- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Memórias de professores e professoras de química
R$0,00PREFACIAR um livro de memórias, de vida social e vivências acadêmicas, por um professor que chegou nesta carreira por vias alquímicas não me pareceu uma tarefa fácil. Foi um desafio retroceder ao
dia que cheguei em meus pais e disse “infelizmente não serei mais um farmacêutico bioquímico…, mas serei um professor de química”. Me recordo
do olhar incrédulo do meu pai e do olhar vazio da minha mãe, afinal, eu estava caminhando para o último período do curso de Farmácia e a esperança
de um filho “doutor” havia decantado.
Era um sonho de infância trabalhar em um laboratório de análises
clínicas, pois sempre fui fascinado pelos elementos celulares sanguíneos.
Como pode existir entes tão simples (ironia) desempenharem funções de defesa, coagulação e transporte de gases?
O gosto pelo universo sanguíneo veio de uma sessão cinema que tive
na escola, ainda no ensino fundamental. A professora de Ciências passou o
filme “Viagem Insólita” (Joe Dante, 1987), cujo enredo se baseia na miniaturização de um submarino que, acidentalmente, é injetado num corpo humano. Nesta viagem, dentro do corpo humano, o personagem principal, piloto do submarino, é levado por todo o corpo humano por meio das artérias
e veias. Foi fascinante. Foi incrível! Era isso que eu queria, conhecer o corpo
humano por dentro, claro que não miniaturizado, mas por um microscópio.
Voltando ao curso de Farmácia, aquilo não estava me parecendo empolgante. Havia algo ali que não estava dentro do roteiro que eu havia traçado.
Minha trajetória começou a ser um reagente limitante logo no segundo ano
quando assumi a monitoria de Química Geral e Inorgânica. Os monitores tinham um espaço próprio na universidade: uma sala (pequena) com lousa e carteiras. Eu tinha meus horários fixos e deveria cumprir 8 horas por semana.
Naquele momento, minha primeira superfície de contato como “auxiliar do professor” foi o catalisador para uma série de reações (cognitivas),
algumas coerentes e outras nem tanto: Se sou um “auxiliar de e para aprendizagem”, não seria necessário repensar uma maneira de ensinar meus colegas
de modo que compreendam, e não decorem, os conceitos e conteúdos? Vejam: eu era apenas um aspirante a farmacêutico que nem sabia da existência
de uma área de pesquisa chamada ensino de química que, naquela época, já
estava em ebulição com publicações e eventos.
Não foi apenas uma singular experiência em monitoria. Vários semestres nesta função até que um dia a Professora Setsuko Sato (in memoriam)
me chamou em sua sala e disse “Você deve ser professor! Você é bom nisso!”.
Fiquei sem palavras, mas a semente saiu da dormência.
A semente começou a germinar. Eu preciso dizer que, enquanto estudante de Farmácia, eu também era estudante de Ciências Biológicas, em
outra universidade. Não que eu tenha ingressado neste curso para ser professor, uma vez que era um curso de licenciatura, mas na minha cabeça, em
sendo biólogo, as chances de ser um profissional com uma dupla formação
para a área de análises clínicas poderia ser algo que me destacasse dos outros.
Os semestres foram passando até que a decisão chegou: eu quero ser
professor, mas por onde começar? Primeiro, convencendo meus pais e, segundo, solicitar uma transferência interna para o curso de Licenciatura em Ciências com habilitação em Química. A primeira, já relatado aqui, foi de aceitação
e compromisso. O segundo, a transferência de curso foi aceita de imediato.
No entanto, um terceiro desafio apareceu como doses homeopáticas,
mas ramificado como uma complexa cadeia carbônica: como se torna professor? O que se lê? Quem forma professor? O que é um referencial teórico?
Eu preciso saber pedagogia? Esse turbilhão de perguntas que lentamente foram sendo respondidas, refletidas, discutidas e reelaboradas ao longo destes
anos estão aqui nesta obra.
Este livro de memórias de professores e professoras de Química é um
compartilhar de pensamentos, referências, formação e afetos. Os(as) autores(as) aqui presentes fazem parte da minha formação e arrisco em generalizar
que fazem parte da nossa formação, da nossa pesquisa e da nossa cultura como
professor(a)/pesquisador(a) na área de ensino de química. Alguns como os pioneiros desta área.
Mas essa obra não é uma viagem insólita. Percorrer as páginas desta
obra, capítulo a capítulo, é um processo de volta ao tempo, de (re)conhecer
os(as) desbravadores(as) que nos abriram caminhos de conquista, de consolidação, de discussão e de formação. Graças a eles(as) e suas inspiradoras histórias de vida, novas ramificações desta cadeia de pensamento puderam nascer; novas sementes puderam germinar; novos frutos puderam ser colhidos
no chão da escola e novos olhares, políticas públicas e compromissos sociais
puderam nascer no horizonte.
Aqui, nestas páginas, não iremos encontrar reações de síntese ou
substituição, mas reações em cadeia que nos leva a admirar, inspirar, construir e reconstruir nossas histórias acadêmicas e de vida, tendo como objetivo o singular desejo de uma educação de qualidade, uma escola ética, democrática, acolhedora, antirracista, plural, integradora e segura para podermos formar agentes sociais transformadores.
Que possamos, por meio destas páginas, sermos também agentes
transformadores e inspiradores aos estudantes da graduação, pós-graduação, professores(as) da Educação Básica e Superior. Que essa obra seja uma
colheita coletiva que irá alimentar novas e duradouras gerações com passados incertos, presentes desafiadores e futuros promissores.
E neste prefácio que, para mim, foi quase um manifesto de gratidão
a esses(as) professores(as) pesquisadores(as) aqui presente e outros que estão
em outro plano e em nossas memórias, agradeço por ter nos ensinado a criar
possibilidades para nossa própria produção e cons
P
Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Capa Memórias de professores e professoras de química
Métodos Computacionais no Estudo de Macromoléculas Biológicas
O presente exemplar reúne textos de diversos pesquisadores bra- sileiros com reconhecida competência no estudo de macromo- léculas de interesse biológico. Os capítulos discorrem sobre temas importantes e atuais na área. Devido à complexidade dos proble- mas envolvendo macromoléculas, grande parte dos trabalhos realizados sobre esses sistemas são computacionais. O conjunto dos textos apresentados aqui refletem essa tendência. Este livro busca apresentar de forma didática e compreensível os assuntos importantes discutidos na área, sem perder de vista o rigor matemático requerido para avançar, de forma consistente e segura, o conhecimento científico sobre o assunto tratado. Essa característica emerge de seu principal objetivo, que foi homenagear os Professores José Roberto Ruggiero e Jorge Chahine. O fator comum que motivou os autores a se juntarem e escrever os textos que compões esse exemplar, foi o reconhecimento da atuação desses dois docentes. Esse reconhecimento se refere principalmente a atuação profissional, mas também envolve fatores humanos. SUMÁRIO PREFÁCIO Elso Drigo Filho 9 PRINCÍPIOS DA SIMULAÇÃO POR DINÂMICA MOLECULAR Pedro Geraldo Pascutti 15 SIMULAÇÕES DE DINÂMICA MOLECULAR APLICADAS A SISTEMAS BIOLÓGICOS Carlos Roberto de Souza Camilo | Luiz Fernando da Costa Zonetti | Ingrid Bernardes Santana Martins | Alexandre Suman de Araujo 37 DINÂMICA ESTRUTURAL DE PROTEÍNAS Ana Ligia Scott | Eric Allison Philot | Angelica Nakagawa Lima 69 MODELOS SIMPLES PARA PROBLEMAS COMPLEXOS: OS MECANISMOS DE ENOVELAMENTO E EVOLUÇÃO PROTEICA POR MODELOS DE REDE CÚBICA Ronaldo Júnio de Oliveira | Gabriel Gouvêa Slade | Leandro Cristante de Oliveira 91 ENOVELAMENTO DE PROTEÍNAS UTILIZANDO MODELOS BASEADOS EM ESTRUTURA Antonio B. Oliveira Jr | Paulo Ricardo Mouro | Vinícius de Godoi Contessoto | Vitor B. P. Leite 121 ESTUDO DAS INTERAÇÕE
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
MÉTODOS DE QUÍMICA TEÓRICA E MODELAGEM MOLECULAR
Este livro trata dos métodos teóricos de mecânica quântica e simulação computacional aplicados ao estudo de sistemas moleculares. Foram escolhidos 14 tópicos para cobrir, de forma mais abrangente possível, o conhecimento científicodas áreas de Química Quântica e Física Molecular. Esses Tópicos estão apresentados no formato de capítulos independentes e complementares e foram escritos por professores/pesquisadores doutores brasileiros reconhecidos especialistas no assunto. Em cada capítulo o leitor encontrará uma descrição detalhada do tópicos, iniciando com o(s) método(s), seguindo para aplicações e conclusões, onde discissões críticas e novas perspectivas são levantadas, e finalizando com um rico conjunto de referências bibliográficas que ajudará o leitorque quiser se aprofundar ainda mais em algum tema. Este livro, escrito de forma clara e didática, se destina a alunos que esteja iniciando a carreira cientpifica nas áreas de Química Teórica e Física Molecular, a pós-graduandos nas áreas teóricas de sistemas moleculares em Física, Química, Biologia e Engenharia, e pesquisadires de áreas afins.
Ou 3x de R$58,67 s/ juros
Métodos Numéricos em Química Quântica
Métodos Numéricos em Química Quântica é um texto que vem enriquecer e complementar o aprendizado básico em Química Quântica, sendo resultado da nossa experiência didática no ensino e pesquisa do tema. Espera-se que o leitor tenha cursado Química Quântica, um pré-requisito para acompanhar os capítulos do presente livro. O material a ser abordado equivale a um semestre de graduação para alunos de química, física ou engenharia. Nos seus 16 capítulos independentes, iniciando com a solução algébrica da equação de Schrödinger para estados estacionários e finalizando com a parte temporal, são apresentados mais de cinquenta programas computacionais, testados no ambiente Matlab e Octave. Ao abordar a parte numérica da Química Quântica o leitor poderá aprofundar seu conhecimento e propor seus próprios problemas no tema. Trata-se, pois, de uma obra valiosa para quem pretende obter uma visão mais ampla em Química Quântica, formando uma base sólida para futuros estudos na área.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
MULHERES E A TABELA PERIÓDICA: CAMINHOS QUE SE CRUZAM
Este livro reúne as histórias de mulheres e cientistas
que descobriram elementos químicos da Tabela
Periódica e que comumente não são reconhecidas
por suas contribuições científicas.
Nesse sentido, descrevemos suas histórias de vida considerando
suas trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais.
Pretendemos com suas histórias contribuir para desconstruir
a percepção equivocada de que a ciência é feita somente
por homens cisgêneros, heterossexuais, brancos e
europeus, de forma a desvincular o sexismo da ciência e da
produção científica.
Desta forma, abordar a trajetória pessoal e as contribuições
destas mulheres cientistas para a caracterização de novos
elementos químicos é fundamental para que possamos
começar a mudar essa visão de uma ciência integradora,
solitária, inalcançável e praticada somente por “gênios”.
Esperamos que este livro possa ser fonte de inspiração para
meninas e meninos fazerem ciência e seguirem a carreira
científica, bem como divulgar as histórias destas mulheres
e cientistas em língua portuguesa.
Ou 3x de R$16,00 s/ juros
Noções de Quimica Forense
Embora contenha a descrição das técnicas de análise usualmente aplicadas em Química Forense, esse não é um livro técnico de introdução ao tema. Destina- -se a todos aqueles que, com formação acadêmica a partir do Ensino Médio, tenham interesse pelo assunto. Esse trabalho tem início com a parte histórica, que revelou a importância da Química nos processos de investigação criminal, descreve objetivamente as técnicas analíticas principais empregadas em Criminalística, põe em evidência a tarefa desempenhada pelo químico forense e finaliza com sugestões de experimentos simples para que estudantes da Educação Básica percebam a importância da Química Forense e se interessem em estudá-la. O objetivo é auxiliar o entendimento desse tema, tão importante em nossos dias, estendendo-o a todos os interessados em buscar uma justiça real para com as vítimas inocentes de violência, em todas as suas manifestações.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
O ensino de química na educação de jovens e adultos
R$0,00O ensino de química na educação de jovens e adultos
Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
O ensino de química na educação de jovens e adultosO ensino de Química nas leituras de embalagens/rótulos
Neste livro, Anelise Grünfeld de Luca aborda o ensino de Química a partir de um ângulo inusitado: os rótulos/embalagens de produtos comerciais. A obra parte da história e da importância das embalagens para seguir um roteiro no qual a Química apresenta um papel importante na interação com a sociedade. Inserida em uma perspectiva de ensino-aprendizagem da Química que contribua com a cidadania, a obra propõe atividades que aproximarão o cotidiano da ciência, sem prescindir de um tratamento científico rigoroso e um referencial teórico consistente. Parafraseando p professor Zanetic, poder-se-ia dizer que Química também é cultura, e Anelise nos brida com uma imersão sobre as possibilidades de abordagens em sala de aula
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
O Ensino de Química por Meio de Oficinas Temáticas
Esta obra pauta-se em pressupostos teóricos e metodológicos voltados à problematização e ao questionamento, como fios condutores das atividades apresentadas. E nesse contexto de questionamentos e de desafios, situamos esta singela contribuição, fruto do trabalho de estudantes e professores do Curso de Química, do Grupo de Pesquisa em Educação Química da UEM – GPEQUEM e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, se constituindo um lugar onde se entrecruzam ideias e experiências compartilhadas nos últimos 15 anos de vigência de um projeto sobre “Oficinas Temáticas de Química para a Educação Básica. Esperamos que as atividades apresentadas neste livro possam promover reflexões importantes acerca do cotidiano escolar, tanto de cunho individual, como coletivo, no desafio de pensar o ensino de Química e suas relações com os conhecimentos de natureza, científica, tecnológica, social, econômica, e cultural, que emergem na busca de compreensão das diferentes ações propostas.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
O TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
livro é apresentado, referenciais que relacionam o teatro de temática científico com a ciência e a arte. Logo, em seguida, apresentamos
algumas reflexões, sobre educação, trabalho e teatro,
dialogando com István Meszáros, Pierre Bourdieu e
o educador Paulo Freire. As reflexões, também, irão
buscar responder algumas questões: o que é o teatro
de temática cientifica? Como fazer? E por que fazer?
Apresentam-se alguns grupos de teatro de temática
científica em Universidades brasileiras, práticas de
formação de professores de química e fecha a escrita
disponibilizando scripts construídos de modo colaborativo
com temáticas pertinentes ao ensino de de Química.
Este livro não se destina somente aos professores
de Química, mas também pode ser um suporte para
todos os professores de Ensino de Ciências que se interessem pela temática.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
OS PRECONCEITOS E A QUÍMICA
A pesquisa em educação científica, incluída aí a educação química, avançou muito em nosso país nas últimas duas décadas, principalmente pelo crescimento da pós-graduação stricto sensu. Permanece, no entanto, a sensação de que a investigação acadêmica pouco tem transformado a realidade da sala de aula, apesar da clara influência que pode ser observada nas Orientações Curriculares Nacionais. Com o objetivo de aproximar a produção acadêmica e o fazer pedagógico, a série “Ensino de Química” pretende disponibilizar materiais didáticos frutos de pesquisas dos programas de pós-graduação em Ensino e Educação. A série intenciona abordar temas relevantes para o desenvolvimento de novas perspectivas no ensino de química, contribuindo assim para uma aproximação nos mais diversos níveis de escolaridade formal. Para tanto, pretende que as obras que a comporão tenham o perfil inovador e possibilitem o apoio necessário ao docente em ciências/química na elaboração de aulas em consonância com a pesquisa atual no campo da Didática das Ciências. Todos os originais são analisados pelo conselho editorial, formado por profissionais de diversas Universidades e Institutos de Pesquisa, nacionais e internacionais. Destarte, convidamos o leitor a uma imersão nas obras e desejamos que estas possam contribuir efetivamente com sua atuação docente. SUMÁRIO Dedicatória…………………………………………………………………… Introdução……………………………………………………………………. Preconceito e intolerância………………………………………………… Preconceito pelos deficientes………………………………………… Preconceito pelos homossexuais……………………………………… Preconceito pelos idosos…………………………………………………. Preconceito pelas mulheres……
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
PERCURSOS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA
A formação continuada e especializada de professores é um dos objetivos do projeto “História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares no Ensino Superior (diagnóstico, formação continuada e especializada de professores)”, desenvolvido junto ao PEPG em História da Ciência da PUCSP com apoio da Capes no âmbito do Programa Observatório da Educação (Capes/Inep – Proc. Nº 23038.002603/2013-47). Para tanto, a elaboração de materiais de apoio se apresenta como uma necessidade imediata. Assim, a Série Temas em História da Ciência foi planejada, dentro do mesmo projeto, para responder a essa demanda. Voltada a professores de todos os níveis de ensino e também a licenciandos, a Série Temas em História da Ciência é iniciada pelo volume História da Ciência para formação de professores. O qual aborda a construção e a transformação dos pressupostos teóricos-metodológicos dessa área, bem como aspectos particulares do ofício do historiador da ciência. Além disso, são apresentadas e discutidas possibilidades de interface entre história da ciência e ensino e entre ciência, técnica e tecnologia na história, procurando focalizar debates atuais na educação em ciências. Complementando a série têm-se os volumes temáticos. Cada um desses volumes traz estudo sobre episódio, escrito por especialista, com base em pesquisa no campo da história da ciência. Assim, a Série Temas em História da Ciência procura responder aos professores interessados em levar a história da ciência para a sala de aula, com base em materiais de sólida fundamentação.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros