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PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
R$0,00O livro intitulado: “Proposições Metodológicas em Educação em Ciências e Matemáticas” tem como objetivo “Compreender as tendências e abordagens voltadas para o processo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, especialmente, os tipos de pesquisa; seus instrumentos e técnicas de recolha
e de análises das informações face ao objeto e temática a ser desenvolvidos por pós-graduandos”. Eu acrescentaria ainda, decorrente disso, um desafio aos pós-graduandos (co-produtores deste livro)
em escreverem um artigo, atividade importante para quem está iniciando a carreira de pesquisador, bem como para os Programas de Pós-graduação, nos quais esses estudantes estão vinculados de modo a ser submetido e publicado em periódicos qualificados na área, o que acredito ter peso significativo quando das avaliações quadrienais pela CAPES.
Química e Arte para um Ensino Humanizado
R$0,00Química e Arte para um Ensino Humanizado.
Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Livro_Química e Arte para um ensino humanizadoTECENDO OS CAMINHOS DA ASTRONOMIA
R$0,00Quantas vezes você já se pegou olhando para o céu e
admirando a beleza dos astros? A intensidade do Sol,
o esplendor da lua com suas fases e o brilho das
estrelas são algumas das maravilhas visíveis a olho nu
que encantam e despertam curiosidade desde os
tempos mais remotos. Desde a Antiguidade a
humanidade tenta compreender e explicar o
comportamento exibido pela natureza e isso deu
origem a mais antiga das ciências, a Astronomia,
através dela se estuda o universo, suas galáxias e
corpos celestes. A partir de agora você é convidado a
embarcar numa aventura vivida por Aurora, uma
criança super curiosa e apaixonada por Astronomia,
que ao conhecer um dos integrantes do clube de
Astronomia de sua cidade, faz uma viagem no tempo
para conhecer mais sobre essa curiosa ciência, sua
história e alguns de seus personagens. Vamos juntos?
Trends in Physics
R$0,00Trends in Physics.
Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Trends in Physics_pag1a12-mescladoUma Década de avanços no PPGET-IFCE: Programa de pós-graduação em engenharia de telecomunicações PPGET Fortaleza – CE
R$0,00Prefácio
 É sobejamente conhecida a vertiginosa taxa de crescimento das
 tecnologias modernas, bem como a infinidade de suas aplicações em todos
 os setores da vida cotidiana (comercio, indústria, serviços, agricultura,
 transportes, comunicações, medicina, esportes, gestão…). Já em meados
 da década de 70 do século passado, a “Lei de Moore” anunciava o
 crescimento exponencial do número de transistores em um chip de silício,
 indicando a proximidade de uma era com avanço tecnológico vertiginoso
 e competitivo. Tal situação, criada pelo crescente conhecimento nas
 ciências e nas engenharias, conduziu a sociedade a experimentar o
 paradigma da economia do conhecimento.
 O IFCE tem notável habilidade na formação de pessoal especia
lizado para atuação nos vários setores em ciência e tecnologia. Em
 2011, movidos pela percepção deste panorama, professores da área de
 Telecomunicações propuseram a criação de um mestrado em Engenharia
 de Telecomunicações. Este projeto, com o notável apoio da instituição e
 de seus dirigentes, teve seu defensor mais ferrenho o professor José Wally
 Mendonça Menezes, que não mediu esforços para conseguir espaço físico,
 laboratórios, encaminhamento junto aos órgãos oficiais, e preparação
 de conteúdos programáticos, levando-o a exercer uma gestão informal
 deste grupo de professores. Amparado no paradigma da economia do
 conhecimento, o programa de pós-graduação apresentou em 2015 a
 sua primeira dissertação de mestrado. Atualmente (2024) o Programa
 contabiliza mais de 100 dissertações defendidas. Essas atividades, em
bora pouco perceptíveis ao público em geral, são de inestimável valor,
 contribuindo valorosamente para elevar o patamar de qualidade da mão
 de obra especializada, e a absorção das novas tecnologias que avançam
 continuamente nas diversos setores de trabalho, exigindo capacidade
 analítica acurada e constante aperfeiçoamento. Além disso, aglutinam
 pessoas de instituições diferentes, tais como empresas de tecnologia,
 órgãos governamentais, e órgãos de fomento. Um trabalho realizado
 sob o crivo do rigor metodológico e científico, filho dileto das chamadas
 “ciências duras”. Registramos na criação do PPGET a colaboração da
 UFC, notadamente através do LOCEM, um de seus laboratórios mais
 prestigiosos e de reconhecimento internacional
Uma História dos Saberes do Ensino de Matemática nas escolas profissionais técnicas (1889-1968)
R$0,00Livro UMA HISTÓRIA DOS SABERES DO ENSINO DE MATEMÁTICA nas Escolas Profissionais Técnicas (1889-1968) é resultado de estudos realiza- dos por membros do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, GHEMAT-SC. Este grupo é certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e associado ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT. Possui como líderes o professor Dr. David António da Costa e a professora Dra. lara Zimmer que interagem diretamente com o Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática – GHEMAT-Brasil.
Diferentemente de um grande volume de documentação histórica relacionado ao ensino regular, os documentos das escolas pro- fissionais encontram-se ainda mais esparsos dada sua estruturação política – quase sempre relacionada aos estados da federação, e em razão dos objetivos que presidiram a constituição destas instituições, na sua maioria voltada para alunos das classes menos favorecidas, os desvalidos da sorte e da fortuna, isto é, para a classe trabalhadora. Historicamente estas escolas foram criadas para a preparação de mão de obra para um país cuja principal economia estava no campo e se descortinava para uma industrialização nos grandes centros urbanos no início do século XX. p
Com a participação de doutorandos e egressos do PPGECT, este livro se apresenta como uma leitura inicial – uma porta de entrada para pesquisadores interessados na história da educação matemática voltada para as instituições de ensino profissional.
Uma viagem arretada para uma tá de relatividade
R$0,00Unidade de ensino potencialmente signi cativa sobre o conceito de movimento: da Mecânica Clássica à Teoria da Relatividade Restrita
R$0,00Cara professora, caro professor,
Este produto é um manual sobre o ensino do conceito de
Movimento, no Ensino Médio, o qual foi objeto de uma pesquisa de
Mestrado em Ensino de Física, obtendo excelentes evidências de
aprendizagem com significado e crítica. Aqui, trabalha-se aspectos da
Cinemática da Física Clássica à aspectos iniciais da Cinemática
Relativística, com foco total nos conceitos, sem uma abordagem
matematizada. Conceitos estes indispensáveis para o entendimento de
um dos aspectos de modificação de novos conceitos para transição
entre a Mecânica Clássica para a Física Moderna; tratada, neste
proposito, como teoria da relatividade restrita.
Dentre os conteúdos abordados, estão: Referencial Inercial,
Princípio da Relatividade, Velocidade, Velocidade Relativa,
Trajetória, Inércia e Espaço Relativo. Pelos temas abordados, estas
aulas foram planejadas para serem implementadas na 1ª série do
Ensino Médio.
As aulas são distribuídas em 8 Encontros de 100 minutos
cada. Utiliza-se um Experimento com a plataforma Arduíno,
simulações, vídeos e atividades impressas.
A intenção aqui é de introduzir conteúdos da Física Moderna,
uma vez que costumam ser deixados de lado no Ensino Médio. Isso
deixa a sala de aula desconectada do mundo atual.
Além disso, utiliza-se estratégias para sair do ensino
tradicional, o qual tem como resultado aprendizagens mecânicas, ou
seja, aprendizagens que são meras reproduções, que ficam na cabeça
do aluno apenas para avaliação, que não significa nada para a
concepção do/a estudante sobre o mundo ou sua vida cotidiana.
Ao contrário da aprendizagem mecânica, busca-se aqui a
aprendizagem com significado, que faça sentido para o/a estudante,
chamada aprendizagem significativa (MOREIRA, 2019). Além disso,
busca-se contribuir para uma visão crítica dos estudantes, que os
prepare para lidar com a sociedade atual.