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A Educação na perspectiva do marxismo e da Escola de Frankfurt: teoria crítica e humanismo
R$94,00Coletânea organizada por Luzia Batista de Oliveira Silva, Anna Maria Lunardi Padilha e Nildo Viana, traz um conjunto de capítulos que efetuam, sob diferentes aspectos, uma avaliação sobre o processo histórico, o modo como o Estado vem conduzindo os interesses das classes dominantes e os resultados das conquistas sociais obtidas nesse percurso. Ao debaterem questões relacionadas à arte, direito, trabalho, linguagem, memória, temporalidades, narrativas, o caráter da universidade, formação omnilateral, história e cultura, os autores imprimem um viés interdisciplinar na medida em que fazem emergir os problemas que permeiam a formação dos indivíduos, direitos sociais, reflexões teóricas sobre as condições de existência.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COM UM ANTIGO INSTRUMENTO MATEMÁTICO NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO – Vol. 2
R$28,00A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Neste livro os autores discorrem sobre instrumentos matemáticos, especificamente o Báculo de Petrus Ramus, e apresentam atividades potencialmente didáticas e/ou pedagógicas que emergem do processo de construção e uso desse instrumento na interface entre história e ensino de matemática, tendo em vista que a História da Matemática pode contribuir para o processo de (re)significação de conceitos matemáticos, promover diálogos entre diferentes concepções de conhecimento e revelar questões de ordem epistemológica e matemática.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
A Elaboração de narrativas em aulas de Física: a aprendizagem em Ciências como Manifestação Cultural
R$50,00Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores, O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais, Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe de segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo cientifico como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis , como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetivos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos , Há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafio do século XXI, se deslocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciências.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
A Epistemologia de uma Viagem
R$66,00Alexandre Rodrigues Ferreira, nascido na Bahia e formado pela Universidade de Coimbra, chefiou uma das mais importantes viagens pela Amazônia no século XVIII. Naturalista da primeira geração formada após a reforma da universidade, em 1772, ele percorreu mais de 39 mil quilômetros, atravessando os sertões do Pará, Rio Negro e Mato Grosso, naquela que ficou conhecida como a Viagem Filosófica às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. Iniciada em 1783, a viagem durou nove anos e resultou em um conjunto de textos e imagens. Em “A Epistemologia de uma Viagem”, os escritos produzidos pelo naturalista são analisados de modo a desvendar as matrizes teóricas que informaram a produção de conhecimento realizada sobre o Vale Amazônico – sua paisagem natural e humana.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
A Escola Pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios
R$97,00Este livro foi produzido a partir do I Seminário Internacional da Educação. realizado em 2019 na Faculdade de Educação da USP. Tínhamos como objetivo central, naquela oportunidade, pensar a política e a educação nos tempos que correm e refletir sobre o lugar social da escola pública no momento presente. Com finalidade ampliar e difundir os importantes debates promovidos no evento, o livro que se encontra em suas mãos traz um conjunto de textos que compõem um rico painel de reflexões sobre a escola de nosso tempo: a igualdade de oportunidades na escola pública: o universalismo da escola republicana: pluralidade cultural e a necessidade da inclusão social: a avaliação do rendimento escolar, em suas várias dimensões: o lugar social da formação de professores: o futuro dos direitos humanos, especificamente do direito à educação. Trata-se de pensar sobre os projetos de educação para todos, com todas as conquistas e contradições ainda presentes nos dias atuais, quando continuam em pauta os desafios para se efetivar uma escola que seja, de fato, democrática. Procuramos aqui retratar um pouco o estado atual das pesquisas em educação no Brasil. Vivemos tempos sombrios, em que os projetos e prospectos de uma educação progressista parecem estar obnubilados,. Cabe resgatar a lembrança e a esperança de trajetos, histórias e narrativas que desenharam um mundo pedagógicos mais justo, mais fraterno e mais bem distribuído. Que o futuro que se avizinha possa receber este volume como um legado de esperança em tempos melhores.
Ou 3x de R$32,33 s/ juros
A Física dos Explosivos Nucleares
R$121,00Este livro trata de temas essenciais à compreensão da física dos explosivos nucleares. Elaborado com base em atividade científica estritamente acadêmica, destina-se aos que desejam conhecer mais profundamente a teoria e processos físicos envolvidos nas explosões nucleares.
Girão Barroso graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sendo mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME)1 . Exerceu o cargo de pesquisador titular do Centro Tecnológico do Exército (CTEx)1 . Atualmente é pesquisador e professor do programa de mestrado em Engenharia Nuclear do IME2 .
Conhecido por ter desvendado em sua tese de doutorado os segredos da bomba termonuclear3 4 . Girão Barroso desenvolveu, em sua tese, um modelo matemático para simulação computacional de um moderno e compacto explosivo termonuclear, com resultados, inclusive, coincidentes com os dados da ogiva W87, um dos artefatos mais modernos do arsenal nuclear estadunidense. Por causa disso, foi citado nos telegramas diplomáticos vazados pelo Wikileaks, primeiramente por suspeitas do governo estadunidense de espionagem, e também pela suspeita por parte dos EUA de um programa nuclear secreto supostamente contrariando o Tratado de Não-Proliferação Nuclear. 5 . Baseado nesta desconfiança os EUA pressionaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a exigir explicações do governo brasileiro, e chegando a propor o recolhimento do livro “A Física dos Explosivos Nucleares”, que trata em nível teórico e acadêmico dos temas mais importantes relacionados à física dos explosivos nucleares.3 5 Esta exigência foi considerada pelas autoridades militares brasileiras como “intromissão indevida da AIEA em atividades acadêmicas de uma instituição subordinada ao Exército Brasileiro”.5
Ou 3x de R$40,33 s/ juros
A Física e a música do quarteto de cordas: 2 violinos, 1 viola e 1 violoncelo
R$50,00O Quarteto de Cordas, formação musical sofisticada e de custos bem modestos para patrocinadores, deveria existir em todas as universidades públicas e privadas. Com o Quarteto de Cordas pode-se abordar praticamente qualquer tipo de música. Ouvi-lo é sempre uma grande aula de: Matemática, Física, História da Humanidade, Acústica Geral e Acústica Musical. Nós do LACUSTAMM (Lab. Acústica Ambiental e Musical/UERJ) temos um Quarteto de Cordas. Percebemos nos alunos inteligentes uma fascinação pelo violino e violoncelo,mas não podemos esquecer da beleza timbrística da viola, que às vezes fica em segundo plano, por causa da leitura em clave de dó. Mozart tocava viola num quarteto de cordas, Beethoven também tocava. É um instrumento ainda pouco explorado. Não era à toa que o físico Einstein tocava violino e lia filosofia intensamente e o filósofo Poincaré, com suas múltiplas dimensões, influenciou a sua Teoria da Relatividade. Helmholtz, médico fisiologista, filósofo e físico, também tocava violino. Grandes homens são sempre interdisciplinares e multidisciplinares. Finalizando, o Quarteto de Cordas é uma boa ideia, Senhores Reitores! É na universidade que são produzidos os talentos, que vão alavancar a economia e a cultura dos povos. A criatividade deve ser privilegiada em primeiro lugar.Maestro Luiz Roberto Perez e Profa. Dra. Maria Lúcia Grillo (afisicanamusica@gmail.com)
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
A Física na Cozinha
R$33,00O que os eletrodomésticos podem nos ensinar? As donas de Casa fazem ciência em suas cozinhas? Este livro é o resultado do trabalho do professor Alencar em um projeto de levar conhecimento científico para o Clube de Mães da cidade de Chapecó, SC, desvendando mitos e mostrando quanto conhecimento de ciência elas já realizavam nas suas tarefas do cotidiano. O livro também pode auxiliar no conhecimento científico das Ciências da Natureza a estudantes do Ensino Básico e a professores das unidades curriculares de física, química e biologia.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e o Desenvolvimento de Aplicativos sob uma perspectiva inclusiva
R$0,00Nos últimos anos, pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa ForProfMat-Professor de Matemática formação, profissão, saberes e trabalho docente demonstram que a inclusão e a equidade se revelaram tópicos importantes nas discussões que fazemos na Educação Matemática Pesquisas também apontam a potencialidade de utilização de recurses digitais mas aulas de matemática, bem como a necessidade que ainda se mostra no território brasileiro de tais recursos atenderem as necessidades e diferenças que se destacam no campo da educação inclusiva. Este livro complementa os estudos que tomam a álgebra como foco de pesquisa, mas dentro do contexto da educação inclusiva. Assim, com o objetivo de refletir sobre a formação de professores que aborda o desenvolvimento do pensamento algébrico no campo da educação inclusiva, e utilizando atividades propostas em aplicativos para dispositivos móveis, esta obra vem no sentido de discutir a formação de professores que ensinam matemática com o uso de recursos e estratégias que viabilizam o desenvolvimento de habilidades matemáticas na perspectiva inclusiva, bem como analisar o possível uso desses recursos em sala de aula.
O livro apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou desenvolver um conjunto de atividades envolvendo os objetos de conhecimento da unidade temática de
Álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a utilização de aplicativos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa ForProfMat. Através de três projetos de formação continuada de professores, com participação das cinco regiões do Brasil, desenvolvidos entre 2020 e 2021, este livro apresenta uma discussão sobre o ensino de matemática com a perspectiva inclusiva, focando principalmente na inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial O trabalho desenvolvido na realização desses três projetos resultou em reflexões sobre a compreensão e a emergência do desenvolvimento do pensamento algébrico no âmbito da diversidade humana, as dificuldades que os estudantes enfrentam ao se engajarem na prática das atividades e as maneiras possíveis de superar essas dificuldades
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e o Desenvolvimento de Aplicativos sob uma perspectiva inclusiva
R$66,00Nos últimos anos, pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa ForProfMat-Professor de Matemática formação, profissão, saberes e trabalho docente demonstram que a inclusão e a equidade se revelaram tópicos importantes nas discussões que fazemos na Educação Matemática Pesquisas também apontam a potencialidade de utilização de recurses digitais mas aulas de matemática, bem como a necessidade que ainda se mostra no território brasileiro de tais recursos atenderem as necessidades e diferenças que se destacam no campo da educação inclusiva. Este livro complementa os estudos que tomam a álgebra como foco de pesquisa, mas dentro do contexto da educação inclusiva. Assim, com o objetivo de refletir sobre a formação de professores que aborda o desenvolvimento do pensamento algébrico no campo da educação inclusiva, e utilizando atividades propostas em aplicativos para dispositivos móveis, esta obra vem no sentido de discutir a formação de professores que ensinam matemática com o uso de recursos e estratégias que viabilizam o desenvolvimento de habilidades matemáticas na perspectiva inclusiva, bem como analisar o possível uso desses recursos em sala de aula.
O livro apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou desenvolver um conjunto de atividades envolvendo os objetos de conhecimento da unidade temática de
Álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a utilização de aplicativos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa ForProfMat. Através de três projetos de formação continuada de professores, com participação das cinco regiões do Brasil, desenvolvidos entre 2020 e 2021, este livro apresenta uma discussão sobre o ensino de matemática com a perspectiva inclusiva, focando principalmente na inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial O trabalho desenvolvido na realização desses três projetos resultou em reflexões sobre a compreensão e a emergência do desenvolvimento do pensamento algébrico no âmbito da diversidade humana, as dificuldades que os estudantes enfrentam ao se engajarem na prática das atividades e as maneiras possíveis de superar essas dificuldades.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
A Geometria de René Descartes
R$44,00O estudo de obras clássicas, apesar do enorme esforço necessário para sua compreensão, é extremamente valioso, não somente pelos conhecimentos revelados pelo autor, mas principalmente pela oportunidade de se observar o processo de criação de ideias e a derrocada de ideias anquilosadas. A Geometria, obra de René Descartes, escrita em 1637, com toda justeza pertence a esse conjunto de obras clássicas. Descartes, ao contrário de Euclides, concebe que os segmentos de reta podem ser operados com as regras da Aritmética, incluindo a extração de raízes. Desta forma, a união da Álgebra com a Geometria cria as bases da Geometria Analítica e inicia um processo que continua até hoje produzindo novas disciplinas como, por exemplo, a Álgebra Geométrica.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
A Geometria de René Descartes
R$60,00O estudo de obras clássicas, apesar do enorme esforço necessário para sua compreensão, é extremamente valioso, não somente pelos conhecimentos revelados pelo autor, mas principalmente pela oportunidade de se observar o processo de criação de ideias e a derrocada de ideias anquilosadas. A Geometria, obra de René Descartes, escrita em 1637, com toda justeza pertence a esse conjunto de obras clássicas. Descartes, ao contrário de Euclides, concebe que os segmentos de reta podem ser operados com as regras da Aritmética, incluindo a extração de raízes. Desta forma, a união da Álgebra com a Geometria cria as bases da Geometria Analítica e inicia um processo que continua até hoje produzindo novas disciplinas como, por exemplo, a Álgebra Geométrica.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros