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Teoria Intuicionista da Educação Matematica
Fruto de um estudo minucioso, a teoria proposta neste livro aponta para explicações sobre os modos de pensar e agir na produção de conhecimento, com vistas a discutir sobre um exercício ativo, dinâmico e exploratório inerente à construção do conhecimento matemático, bem como de seu destino e aprendizagem nos diversos níveis escolares.Trata-se de uma teoria desenvolvida e apoiada em discussões filosóficas, epistemológicas e sociológicas as quais, conectadas ao pensamento educacional, compuseram uma argamassa basilar para a edificação de princípios intuicionistas que possibilitaram o seu desenvolvimento. O autor apresenta uma narrativa refinada e cuidadosa que sinaliza uma reflexão madura, de modo a oferecer contribuições importantes ao leitor a respeito do ensino e a aprendizagem da matemática, bem como para a formação de professores que ensinam essa disciplina. (Iran Abreu Mendes)
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
TEORIA MATEMATICA DAS ELEIÇOES
Inicia-se com uma investigação histórica. Na segunda parte analisa o Teorema de Arrow, e mostra que, na opinião do autor, não há nenhum sistema eleitoral que satisfaça a todas as condições desejáveis em uma democracia. Por fim apresenta como é possível que Votos, Álgebra e Geometria combinem de forma perfeita, analisando e dsicutindo alguns resultados obtidos por Donald Saari.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
The Numbers and the Functions Generalized of Colombeau: Algebra, Topolog and Analysis – Colombeau s Full Algebra
T he book was written thinking to showed to the researchers in nonlinear generalized functions (or Colombeau’s full algebras) algebraic, topological, and analytical aspects of this area so important when we study nonlinear differential equations ordinary or/and partial. In order to make this, we develop the ring of Colombeau’s full generalized numbers; we endow these numbers of topology, the sharp scalar topology, and show some results of convergences. Next, we develop the sharp topology on the ring of the Colombeau’s full generalized functions, highlight that, the compact support is dense in this space of functions, and that this metric space is complete. With these topological results, we answer a boundary-initial value problem of the parabolic type what shown the efficacy of the theory developed.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Tópicos de Álgebra
A geometria foi considerada uma ciência lógico-dedutiva, estabelecida sobre
bases sólidas, desde o século IV a.C., quando foram publicados os Elementos
de Euclides de Alexandria (c.325–265 a.C.). Esta obra foi tida como um
modelo de rigor e elegância na exposição durante mais de dois mil anos,
pois desenvolve o assunto enunciando uma série de postulados e, a partir
destes, demonstra logicamente todas as afirmações feitas. É a obra mais
publicada na história da humanidade, depois da Bíblia; dela foram feitas mais
de mil edições.
Já a aritmética foi estudada inicialmente desde um ponto de vista mais
ingênuo. Os inteiros positivos 1, 2, 3,… são tão comuns à nossa experiência,
que foram chamados de números naturais. Os matemáticos trabalharam com
eles sem sentir a necessidade de uma formalização rigorosa das idéias.
O mesmo não aconteceu com os inteiros negativos. Eles foram
relativamente bem aceitos na coletividade matemática graças às suas diversas
interpretações e usus práticos, como representando dívidas, ou como medidas
de temperaturas “abaixo de zero”, etc. Porém, as dúvidas quanto a sua
legitimidade apareceram em diversas ocasiões. Em 1543, Michael Stifel (1548–
1567) ainda os chamava de números absurdos e Girolamo Cardano (1501–1576),
um contemporâneo de Stifel, os considerava soluções falsas de uma equação.
CAPÍTULO 1. NÚMEROS INTEIROS
A situação se agravou com a introdução dos números complexos no
século XVI, quando estes tornaram-se necessários para compreender certos
casos que aparecem na resolução de equações de terceiro grau. Eles foram
sendo aceitos aos poucos por causa de sua grande utilidade, tanto na
matemática com em algumas de suas aplicações.
Porém, as dúvidas quanto à sua legitimidade permaneceram e o próprio
Leonhard Euler (1707–1783), que os utilizara magistralmente em muitos de
seus trabalhos (vide pág. 103).
Nas primeiras décadas do século XIX, um grupo de matemáticos ingleses
tentou colocar a álgebra em bases tão sólidas quanto se considerava fossem as
da geometria. Para isso, eles tentaram compreender e explicitar “os axiomas
da álgebra”. George Peacock (1791–1858), no seu Tratise on Algebra, publicado
em 1830 e ampliado a dois volumes em 1845, destaca pela primeira vez
a importância das chamadas “leis formais”, que passam a desempenhar o
papel dos axiomas na álgebra. O seu contemporâneo e amigo, Augusto de
Morgan (1806–1871) assumiu uma atitude parecida na sua Trigonometry and
double algebra, publicada também em 1830. Com esta primeira tentativa de
axiomatização começa um longo processo em direção a álgebra abstrata.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Tópicos de Álgebra Clássica: Um Prelúdio à Álgebra Moderna – Textuniversitários 1
Textuniversitário 1
Este livro busca deixar claro que a forma moderna como a álgebra é apresentada é o resultado de um longo processo de abstração e formalização que teve inicio no século XIX e passou gradativamente a permear toda a atividade matemática ao longo do século passado. Não muito tempo atrás, ela ainda era vista na mesma forma em que C.F. Gauss a define no clássico Disquesitions Arithmeticae. “A Álgebra é a arte de reduzir e resolver equações”. O estilo do professor Polcino Milies, ganhador do Prêmio Jabuti de 1999, está bastante marcante no livro, notas históricas e comentários correlacionados são encontrados em todo texto. Isto porque, segundo o próprio Polcino Milies, é na história da disciplina onde justamente fica evidente a necessidade da introdução de novos conceitos e onde pode-se perceber que cada um deles foi formulado como resposta natural a um determinado problema Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
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Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Tópicos de História da Matemática Islâmica Medieval
A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, os autores nos brindam com uma versão da Matemática Islâmica Medieval, nos levando a conhecer o contexto político da formação do mundo islâmico e do desenvolvimento do saber nesta região. Especificamente sobre a Matemática são apresentadas duas obras traduzidas por eles, Tratado Aritmético de al-Khwarizmi e Tratado sobre a circunferência de al-Kashi, possibilitando outros estudos e outras História.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Tópicos em Combinatória Contemporânea – Textuniversitários 4
A combinatória é uma área vasta, que continua a crescer vigorosamente. Tópicos de pesquisa que têm mostrado frutíferos incluem a teoria extremal dos conjuntos, os métodos probabilísticos e os métodos algébricos. foram escolhidos alguns dos resultados mais conhecidos nestas linhas de pesquisa para formar uma fotografia da área. Com o intuito de apresentar a combinatória como uma disciplina integrada no grande universo da matemática, procurou-se apresentar aplicações dos resultados e técnicas da combinatória em outras áreas.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
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Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Topologia Geral – Textuniversitários 21
Este é um livro pensado como material para um primeiro curso de topologia. Fruto das notas de aulas dos diversos cursos de topologia ministrados ao longo dos anos pelo autor na Universidade de São Paulo. O livro é inovador na forma de apresentação e organização. Muitos
dos conceitos e resultados que são apresentados de forma tardia em outros textos, tornando-os enfadonhos, sem perda de elegância e didática aqui são apresentados com dinamismo e natural celeridade.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
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Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Três teoremas de Pitágoras: entre a Escola Pitagórica, os Elementos de Euclides e os livros didáticos
O Teorema de Pitágoras é frequentemente apresentado
como uma descoberta de Pitágoras nos livros didáticos da
Educação Básica. No entanto, os historiadores hoje questionam
essa visão e sugerem que as práticas da Escola Pitagórica
estavam mais relacionadas à aritmética do que à geometria.
Por outro lado, nos Elementos de Euclides, o Teorema possui uma
abordagem puramente geométrica com um propósito bem diferente
do contexto escolar. Este livro parte de uma análise crítica
de como o Teorema de Pitágoras é abordado em livros do PNLD
de 2018 e 2020 – fruto da pesquisa de nosso grupo CHEMat –
para, em seguida, revisitar as práticas históricas na Grécia Antiga.
A obra propõe duas oficinas: uma inspirada na Escola Pitagórica
e outra nos Elementos de Euclides, utilizando somente materiais
manipuláveis acessíveis, como tampinhas de plástico, régua e
compasso. Destinado a educadores, estudantes de licenciatura
e pesquisadores, o livro oferece um exemplo concreto de como
a integração entre história e ensino pode ser feita nas aulas de
Matemática, de modo a desenvolver uma nova perspectiva sobre
a própria Matemática e o seu ensino.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Triângulo aritmético : aspectos históricos e abordagens em livros didáticos de matemática do Brasil
Dentre vários os conteúdos matemáticos ministrados em
sala de aula, abordaremos neste livro o Triângulo Aritmético,
um conteúdo presente em livros didáticos de Matemática
produzidos e utilizados no Brasil desde a década de 1930. Ao
longo do texto, serão expostas as possíveis origens e os estudos
iniciais do conteúdo, visando compreender as nomenclaturas
desse triângulo durante a história e suas contribuições para a História
da Matemática. Iremos explicitar de que modo esse conteúdo
foi apresentado em livros didáticos de Matemática produzidos
e utilizados no Brasil, abordando a apresentação geral, os aspectos
históricos, alguns exercícios, entre outros. Por fim, será apresentada
uma proposta de como abordar historicamente o Triângulo
Aritmético por meio de um Projeto de Pesquisa de Iniciação
Científica com estudantes do Ensino Médio. Esperamos que este
livro venha a colaborar com a formação de professores de Matemática
em relação ao conhecimento histórico sobre o Triângulo
Aritmético, a sua abordagem nos livros didáticos de Matemática
e a possibilidade de pesquisa sobre o tema com estudantes do
Ensino Médio
Ou 3x de R$23,33 s/ juros
Turismo histórico-matemático pelo Brasil: possibilidades para o ensino de matemática
Muitas vezes vista como inalcançável, a Matemática passa despercebida no dia a dia, pois que está presente em
tarefas cotidianas, fenômenos que vivenciamos e paisagens que nos cercam. Com o objetivo de despertar uma atitude positiva em relação à Matemática, este livro apresenta aspectos matemáticos presentes em monumentos turísticos e históricos do Brasil, contribuindo para a sua aprendizagem. As ideias apresentadas servem para aguçar o interesse de quem quer sair pelas cidades deste país (e do mundo), fazer viagens e encontrar essa Matemática que dizem estar presente em todo lugar. Aos professores que ensinam esta disciplina, a obra propõe formas de instigar a curiosidade dos seus alunos, motivando-os a encontrar a Matemática na realidade ao seu redor. A proposta apresentada é interdisciplinar na medida em que a Matemática pode ser vivenciada em espaços que envolvem conhecimentos de outras áreas do saber, como as artes, as ciências e a história. O leitor encontrará dez sugestões de passeios turísticos histórico-matemáticos pelo Brasil distribuídos pelas cinco regiões do país. Boa viagem!
Ou 3x de R$13,33 s/ juros
Um curso básico em teoria dos números – Textuniversitários 7
A Teoria dos Números foi sem dúvidas o ramo de
pesquisa favorito de Gauss, que uma vez disse: “A
Matemática é a rainha das ciências e a Teoria dos
Números é a rainha da Matemática”. Este livro, que em sua
primeira edição foi finalista do prestigiado Prêmio Jabuti,
apresenta esta realeza da matemática de uma forma pormenorizada,
rica em detalhes e com uma enorme gama de
exemplos teóricos e numéricos. O autor não poupou esforços
para que o leitor sentisse prazer em se deparar com a riqueza
e a beleza sublime dessa grandiosa área, como ele mesmo
escreve: “o objetivo principal deste livro é destacar os resultados
básicos e clássicos da Teoria Elementar dos Números, de
modo a oferecer um texto para um primeiro curso em Teoria
dos Números.”
Tópicos abordados no livro:
1 Propriedades Elementares dos Inteiros
2 Divisibilidade e Tópicos Relacionados
3 Números Primos
4 Congruências
5 Alguns Números Especiais
6 Os Teoremas de Wilson, Fermat e Euler
7 Funções Aritméticas
8 Ordens e Raízes Primitivas
9 Resíduos Quadráticos e a Reciprocidade Quadrática
10 Equações Diofantinas
11 Representação de Inteiros como Soma de Quadrados
12 Frações Contínuas
A Relações de Equivalência
Respostas para os Exercícios Selecionados
Índice Remissivo Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
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