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A Educação Ambiental e o Ensino de Ciências: reflexões e proposições Digital
R$0,00Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
A Era do Imperialismo
O imperialismo é a realidade fundamental de nosso tempo. No último século e meio, ele informou a partilha da África, os conflitos geopolíticos sistêmicos na Eurásia, a redução da América Latina à condição de dependência crònica, os inúmeros conflitos regionais e duas guerras mundiais, a descolonização de pós- guerra, os inúmeros conflitos bélicos atuais, inclusive aqueles que potencialmente podem levar o mundo para uma nova conflagração mundial. A própria crise do meio-ambiente, a destruição do meio natural, se inscreve e encontra sua lógica nessa realidade. O debate sobre o imperialismo dominou as polêmicas acerca de nosso destino comum por mais de um século e, malgrado as ilusões da “globalização”, continua a fazê-lo no presente. Este volume é o primeiro no Brasil a enfocar a questão de modo abrangente, desde seus primeiros elementos e debates no século XIX até as realidades dramáticas do século XXI. Para isso, convocou jovens pesquisadores e especialistas experientes, que ao longo de seus trabalhos traçam um painel abrangente das encruzilhadas e contradições do mundo e da era histórica em que vivemos.
9786555634952Ou 3x de R$53,33 s/ juros
A Nova Desigualdade Social Crise do Capital, Exploração e Pobreza
O mundo pós-COVID19 é diferente, não apenas por causa dos hábitos que já mudaram e mudarão ainda mais, mas por causa do processo de reestruturação, o mais impresionante na história de todo o modo de produção, que a classe dominante, juntamente com a superestrutura do Estado, está moldado. O evento contínuo da guerra está caminhando lado a lado com nível de conflito interno dentro da classe dominante, prenunciando o potencial de um conflito em nível planetário que provavelmente será mais destrutivo do que os já vivenciados. A fonte de riqueza social, o trabalho humano, estará mais uma vez no centro das atenções vorazes de um capital cada vez mais asfixiado. Uma profundo precarização das confições de trabalho em todo o mundo, especialmente para os trabalhadores menos qualificados que já estão no ponto de exaustão, é uma da últimas cartas que o capital mundial joga para iniciar um novo ciclo de acumulação enquanto aguarda a próxima crise. Grandes bolsões de pobres e vulneráveis se tornam cada vez mais invisíveis, sem desaparecer e aumentando em número: eles ficarão progressivamente mais alienados das oportunidades, criando uma lacuna difícil de ser preenchida.
9786555636673
Ou 3x de R$10,67 s/ juros
Argumentação no ensino de ciências: construções com a escola
R$0,00Neste livro são discutidos desafios e possibilidades da implementação da atividade argumentativa em aulas de ciências na Educação Básica, tendo em vista a realidade cotidiana da escola. No campo de Ensino de Ciências, existem diferentes perspectivas de argumentação, mas nesta obra, sem abrir mão do rigor teórico, são apresentadas as articulações, considerando a multiplicidade de olhares, contextos e vivências, que refletem como diferentes perspectivas se entrecruzam no contexto escolar. O livro está organizado em duas partes: na primeira, Possibilidades da argumentação no Ensino de Ciências: aproximações epistemológicas e pedagógicas, estão organizados trabalhos que buscam delinear contribuições e possibilidades da atividade argumentativa para o ensino de ciências, a partir de bases teóricas, resultados de pesquisa de natureza empírica e de revisão de literatura. Na segunda, Caminhos para a argumentação na realidade escolar: construções pedagógicas e metodológicas, estão organizados trabalhos que trazem sequências didáticas focalizando o desenvolvimento da argumentação a partir de diferentes lentes teóricas e metodologias de ensino. Com a publicação desta obra, convidamos leitores e leitoras, em suas diferentes realidades escolares e contextos, a problematizarem e contribuírem para a construção de processos argumentativos na escola.
Arte e Revolução: Maximalista
Série Saber & Crítica 2
A relação dialética entre a Arte e a Ideologia sempre foi palco de acirradas discussões. Estaria o feito artístico relacionado ou mesmo compromissado com posturas políticas? Ou a obra de arte goza de certa autonomia dentro de suas especificidades como linguagem artística? Em que medida o artista pode conceber algo que contribua para o desenvolvimento da linguagem artística, ao mesmo tempo em que seu produto artístico revele determinada tendência ideológica regressiva? Conteúdos ideológicos reacionários podem, ainda assim, estar relacionados a feitos artísticos de grande qualidade estética? E quanto ao contrário? Feitos artísticos com conteúdo ideológico progressista ou mesmo revolucionário podem estar condicionados, do ponto de vista das linguagens artísticas, a formulações regressivas e ideologicamente comprometidas com tendências reacionárias? E há também as obras que são revolucionárias na forma e no conteúdo, assim como as que são reacionárias tanto numa coisa quanto na outra! O exercício estético não se aparta do mundo, mas certamente reivindica para si certa autonomia, e assim entenderam o feito artístico os maiores revolucionários: Marx, Engels, Lênin, Trotsky, Rosa Luxemburgo… Para se entender essa intrincada relação entre criação artística e política, é preciso desvendar em que consiste a obra de arte, quais seus condicionantes históricos e como se dão suas possíveis interpretações.
Ou 3x de R$9,00 s/ juros
Bases Socioculturais para a educação Matemática
Após 40 anos de seu lançamento, o livro Bases Socioculturais para a Educação Matemática continua inovador em sua elaboração reflexiva e propositiva de uma lente epistemológica original e vanguardista, para que cada leitor faça suas observações do quadro atual em que se encontram as sociodinâmicas culturais relacionadas aos saberes e práticas matemáticas em contextos culturais diversos. Mesmo ao levarmos em conta as transformações das tecnologias digitais e os meios de comunicação, as mudanças sociais, os avanços da ciência, a ampliação das teorias educacionais e os processos propostos para as abordagens de ensino, os resultados das pesquisas realizadas durante as três primeiras décadas do século XXI mostram que as ideias debatidas neste livro continuam atuais, principalmente no que se refere aos temas discutidos como: criatividade e cultura, alfabetização e materacia, Matemática como sistema cultural, as mudanças de humor dos alunos, o papel dos professores para a docência. Igualmente, a atualidade está evidenciada nas relações entre escolaridade e experiência matemática extraescolar, e em suas conexões com a etnomatemática, no desenvolvimento curricular e as prioridades socioculturais das pesquisas, com implicação em um novo projeto de escola, de Educação, de professor e de produção de conhecimento.
9786555635980
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
Bionas para a formação de professores de Biologia
O livro “BIONAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: experiências no Observatório da Educação para Biodiversidade” é uma jornada, por diferentes regiões do Brasil, que convida a percorrer e apreciar a (bio)diversidade nos modos de viver a vida, falar de educação e experimentar docência e formação de professores. Diz o dicionário que caravana é um grupo de peregrinos, mercadores ou viajantes que, por medida de segurança, se juntam para viajar pelo deserto. Com o objetivo de investigar aspectos relativos à formação de professores de ciências/biologia e sua relação com a Educação para a Biodiversidade o livro nos convoca, por meio de textos potentes e instigadores, a acampar, conhecer e acompanhar os trabalhos realizados pela “Caravana da Diversidade”, uma trupe itinerante de pesquisadores(as), professores(as), estudantes e simpatizantes que percorreu treze mil e oitocentos quilômetros em território brasileiro resgatando e dando visibilidade a histórias, movimentos e saberes plurais que se materializam em bionarrativas sociais (BIONAS). Essas narrativas são vozes colhidas e acolhidas em diferentes comunidades que agregam desde canções, saberes de povos que produzem farinha no território amazônico, sonoridades que ecoam do triângulo mineiro, estalam na quebra do coco babaçu e ressoam toadas do Maranhão. Os textos, reunindo narrativas de saberes e práticas, (re)criam uma memória biocultural que nos faz lembrar que “DE NORTE A SUL É TUDO PARENTE”.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ciência, Natureza e Sociedade – diálogo entre saberes
Este livro contribui para o debate contemporâneo sobre os paradigmas da ciência moderna e a necessidade de superá-las. Aposta na produção de um conhecimento transdisciplinar que busque saídas para os presentes problemas do mundo atual, especialmente aos que dizem respeito ao binômio ambiente-sociedade.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Ciências por dentro e por fora : Construção de Conhecimento e a sociedade
Por isso, um livro como este – Ciências por dentro e por fora: Construção de conhecimento e a sociedade – é tão importante. Ele tem a função de formar e informar. Traduz e contextualiza a ciência em uma linguagem acessível. E, acima de tudo, tem a coragem de expor o estado atual do conhecimento em nossa sociedade sob diversas perspectivas, explicando como ele e feito e como deve ser utilizado. Nos tempos em que vivemos, essa coragem precisa ser exaltada e cultivada. Agradeço ao organizador do livro, a todos os seus autores e a editora por nos presentearem com essa iniciativa altruísta e responsável de compartilhar seus conhecimentos. Ações como essa precisam se multiplicar, para que possamos tirar nossa civilização da rota de colisão com um destino trágico. Agora você, que tem esse livro em mãos, poderá aprender e refletir sobre como estamos e o que queremos para a sociedade, e sobretudo ter ferramentas para colaborar na construção de um futuro menos sombrio. Desfrutem!
Antonio Carlos Marques, Professor Titular da USP
9786555635775
Ou 3x de R$40,00 s/ juros
Como Dialogar com um Negacionista
Elika é muito mais do que professora e cientista: é uma cidadã implicada na sua realidade. Seus trabalhos científicos são marcados por uma dedicação a diminuir as distâncias entre as Ciências Exatas e as Humanas. Afinal, como afirma, todas as ciências são humanas! Graduada em Física, tem doutorado em Filosofia. Este livro explora fronteiras e encara os desafios epistemológicos que possuímos no Brasil que não conhece o Brasil” porque não se escuta, não sabe dialogar e assim não desenvolveu, ainda, as condições para celebrar sua diversidade como oportunidade para seu desenvolvimento. O trabalho que temos em mãos pode ser compreendido também como parte do esforço da comunidade científica para a popularização da ciência, pois articula os desafios da conquista do diálogo com negacionistas à ampliação dos debates em torno de ciências no plural, capazes de responder aos embates que a sociedade possui. ” – Sueli de Lima
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição (capa mole)
Durante muito tempo fomos instruídos, no interior de nossa educação formal e escolar, a consolidar duas idéias que este livro procura problematizar e desconstruir. A primeira é a que limita a concepção de intelectual aos portadores da cultura científica e consagra o intelectual acadêmico como um tradutor privilegiado das verdades e concepções do mundo, dos fenômenos. A segunda diz respeito à desclassificação dos saberes da tradição, comumente entendidos como inferiores, sem fundamento, um estágio balbuciante do pensamento. Reconstruir a simbiose das duas faces de um mesmo intelectual é o que se espera da atual reorganização do conhecimento e da cultura. Os métodos, modelos de pensamento e estratégias de que se valem os intelectuais da tradição muito têm a oferecer aos métodos, modelos e estratégias do pensar dos intelectuais acadêmicos. Aproximar essas duas experiências cognitivas – simultaneamente assimétrica, opostas e complementares – pode fazer emergir um pensamento complexo que amplia seus horizontes para além do diálogo entre as especialidades da cultura científica. Por essa razão, esse livro é dirigido a professores, alunos e pesquisadores que investem em uma ciência aberta, complexa e transdisciplinar, independentemente de suas áreas de conhecimento.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Construindo práticas de esperança no ensino de Ciências e Biologia
Esperança é tudo o que mais precisamos para seguir. Praticar é uma forma de materializar, vivificar coisas. Animados por esse sentimento-ação professores-pesquisadores do Brasil e da Colômbia, congregados em um grande evento, contam, pensam, criam e experimentam formas de seguir na vida docente e no ensino da Biologia praticando o verbo esperançar. Falam de uma alquimia da esperança feita de ações, experimentações, vibrações que movimentam ideias e ideais políticos e sociais. Corporificam e dão espessura a práticas que sacodem a formação docente e as formas de lidar com o ambiente, com a ciência, o currículo, a escola e tantos outros espações que contemporaneamente educam produzindo subjetividades. Mais do que um livro os 19 textos aqui reunidos produzem um encontro plural com os desafios que se fazem presentes no cotidiano de quem continuamente aprende-ensina sobre/com a vida e os viventes. Sílvia Chaves & Sandra Bastos
Ou 3x de R$33,00 s/ juros