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100 anos de Beatriz Alvarenga
R$55,00ESTE livro é fruto da vontade dos componentes da comissão de organização do XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física do Núcleo
de Referência UERJ-UFF de render uma homenagem a professora
Beatriz Alvarenga Alvares. E para isso nós convidamos os
autores que você lerá nesses vários depoimentos.
Ele é composto de depoimentos, de lembranças e experiências
que cada um dos autores viveu junto com Beatriz. Essas pessoas que passaram pelas “mãos de Beatriz” tiveram sua forma de olhar o mundo e a física modificados para sempre. Beatriz entrou em suas almas e deixou ali registrada sua marca.
Beatriz não tem Lattes nem Orcid, não tem cem artigos publicados,
não é e nunca foi YouTuber…, mas ela foi influenciadora antes desta
“profissão” entrar em moda.
Beatriz escreveu com Antônio Máximo uma coleção, em quatro
volumes de um livro didático, cuja primeira edição de 1968 foi publicada pelo Centro de Ciências de Minas Gerais e logo em 1972 já se tornaram bem conhecidos e em 1997 saiu como volume único, pela editora Scipione, com mudanças expressivas de apresentação de conteúdo, logo depois passou a ser editado pela Editora Harbra e permaneceu sendo reeditado até 2010. E com ele modificou o ensino de física para muitos estudantes.
Nos vários depoimentos aqui escritos muitos relatam a importância
que os livros da Beatriz tiveram em suas vidas, tanto como alunos
quanto como professores.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
20 Episódios da História da Matemática: Dos primeiros artefatos à invenção do Cálculo
R$44,00A história da matemática é fascinante em muitos aspectos. Desde a antiguidade, estudos sobre as origens e o desenvolvimento de ideias e conceitos matemáticos têm sido produzidos e publicados em livros e revistas sob os mais diversos pontos de vista, em um movimento de interpretação de fatos e documentos que se renova constantemente. Este livro é uma introdução rápida, informativa e absolutamente despretensiosa e esse universo rico e multifacetado para aqueles que estão tendo um primeiríssimo contato com essa disciplina. Além de 20 textos breves sobre alguns dos mais significativos episódios da história da matemática, oferecemos aqui cerca de 60 questões para discussão aprofundada e pesquisas futuras, com base em traduções de fontes primárias feitas pelo próprio autor.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Axiomática de conjuntos breve passeio informal
R$44,00Axiomática de Conjuntos, Breve Passeio Informal é um texto bastante conciso com duas partes: 1) antecedentes históricos, paradoxos e método axiomático, 2) axiomas de Zermelo-Fraenkel, teoremas básicos e números naturais. A parte 2 (mais matemática) pode ser lida antes da parte 1 (mais ‘textual’). Se destina a estudantes de licenciatura em matemática, física e áreas afins e a leitores iniciantes que sabem o que é conjunto vazio, conjunto união e interseção, conjunto das partes, produto cartesiano entre outras coisas da abordagem intuitiva mas ainda não sabem ‘de onde vem’ a existência de tais conjuntos, como os paradoxos podem ser contornados e que conjuntos podem ser formados como tais. Há exemplos e exercícios ao longo do texto para proporcionar uma leitura fluente e contínua. Ao final, há um apêndice sobre o lema de Zorn, o teorema da boa ordenação e o teorema da existência de bases de espaços vetoriais.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Física em computadores
R$44,00Este livro é o 12º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). O presente texto apresenta uma série de exemplos tratados no contexto da Física Computacional. São apresentados num crescendo de complexidade, de forma que estudantes de graduação de qualquer área técnica (não apenas Física) serão capazes de compreender todo o texto. Embora aplicados diretamente a exemplos concretos, os métodos são completamente gerais. Desta forma, o leitor poderá aplicá-los a seus próprios empreendimentos científicos. Primeiro, a vertente tradicional da solução numérica de equações matemáticas é apresentada. Gradativamente, a vertente mais moderna da simulação de modelos de agentes é introduzida, onde temas como caos, fractais e dinâmica complexa se inserem.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Goles de História da Cerveja
R$44,00Ainda durante o curso de sommelier percebi que, diante de todas as outras áreas que compõem o universo cervejeiro (como a produção, a harmonização, o serviço ou a tão amada análise sensorial), a história da cerveja ocupa, na maior parte do tempo, um discreto papel secundário. Essa menor atenção concedida ao tema se expressava, por exemplo, na baixa qualidade das informações que eu encontrava em livros e sites a respeito do assunto. Em primeiro lugar, era uma história da cerveja composta, na sua maior parte, pela repetição de afirmações, interpretações e tópicos que vem sendo reproduzidos acriticamente há muito tempo em livros, vídeos e sites. Repetições de afirmações como a de que “se bebia mais cerveja na Idade Média do que se bebe hoje porque a água não era potável” ou de que “a Lei Seca moldou o paladar dos norte-americanos, abrindo caminho para a disseminação da American Lager”. Que, pela sua ampla reprodução acabaram se transformando em verdades inquestionáveis. Quando, na verdade, muito pelo contrário, são afirmações que não encontram qualquer suporte documental Foi a minha insatisfação com a forma como era escrita a História da cerveja que me levou a produzir conteúdo sobre o tema, unindo formação de historiador à de sommelier de cervejas.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Natureza da ciência e do saber fazer da comunidade contextualizada por narrativas híbridas
R$38,00A elaboração da coleção “Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências” está inserida em um cenário de política educacional nacional que valoriza a formação de professores a partir de valores sociais pertinentes aos Direitos Humanos. Esse entendimento se fortaleceu no Brasil como política de Estado a partir da Constituição de 1988 e, posteriormente, a partir da construção dos Programas Nacionais de Direitos Humanos – PNDH (BRASIL, 2003) e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH (BRASIL, 2006), nos quais a Educação em Direitos Humanos é compreendida como um processo que articula três dimensões: a) conhecimentos e habilidades: compreender os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivar o exercício de habilidades na vida cotidiana; b) valores, atitudes e comporta mentos: desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos; c) ações: desencadear atividades para a pro moção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos. Em 2012, o Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Nacionais para a Edu cação em Direitos Humanos(BRASIL, 2012), reforçando em seu artigo 4º que a Educação em Direitos Humanos possui como base a afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade e a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, cultural e político. Por fim, destacamos que em 2015, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos profissionais do Magistério da Educação Básica (BRASIL, 2015) reafirmaram o compromisso dos professores da Educação Básica e Superior com a Educação em Direitos Humanos, considerando-a como uma “necessidade estratégica na formação dos profissionais do magistério e na ação educativa em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos”. Tendo em vista esse cenário, imaginamos que a criação desta coleção possa proporcionar aos investigadores(as) da área de Educação em Ciências a publicação de suas pesquisas e indagações fomentando diálogos a partir das seguintes questões: 1. Educação em Direitos Humanos na formação e na prática de professo res de Ciências; 2. Questões étnico-raciais na formação e na prática de professores de Ciências; 3. Sexualidades na formação e na prática de professores de Ciências; 4. Saberes tradicionais e científicos na formação e na prática de professores de Ciências; 5. Questões de Gênero na formação e na prática de professores de Ciências; 6. Cultura e Território na formação e na prática de professores de Ciências; 7. Estudos decoloniais na formação e na prática de professores de Ciências. Aguardamos suas contribuições e vamos juntos construir uma Educação em Ciências mais humanizada. Feita por pessoas e para as pessoas – todas elas.
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
O Cálculo diferencial e integral de Newton e Leibniz
R$38,00Sir. Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716), ambos contemporâneos da última metade do século XVII foram protagonistas de umas das invenções mais importantes da Matemática no século seguinte: o Cálculo Diferencial e Integral. Independentemente um do outro desenvolveram conceitos gerais, para Newton a fluxão e fluente, para Leibniz a diferencial e integral – que foram relacionados com os dois problemas básicos do cálculo, extrema e área. Eles desenvolveram notações e algoritmos, que permitiu o uso fácil desses conceitos, além de entender e aplicar a relação inversa dos dois conceitos, usando-os na solução de muitos problemas difíceis e previamente insolúveis. A proposta apresentada a seguir é de, sob o ponto de vista da História da Matemática, expor a nossa versão de uma das biografias destes dois matemáticos, seguidas de uma discussão de seus trabalhos no tocante a invenção e desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral de Newton e Leibniz, mesclada por atividades que levem o leitor a uma reflexão acerca do assunto. Desejamos assim, contribuir para que graduandos, professores de Matemática e demais interessados possam discutir, aprender e refletir ainda mais sobre este tema da História da Matemática.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Semiótica Aplicada à Educação Científica: Signos de tipo indicações circunstanciais emitidos pelo professor em atividade discursiva
R$44,00O livro expõe uma proposta de transposição didática de estudos em semiótica para o ensino das ciência, com aplicações práticas para a sala de aula. O referencial semiótico abordado perpassa por conceitos de diferentes autores e referências, mas o trabalho vem norteado pela releitura de conceitos da teoria da comunicação de Luís Jorge Prieto. A obra tem como objeto o aprimoramento da construção dos conhecimentos científicos dos aprendizes na sala de aula, mediante ações discursivas guiadas pelo professor. O conceito central que se destaca no trato do processo discursivo é o de “indicação circunstancial”, um neologismo retirado de Prieto. Esse elemento sígnico, que o professor pode vir a se basear para orientar atividades discursivas, tem como objetivo mediar a interlocução dialógica com os estudantes, para superar incompreensões do que está sendo ensinado por meio de estimulação da reflexão autônoma. Como princípio educacional, a proposta considera fundamental tornar os aprendizes participantes ativos na constrição dos conhecimentos ensinados. A leitura da teoria é contrastada com exemplos que auxiliam não só na compreensão da ideias, mas servem para mostrar situações ocorridas em sala de aula e que, portanto, são factíveis de serem aplicadas na escola. Ainda que os exemplos apresentado tenham a finalidade de ilutrar a proposta em uma disciplina específica, a obra é extensível para qualquer ensino de ciências. Confia-se que a leitura do livro, dirigido ao professor de educação científica, contribua para um aprimoramento profissional constante e enriquecimento da qualidade da formação dos estudantes.
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TEOREMAS GEOMÉTRICOS CURIOSOS E SUAS HISTÓRIAS – Vol. 4
R$33,00A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. O autor desperta a curiosidade do leitor ao apresentar quatro teoremas que não são tão conhecidos – da Galeria de Arte, de van Aubel, de Clifford para circunferências e do duplo-seis de Schläffi – a partir dos quais proporciona discussões a respeito das conjecturas iniciais e processos de prova, até chegar as possíveis refutações e aperfeiçoamento dos conceitos envolvidos nesses teoremas. Esses foram escolhidos sob o adjetivo de “curiosos” e por possibilitar uma dupla discussão simultânea quanto à abordagem: histórica e didática.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros