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Pesos e medidas do Brasil colonial, tradição e cultura nos dias atuais: um novo tema para as aulas de Matemática
Pesos e medidas estão em nossas vidas… cotidianamente… de tal forma, que, muitas vezes, não nos damos conta da nossa dependência em relação aos padrões de medida. Como um dos conteúdos do Ensino Básico, atualmente, o sistema métrico foi incluído nos currículos, a partir de 1862 no Brasil, demandando um tempo para que esse tópico fosse ensinado efetivamente nas escolas. Considerando a importância de se realizar abordagens históricas nas aulas de Matemática, trazemos uma proposta de trabalho diferenciada, que pode ser realizada em qualquer etapa do Ensino Básico, adequando-a a cada nível de escolaridade. Contextualizando uma realidade de práticas sociais que ocorrem em nosso país, enfocamos determinadas medidas antigas e medidas não oficiais que continuam sendo praticadas em comunidades localizadas ao longo da Estrada Real, em Minas Gerais. Promover uma discussão em sala de aula sobre a manutenção padrões de medidas não-oficiais que atendem condições laborais específicas, a partir de uma perspectiva sócio-cultural, pode ser um caminho para se efetivar um projeto interdisciplinar, rompendo com a fragmentação dos saberes e tornando as aulas mais significativas para os alunos.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Pesquisa em história da educação matemática no Brasil sob o signo da pluralidade
Este livro reúne um conjunto de escritos oriundos de fontes orais e documentais, que enfatizam um panorama de multiplicidades temáticas e de métodos em expansão no campo de pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil. Um elenco de autores brasileiros, vinculados a diversas instituições de educação superior, se une ao francês Roger Chartier, para oferecer ao leitor a diversidade de fontes e epistemologias na escrita de uma história da educação brasileira em construção.
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Pesquisa em rede colaborativa: Aprendizagens docentes
Este livro é um dos produtos do projeto “Rede Colaborativa de práticas na formação de professores que ensinam Matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos”, projeto em rede entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), desenvolvido no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) da Capes, aprovado no edital 2012. Partindo da formação heterogênea dos grupos, o projeto propõe a constituição de uma rede colaborativa entre os três programas de pós-graduação que possuem características distintas: UFSCar – Educação, PUC/SP – Educação Matemática e UFABC – Ensino e História das Ciências e Matemática. Neste volume, composto por nove capítulos, apresentamos um primeiro capítulo com a síntese dos capítulos do livro, quatro capítulos sobre a formação docente em grupos colaborativos, formados por professores e futuros professores que ensinam matemática, e quatro sobre projetos de ensino, estimulação, instrução e capacidade matemática no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Desta forma, este livro aborda a importância da reflexão, da escrita e do diálogo a partir da prática docente, além de ter como princípios norteadores a colaboração e a autonomia na pesquisa e no processo de desenvolvimento profissional docente
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Pesquisa em rede colaborativa: processos de formação e ensino de matemática
Este livro é um dos produtos do projeto “Rede Colaborativa de práticas na formação de professores que ensinam Matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos”, projeto em rede entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), desenvolvido no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) da Capes, aprovado no edital 2012. Partindo da formação heterogênea dos grupos, o projeto propõe a constituição de uma rede colaborativa entre os três programas de pós-graduação que possuem características distintas: UFSCar – Educação, PUC/SP – Educação Matemática e UFABC – Ensino e História das Ciências e Matemática. Neste volume, composto por 11 capítulos, apresentamos estudos realizados por diferentes pesquisadores que investigam sobre a Aprendizagem Docente por entendermos que necessitamos investigar como os aprendizados ocorrem em determinados contextos e que caminhos de aprendizagem percorrem diversos professores e futuros professores com diferentes sistemas de crenças, conhecimentos matemáticos e práticas pedagógicas. Dentre os resultados apontados, é indicado que a Aprendizagem da Docência é parte integrante do Desenvolvimento Profissional Docente e que a participação em redes colaborativas propicia aprendizados para lidar com a diversidade de perfis e trajetórias dentro de grupos colaborativos.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências : projetos, entrevistas, questionários, teoria fundamentada, redação científica
Este livro é voltado a pesquisadores em educação em ciências. Contém textos que podem ser lidos e utilizados de forma independente com o objetivo de oferecer subsídios, particularmente, a pesquisadores qualitativos principiantes. Não são receitas, não apresentam soluções definitivas aos questionamentos e dúvidas que normalmente surgem quando o pesquisador se inicia na pesquisa educacional, em especial, na pesquisa qualitativa. Oferecem sugestões, subsídios e algumas “dicas” que podem ser úteis ao delineamento e condução da pesquisa. O livro oferece, assim, textos que discutem: o significado da pesquisa educacional; a escrita de projetos de pesquisa; uma técnica relevante de coleta de dados qualitativos (a entrevista); um instrumento que pode ser útil nessa coleta de dados (o questionário); uma metodologia de análise de dados de natureza qualitativa, que é uma das muitas possibilidades hoje existentes (a teoria fundamentada) e elementos básicos da redação científica. Expressam a visão e larga experiência pessoal dos autores e, especialmente, resultam do gosto pela pesquisa, neste caso a pesquisa qualitativa. Deixam claro que a pesquisa qualitativa exige rigorismo metodológico, não é “tudo vale”, não é mais fácil, e pode gerar conhecimentos importantes na área de ensino de ciências.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Pesquisas (com) narrativas: a produção de sentidos para experiências discentes e docentes.
O rigor metodológico e analítico dos trabalhos reunidos neste livro, organizado pela pesquisadora-professora Adair Mendes Nacarato, com resultadosde pesquisas conduzidas por ela e pelos demais autores vinculados ao HIFOPEM-CNPq – Grupo Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática – , do qual ela é Líder na Universidade São Francisco. A leitura dos textos nos dá a perceber que os autores pesquisadores- professores do HIFOPEM, para além de ensinar matemática, que assusta uma grande maioria dos mortais, também nos ensinam a combinar lógicas, como fazem tão bem em Matemática, enveredando pelas mais diversas vertentes da pesquisa qualitativa, incluindo a pesquisa (auto)biográfica em Educação, espaço por onde venho navegando nos últimos anos, e que Adair, jogando com as palavras, demarca o de seu grupo: o da pesquisa (com)narrativa PREFÁCIO: CONTOS DA EXPERIÊNCIA, REFLEXIVIDADE E CONHECIMENTOS:UMA COMBINATÓRIA DE LÓGICAS NARRATIVAS Maria da Conceição Passeggi 9 APRESENTAÇÃO 15 AS NARRATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE PERTENÇA E DE RESPONSIVIDADE Cidinéia da Costa Luvison | Luzia Batista de Oliveira Silva 23 NARRATIVAS DE ADOLESCENTES DO Campus MACHADO DO IF SUL DE MINAS :DIÁLOGO E REFLEXÃO SOBRE TEMAS IMPORTANTES DE NOSSOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS E DE NOSSA INSTITUIÇÃO Rosicler Aparecida de Oliveira 49 INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NARRADAS POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS Renata Bernardo 73 NARRATIVAS DE FUTURAS PROFESSORAS: PAISAGENS DESENHADAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA Denise Filomena Bagne Marquesin | Adair Mendes Nacarato 91 A ENTREVISTA NARRATIVA E O DIÁRIO REFLEXIVO COMO FORMAS DE PRODUÇÃO DE DADOS SOBRE O PIBID COMPUTAÇÃO – UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE Cristina Carvalho de Almeida 109 A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: A VISÃO DE
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática
R$0,00O título do presente livro – Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática – é autoexplicativo, no sentido de que reflete exatamente seu conteúdo. Dos seus 15 capítulos, os três primeiros foram constituídos por entrevistas concedidas por iminentes pesquisadores, a saber: Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, João Pedro Mendes da Ponte e Mónica Ester Villarreal, que têm se de- dicado, respectivamente, às temáticas do Ensino de Ciências (Naturais), da Formação de Professores e das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino. Os demais capítulos refletem parcialmente a produção acadêmica, especificamente os Produtos Educacionais desenvolvidos recentemente no âmbito do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP. Estes capítulos são, portanto, de autoria de alunos e ex-alunos do referido Programa com seus orientadores de pesquisa. O livro insere-se no conjunto das comemorações dos 20 anos de funcionamento do Programa, refletindo uma trajetória de construção e amadurecimento do trabalho em pesquisa acadêmica e formação de professores, agora mestres profissionais que desenvolveram os produtos retratados nos capítulos. O Programa se consolidou, ao mesmo tempo que foi se renovando ao acompanhar as tendências de ensino e de pesquisa de seu tempo, e constituiu uma rica gama de Produtos Educacionais, deixando um rico legado decorrente de seu esforço e sincero empenho na boa qualidade da formação de seus mestres, oriundos de diversas regiões do Brasil, e, portanto, na melhoria da qualidade do Ensino de Ciências e Matemática em nosso país.
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar entre pesquisadores da área do Ensino de Ciências, Matemática e da Educação Ambiental, bem como docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para
a Ciência da UNESP, bem como de outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. É neste contexto que esta produção se insere e aponta que a Educação Ambiental conquistou relevância mundial devido ao agravamento da crise socioambiental nas últimas décadas. Ao tornar-se objeto de debate em eventos, diretrizes e políticas públicas,
foi possível avançar na compreensão de que ela se constitui como um processo educativo que tematiza o ambiente em diferentes instituições e níveis de ensino. O compromisso coletivo de pesquisadores e educadores permitiu que lacunas existentes no momento
inicial da formulação deste campo de estudos e pesquisas fossem identificadas e, em alguma medida, superadas pelas proposições críticas de análise da crise societária.
A obra Pesquisas em Educação Ambiental Crítica endossa esse percurso por compilar produções de integrantes e parceiros do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), da UNESP, campus Bauru. Ao longo de mais de duas décadas, este coletivo se debruçou no desvelamento do papel da Educação Ambiental Crítica, especialmente no contexto escolar público brasileiro, frente às condições exploratórias do ambiente e da classe trabalhadora. Como continuidade de produções coletivas precedentes, algumas com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e de um aprofundamento teórico-metodológico, este livro reúne pesquisas oriundas de diferentes contextos e regiões do Brasil que ampliam o corpo teórico e empírico sobre a práxis educativa ambiental fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, apresentando discussões analíticas originais que trazem interlocuções
com a educação infantil, a educação matemática, o ensino de ciências e biologia, o trabalho docente, o contexto pandêmico e com levantamentos sobre campo teórico e prático da Educação Ambiental Crítica.
Os autores nos convidam a assumir a Educação Ambiental numa perspectiva radicalmente crítica, que aprofunde a compreensão sobre as consequências do modo de produção da vida na sociedade atual e que indique a contínua necessidade de desenvolver com rigorosidade os processos educativos ambientais no percurso de busca pela transformação do cenário socioambiental.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Pesquisas em educação matemática e ciências : da formação de professores ao ensino e aprendizagem
R$0,00Este livro é o primeiro de uma série organizada pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciência e Matemática (GPEACM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o qual reúne pesquisas que exploram práticas, processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores tanto em Educação em Ciências quanto em Matemática. Os capítulos desta obra são organizados de forma a proporcionar uma leitura fluida e estruturada, abordando desde fundamentos teóricos até experiências práticas e estudos de caso que vem sendo desenvolvido no âmbito do grupo. A obra reflete o caráter interdisciplinar e colaborativo do grupo, promovendo uma compreensão
aprofundada dos defesa os contemporâneos na Educação em Ciências e em Matemática. A diversidade de temas e abordagens reforça o compromisso do GPEACM com a transformação educacional, sempre em
busca de práticas mais inclusivas e críticas. Esperamos que este livro inspire educadores, pesquisadores e todos aqueles comprometidos com a melhoria da educação, oferecendo novas perspectivas e contribuindo para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas em Educação em Ciências e em Matemática.
Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática na Amazônia Legal : Uma Cooperação entre UFMA, UFAM e UFSC
“Os textos apresentados nesta obra trazem resultados de pesquisas no âmbito do ensino de ciências e matemática; revelam, em alguma medida, reflexões relacionadas à inserção e à interlocução de pesquisas em ações de ensino em ambiente escolar em diversas localidades.
O conjunto dos textos apresentados foram produzidos por pesquisado- res do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As pesquisas foram desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad-Amazônia) – com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A articulação dos três programas de pós-graduação permitiu o desenvolvimento de ações com docentes e discentes da UFMA, da UFAM e de docentes da UFSC em: projetos de pós-doutoramentos; intercâmbio de estudantes entre as instituições/programas; e em parcerias de orientação de projetos de dissertações.
Ou 3x de R$25,00 s/ juros
Pesquisas em Ensino de Ciências: perspectivas e práticas
Ao adentrar nas páginas deste livro, direcionado àqueles
que almejam aprimorar suas práticas pedagógicas e ampliar
seu domínio no âmbito do Ensino de Ciências, os leitores
serão instigados a reavaliar criticamente suas abordagens e
estratégias, promovendo uma reflexão profunda e uma transformação
significativa em suas práticas de ensino. Com uma abordagem
acadêmica sólida e exemplos práticos embasados em
pesquisas, esta obra se destaca como um recurso essencial para
pesquisadores experientes no campo do ensino.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Pesquisas em Ensino de Ciências: perspectivas e práticas
Ao adentrar nas páginas deste livro, direcionado àqueles
que almejam aprimorar suas práticas pedagógicas e ampliar
seu domínio no âmbito do Ensino de Ciências, os leitores
serão instigados a reavaliar criticamente suas abordagens e
estratégias, promovendo uma reflexão profunda e uma transformação
significativa em suas práticas de ensino. Com uma abordagem
acadêmica sólida e exemplos práticos embasados em
pesquisas, esta obra se destaca como um recurso essencial para
pesquisadores experientes no campo do ensino.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros