A Escola Pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios

Este livro foi produzido a partir do I Seminário Internacional da Educação. realizado em 2019 na Faculdade de Educação da USP. Tínhamos como objetivo central, naquela oportunidade, pensar a política e a educação nos tempos que correm e refletir sobre o lugar social da escola pública no momento presente. Com finalidade ampliar e difundir os importantes debates promovidos no evento, o livro que se encontra em suas mãos traz um conjunto de textos que compõem um rico painel de reflexões sobre a escola de nosso tempo: a igualdade de oportunidades na escola pública: o universalismo da escola republicana: pluralidade cultural e a necessidade da inclusão social: a avaliação do rendimento escolar, em suas várias dimensões: o lugar social da formação de professores: o futuro dos direitos humanos, especificamente do direito à educação. Trata-se de pensar sobre os projetos de educação para todos, com todas as conquistas e contradições ainda presentes nos dias atuais, quando continuam em pauta os desafios para se efetivar uma escola que seja, de fato, democrática. Procuramos aqui retratar um pouco o estado atual das pesquisas em educação no Brasil. Vivemos tempos sombrios, em que os projetos e prospectos de uma educação progressista parecem estar obnubilados,. Cabe resgatar a lembrança e a esperança de trajetos, histórias e narrativas que desenharam um mundo pedagógicos mais justo, mais fraterno e mais bem distribuído. Que o futuro que se avizinha possa receber este volume como um legado de esperança em tempos melhores.

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Este livro foi produzido a partir do I Seminário Internacional da Educação. realizado em 2019 na Faculdade de Educação da USP. Tínhamos como objetivo central, naquela oportunidade, pensar a política e a educação nos tempos que correm e refletir sobre o lugar social da escola pública no momento presente. Com finalidade ampliar e difundir os importantes debates promovidos no evento, o livro que se encontra em suas mãos traz um conjunto de textos que compõem um rico painel de reflexões sobre a escola de nosso tempo: a igualdade de oportunidades na escola pública: o universalismo da escola republicana: pluralidade cultural e a necessidade da inclusão social: a avaliação do rendimento escolar, em suas várias dimensões: o lugar social da formação de professores: o futuro dos direitos humanos, especificamente do direito à educação. Trata-se de pensar sobre os projetos de educação para todos, com todas as conquistas e contradições ainda presentes nos dias atuais, quando continuam em pauta os desafios para se efetivar uma escola que seja, de fato, democrática. Procuramos aqui retratar um pouco o estado atual das pesquisas em educação no Brasil. Vivemos tempos sombrios, em que os projetos e prospectos de uma educação progressista parecem estar obnubilados,. Cabe resgatar a lembrança e a esperança de trajetos, histórias e narrativas que desenharam um mundo pedagógicos mais justo, mais fraterno e mais bem distribuído. Que o futuro que se avizinha possa receber este volume como um legado de esperança em tempos melhores.

Informações

Peso 568 g
Dimensões 1,9 × 16 × 23 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2020

Edição

Categoria

EDUCAÇÃO

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura