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A Educação Ambiental e o Ensino de Ciências: reflexões e proposições Digital
R$0,00Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
A Era do Imperialismo
R$160,00O imperialismo é a realidade fundamental de nosso tempo. No último século e meio, ele informou a partilha da África, os conflitos geopolíticos sistêmicos na Eurásia, a redução da América Latina à condição de dependência crònica, os inúmeros conflitos regionais e duas guerras mundiais, a descolonização de pós- guerra, os inúmeros conflitos bélicos atuais, inclusive aqueles que potencialmente podem levar o mundo para uma nova conflagração mundial. A própria crise do meio-ambiente, a destruição do meio natural, se inscreve e encontra sua lógica nessa realidade. O debate sobre o imperialismo dominou as polêmicas acerca de nosso destino comum por mais de um século e, malgrado as ilusões da “globalização”, continua a fazê-lo no presente. Este volume é o primeiro no Brasil a enfocar a questão de modo abrangente, desde seus primeiros elementos e debates no século XIX até as realidades dramáticas do século XXI. Para isso, convocou jovens pesquisadores e especialistas experientes, que ao longo de seus trabalhos traçam um painel abrangente das encruzilhadas e contradições do mundo e da era histórica em que vivemos.
9786555634952Ou 3x de R$53,33 s/ juros
Argumentação no ensino de ciências: construções com a escola
R$0,00Neste livro são discutidos desafios e possibilidades da implementação da atividade argumentativa em aulas de ciências na Educação Básica, tendo em vista a realidade cotidiana da escola. No campo de Ensino de Ciências, existem diferentes perspectivas de argumentação, mas nesta obra, sem abrir mão do rigor teórico, são apresentadas as articulações, considerando a multiplicidade de olhares, contextos e vivências, que refletem como diferentes perspectivas se entrecruzam no contexto escolar. O livro está organizado em duas partes: na primeira, Possibilidades da argumentação no Ensino de Ciências: aproximações epistemológicas e pedagógicas, estão organizados trabalhos que buscam delinear contribuições e possibilidades da atividade argumentativa para o ensino de ciências, a partir de bases teóricas, resultados de pesquisa de natureza empírica e de revisão de literatura. Na segunda, Caminhos para a argumentação na realidade escolar: construções pedagógicas e metodológicas, estão organizados trabalhos que trazem sequências didáticas focalizando o desenvolvimento da argumentação a partir de diferentes lentes teóricas e metodologias de ensino. Com a publicação desta obra, convidamos leitores e leitoras, em suas diferentes realidades escolares e contextos, a problematizarem e contribuírem para a construção de processos argumentativos na escola.
Bases Socioculturais para a educação Matemática
R$80,00Após 40 anos de seu lançamento, o livro Bases Socioculturais para a Educação Matemática continua inovador em sua elaboração reflexiva e propositiva de uma lente epistemológica original e vanguardista, para que cada leitor faça suas observações do quadro atual em que se encontram as sociodinâmicas culturais relacionadas aos saberes e práticas matemáticas em contextos culturais diversos. Mesmo ao levarmos em conta as transformações das tecnologias digitais e os meios de comunicação, as mudanças sociais, os avanços da ciência, a ampliação das teorias educacionais e os processos propostos para as abordagens de ensino, os resultados das pesquisas realizadas durante as três primeiras décadas do século XXI mostram que as ideias debatidas neste livro continuam atuais, principalmente no que se refere aos temas discutidos como: criatividade e cultura, alfabetização e materacia, Matemática como sistema cultural, as mudanças de humor dos alunos, o papel dos professores para a docência. Igualmente, a atualidade está evidenciada nas relações entre escolaridade e experiência matemática extraescolar, e em suas conexões com a etnomatemática, no desenvolvimento curricular e as prioridades socioculturais das pesquisas, com implicação em um novo projeto de escola, de Educação, de professor e de produção de conhecimento.
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
Bionas para a formação de professores de Biologia
R$77,00O livro “BIONAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: experiências no Observatório da Educação para Biodiversidade” é uma jornada, por diferentes regiões do Brasil, que convida a percorrer e apreciar a (bio)diversidade nos modos de viver a vida, falar de educação e experimentar docência e formação de professores. Diz o dicionário que caravana é um grupo de peregrinos, mercadores ou viajantes que, por medida de segurança, se juntam para viajar pelo deserto. Com o objetivo de investigar aspectos relativos à formação de professores de ciências/biologia e sua relação com a Educação para a Biodiversidade o livro nos convoca, por meio de textos potentes e instigadores, a acampar, conhecer e acompanhar os trabalhos realizados pela “Caravana da Diversidade”, uma trupe itinerante de pesquisadores(as), professores(as), estudantes e simpatizantes que percorreu treze mil e oitocentos quilômetros em território brasileiro resgatando e dando visibilidade a histórias, movimentos e saberes plurais que se materializam em bionarrativas sociais (BIONAS). Essas narrativas são vozes colhidas e acolhidas em diferentes comunidades que agregam desde canções, saberes de povos que produzem farinha no território amazônico, sonoridades que ecoam do triângulo mineiro, estalam na quebra do coco babaçu e ressoam toadas do Maranhão. Os textos, reunindo narrativas de saberes e práticas, (re)criam uma memória biocultural que nos faz lembrar que “DE NORTE A SUL É TUDO PARENTE”.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ciência, Natureza e Sociedade – diálogo entre saberes
R$55,00Este livro contribui para o debate contemporâneo sobre os paradigmas da ciência moderna e a necessidade de superá-las. Aposta na produção de um conhecimento transdisciplinar que busque saídas para os presentes problemas do mundo atual, especialmente aos que dizem respeito ao binômio ambiente-sociedade.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Ciências por dentro e por fora : Construção de Conhecimento e a sociedade
R$120,00Por isso, um livro como este – Ciências por dentro e por fora: Construção de conhecimento e a sociedade – é tão importante. Ele tem a função de formar e informar. Traduz e contextualiza a ciência em uma linguagem acessível. E, acima de tudo, tem a coragem de expor o estado atual do conhecimento em nossa sociedade sob diversas perspectivas, explicando como ele e feito e como deve ser utilizado. Nos tempos em que vivemos, essa coragem precisa ser exaltada e cultivada. Agradeço ao organizador do livro, a todos os seus autores e a editora por nos presentearem com essa iniciativa altruísta e responsável de compartilhar seus conhecimentos. Ações como essa precisam se multiplicar, para que possamos tirar nossa civilização da rota de colisão com um destino trágico. Agora você, que tem esse livro em mãos, poderá aprender e refletir sobre como estamos e o que queremos para a sociedade, e sobretudo ter ferramentas para colaborar na construção de um futuro menos sombrio. Desfrutem!
Antonio Carlos Marques, Professor Titular da USP
Ou 3x de R$40,00 s/ juros
Como Dialogar com um Negacionista
R$55,00Elika é muito mais do que professora e cientista: é uma cidadã implicada na sua realidade. Seus trabalhos científicos são marcados por uma dedicação a diminuir as distâncias entre as Ciências Exatas e as Humanas. Afinal, como afirma, todas as ciências são humanas! Graduada em Física, tem doutorado em Filosofia. Este livro explora fronteiras e encara os desafios epistemológicos que possuímos no Brasil que não conhece o Brasil” porque não se escuta, não sabe dialogar e assim não desenvolveu, ainda, as condições para celebrar sua diversidade como oportunidade para seu desenvolvimento. O trabalho que temos em mãos pode ser compreendido também como parte do esforço da comunidade científica para a popularização da ciência, pois articula os desafios da conquista do diálogo com negacionistas à ampliação dos debates em torno de ciências no plural, capazes de responder aos embates que a sociedade possui. ” – Sueli de Lima
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição (capa mole)
R$44,00Durante muito tempo fomos instruídos, no interior de nossa educação formal e escolar, a consolidar duas idéias que este livro procura problematizar e desconstruir. A primeira é a que limita a concepção de intelectual aos portadores da cultura científica e consagra o intelectual acadêmico como um tradutor privilegiado das verdades e concepções do mundo, dos fenômenos. A segunda diz respeito à desclassificação dos saberes da tradição, comumente entendidos como inferiores, sem fundamento, um estágio balbuciante do pensamento. Reconstruir a simbiose das duas faces de um mesmo intelectual é o que se espera da atual reorganização do conhecimento e da cultura. Os métodos, modelos de pensamento e estratégias de que se valem os intelectuais da tradição muito têm a oferecer aos métodos, modelos e estratégias do pensar dos intelectuais acadêmicos. Aproximar essas duas experiências cognitivas – simultaneamente assimétrica, opostas e complementares – pode fazer emergir um pensamento complexo que amplia seus horizontes para além do diálogo entre as especialidades da cultura científica. Por essa razão, esse livro é dirigido a professores, alunos e pesquisadores que investem em uma ciência aberta, complexa e transdisciplinar, independentemente de suas áreas de conhecimento.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Construindo práticas de esperança no ensino de Ciências e Biologia
R$99,00Esperança é tudo o que mais precisamos para seguir. Praticar é uma forma de materializar, vivificar coisas. Animados por esse sentimento-ação professores-pesquisadores do Brasil e da Colômbia, congregados em um grande evento, contam, pensam, criam e experimentam formas de seguir na vida docente e no ensino da Biologia praticando o verbo esperançar. Falam de uma alquimia da esperança feita de ações, experimentações, vibrações que movimentam ideias e ideais políticos e sociais. Corporificam e dão espessura a práticas que sacodem a formação docente e as formas de lidar com o ambiente, com a ciência, o currículo, a escola e tantos outros espações que contemporaneamente educam produzindo subjetividades. Mais do que um livro os 19 textos aqui reunidos produzem um encontro plural com os desafios que se fazem presentes no cotidiano de quem continuamente aprende-ensina sobre/com a vida e os viventes. Sílvia Chaves & Sandra Bastos
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Conteúdos cordiais Biologia humanizada para uma escola sem mordaça
R$77,00VIVEMOS momentos de retrocesso no que respeita aos direitos humanos e ao bem-estar, justiça e inclusão sociais. Várias comunidades sofrem politicamente, emocionalmente e fisicamente, por causa de uma sociedade que não cuida da totalidade dos seus membros, ignorando os mais vulneráveis e sujeitando-os a comportamentos discriminatórios e persecutórios influenciados pela ignorância, pelo preconceito e pela intolerância.Os efeitos negativos da modernidade e da globalização têm-se intensificado e as instituições sociais e políticas parecem incapazes ou não estão dispostas a responder efetivamente às múltiplas situações de injustiça. As assimetrias sociais têm-se agravado, perpetuando um sistema que beneficia apenas uma pequena minoria, à custa do sofrimento e da exclusão da maior parte da população. O clima político e social global está saturado de raiva, medo, desconfiança e desânimo. A polarização política repercute-se em divisões e conflitos tanto dentrodas comunidades como das próprias famílias. Como podemos contrariar esta situação? Como podemos combater as causas de tais injustiças? Como podemos contribuir para a diminuição do sofrimento humano? O livro que têm nas vossas mãos (e que tenho o prazer de prefaciar) constitui um excelente bálsamo para a dor e o sofrimento destes tempos difíceis, fazendo-nos acreditar e ter esperança em melhores dias. É um livro sobre o poder da educação e dos cidadãos na luta contra ideologias e estruturas que restringem os direitos e o acesso daqueles que afirmam servir. Constitui um manifesto contra o fatalismo, o pessimismo, a apatia ou a complacência perante a injustiça social, através da apresentação de propostas educativas promotoras de reflexão e questionamento sobre os problemas da sociedade atual, com o intuito de empoderar os cidadãos para a transformação social no sentido da construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Apresenta uma perspetiva humanista da educação em ciências que combina a abordagem de conteú
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Contribuições do Discurso do Sujeito Coletivo em Pesquisas na Área de Ensino: Teoria á Prática
R$80,00A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
Esta obra é dedicada à divulgação do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por meio de oito excertos de pesquisa realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, oferecido pela Faculdade de Ciências do campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A ideia foi a de descrever como a mesma foi utilizada por diferentes investigadores, visando possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre o DSC enquanto abordagem metodológica, e seu impacto no campo da Educação e do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. São estudos e reflexões de pesquisadores(as), além de casos práticos que exemplificam a aplicação do DSC em diversas pesquisas na área de Ensino, fornecendo uma gama de exemplos para aqueles interessados em compreender e utilizar o DSC como uma técnica promissora de pesquisa no campo das Ciências Humanas. Nos diversos capítulos são explorados o histórico, as bases teóricas, os conceitos centrais da metodologia e algumas aplicações do DSC em diferentes contextos, ilustrando sua relevância para a produção de conhecimento científico. O objetivo deste livro é apresentar recortes de pesquisas realizadas na área de Ensino de Ciências e Matemática, que usaram como referencial metodológico as técnicas do DSC, sem a utilização de softwares. Boa e proveitosa leitura!
9786555635218
Ou 3x de R$26,67 s/ juros