- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
A diversidade em discussão: inclusão, ações afirmativas, formação e práticas docentes
R$72,00Discutir sobre diversidade no Brasil não se constitui uma tarefa fácil. Nos Últimos Quinze anos, em razão dos avanços das politicas públicas no tocante a inclusão, tanto na educação básica quanto no ensino superior, essas alcançaram níveis jamais vistos, em relação a formação inicial e continuada e, sobretudo, frente a problematização das práticas docentes. Nesse cenário atual diante de ataques a democracia e o recrudescimento de tais políticas encontram-se em risco e, por consequência, as conquistas e os avanços relacionados ás ações havidas em âmbito nacional também. Reflexões , debates de toda natureza, produções cientificas e circunstanciadas são relevantes para que mantenhamos essa temática em pauta, ainda que , o futuro apresente grandes desafios. Esta coletânea apresenta seis grandes desafios. Esta coletânea apresenta seis capítulos produzidos doze autores pertencentes a quatro universidades brasileiras, a partir da finalização do curso de especialização em Relações Étnicos-raciais para o ensino Fundamental , financiado pelo Ministério da Educação/UNIAFRO, promovido pelo Núcleo Gera, da UFPA.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Análise Complexa e Equações Diferenciais: Exercícios
R$88,00Este livro de exercícios destina-se aos alunos das disciplinas que dêem a primeira introdução a análise complexa, a equações diferenciais ordinárias e parciais. Para cada tópico são incluídos exercícios resolvidos e propostos com as respectivas respostas. São 400 exercícios, dos quais 200 resolvidos. Pode ser útil complementá-lo com o livro “Análise Complexa e Equações Diferenciais: Teoria”, do mesmo autor, também publicado pela Editora Livraria da Física.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Cálculo Exterior
R$72,00Neste livro é estudado o formalismo do Cálculo Exterior, seguido de algumas aplicações de Física. Aprimeira parte do livro é composta por cinco capítulos: Espaços Vetoriais, Tensores, Álgebra Exterior, Diferenciação Exterior e Integração Exterior. Na segunda parte do livro mostra-se como o Cálculo Exterior é aplicado em Mecância, Termodinâmica e Eletrodinâmica. Com vários exercícios resolvidos e uma série de exercícios propostas
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Debates Temáticos sobre pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática
R$72,00O livro é composto por oito artigos relacionados à temática da pesquisa sobre História da Matemática em múltiplos enfoques, a partir das conferências proferidas por pesquisadores convidados do XI SNHM e outros textos que foram incorporados ao material após a realização do seminário. Textos de John Fossa, Antonio Vicente Marafioti Garnica, Cláudia Regina Flores, Wagner Rodrigues Valente, Fumikazu Saito, Manoel de Campos Almeida, Iran Abreu Mendes, Iran Abreu Mendes e Bernadre Morey
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Práticas
R$72,00Este livro corresponde ao segundo volume de uma obra elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Tal como o primeiro volume, assume a perspectiva de uma educação inclusiva simultaneamente como meta e critério de aferição das práticas educativas. Assim, o livro reúne um conjunto de textos elaborados por professores que participaram no projeto e que refletiram sobre as suas próprias práticas de ensino e formação. Já o primeiro volume foi dedicado à formação de professores, em contextos mais e menos formais. Comecemos por sublinhar que a educação inclusiva só é possível se o professor assumir o seu papel de acolher cada aluno, na sua diversidade, pluralidade de contextos, características e expectativas. O professor encontra-se, a partir daí, perante a tarefa difícil de fazer com que cada aluno se sinta pertença da turma, sujeito e agente de acolhimento, independentemente de quem é, das suas limitações, possibilidades e circunstâncias. Essa diversidade deve ser encarada de forma abrangente: desde o aluno que manifesta dificuldades de aprendizagem até ao aluno que revela capacidades acima das consideradas normais. Cada um tem o seu lugar e todos devem ser bem acolhidos pelo professor e pelos colegas. A escola, como espaço de construção de conhecimento e desenvolvimento de valores, assume desse modo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais tolerante, democrática e ela pró- pria inclusiva. A compreensão do outro, das suas opções e necessidades, é um elemento constitutivo da noção de tolerância e da aceitação da diferença. Para o professor o conhecimento sobre os alunos é um dos elementos essenciais para o bom desempenho no acolhimento da diversidade. Estratégias como o trabalho em grupo ou em pares na sala de aula podem ser utilizadas para estimular uma prática de ensino da matemática mais inclusiva em que diferentes a
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Elementar, meus caros e minhas caras…: os elementos químicos em (de) diversos olhares.
R$66,00Mais um livro sobre tabela periódica! Sim. Mas (sempre tem um
“mas” quando a gente quer convencer alguém que o que fazemos é diferente, eheheh), esse é diferente (viu?). Convidamos alguns educadores químicos com seguinte proposta: escolha um elemento químico e fale sobre ele, de forma livre e com a temática que você desejar. Foi assim que chegamos a este primeiro volume do Elementar meus caros e minhas caras.
São 14 elementos/capítulos. Para darmos início a uma série (olha a
vontade e a esperança), este livro traz os seguintes elementos: Hidrogênio, Oxigênio, Potássio, Ferro, Cobalto, Arsênio, Nióbio, Molibdênio, Tecnécio, Paládio, Prata, Césio, Cério, Polônio e Mendelévio.
E tem de tudo nesse livro. Textos mais formais, com profundidade
acadêmica, textos menos formais, com informações relevantes, textos metidos a engraçadinhos (e de fato o são), textos na forma de crônica e na forma de contos. Apesar de diferentes, são iguais no objetivo: trazer informações sobre o elemento químico que escolheram. Os autores trazem textos que podem ser utilizados para contextualizar a sala de aula, tanto de nível médio quanto de nível superior, trazendo informações importantes sobre os elementos químicos
nem sempre disponíveis na literatura.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Geometria dos Trançados Bora na Amazônia Peruana
R$72,00Este livro estabelece um diálogo criativo entre três áreas distintas e complementares do conhecimento humano: Matemática, Educação Matemática e Saberes tradicionais. Paulus Gerdes apresenta, analisa e discute padrões e aspectos geométricos da fabricação e decoração dos cestos dos antigos habitantes do mel – os Bora -, povos que vivem na Amazônia peruana. Apresenta uma riqueza de interpretações cognitivas acerca da arte matemática e sua virtude dual, constituída pelos significados conjugados entre o contexto cultural, no qual a prática da cestaria ocorre, e a matemática atribuída a essa produção sociocognitiva. O processo criativo desenvolvido por Gerdes acerca da Etnomatemática e suas implicações em uma Educação Matemática emancipatória são expressos neste livro, de modo que o leitor poderá acompanhar as principais linhas cognitivas que costuram e dão forma ao pensamento do autor. Exemplifica, ainda, aspectos da criatividade matemática e da imaginação racional na simbolização matematizante de práticas sociais na história, na sociedade e na cultura.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Introdução à Física Acústica
R$55,00Este livro-texto é um curso introdutório de Física Acústica destinado a estudantes de graduação de áreas diversas, inicialmente o livro trata sobre os princípios básicos e fundamentais sobre ondas em geral, tratando sobre os seguintes temas: oscilações, movimentos periódicos e ondulatórios, classificação e natureza das ondas, equação de onda, número de onda e frequência angular, velocidade das ondas, fenômenos ondulatórios , ondas estacionárias e ressonância. Em seguida, é dada uma atenção especial às ondas sonoras – com ênfase na sua produção e propagação- versando sobre: infrassom e ultrassom. velocidade do som, intensidade de energia sonora , sensibilidade do ouvido humano, nível de intensidade sonora, nível de pressão sonora, reflexão, refração e difração do som, batimentos, efeito Doppler, ressonância e membranas vibrantes. O livro é finalizado tratando sobres as características do som e de suas percepção pelo aparelho auditivo humano, sendo vistos temas como: intensidade dos= som, altura, timbre, tom, ruido, barulho, sons musicais, processo de produção da fala, audição, sensibilidade do ouvido humano, poluição sonora, perda auditiva e aparelhos auditivos.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Uma Década de Educação Matemática EMFoco
R$72,00Há alguns anos, um grupo de professores sonhou em contribuir na transformação do ensino de matemática no estado da Bahia. O grupo tinha em mente compartilhar experiências e reflexões sobre suas práticas pedagógicas, com o propósito de somar com o trabalho de colegas que enfrentam os mesmos desafios de ensinar conteúdos de matemática na Educação Básica. A semente do sonho foi plantada na Universidade Católica do Salvador, durante a primeira turma do curso de especialização em Educação Matemática. Parece que foi ontem, mas já se passou uma década desde que a semente foi plantada. Assim, em novembro de 2003, foi criado o Grupo EMFoco, em Salvador, sob as bênçãos dos orixás. Ao longo desse tempo, a semente germinou e a árvore chamada EMFoco cresceu e se enraizou. Aos poucos, o trabalho desenvolvido pelo grupo ganhou visibilidade e reconhecimento dentro do movimento da Educação Matemática brasileira. Desde então, novos laços de amizade foram selados e novas parcerias estabeleceram- se com professores e pesquisadores de diferentes universidades, bem como com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Nesta breve apresentação não temos como propósito fazer um balanço dos dez anos da história do EMFoco, uma vez que o projeto de contar a história do grupo demandaria a escrita de um livro. Mas sabemos que, para apresentar este livro, implica falar, resumidamente, de como tudo começou. Esse registro é importante para situar o leitor que ainda não tomou conhecimento do trabalho realizado pelo grupo. Além do mais, o projeto de publicação deste livro foi gestado no seu interior e ganhou vida durante as trocas de e-mails, telefonemas e nas calorosas reuniões em Salvador, em Natal e em Curitiba, durante o XI Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os encontros virtuais e presenciais, mencio
Ou 3x de R$24,00 s/ juros