Natureza da ciência e do saber fazer da comunidade contextualizada por narrativas híbridas
A elaboração da coleção “Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências” está inserida em um cenário de política educacional nacional que valoriza a formação de professores a partir de valores sociais pertinentes aos Direitos Humanos. Esse entendimento se fortaleceu no Brasil como política de Estado a partir da Constituição de 1988 e, posteriormente, a partir da construção dos Programas Nacionais de Direitos Humanos – PNDH (BRASIL, 2003) e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH (BRASIL, 2006), nos quais a Educação em Direitos Humanos é compreendida como um processo que articula três dimensões: a) conhecimentos e habilidades: compreender os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivar o exercício de habilidades na vida cotidiana; b) valores, atitudes e comporta mentos: desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos; c) ações: desencadear atividades para a pro moção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos. Em 2012, o Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Nacionais para a Edu cação em Direitos Humanos(BRASIL, 2012), reforçando em seu artigo 4º que a Educação em Direitos Humanos possui como base a afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade e a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, cultural e político. Por fim, destacamos que em 2015, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos profissionais do Magistério da Educação Básica (BRASIL, 2015) reafirmaram o compromisso dos professores da Educação Básica e Superior com a Educação em Direitos Humanos, considerando-a como uma “necessidade estratégica na formação dos profissionais do magistério e na ação educativa em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos”. Tendo em vista esse cenário, imaginamos que a criação desta coleção possa proporcionar aos investigadores(as) da área de Educação em Ciências a publicação de suas pesquisas e indagações fomentando diálogos a partir das seguintes questões: 1. Educação em Direitos Humanos na formação e na prática de professo res de Ciências; 2. Questões étnico-raciais na formação e na prática de professores de Ciências; 3. Sexualidades na formação e na prática de professores de Ciências; 4. Saberes tradicionais e científicos na formação e na prática de professores de Ciências; 5. Questões de Gênero na formação e na prática de professores de Ciências; 6. Cultura e Território na formação e na prática de professores de Ciências; 7. Estudos decoloniais na formação e na prática de professores de Ciências. Aguardamos suas contribuições e vamos juntos construir uma Educação em Ciências mais humanizada. Feita por pessoas e para as pessoas – todas elas.
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
R$38,00
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
A elaboração da coleção “Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências” está inserida em um cenário de política educacional nacional que valoriza a formação de professores a partir de valores sociais pertinentes aos Direitos Humanos. Esse entendimento se fortaleceu no Brasil como política de Estado a partir da Constituição de 1988 e, posteriormente, a partir da construção dos Programas Nacionais de Direitos Humanos – PNDH (BRASIL, 2003) e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH (BRASIL, 2006), nos quais a Educação em Direitos Humanos é compreendida como um processo que articula três dimensões: a) conhecimentos e habilidades: compreender os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivar o exercício de habilidades na vida cotidiana; b) valores, atitudes e comporta mentos: desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos; c) ações: desencadear atividades para a pro moção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos. Em 2012, o Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Nacionais para a Edu cação em Direitos Humanos(BRASIL, 2012), reforçando em seu artigo 4º que a Educação em Direitos Humanos possui como base a afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade e a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, cultural e político. Por fim, destacamos que em 2015, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos profissionais do Magistério da Educação Básica (BRASIL, 2015) reafirmaram o compromisso dos professores da Educação Básica e Superior com a Educação em Direitos Humanos, considerando-a como uma “necessidade estratégica na formação dos profissionais do magistério e na ação educativa em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos”. Tendo em vista esse cenário, imaginamos que a criação desta coleção possa proporcionar aos investigadores(as) da área de Educação em Ciências a publicação de suas pesquisas e indagações fomentando diálogos a partir das seguintes questões: 1. Educação em Direitos Humanos na formação e na prática de professo res de Ciências; 2. Questões étnico-raciais na formação e na prática de professores de Ciências; 3. Sexualidades na formação e na prática de professores de Ciências; 4. Saberes tradicionais e científicos na formação e na prática de professores de Ciências; 5. Questões de Gênero na formação e na prática de professores de Ciências; 6. Cultura e Território na formação e na prática de professores de Ciências; 7. Estudos decoloniais na formação e na prática de professores de Ciências. Aguardamos suas contribuições e vamos juntos construir uma Educação em Ciências mais humanizada. Feita por pessoas e para as pessoas – todas elas.
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Informações
Peso | 204 g |
---|---|
Dimensões | 0,7 × 16 × 23 cm |
Autor | |
Editora | |
Idioma |
Por |
Data da Publicação |
2020 |
Edição | |
Categoria |
EDUCAÇÃO |
Disponibilidade |
Disponível |
Formato |
Brochura |
Produtos Relacionados
Cultura da física:Contribuições em homenagem a Amelia Imperio Hamburger, A
R$60,00Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência
R$180,00Ou 3x de R$60,00 s/ juros
Aplicações da física quântica do transistor à nanotecnologia – Coleção Temas Atuais de Física / SBF
R$44,00Ou 3x de R$14,67 s/ juros
A Matéria: Uma Aventura do Espírito (Física Conceitual) – PROMOÇÃO
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Notas de Física Matemática – Equações Diferenciais, Funções de Green e Distribuições
R$72,00Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Aspectos históricos de desenvolvimento da Pesquisa matemática nacional
R$50,00Ou 3x de R$16,67 s/ juros
NOVOS RUMOS, NOVOS OLHARES – PROGRAMA DE EDUCAÇAO CONTINUADA PEC/USPA
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
O que são Quarks, Glúons, Higgs, Buracos Negros e outras coisas estranhas?
R$39,00Ou 3x de R$13,00 s/ juros
Funções trigonométricas elementos de “&” para uma engenharia didática
R$66,00Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Elementos de Física Matemática Vol. 3 Equações integrais e Integrais de trajetória não relativísticas
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Matemática, discurso e linguagens – Contibuições para a Educação Matemática
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas – coleção em 6 volumes
R$320,00Ou 3x de R$106,67 s/ juros
“Aqui Tem Racismo” Um estudo das Representações Sociais e das Identidades das Crianças Negras na Escola
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Notação de Dirac para quem tem pressa em aprender mecânica quântica
R$66,00Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Tópicos de Álgebra Clássica: Um Prelúdio à Álgebra Moderna – Textuniversitários 1
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Grupos Solúveis e Nilpotentes: uma introdução – Textuniversitários 6
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ambiências & Redes Online: Interações para o Ensino, Pesquisa e Formação Docente
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Coleção Histórias da matemática em estudos e no ensino os 10 volumes
R$250,00Ou 3x de R$83,33 s/ juros
Física básica para ciências exatas 3 – Eletrostática, Magnetostática, Circuitos e Ondas Eletromagnéticas
R$176,00Ou 3x de R$58,67 s/ juros
Os fundamentos da aritmética : uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número – Textuniversitários 11
R$99,00Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Corpos Finitos e a Hipótese de Reimann – ( A Demonstração de André Weil) – Textuniversitários 14
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Primos de Mersenne (e outros primos muito grandes) – Textuniversitários 12
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Jornada pelas Teorias Algébricas de Formas Quadráticas – Textuniversitários 13
R$198,00Ou 3x de R$66,00 s/ juros
Educação Matemática: atuações, desafios e possibilidades em diferentes contextos – envio em 20 de fevereiro
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Avaliação no Ensino de Ciências Práticas docentes e ¨escuta ¨a professores
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Breve Introdução à Matemática da Mecânica Quântica -Textuniversitários 18
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Equações Diferenciais: Um Curso Universitário – Parte I: Equações Ordinárias – Textuniversitários 19
R$242,00Ou 3x de R$80,67 s/ juros
Paulo Freire e Educação Matemática: Há uma forma Matemática de estar no mundo
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Convergência de Variáveis Aleatória| Quantis Amostrais| Teoria dos Valores Extremos.
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Ensino de Ciências e Matemática| Educação Indígena| Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Para além da sala de aula: Sociabilidade Adolescentes| Relações Étnico-Raciais e Ação Pedagógica
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Perspectivas em História da Física: Volume 3 – Óptica e Acústica: Luz e Som| dos Gregos ao Século XIX
R$176,00Ou 3x de R$58,67 s/ juros
Aliança entre História da Matematica e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Vol. 1
R$50,00Ou 3x de R$16,67 s/ juros
História e matemática em sala de aula: contextos,textos e atividades Vol. 2
R$35,00Ou 3x de R$11,67 s/ juros
Física básica para ciências exatas: luz, mecânicaquântica e relatividade: volume 4
R$94,00Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Educação matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa mole
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
História preta das coisas 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras
R$44,00Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Educação Matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa dura
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros