Semiótica Aplicada à Educação Científica: Signos de tipo indicações circunstanciais emitidos pelo professor em atividade discursiva

O livro expõe uma proposta de transposição didática de estudos em semiótica para o ensino das ciência, com aplicações práticas para a sala de aula. O referencial semiótico abordado perpassa por conceitos de diferentes autores e referências, mas o trabalho vem norteado pela releitura de conceitos da teoria da comunicação de Luís Jorge Prieto. A obra tem como objeto o aprimoramento da construção dos conhecimentos científicos dos aprendizes na sala de aula, mediante ações discursivas guiadas pelo professor. O conceito central que se destaca no trato do processo discursivo é o de “indicação circunstancial”, um neologismo retirado de Prieto. Esse elemento sígnico, que o professor pode vir a se basear para orientar atividades discursivas, tem como objetivo mediar a interlocução dialógica com os estudantes, para superar incompreensões do que está sendo ensinado por meio de estimulação da reflexão autônoma. Como princípio educacional, a proposta considera fundamental tornar os aprendizes participantes ativos na constrição dos conhecimentos ensinados. A leitura da teoria é contrastada com exemplos que auxiliam não só na compreensão da ideias, mas servem para mostrar situações ocorridas em sala de aula e que, portanto, são factíveis de serem aplicadas na escola. Ainda que os exemplos apresentado tenham a finalidade de ilutrar a proposta em uma disciplina específica, a obra é extensível para qualquer ensino de ciências. Confia-se que a leitura do livro, dirigido ao professor de educação científica, contribua para um aprimoramento profissional constante e enriquecimento da qualidade da formação dos estudantes.

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O livro expõe uma proposta de transposição didática de estudos em semiótica para o ensino das ciência, com aplicações práticas para a sala de aula. O referencial semiótico abordado perpassa por conceitos de diferentes autores e referências, mas o trabalho vem norteado pela releitura de conceitos da teoria da comunicação de Luís Jorge Prieto. A obra tem como objeto o aprimoramento da construção dos conhecimentos científicos dos aprendizes na sala de aula, mediante ações discursivas guiadas pelo professor. O conceito central que se destaca no trato do processo discursivo é o de “indicação circunstancial”, um neologismo retirado de Prieto. Esse elemento sígnico, que o professor pode vir a se basear para orientar atividades discursivas, tem como objetivo mediar a interlocução dialógica com os estudantes, para superar incompreensões do que está sendo ensinado por meio de estimulação da reflexão autônoma. Como princípio educacional, a proposta considera fundamental tornar os aprendizes participantes ativos na constrição dos conhecimentos ensinados. A leitura da teoria é contrastada com exemplos que auxiliam não só na compreensão da ideias, mas servem para mostrar situações ocorridas em sala de aula e que, portanto, são factíveis de serem aplicadas na escola. Ainda que os exemplos apresentado tenham a finalidade de ilutrar a proposta em uma disciplina específica, a obra é extensível para qualquer ensino de ciências. Confia-se que a leitura do livro, dirigido ao professor de educação científica, contribua para um aprimoramento profissional constante e enriquecimento da qualidade da formação dos estudantes.

Informações

Peso 173 g
Dimensões 0,7 × 16 × 23 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2021

Edição

Categoria

EDUCAÇÃO

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura