Argumentação no ensino de ciências: construções com a escola

R$0,00

Neste livro são discutidos desafios e possibilidades da implementação da atividade argumentativa em aulas de ciências na Educação Básica, tendo em vista a realidade cotidiana da escola. No campo de Ensino de Ciências, existem diferentes perspectivas de argumentação, mas nesta obra, sem abrir mão do rigor teórico, são apresentadas as articulações, considerando a multiplicidade de olhares, contextos e vivências, que refletem como diferentes perspectivas se entrecruzam no contexto escolar. O livro está organizado em duas partes: na primeira, Possibilidades da argumentação no Ensino de Ciências: aproximações epistemológicas e pedagógicas, estão organizados trabalhos que buscam delinear contribuições e possibilidades da atividade argumentativa para o ensino de ciências, a partir de bases teóricas, resultados de pesquisa de natureza empírica e de revisão de literatura. Na segunda, Caminhos para a argumentação na realidade escolar: construções pedagógicas e metodológicas, estão organizados trabalhos que trazem sequências didáticas focalizando o desenvolvimento da argumentação a partir de diferentes lentes teóricas e metodologias de ensino. Com a publicação desta obra, convidamos leitores e leitoras, em suas diferentes realidades escolares e contextos, a problematizarem e contribuírem para a construção de processos argumentativos na escola.

Atividades didáticas com instrumentos históricos para o ensino de matemática

R$60,00

Este livro é a primeira iniciativa de apresentar atividades
didáticas para a Educação Básica e para o Ensino Superior
utilizando Instrumentos Matemáticos. A estrutura foi
pensada para que o leitor consiga articular a história e o ensino
de matemática, perpassando por uma discussão inicial
envolvendo o conteúdo matemático, uma pequena biografia
do autor, a descrição do tratado, a fabricação e/ou a utilização
do instrumento matemático e a descrição de uma atividade
didática para uso em sala de aula. São apresentados os seguintes
instrumentos matemáticos: Promptuário e Tabuleiro de Xadrez
de John Napier, Ábaco De Gerbert, Escala dos números
selecionada do Cross-Staf de Edmund Gunter, Compasso de
Proporção de Didier Henrion, Círculos de Proporção de William
Oughtred, Balhestilha de Manoel de Figueiredo, Jacente no
Plano de Pedro Nunes, Astrolábio Náutico de Simão d’Oliveira
e Sector de Thomas Hood. Dessa forma, esta publicação é voltada
para professores de matemática em formação inicial e
continuada, pois aborda uma temática que auxilia no desenvolvimento
de habilidades relacionadas a diversos conceitos
matemáticos. Ao serem explorados por meio de instrumentos
matemáticos, esses conceitos permitem uma experiência que
integra teoria e prática, aspecto ainda pouco explorado na comunidade
acadêmica.

9786555635676

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Avanços em Visão Computacional e Robótica Educacional

R$60,00

Avanços em Visão Computacional e Robótica Educacional explora o impacto revolucionário dessas tecnologias em diver-sas áreas, com foco especial na educação, pesquisa e aplica-ções comerciais. A primeira parte do livro oferece uma intro-dução prática à visão computacional, abordando técnicas de processamento digital de imagens e aprendizado de máquina, fundamentais para sistemas de reconhecimento e análise au-tomatizada.

Na segunda parte, a obra mergulha no universo da robótica, apresentando ambientes de simulação e casos práticos que destacam a integração entre robótica móvel e energias renováveis. O livro é uma referência essencial para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em construir soluções inovadoras nesses campos em constante evolução.

9786555635461

 

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Ciências por dentro e por fora : Construção de Conhecimento e a sociedade

R$120,00

Por isso, um livro como este – Ciências por dentro e por fora: Construção de conhecimento e a sociedade – é tão importante. Ele tem a função de formar e informar. Traduz e contextualiza a ciência em uma linguagem acessível. E, acima de tudo, tem a coragem de expor o estado atual do conhecimento em nossa sociedade sob diversas perspectivas, explicando como ele e feito e como deve ser utilizado. Nos tempos em que vivemos, essa coragem precisa ser exaltada e cultivada. Agradeço ao organizador do livro, a todos os seus autores e a editora por nos presentearem com essa iniciativa altruísta e responsável de compartilhar seus conhecimentos. Ações como essa precisam se multiplicar, para que possamos tirar nossa civilização da rota de colisão com um destino trágico. Agora você, que tem esse livro em mãos, poderá aprender e refletir sobre como estamos e o que queremos para a sociedade, e sobretudo ter ferramentas para colaborar na construção de um futuro menos sombrio. Desfrutem!

Antonio Carlos Marques, Professor Titular da USP

Ou 3x de R$40,00 s/ juros

Ensino, avaliação e aprendizagem da matemática: da sala de aula à formação docente

R$66,00

Este livro é produto da parceria entre a Universidade Federal do Pará – Brasil e a Universidade de Évora – Portugal que, desde 2013, fomentado pelo apoio financeiro da CAPES-Brasil e da FCT-Portugal, iniciou atividades conjuntas por meio de projeto de pesquisa sobre a temática avaliação das aprendizagens. Atualmente essa parceria continua formalizada por termo de cooperação internacional entre as duas Universidades.
Isabel Lucena e António Borralho, organizadores desta produção, orientam pesquisas no Programa de Pós–Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará e lideram o GEMAZ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica. Assim, as práticas letivas de professores que ensinam matemática ou sobre a formação desses são refletidas, discutidas e referenciadas em contextos diversos da multiplicidade educacional na/da Amazônia e, também, de além mar,
nas experiências de escolas de Évora sob o enfoque da
Avaliação para as Aprendizagens.
A oportunidade gerada pelo PPGECM para a divulgação de suas produções nos estimulou a organizar este livro. A ideia é intercambiar experiências e aprendizagens no que se refere a avaliação eminentemente do âmbito das salas de aulas da Educação Básica a fim de contribuir para as discussões acadêmico-científicas no âmbito da
área do Ensino, mas não só. Importa também que os textos aqui elaborados possam tocar educadores que queiram conhecer ou ampliar ideias sobre a avaliação em perspectiva do ensino-aprendizagem da matemática, seja pelas práticas experienciadas em sala de aula ou pelos contextos aos quais a articulação da avaliação com o ensino-aprendizagem esteja atrelada, seja por questões relacionadas à própria formação docente.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Matemática para Institutos Federais, Universidades e Concursos: Questões de Concursos Vol. 1

R$80,00

Volume 1 da coleção “Matemática para Institutos Federais, Universida- ? des e Concursos” é dedicado à Análise Combinatória e Probabilidade, temas fundamentais tanto para o ensino superior quanto para a preparação para concursos públicos. Esta obra oferece uma abordagem prática e pedagógica que preenche lacunas deixadas pelos livros-textos tradicionais. Seu foco é prepa- rar tanto candidatos a concursos quanto professores em formação, viabilizando o aprimoramento de saberes essenciais. Composto por sete volumes, o material foi elaborado cuidadosamente para cobrir todo o conteúdo exigido em editais de concursos, incluindo os de Institutos Federais e Universidades. A coleção é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas, explorando questões com diferentes níveis de complexidade. Esse primeiro volume se destaca pela quantidade de problemas resolvidos e clareza na aplicação dos conceitos, sendo ideal tanto para iniciantes quanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades. Cada volume apresenta uma vasta seleção de questões de concursos anteriores, todas comentadas e explicadas detalhadamente, proporcionando ao leitor não apenas a prática necessária, mas também uma sólida compreensão teórica.

9786555634990

 

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática

R$0,00

O título do presente livro – Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática – é autoexplicativo, no sentido de que reflete exatamente seu conteúdo. Dos seus 15 capítulos, os três primeiros foram constituídos por entrevistas concedidas por iminentes pesquisadores, a saber: Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, João Pedro Mendes da Ponte e Mónica Ester Villarreal, que têm se de- dicado, respectivamente, às temáticas do Ensino de Ciências (Naturais), da Formação de Professores e das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino. Os demais capítulos refletem parcialmente a produção acadêmica, especificamente os Produtos Educacionais desenvolvidos recentemente no âmbito do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP. Estes capítulos são, portanto, de autoria de alunos e ex-alunos do referido Programa com seus orientadores de pesquisa. O livro insere-se no conjunto das comemorações dos 20 anos de funcionamento do Programa, refletindo uma trajetória de construção e amadurecimento do trabalho em pesquisa acadêmica e formação de professores, agora mestres profissionais que desenvolveram os produtos retratados nos capítulos. O Programa se consolidou, ao mesmo tempo que foi se renovando ao acompanhar as tendências de ensino e de pesquisa de seu tempo, e constituiu uma rica gama de Produtos Educacionais, deixando um rico legado decorrente de seu esforço e sincero empenho na boa qualidade da formação de seus mestres, oriundos de diversas regiões do Brasil, e, portanto, na melhoria da qualidade do Ensino de Ciências e Matemática em nosso país.

 

Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática na Amazônia Legal : Uma Cooperação entre UFMA, UFAM e UFSC

R$75,00

“Os textos apresentados nesta obra trazem resultados de pesquisas no âmbito do ensino de ciências e matemática; revelam, em alguma medida, reflexões relacionadas à inserção e à interlocução de pesquisas em ações de ensino em ambiente escolar em diversas localidades.
O conjunto dos textos apresentados foram produzidos por pesquisado- res do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As pesquisas foram desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad-Amazônia) – com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A articulação dos três programas de pós-graduação permitiu o desenvolvimento de ações com docentes e discentes da UFMA, da UFAM e de docentes da UFSC em: projetos de pós-doutoramentos; intercâmbio de estudantes entre as instituições/programas; e em parcerias de orientação de projetos de dissertações.

9786555634426

Ou 3x de R$25,00 s/ juros

Pesquisas em Ensino de Química : Abordagens, Reflexões e Praticas

R$66,00

Este livro sobre o Ensino de Química tem como objetivo apoiar tanto o trabalho do Professor em sala de aula quanto do Professor/Pesquisador, oferecendo um material científico pedagógico que inclui fundamentação teórica, metodológica e reflexões nesta área de conhecimento. Ao explorar as páginas deste livro, especialmente projetado para aqueles que desejam aprimorar suas práticas no Ensino de Química, os leitores serão levados a uma profunda reflexão sobre suas abordagens e metodologias, impulsionando uma transformação significativa em suas práticas educacionais.

9786555634273

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Pesquisas em Ensino de Química: Abordagens, Reflexões e Práticas

R$0,00

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Pesquisas em história da matemática no Brasil (1990-2021): produções, coletivos de pensamento e epistemologias.

R$100,00

Este livro apresenta procedimentos, resultados e reflexões de pesquisas realizadas entre 2011 e 2021, para mapear, catalogar e analisar as produções em pesquisas sobre História da Matemática no Brasil, especificamente sobre as dissertações e teses produzidas na pós-graduação brasileira no período de 1990 a 2021. Trata-se da apresentação de um conjunto de resultados de pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), nas modalidades Edital Universal e Produtividade em Pesquisa, desenvolvidas em uma década, sob a coordenação do autor, mas em uma construção coletiva que integrou diversos participantes, envolvidos em temas que convergiram para o êxito de pesquisas que têm recebido diversas denominações, como: Estado da Arte, Estado do Conhecimento, Análise Epistemológica ou Pesquisa da Pesquisa.

O objetivo do autor é mostrar as produções, os coletivos de pensamento e as epistemologias envolvidas nessas pesquisas. Assim, este livro está organizado em quatro partes: a primeira com as caracterizações das pesquisas sobre as dissertações e teses em História da Matemática produzidas no Brasil; a segunda sobre as genealogias dos Grupos de Pesquisas em História da Matemática do Brasil e a terceira contendo uma análise da produção brasileira em História da Matemática para o ensino. O livro é finalizado com reflexões sobre a pesquisa e sugestões de inserção dos resultados da pesquisa na formação inicial e continuada de professores e nas ações docentes na educação básica.

CNPq

9786555635553

 

Ou 3x de R$33,33 s/ juros

Quadrados mágicos: conectando história, cultura e atividades nas aulas de matemática

R$40,00

Este livro combina história, cultura e Matemática para explorar
a trajetória dos quadrados mágicos, desde as suas origens
na China Antiga até sua reinterpretação na Europa Medieval,
passando pela Índia e pelo mundo islâmico. Voltado para professores
dos anos finais do Ensino Fundamental, o livro apresenta
métodos de construção, generalizações de constantes mágicas e
abordagens interdisciplinares que conectam a Matemática à história,
filosofia e arte. Além do contexto histórico, a obra propõe
uma sequência de atividades didático-pedagógicas práticas para
a sala de aula, estimulando nos estudantes a aprendizagem lúdica
e o desenvolvimento do pensamento algébrico e geométrico.

9786555635645

Ou 3x de R$13,33 s/ juros