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APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ASTROQUÍMICA E ARTE EM PROL DA VALORIZAÇÃO DO ADOLESCENTE
R$0,00Olá, querido professor!
Este material foi estruturado com base na Aprendizagem de Ciências regida por uma
perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH). Em relação ao conteúdo científico
trabalhado, este se adéqua às atribuições descritas na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e, por conseguinte, a sequência didática foi elaborada para ser aplicada no 9º ano do
Ensino Fundamental regular. Nesse sentido, o intuito deste material é promover o aprendizado
de conteúdos relativos à formação química do universo sob o ponto de vista da Educação em
Direitos Humanos. Para esse fim, a sequência didática se baseia na contação de história de um
livro intitulado Estrelas também falam (Apêndice A deste produto educacional, páginas 177 a
231). Trata-se de um livro paradidático, de autoria própria, que articula conceitos das ciências
naturais no ramo da formação química do universo e sua relação com o ser humano enquanto
ser material.
Ao todo, são necessárias oito etapas e, nestas, destacamos o uso de: questionários,
atividades ilustrativas (desenhos) e interpretações textuais como instrumentos avaliativos.
Obs.: Na página 163, encontra-se um breve resumo para te auxiliar na análise dos desenhos.
Ressaltamos que o produto didático aqui descrito foi aplicado numa turma de 9º ano do
Ensino Fundamental regular da rede privada e, assim, fez parte dos requisitos necessários à
obtenção do título de Mestre em Ensino de Física do curso de Mestrado Nacional Profissional
em Ensino de Física (MNPEF), polo 34 do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Embora utilizado no último ano do Ensino
Fundamental, entendemos que este material também tem potencial aplicabilidade no Ensino
Médio regular, haja vista o amplo desenvolvimento de conteúdos ao considerar a
aprendizagem de astroquímica num recorte referente à origem do universo.
Como a EDH está, pouco a pouco, sendo trabalhada nas aulas de Ciências, após muita
pesquisa, fizemos um resumo – de tamanho viável – para que você, professor, faça um melhor
proveito do nosso produto educacional e, assim, contribua para essa disseminação também.
Chamamos o referido resumo de MAP – Material de Apoio ao Professor (Apêndice B deste
produto educacional, páginas 232 a 248). Portanto, antes de você aplicar a sequência didática
na sua sala de aula, recomendamos fortemente a leitura e compreensão do MAP, pois trata-se
de um material compilado para te auxiliar nas possíveis discussões fomentadas durante a
aplicação do produto, bem como para ampliar ainda mais seu campo de conhecimento quanto
à Educação em Direitos Humanos.
Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz
Contato: rayanacruz.ray@gmail.com
Argumentação no ensino de ciências: construções com a escola
R$0,00Neste livro são discutidos desafios e possibilidades da implementação da atividade argumentativa em aulas de ciências na Educação Básica, tendo em vista a realidade cotidiana da escola. No campo de Ensino de Ciências, existem diferentes perspectivas de argumentação, mas nesta obra, sem abrir mão do rigor teórico, são apresentadas as articulações, considerando a multiplicidade de olhares, contextos e vivências, que refletem como diferentes perspectivas se entrecruzam no contexto escolar. O livro está organizado em duas partes: na primeira, Possibilidades da argumentação no Ensino de Ciências: aproximações epistemológicas e pedagógicas, estão organizados trabalhos que buscam delinear contribuições e possibilidades da atividade argumentativa para o ensino de ciências, a partir de bases teóricas, resultados de pesquisa de natureza empírica e de revisão de literatura. Na segunda, Caminhos para a argumentação na realidade escolar: construções pedagógicas e metodológicas, estão organizados trabalhos que trazem sequências didáticas focalizando o desenvolvimento da argumentação a partir de diferentes lentes teóricas e metodologias de ensino. Com a publicação desta obra, convidamos leitores e leitoras, em suas diferentes realidades escolares e contextos, a problematizarem e contribuírem para a construção de processos argumentativos na escola.
Atividades didáticas com instrumentos históricos para o ensino de matemática
Este livro é a primeira iniciativa de apresentar atividades
didáticas para a Educação Básica e para o Ensino Superior
utilizando Instrumentos Matemáticos. A estrutura foi
pensada para que o leitor consiga articular a história e o ensino
de matemática, perpassando por uma discussão inicial
envolvendo o conteúdo matemático, uma pequena biografia
do autor, a descrição do tratado, a fabricação e/ou a utilização
do instrumento matemático e a descrição de uma atividade
didática para uso em sala de aula. São apresentados os seguintes
instrumentos matemáticos: Promptuário e Tabuleiro de Xadrez
de John Napier, Ábaco De Gerbert, Escala dos números
selecionada do Cross-Staf de Edmund Gunter, Compasso de
Proporção de Didier Henrion, Círculos de Proporção de William
Oughtred, Balhestilha de Manoel de Figueiredo, Jacente no
Plano de Pedro Nunes, Astrolábio Náutico de Simão d’Oliveira
e Sector de Thomas Hood. Dessa forma, esta publicação é voltada
para professores de matemática em formação inicial e
continuada, pois aborda uma temática que auxilia no desenvolvimento
de habilidades relacionadas a diversos conceitos
matemáticos. Ao serem explorados por meio de instrumentos
matemáticos, esses conceitos permitem uma experiência que
integra teoria e prática, aspecto ainda pouco explorado na comunidade
acadêmica.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Avanços em Visão Computacional e Robótica Educacional
Avanços em Visão Computacional e Robótica Educacional explora o impacto revolucionário dessas tecnologias em diver-sas áreas, com foco especial na educação, pesquisa e aplica-ções comerciais. A primeira parte do livro oferece uma intro-dução prática à visão computacional, abordando técnicas de processamento digital de imagens e aprendizado de máquina, fundamentais para sistemas de reconhecimento e análise au-tomatizada.
Na segunda parte, a obra mergulha no universo da robótica, apresentando ambientes de simulação e casos práticos que destacam a integração entre robótica móvel e energias renováveis. O livro é uma referência essencial para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em construir soluções inovadoras nesses campos em constante evolução.
9786555635461
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Ciências por dentro e por fora : Construção de Conhecimento e a sociedade
Por isso, um livro como este – Ciências por dentro e por fora: Construção de conhecimento e a sociedade – é tão importante. Ele tem a função de formar e informar. Traduz e contextualiza a ciência em uma linguagem acessível. E, acima de tudo, tem a coragem de expor o estado atual do conhecimento em nossa sociedade sob diversas perspectivas, explicando como ele e feito e como deve ser utilizado. Nos tempos em que vivemos, essa coragem precisa ser exaltada e cultivada. Agradeço ao organizador do livro, a todos os seus autores e a editora por nos presentearem com essa iniciativa altruísta e responsável de compartilhar seus conhecimentos. Ações como essa precisam se multiplicar, para que possamos tirar nossa civilização da rota de colisão com um destino trágico. Agora você, que tem esse livro em mãos, poderá aprender e refletir sobre como estamos e o que queremos para a sociedade, e sobretudo ter ferramentas para colaborar na construção de um futuro menos sombrio. Desfrutem!
Antonio Carlos Marques, Professor Titular da USP
Ou 3x de R$40,00 s/ juros
Educação em ciências sob diferentes perspectivas epistemológicas
R$0,00Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Ensino, avaliação e aprendizagem da matemática: da sala de aula à formação docente
Este livro é produto da parceria entre a Universidade Federal do Pará – Brasil e a Universidade de Évora – Portugal que, desde 2013, fomentado pelo apoio financeiro da CAPES-Brasil e da FCT-Portugal, iniciou atividades conjuntas por meio de projeto de pesquisa sobre a temática avaliação das aprendizagens. Atualmente essa parceria continua formalizada por termo de cooperação internacional entre as duas Universidades.
Isabel Lucena e António Borralho, organizadores desta produção, orientam pesquisas no Programa de Pós–Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará e lideram o GEMAZ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica. Assim, as práticas letivas de professores que ensinam matemática ou sobre a formação desses são refletidas, discutidas e referenciadas em contextos diversos da multiplicidade educacional na/da Amazônia e, também, de além mar,
nas experiências de escolas de Évora sob o enfoque da
Avaliação para as Aprendizagens.
A oportunidade gerada pelo PPGECM para a divulgação de suas produções nos estimulou a organizar este livro. A ideia é intercambiar experiências e aprendizagens no que se refere a avaliação eminentemente do âmbito das salas de aulas da Educação Básica a fim de contribuir para as discussões acadêmico-científicas no âmbito da
área do Ensino, mas não só. Importa também que os textos aqui elaborados possam tocar educadores que queiram conhecer ou ampliar ideias sobre a avaliação em perspectiva do ensino-aprendizagem da matemática, seja pelas práticas experienciadas em sala de aula ou pelos contextos aos quais a articulação da avaliação com o ensino-aprendizagem esteja atrelada, seja por questões relacionadas à própria formação docente.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
GUIA DE ATIVIDADES INCLUSIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
R$0,00INTRODUÇÃO
Neste guia apresentamos cinco
atividades de ciências,
relacionadas aos cinco sentidos,
que serão explorados como meios
potenciais da aprendizagem.
Levando em consideração que
quando um destes é
comprometido, os outros deverão
ser explorados.
Estas atividades foram
pensadas de modo a permitir
a construção do aprendizado
significativo e de maneira
ativa, onde o aluno será o
protagonista central do
processo, com habilidades
como iniciativa, criatividade,
criticidade reflexiva,
autoavaliação, cooperação
para trabalhos em equipe,
responsabilidade, empatia e
consciência ambiental
Junto ao processo de significação de
conhecimento, há a preocupação de
que a inclusão (já prevista
legalmente), seja então, realizada de
maneira fidedigna, pois incluir não é
apenas inserir o aluno em um espaço
social, mas sim promover estratégias
de ensino que possibilitem ao aluno
público alvo da educação especial,
alcançar os objetivos pedagógicos da
aula junto aos seus colegas.
HORIZONTES LATINO-AMERICANOS NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: singularidades e perspectivas de pesquisa
R$0,00Este livro foi pensado e produzido no contexto do projeto de pesquisa
“Mapeamento da comunidade latino-americana de pesquisa em Educação
Química: uma análise de suas produções” (MAPEQUIM/AL), o qual foi
aprovado e financiado por meio da Chamada Universal CNPq/MCTI/
FNDCT Nº 18/2021 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq). Esta iniciativa foi idealizada e desenvolvida em coletivo,
a partir do envolvimento de professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores das Instituições de Educação Superior, a saber: Universidad de Córdoba
(Colômbia), Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade
Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal da Paraíba –
UFPB, Universidade Federal do Paraná – UFPR e Universidade Federal do
Rio Grande – FURG.
O nosso interesse se centrou em compreender o que está sendo produzido, em termos de investigação, por pesquisadoras e pesquisadores
latinoamericanos(as) que pensam e produzem conhecimento na área de
Educação Química. Assim, o principal objetivo do projeto foi mapear essa
comunidade de pesquisa e analisar suas produções.
A proposta surgiu a partir de reflexões compartilhadas, nas quais nos
questionamos: Como se estabelecem as relações acadêmicas e as parcerias de
trabalho entre pesquisadores(as) da área no Brasil e pesquisadores de outros
países latino-americanos? Por que nossos referenciais, na maioria das vezes,
são compostos por autores europeus e/ou estadunidenses, cujas ideias foram
desenvolvidas em contextos muito diferentes do nosso?
Nesse sentido, partimos do pressuposto de que as pesquisas brasileiras
produzidas nos últimos anos dialogam pouco com autores e autoras dos países vizinhos, desconsiderando a importância da construção de uma identidade
coletiva na América Latina. Portanto, um dos nossos principais interesses consistiu em contribuir para dar maior visibilidade a conhecimentos produzidos
por pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos, além de promover o
estabelecimento de parcerias e colaborações futuras através de redes e equipes
de trabalho que viabilizem a geração e a disseminação de novos conhecimentos.
Essa ideia se consolida ao olharmos para a América Latina, uma região
que tem sido historicamente palco de lutas e conflitos, marcada pela exploração da biodiversidade e pela exploração humana. A partir dos processos de
colonização e dominação, que acarretaram e ainda acarretam o apagamento
de costumes e conhecimentos, as desigualdades regionais tornam-se cada vez
mais visíveis, expressas na desigualdade, na pobreza, na precariedade da saúde
e na falta de oportunidades educacionais.
Assim, as instituições educativas têm o desafio de romper com a colonização epistemológica e cultural, que tem sido reproduzida durante séculos
na nossa região, pois os nossos modelos educacionais foram inspirados em
padrões eurocêntricos, perpetuando a visão dos colonizadores. Esse processo
continua sendo reafirmado pela globalização e pelas políticas neoliberais, consolidando a desqualificação de conhecimentos que não se enquadram nas normas hegemônicas ocidentais.
Nesse cenário, a cooperação entre os países da América Latina e a pesquisa voltada para a valorização da cultura e da biodiversidade latinoamericana
são fundamentais para a construção de estratégias que promovam formas de
viver mais equitativas, integrando as dimensões política, ambiental, educacional e científica. O impacto significativo da Educação científica depende de um
esforço coletivo que reconheça e valorize diferentes formas de conhecimento
e cosmovisões, contribuindo para a resolução das demandas sociais, culturais e
ambientais da América Latina.
Com essas ideias em mente, neste livro compilamos textos científicos
que abordam a Educação Química desde perspectivas diversas e que foram
produzidos por pesquisadores que atuam na Colômbia, no Brasil, no Chile, no
Equador e na Argentina. A partir desta coletânea, reforçamos a necessidade de
ampliarmos os laços de cooperação latino-americanos e de desenvolver iniciativas como esta, que permitam pensar nossa área de estudos de forma contextualizada, crítica e reflexiva.
Desejamos uma ótima leitura!
Matemática para Institutos Federais, Universidades e Concursos: Questões de Concursos Vol. 1
Volume 1 da coleção “Matemática para Institutos Federais, Universida- ? des e Concursos” é dedicado à Análise Combinatória e Probabilidade, temas fundamentais tanto para o ensino superior quanto para a preparação para concursos públicos. Esta obra oferece uma abordagem prática e pedagógica que preenche lacunas deixadas pelos livros-textos tradicionais. Seu foco é prepa- rar tanto candidatos a concursos quanto professores em formação, viabilizando o aprimoramento de saberes essenciais. Composto por sete volumes, o material foi elaborado cuidadosamente para cobrir todo o conteúdo exigido em editais de concursos, incluindo os de Institutos Federais e Universidades. A coleção é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas, explorando questões com diferentes níveis de complexidade. Esse primeiro volume se destaca pela quantidade de problemas resolvidos e clareza na aplicação dos conceitos, sendo ideal tanto para iniciantes quanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades. Cada volume apresenta uma vasta seleção de questões de concursos anteriores, todas comentadas e explicadas detalhadamente, proporcionando ao leitor não apenas a prática necessária, mas também uma sólida compreensão teórica.
9786555634990
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática
R$0,00O título do presente livro – Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática – é autoexplicativo, no sentido de que reflete exatamente seu conteúdo. Dos seus 15 capítulos, os três primeiros foram constituídos por entrevistas concedidas por iminentes pesquisadores, a saber: Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, João Pedro Mendes da Ponte e Mónica Ester Villarreal, que têm se de- dicado, respectivamente, às temáticas do Ensino de Ciências (Naturais), da Formação de Professores e das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino. Os demais capítulos refletem parcialmente a produção acadêmica, especificamente os Produtos Educacionais desenvolvidos recentemente no âmbito do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP. Estes capítulos são, portanto, de autoria de alunos e ex-alunos do referido Programa com seus orientadores de pesquisa. O livro insere-se no conjunto das comemorações dos 20 anos de funcionamento do Programa, refletindo uma trajetória de construção e amadurecimento do trabalho em pesquisa acadêmica e formação de professores, agora mestres profissionais que desenvolveram os produtos retratados nos capítulos. O Programa se consolidou, ao mesmo tempo que foi se renovando ao acompanhar as tendências de ensino e de pesquisa de seu tempo, e constituiu uma rica gama de Produtos Educacionais, deixando um rico legado decorrente de seu esforço e sincero empenho na boa qualidade da formação de seus mestres, oriundos de diversas regiões do Brasil, e, portanto, na melhoria da qualidade do Ensino de Ciências e Matemática em nosso país.
Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática na Amazônia Legal : Uma Cooperação entre UFMA, UFAM e UFSC
“Os textos apresentados nesta obra trazem resultados de pesquisas no âmbito do ensino de ciências e matemática; revelam, em alguma medida, reflexões relacionadas à inserção e à interlocução de pesquisas em ações de ensino em ambiente escolar em diversas localidades.
O conjunto dos textos apresentados foram produzidos por pesquisado- res do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As pesquisas foram desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad-Amazônia) – com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A articulação dos três programas de pós-graduação permitiu o desenvolvimento de ações com docentes e discentes da UFMA, da UFAM e de docentes da UFSC em: projetos de pós-doutoramentos; intercâmbio de estudantes entre as instituições/programas; e em parcerias de orientação de projetos de dissertações.
Ou 3x de R$25,00 s/ juros