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Demonstrações em ciências – Explorando os fenômenos da pressão do ar e dos líquidos através de experimentos simples
R$38,00Física através de experiências simples – Esse livro consta de uma série de experimentos sobre fenômenos da pressão do ar e dos líquidos, utilizando material caseiro e produtos muito fáceis de serem encontrados. As demonstrações permitem uma participação coletiva e mostra-se uma importante ferramenta para despertar o interesse dos estudantes pelos fenômenos exibidos e pelos desafios em conhecer os respectivos “porquês”.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Formação de Professores
R$77,00Esta obra, elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, reúne uma coletânea de textos em dois volumes dedicados, respectivamente, à formação de professores e às práticas de ensino. O adjetivo inclusiva qualifica a prática educativa que inclui todo e qualquer aluno, desde aquele que revela dificuldades de aprendizagem até ao sobredotado, passando pelos alunos que manifestam algum tipo de deficiência. A uma escola que materializa, estimula e alimenta essa visão da educação chamarei escola inclusiva. A colaboração entre alunos diferentes é assumida hoje como benéfica para todos. De facto, o crescimento integral de cada um constrói-se nessa diversidade. Assim, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na sala de aula regular tem sido defendida por atuais investigadores em Educação como sendo essencial para se atingirem os objetivos gerais da educação. A prática de uma educação inclusiva leva a que numa sala de aula se encontrem alunos muito diferentes em termos de ritmo e modo de aprendizagem. Esse factor traduz-se numa dificuldade acrescida para o professor que pretende atender a todos os alunos. De facto, para que a escola seja verdadeiramente inclusiva é necessário que cada aluno, em particular um aluno com necessidades educativas especiais, se sinta verdadeiramente membro da sua comunidade – turma e escola; não se pode sentir deslocado, ignorado ou a mais, em suma, excluído. A verdadeira inclusão passa por olhar a escola como espaço de aprendizagem para todos, em que cada aluno sinta que são atendidas as suas necessidades específicas. Essa postura contraria a atitude mais habitual de se privilegiar a atenção aos alunos com mais elevados desempenhos. No ambiente de competição que se foi estabelecendo entre instituições educativas, esta última torna-se instrumental para que a escola possa ela própria competir com
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Práticas
R$72,00Este livro corresponde ao segundo volume de uma obra elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Tal como o primeiro volume, assume a perspectiva de uma educação inclusiva simultaneamente como meta e critério de aferição das práticas educativas. Assim, o livro reúne um conjunto de textos elaborados por professores que participaram no projeto e que refletiram sobre as suas próprias práticas de ensino e formação. Já o primeiro volume foi dedicado à formação de professores, em contextos mais e menos formais. Comecemos por sublinhar que a educação inclusiva só é possível se o professor assumir o seu papel de acolher cada aluno, na sua diversidade, pluralidade de contextos, características e expectativas. O professor encontra-se, a partir daí, perante a tarefa difícil de fazer com que cada aluno se sinta pertença da turma, sujeito e agente de acolhimento, independentemente de quem é, das suas limitações, possibilidades e circunstâncias. Essa diversidade deve ser encarada de forma abrangente: desde o aluno que manifesta dificuldades de aprendizagem até ao aluno que revela capacidades acima das consideradas normais. Cada um tem o seu lugar e todos devem ser bem acolhidos pelo professor e pelos colegas. A escola, como espaço de construção de conhecimento e desenvolvimento de valores, assume desse modo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais tolerante, democrática e ela pró- pria inclusiva. A compreensão do outro, das suas opções e necessidades, é um elemento constitutivo da noção de tolerância e da aceitação da diferença. Para o professor o conhecimento sobre os alunos é um dos elementos essenciais para o bom desempenho no acolhimento da diversidade. Estratégias como o trabalho em grupo ou em pares na sala de aula podem ser utilizadas para estimular uma prática de ensino da matemática mais inclusiva em que diferentes a
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
DESAFIOS DO COMBATE AO RACISMO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE HISTÓRIA EM DISCUSSÃO
R$88,00DESAFIOS DO COMBATE AO RACISMO: A FORMAÇÃO DE
PROFESSORES(AS) DE HISTÓRIA EM DISCUSSÃO reúne seis
ensaios autônomos e complementares e investe numa problematização
acerca da educação para as Relações Étnico-Raciais em livros
didáticos de História e a formação de professores(as). Situa os desa os
enfrentados no combate ao racismo, desde as salas de aulas, onde esse
importante recurso tem lugar destacado. Se ocupa, ainda, dos processos
de formação de professores(as) de História, sopesando o lugar que as
questões sobre Ensino e Diversidade ocupa nos percursos de formação
inicial e Continuada.
Wilma de Nazaré Baía Coelho
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
DESCARTES E A CONSTRUÇÃO DE EQUAÇÕES
R$33,00A coleção “História da Matemática no Ensino de Matemática”
é formada por oito volumes que se configuram como
uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos
apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática
(SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História
da Matemática.
Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura
de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino
de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa
coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar
temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação
Básica ou no Ensino Superior.
Nesse volume, o autor apresenta ao leitor uma interpretação
das ideias matemáticas de Renè Descartes (1596-1650).
Inicialmente é introduzida a álgebra geométrica proposta por
este estudioso e, posteriormente, são explicitadas de modo detalhado
as resoluções, geométricas de Descartes, de equações
algébricas de graus menores do que seis
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Descobrindo o Núcleo Atômico
R$26,00Neste livro, o autor mostra de modo simples o ferramental matemático que conduz a uma melhor compreensão da descoberta do núcleo atômico. A metodologia permite obter com facilidade a celebrada fórmula de Rutherford para o espalhamento alfa e suas implicações, a qual foi, logo em seguida, comprovada experimentalmente em todos os seus detalhes numa série de experimentos subsequentes cuidadosamente conduzidos pelo física alemão Johannes Geiger (1882-1945) e o físico inglês-neozelandês Ernest Marsden(1889-1970) e por eles divulgado em 19012 no prestigioso periódico Philosophical Magazine. Prólogo, 1 Capítulo 1 – UmPouco de História, 3 Capítulo 2 – Rutherford e o Átomo Nuclear, 9 2.1 – Trajetória hiperbólica das partículas alfa, 10 2.2 – Como o ângulo de deflexão varia com o parâmetro de impacto, 11 2.3 – Do que depende a deflexão das partículas alfa, 12 2.4 – Contando partículas alfa defletidas por lâminas metálicas finíssimas, 15 2.5 – Retroespalhamento, 17 Capítulo 3 – O Átomo é um Grande Vazio!, 19 3.1 – Fração de partículas alfa defletidas em pequenos ângulos, 19 3.2 – Quão diminuto é o núcleo atômico?, 21 Capítulo 4 – Carga Elétrica do Núcleo, 23 4.1 – James Chadwick e a carga elétrica do núcleo atômico, 24 Capítulo 5 – Epílogo, 29 Referências Bibliográficas, 31 Apêndice A – Jean Perrin, o Número de Avogadro e as Dimensões Atômicas, 33 Apêndice B – Trajetória Hiperbólica da Partícula Alfa sob a Ação da Força Central de Repulsão Coulombiana pelo Núcleo Atômico, 35 Apêndice C – Ângulo Sólido, 39 Apêndice D – Tempo de Vida do Átomo Nuclear noModelo de Rutherford, 41 Apêndice E – Método Simples paraMedida de Intensidade de um Feixe Estreito de Partículas Alfa, 43 Sobre o Autor, 45
Ou 3x de R$8,67 s/ juros
Descolonizando Saberes – A Lei 10.639/2003 no Ensino de Ciências Vol. 2
R$104,00Historicamente a produção científica e, portanto, o Ensino de Ciência foi pensado a partir dos mitos criados pela colonialidade europeia, que estabeleceu padrões de civilidade, de progresso e de humanidade ao passo que construiu uma história particular, por eles, universalizada. Em meio a esse processo se deu também a “construção” de uma ciência moderna monocultural e epistemicida, que negou outras matrizes civilizatórias e defenestrou conhecimentos científicos-tecnológicos milenares de povos africanos, os primeiros a habitarem o mundo. Nesse sentido, essa obra tem o intuito de pensar as ciências e, portanto, o seu ensino a partir de outras narrativas que resgatem os saberes ancestrais africanos e afro-diaspóricos. Deste modo, apresentamos proposições didáticas para o ensino das ciências a partir da luta histórica do povo negro no Brasil e por meio do marco legal da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica nos níveis fundamental e médio, o que perpassa pela pela sua obrigatoriedade também na formação inicial e continuada de professoras e professores. Se você busca uma leitura voltada para a proposição de uma educação científica decolonial e antirracista, esta é a obra do seu interesse.
Ou 3x de R$34,67 s/ juros
Descolonizando Saberes A Lei 10.639/2003 no ensino de ciências
R$66,00Historicamente a produção científica e, portanto, o Ensino de Ciências foi pensado a partir dos mitos criados pela colonialidade europeia, que estabeleceu padrões de civilidade, de progresso e de humanidade ao passo que construiu uma história particular, por eles, universalizada. Em meio a esse processo se deu também a ” construção ” de uma ciência moderna monocultural e epistemicida, que negou outras matrizes civilizatórias e defenestrou conhecimentos científico-tecnológicos milenares de povos ancestrais, como por exemplo, os povos africanos, os primeiros a habitarem o mundo. Nesse sentido, essa obra tem o intuito de pensar as ciências e, portanto, o seu ensino a partir de outras narrativas que resgatem os saberes ancestrais africanos e afro-diaspóricos. Deste modo, apresentamos proposições didáticas para o ensino das ciências a partir da luta histórica do povo negro no Brasil e por meio do marco legal da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica nos níveis fundamental e médio, o que perpassa pela obrigatoriedade também na formação inicial e continuada de professoras e professores. Se você busca uma leitura voltada para a proposição de uma educação científica decolonial e antirracista, esta é a obra do seu interesse.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Descortinando e desconstruindo olhares e leituras sobre Walter Benjamim
R$104,00Este livro intitulado Descortinando e desconstruindo olhares e leituras sobre Walter Benjamin, organizando pelas professoras Luzia Batista de Oliveira Silva e Carol Manzoli Palma é fruto de uma experiência em sala de aula com discentes do mestrado e doutorado em educação, num Programa de Pós-graduação. Os primeiros passos na trilha do autor foram permeados de diálogos, conversas, levantamento de referências, momentos para tentar sanar dúvidas, de enfrentar questionamentos, no que tange à filosofia de Walter Benjamin para a formação em educação. Entretanto, em que pese a indiscutível importância da sua obra referente à educação e os elementos conflituosos que surgem diante do inusitado, constata-se que a obra do filósofo judeu-alemão ainda é pouco divulgada, discutida ou trabalhada nos cursos de formação em educação, no Brasil. Por isso, acredito que ainda há muito para ser feito, dado que ler a obra desse filósofo significa abrir visões de mundo e estender o olhar para muito além dos muros da universidade nos provocando e nos impondo, como exigência intelectual e acadêmica, examinar o presente. Trata-se, em última análise, do reconhecimento pela grande contribuição do autor, seu legado para esta esta e para as futuras gerações. Os textos sobre a filosofia da educação vão sendo produzidos, numa convergência livre e responsável, com a área de formação e com atuação do discente pesquisador; pesquisas que atestam, se assim posso dizer, compreensão, respeito, identificação e empatia pela obra do filósofo. Luzia Batista de Oliveira Silva
Ou 3x de R$34,67 s/ juros
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E E MEIO AMBIENTE NO CAMPO E NA CIDADE
R$88,00Neste livro reunimos uma coletânea de textos produzidos por professores e pesquisadores de diferentes instituições universitárias do Brasil e da Universidade de Barcelona na Espanha. O livro trata de forma mais específica de temáticas relacionadas ao o desenvolvimento territorial sustentável, políticas públicas e meio ambiente, entre outros temas correlatos. Nessa direção, a obra é articulada em três frentes: a primeira centrada na dinâmica do desenvolvimento territorial sustentável, de forma particular apresenta experiências desenvolvidas nos Territórios da Cidadania do estado do Rio Grande do Norte; a segunda que trata de políticas públicas de produção e de aquisição de alimentos, apresentando pesquisas desenvolvidas na região Nordeste do Brasil, na Espanha e no Peru; além destas há a terceira frente que, apresenta temas que se desdobram, com experiências na área de meio ambiente e patrimônio arqueológico, e com possibilidades de leituras independentes. As políticas públicas voltadas para o desenvolvimento territorial no Brasil, como são observados nos dias atuais foram concebidas e implementadas, pioneiramente, no período de 2000 a 2014, época que pode ser considerada como marco, no tocante a implementação de políticas públicas voltadas para a (re)estruturação sócio produtiva, incidindo sobre as diferentes realidades territoriais brasileiras, com vista a promover o desenvolvimento, no âmbito local. Nesse período, o Brasil acompanhou uma tendência mundial, focando em metas propostas pelas Organização das Nações Unidas, ou seja, os Objetivos do Milênio. Essa Agenda Global, direcionou a formulação de políticas sociais, ambientais e de desenvolvimento econômico no Brasil, tendo como meta principal o combate à fome e a busca da superação das condições estruturais que mantêm as situações de miséria e fome no país. O debate teórico presente sobre as articulações entre o desenvolvimento, o território, e as políticas públicas instituídas na
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Detecção dos Campos Magnéticos pelos Seres Vivos
R$38,00Sumário: Capítulo 1 – Introdução, 1 1.1 – A biologia e o magnetismo, 1 1.2 – Magnetismo nos seres vivos, 3 Referências, 5 Capítulo 2 – O Campo Geomagnético, 7 2.1 – O que é o campo magnético?, 7 2.2 – Sistemas de unidades, 10 2.3 – Um pouco de história no conhecimento do campo geomagnético, 12 2.4 – O vetor do campo geomagnético, 15 2.5 – Mapas do campo geomagnético (IGRF), 16 2.6 – Variações temporais: lentas e rápidas, 19 2.7 – Inversões de polaridade, 21 2.8 – Magnetismo interplanetário, 22 2.9 – O campo geomagnético e a vida na Terra, 23 Referências, 25 Capítulo 3 – Bactérias Magnetotáticas, 27 3.1 – Introdução, 27 3.2 – Magnetossoma, 29 3.3 – Magnetotaxia, 35 3.4 – Coleta de bactérias magnéticas e seu estudo, 37 3.5 – Candidatus Magnetoglobus multicellularis, 39 3.6 – Além das bactérias….., 41 3.7 – Magnetotaxia fora dos microorganismos, 42 Referências, 43 Capítulo 4 – Magnetorecepção, 45 4.1 – Alguns comportamentos migratórios, 45 4.2 – Orientação espacial dos seres vivos: pistas de orientação, 49 4.3 – Pistas magnéticas, 55 4.4 – Tipos de orientação magnética, 56 4.5 – Exemplos de orientação magnética, 57 4.6 – Modelos Teóricos, 71 4.7 – Perspectivas, 77 Referências, 78 Capítulo 5 – Conclusões, 81 Referências, 84 Apêndice A – A Teoria do Potencial, 87 Apêndice B – Modelos Sobre a Origem do Campo Geomagnético, 91
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Devi Gita: O diálogo da deusa com o rei da montanha
R$72,00Este livro de Flávia Bianchini nos apresenta a tradução comentada de uma parte de outra obra indiana, menos conhecida. Trata-se da Devi Gita – a canção da Deusa. A palavra sânscrita feminina gita significa canção ou cântico. Na tradição indiana, essa palavra é utilizada especialmente para descrever as obras que apresentam doutrinas filosóficas, espirituais ou religiosas que são expostas por um sábio ou por um ser divino, sob a forma de poema métrico, que pode ser recitado ou cantado. A mais popular das gitas é a Bhagavad Gita, na qual K???a, um avatara de Vi??u, instrui o guerreiro Arjuna sobre questões espirituais. Como a maioria das pessoas só conhece esse exemplo de gita, costuma-se fazer referência a ela como sendo “a gita”, quando na verdade é “uma gita”. Na Introdução do presente livro, a autora esclarece detalhadamente esse ponto.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros