chemical Bond”, foi o livro de ciência mais vendido no século XX e, sem dúvida, o livro de química mais inÁuente de todos os tempos. Linus Pauling foi um cientista raro. Um homem de muitas virtudes, não livre de defeitos e de contradições
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Paulo Freire e Educação Matemática: Há uma forma Matemática de estar no mundo
O livro constitui uma coletânea dos textos que subsidiaram as apresentações realizadas pelos autores durante o Ciclo de Diálogos “Há uma forma matemática de estar no mundo”, atividade satélite do Seminário Internacional Ano 100 com Paulo Freire, realizado pela Faculdade de Educação da USP, em razão das celebrações do centenário de nascimento do educador.
O Ciclo de Diálogos, em particular, proporcionou um oportunidade para que diferentes pesquisadores/as da Educação Matemática explicitassem como a obra e o repertório de Paulo Freire têm sido mobilizados em suas pesquisas e seus trabalhos recentes. O evento foi organizado, portanto, de modo a favorecer o diálogo e o compartilhamento sistematizado das contribuições depreendidas do pensamento r da obra freireanos para o campo. Configurou-se esta proposta, afinal, como um espaço celebrativo do centenário de Freire, comemorado em 19 de Setembro de 2021, em que estão reunidas perspectivas de trabalho na/ da Educação Matemática e que discutem a formação de professores/ as, os currículos e a própria matemática a partir da concepção de que “há uma forma matemática de estar no mundo”, frase dita por Paulo Freire a Ubiratan D’Ambrósio e Maria do Carmo Santos Domite, durante uma entrevista realizada em 1996.
Destina-se, portanto, a professores/ as que ensinem Matemática, pesquisadores/ as do ensino da Matemática e da Educação Matemática, bem como estudiosos da obra de Paulo Freire.
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Ou 3x de R$25,67 s/ juros
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre
pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
A produção científica enfrenta diversos processos que se apresentam
como desafios de ordem teórica e metodológica próprios do fazer científico, todavia no momento atual em que se produz conhecimento em intensidade e qualidade, outras provocações ocorrem. Há uma desconsideração em relação à ciência como forma de contribuir com a resolução dos problemas que assolam a humanidade. O negacionismo científico, a obscuridade de ideias, associadas ao pragmatismo político, ao neoliberalismo econômico e a pós-modernidade na cultura e na Educação promovem a ilusão coletiva de que é possível a emancipação humana sob a égide do capital, perspectiva que impede o chamamento político para a ação radicalmente democrática rumo à outra sociabilidade possível. Impor-se a essa ilusão é o comprometimento dos pesquisadores que nesta obra se associam para
apresentar, além de suas pesquisas, caminhos na perspectiva da totalidade dialética que se integram em um fazer científico, crítico e emancipador, debatendo o ensino de ciências e a educação ambiental com fundamento na Pedagogia histórico-crítica, debate este que pode contribuir na formação e aprimoramento profissional de estudantes de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e público em geral em sua práxis histórico-crítica, com vista a superação urgente deste modo de produzir a vida em sociedade.
Ou 3x de R$44,00 s/ juros