Educação Matemática Inclusiva

R$55,00

Este livro analisa, principalmente, dados referentes ao acesso e à permanência de estudantes co NEE à educação básica e ao ensino superior brasileiros.Alguns pontos são evidenciados nessa análise. Um deles é que o número de estudantes com algum tipo de deficiência que ingressou na universidade brasileira aumentou significativamente na última década, em consequência, prioritariamente, do desenvolvimento inclusivo da educação básica. Outro ponto analisado refere-se ao aumento do número de políticas publicas que asseguram os direitos dessas pessoas. Embora o Governo Federal tenha desenvolvido políticas e estimulado escolas e instituições de ensino superior a promoverem a inclusão, é notório o descompasso entre a educação básica e o ensino superior, principalmente quando se trata de igualdades de oportunidades. O estudo realizado neste livro também salienta que existem poucos trabalhos que analisam como se dá a aprendizagem em Matemática de aluns com NEE, o que pode ser um fator que explique a incapacidade de mudança de atitude por parte de muitos professores. Nesse sentido, as práticas inclusivas em aulas de Matemática têm gerado grande debate nos meios escolares e acadêmicos, principalmente pelo esforço de se cumprir as normativas acerca da inclusão dos alunos com NEE. Considerando o cenário das produções desenvolvidas na última década, o livro analisa aquelas que estão relacionadas a algumas das teorias de ensino e aprendizagem, que podem ser coligadas à Educação Matemática Inclusiva, como a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria das Situações Didáticas e a Teoria da Atividade.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Educação Matemática no Pará – genealogia, institucionalização e traços marcantes

R$88,00

A partir de suas reminiscências Neivaldo Oliveira Silva empreendeu uma visita ao passado para que este livro se concretizasse em uma história da Educação Matemática no Pará que não se consta, em parte, nos documentos oficiais. Neste sentido fez uma trajetória arqueológica em documentos pessoais e de outras instituições; escutou um grupo de protagonistas que constituíram o movimento historiógrafo, de modo a oferecer à comunidade acadêmica uma história da Educação Matemática caracterizada por suas dimensões axiológicas, desmembramentos epistemológicos e didáticos, incorporados ao movimento e implicados na formação de educadores matemáticos na região Amazônica. A partir de uma retrospectiva genealógica estabeleceu conexões entre os fragmentos de história e memória acerca da Educação Matemática no Pará, principalmente sobre a formação de educadores matemáticos e o estabelecimento do movimento paraense nessa área de conhecimento. Os leitores poderão perceber que neste livro há um investimento afetivo, intelectual e didático do pesquisador por meio de um exercício orientado pela arte de tecer redes de conexões em que se configuraram a formação de educadores e de pesquisadores em Educação Matemática no Pará.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação Matemática, jogos de linguagem e regulação

R$99,00

Este livro apresenta a tese de que a produtividade do discurso na constituição de objetos, de ideias e de nossa própria compreensão do mundo assenta-se no papel da linguagem como sistema de significação, e que o próprio sujeito passa a ser fruto dos jogos de linguagem em que está inserido, sendo fabricado e regulado pelos vários discursos que o interpelam.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: Pesquisas Contemporâneas

R$99,00

O livro intitulado”Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas” configura o que vem sendo investigado no campo da Educação Matemática frente às Tecnologias digitais e Educação a Distância, de forma a contribuir com professores de matemática e pesquisadores em Educação Matemática.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Educação Matemática: atuações, desafios e possibilidades em diferentes contextos – envio em 20 de fevereiro

R$88,00

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

A presente obra constitui-se em um esforço de professores(as) e pesquisadores(as) no que se refere ao debate, à reflexão e à contribuição com o Ensino de Matemática, bem como as suas ações e atuações dentro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (Giem) no contexto do ensino remoto, perfazendo-se, portanto, os estudos desenvolvidos pelos membros do grupo no período compreendido entre 2020 e 2021, e vão além, ao apresentar contribuições que permitem pensar o ensino pós-pandemia. Ademais, as reflexões apresentadas neste livro vão desde a Educação Básica, no contexto do Ensino Fundamental e Médio, até o Ensino Superior, envolvendo atividades que permeiam o currículo, a avaliação, a inclusão, o uso de recursos didáticos, a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação de professores que Ensinam Matemática. Assim, os estudos aqui apresentados certamente contribuirão para professores e pesquisadores possam refletir sobre os desafios e as possibilidades vivenciados neste período atípico e desafiador, mas também, compreendam que novos conhecimentos foram construídos, os quais permitirão redesenhar uma nova realidade no processo de ensino-aprendizagem da Matemática

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia

R$88,00

Este livro é um pequeno retrato dos 20 anos de pesquisa do grupo PEA-MAT (PUC/SP),. Ao longo dos capítulos, são tratados temas relativos à álgebra, teoria dos números, educação estatística/financeira, números racionais, tecnologias e história da matemática, em uma abordagem que promove uma série de diálogos entre teoria e prática, bem como entre diferentes escolas no âmbito da didática e da epistemologia em Educação Matemática. É um marco do trabalho do PEA_MAT, de suas produções, de suas colaborações para a área de pesquisa em que se insere e para a proposta de integração entre países irmãos da América do Sul( Brasil e Peru)

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência

R$180,00

Este livro traz uma descrição abrangente das atividades na área de Centros e Museus de Ciências.
Relata a experiências tais como: planejamento de centros e museus de ciência, processo ensino-aprendizagem, educação e divulgação, a universidade e a estruturação de centros, parques temáticos, produção de equipamentos, planejamento de exposições, museologia, treinamento de monitores e política de financiamento de para centros e museus de ciência. Conta com a colaboração de mais de trinta pesquisadores e diretores de instituições.

Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autor: Silvério Crestana; Ernest Hamburger ; Dilma M. SIlva ; Sérgio Mascarenhas ( org. )

Ou 3x de R$60,00 s/ juros

Educação para uma Sociedade em Transição

R$99,00

Neste livro, Ubiratan D’Ambrósio exercita suas reflexões acerca da transdisciplinaridade na educação, da Etnomatemática e das matrizes teóricas que propõem um enfoque holístico na produção de conhecimento, tanto na sua organização intelectual e social, como na sua difusão. O propósito do autor é a recuperação das várias dimensões do ser humano, na tentativa de alcançar uma compreensão d mundo na sua dimensão integral. Para alcançar tal intento, D’Ambrósio assegura que a aprendizagem é a aquisição da capacidade de explicar, de apreender e compreender, de enfrentar criticamente situações novas. Não se constitui do mero domínio de técnicas, habilidades e muito menos da memorização de algumas explicações e teorias. Para que o estudante possa alcançar essas capacidades, é necessário que o professor adote uma postura educacional baseada no desenvolvimento da criatividade desinibida que conduz a novas formas de relações interculturais que devem proporcionar o espaço adequado para a equidade social e cultural.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Educação popular, mulheres e pedagogias periféricas

R$88,00

Este livro é a sistematização de uma pesquisa cientifica desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação. Entre 2018 e 2022,
criamos pesquisas de esperançar em tempos de desesperança
e transgredindo o ensinar/pesquisar como prática de
liberdade (hoocks, 2017).
O projeto teve como objetivo principal discutir as pedagogias periféricas criadas e desenvolvidas à margem da educação
formal. Assentada no campo da educação popular e dos estudos
feministas, tendo como marco teórico o materialismo histórico e priorizando o conhecimento que vem sendo produzido na América Latina, Caribe e nos feminismos transatlânticos, abordamos um campo que produz um conhecimento por vezes marginal, periférico e clandestino, por não estar sendo feito dentro dos marcos da educação formal.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação, ambiente, corpo e decolonialidade

R$132,00

9786555633252Este livro é constituído de uma coletânea de textos ímpares que foram produzidos por intelectuais das mais diversas esferas do contexto latino-americano. Esse é um projeto que teve como eixos de reflexão as temáticas da “educação, do ambiente, do corpo e da decolonialidade”, temas que perpassam os desafios do nosso tempo, apontando não apenas para a crítica do presente, mas também para um esforço conjunto de imaginarmos mundos outros, diferentes desses nos quais habitamos e construímos nossas histórias.
É uma obra que está em sintonia com o pensamento de Paulo Freire, que promove a valorização de uma educação dialógica e o respeito às diferenças e a valorização dos saberes dos outros.

Ou 3x de R$44,00 s/ juros

Educação, Estética e Experiência: Entre saberes e praticas na contemporaneidade

R$77,00

Entres saberes e práticas na contemporaneidade é o subtítulo de uma obra potente nos dias de hoje. Devemos reinvestir na EDUCAÇÃO para compreender que o convívio entre seres precisa de ‘contrato social’ e na ESTÉTICA para lembrarmos que a Educação não pode ser concebida sem princípios. Portanto, esses dois pontos só podem ser praticados mediante a EXPERIÊNCIA. Os organizadores, dessa obra, Alex Sander da Silva & Luzia Batista de Oliveira Silva agregaram em diferentes dimensões esses três pilares para perspectivar os saberes e as diferentes práticas formativas na contemporaneidade. Precisamos reafirmar as possibilidades de se contar ao Brasil a “história que a história não conta; o avesso do mesmo lugar” (trechos tirados do Samba-Enredo 2019, da Escola de Samba Mangueira cujo título é História pra Ninar Gente Grande.), pois “na luta é que a gente se encontra”. Se “desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento” somos cientes que ” tem sangue retinto pisado; atrás do herói emoldurado”. Portanto, é com Educação, Estética e Experiência que vislumbramos “…um país que não está no retrato” e que possa privilegiar a voz daqueles/as que foram silenciados/as pelas versões oficializadas da ‘estórias’ partidária de um contingente populacional. DR Christian Muleka Mwewa Três Lagoas – MS

Ou 3x de R$25,67 s/ juros