Educação e diversidades na Amazônia

R$66,00

Este almanaque será um convite para descobrirmos e tomarmos consciência da importância da educação e da diversidade na Amazônia, principalmente saberes sobre dança, arte marajoara, culinária, diversidade étnico-racial, religiosidade, esporte música, moda, politica, saúde, respeito às diferenças, gênero, raça, etnia. O propósito aqui empreendido não é, nem jamais poderia ser, oferecer soluções ou aplicabilidade a toda qualquer situação educativa. Contudo, em todos os textos incluídos, encontra-se a preocupação com a escola, com o professor e com o aluno do Ensino Fundamental. Entrar nesse universo permitirá compreender, de forma panorâmica, a sociodiversidade amazônica.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Educação e Experiências Formativas: ensaios, relatos e vivências educativas

R$110,00

Vivemos tempo de desafios, de enfrentamentos e resistências. Estamos preocupados com a pandemia do vírus Covid-19 (Coronavírus), são vários países mundo com o surto da doença, infectando e matando milhões de pessoas. Benjamin tece suas críticas à negação da experiência que permeia a modernidade e ao risco que ela traz, o qual reside na ausência de espaço para a experiência e na possibilidade de se perder a capacidade de narrar, de contar a sua própria história. A Coletânea Educação e Experiências Formativas: Ensaios, relatos e vivências educativas abre um espaço para “narrar”, “contar”, de compreender o horizonte do esvaziamento da contemporaneidade logo que abrimos mão do desiderato da totalidade e assim reconhecermos a fragilidade da humanidade e sua pequenez ante a existência. É, portanto neste contexto, de caos e pandemia, que se configuram as condições necessárias para a emergência “novas” possibilidades da emancipação humana. Alex Sander da Silva

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Educação e Formação no Contexto da Sociedade Danificada: para além do território demarcado

R$110,00

A coletânea de textos, intitulada Educação e formação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado, é um projeto que conta com a participação de pesquisadores de vários lugares do Brasil, um trabalho conjunto que coloca em pauta o contexto social, político, educacional e econômico do Brasil na atualidade, chamando a atenção dos brasileiros e do mundo.
Os embasamentos teóricos dos pesquisadores contaram com o pensamento de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Marx Horkheimer, Herbert Marcuse; Karl Marx, Christoph Türcke, Jacques Le Goff, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Jacques Delors, Os embasamentos teóricos dos pesquisadores contaram com o pensamento de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Marx Horkheimer, Herbert Marcuse; Karl Marx, Christoph Türcke, Jacques Le Goff, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Jacques Delors,
Os organizadores esperam que os adultos possam ser capazes de ensinar as crianças, adolescentes e jovens a caminharem e viver em liberdade, cercados do alimento mais poderoso no planeta, o amor maior pela vida nossa e do outro, antídoto a qualquer ódio, a falta de generosidade ou sabedoria.
Ao educador lhe resta resistir ao desmonte das escolas e universidades públicas no país, um patrimônio do povo brasileiro. Assistimos emocionados as conquistas dos nossos jovens que corajosamente estudaram e se prepararam para conquistar sua entrada numa universidade pública, diante das políticas de sucateamento da esfera pública.
Também não podemos deixar de citar as universidades parceiras da educação, como as confessionais e as comunitárias, que se aliam para contribuir com o processo de formação de qualidade para qualquer ser humano, possibilitando formação e colocação no mundo do trabalho, quando a educação é de qualidade e prima por uma formação e não almeja apenas o lucro.
Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Educação e Relações Raciais: Conceituação e Historicidade

R$104,00

A diversidade dos objetos de investigação traçados neste livro percorre um longo caminho, que vai desde uma análise da experiência norte-america sobre as ações afirmativas, passa pelo movimento organizado da cultura Hip-Hop no Brasil, deflagra, a partir das narrativas orais, os proesso de educação e memória sobre o que vem a ser quilombola, até chegar ao pertencimento racial e às relações sociais estabelecidos em alguns espaços escolares da região amazônica. As discussões trazidas à tona apontam, sobretudo, para a valorização da identidade negra no sistema educacional brasileiro e para o fortalecimento de uma identidade positiva no tocante à superação da marca racial por meio das políticas de ações afirmativas e marcos regulatórios.

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

Educação em astronomia: repensando a formação de professores

R$82,00

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. Este livro deriva dos resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos durante as atividades de Pós-graduação do autor (mestrado e doutorado no Programa em Educação para a Ciência, da UNESP, campus Bauru), sob orientação do coautor (reconhecido pesquisador na área de Ensino de Física no país). Inserido nos estudos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da UNESP/Bauru, a obra apresenta alguns dos fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em professores da educação básica relacionados ao ensino da astronomia, e o seu texto é permeado pelo seguinte questionamento central: quais são os principais elementos formativos que um programa de formação docente em astronomia deve contemplar no sentido de fornecer subsídios para a construção da autonomia nos professores participantes? Para explorar esta problemática, apresenta-se, aqui, uma visão geral sobre os principais modelos e trabalhos atuais na área da formação de professores, estabelecendo-se relações com a Educação em Astronomia.

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

Educação em Ciências e Matemática na Amazônia

R$104,00

Educação em Ciências e Matemática na Amazônia: percursos formativos, saberes e práticas é uma obra de singular importância para o campo educacional no seu sentido mais amplo. Isso porque os trabalhos de pesquisa aqui reunidos apresentam estudos que, a partir de temáticas da educação em ciências e matemática, examinam, sob diferentes enfoques epistemológicos, metodológicos e campos empíricos, questões cuja relevância e atualidade são de grande interesse para nós comprometidas com a Educação. Trata-se de uma coletânea que prima por sua excelência acadêmica e que, resguardando essa excelência, tem o grande mérito de ter sido escrita em uma linguagem não hermética. Gelsa Knijnik

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

Educação em ciências sob diferentes perspectivas epistemológicas

R$0,00

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

“Os capítulos da obra que você tem em mãos são constituídos por temas candentes da nossa contemporaneidade. Como cabe à universidade, uma das suas funções é, também, produzir conhecimentos inéditos em sintonia com tais temas e este livro reflete parte dessa produção. Nele estão presentes articulações com o aporte de especificidades que caracterizam as várias unidades que estruturam acadêmica e administrativamente as distintas áreas do conhecimento, cada uma com suas epistemes, e que constituem o patrimônio histórico-cultural acumulado pelo ser humano desde o surgimento do Homo sapiens”.
Demétrio Delizoicov
Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica UFSC
“A diversidade de abordagens aqui presente reflete não apenas o objetivo do curso de Fundamentos Epistemológicos da Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mas também um panorama mais amplo da investigação acadêmica voltada para a formação docente e a produção de conhecimento crítico. A ciência, como nos mostram os autores, não é uma entidade isolada e neutra, mas um campo permeado por disputas, construções sociais e interesses políticos.”
Pedro Reis
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Educação em ciências sob diferentes perspectivas epistemológicas

R$90,00

“Os capítulos da obra que você tem em mãos são constituídos por temas candentes da nossa contemporaneidade. Como cabe à universidade, uma das suas funções é, também, produzir conhecimentos inéditos em sintonia com tais temas e este livro reflete parte dessa produção. Nele estão presentes articulações com o aporte de especificidades que caracterizam as várias unidades que estruturam acadêmica e administrativamente as distintas áreas do conhecimento, cada uma com suas epistemes, e que constituem o patrimônio histórico-cultural acumulado pelo ser humano desde o surgimento do Homo sapiens”.

9786555636161

Demétrio Delizoicov

Ou 3x de R$30,00 s/ juros

Educação Matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa dura

R$110,00

Versão em Capa Dura
O livro convida a uma viagem por uma série de textos escritos por
pesquisadores em Educação Matemática no Brasil e no exterior,
discutindo temas que abordam as Tecnologias Digitais no contexto
de pesquisas acadêmicas, do espaço escolar e no momento da pandemia de Covid-19.
Os textos apresentam resultados de experiências dos autores apresentados em quatro seções. A primeira seção reporta os avanços teóricos desenvolvidos por docentes do grupo e de vários de seus alunos. A segunda seção é dedicada ao Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, em que diversos autores relacionam pesquisa, ensino e extensão.
Na terceira seção, há ênfase no pensamento computacional assim como artigos sobre calculadoras científicas gráficas. A última seção, em inglês e espanhol, aponta algumas das parcerias que o GPIMEM faz com a América Latina e com o resto do mundo.
Destinado a comunidade de Educação Matemática, este livro pode
servir como referência para estudantes, professores, pesquisadores e
educadores em geral interessados em tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática. Este livro celebra os 30 anos do grupo de pesquisa mais antigo em Educação Matemática no país! Esperamos que esse livro alimente avenidas a serem percorridas pela comunidade interessada no tema!

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Educação matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa mole

R$88,00

9786555633429Versão em capa mole.
O livro convida a uma viagem por uma série de textos escritos por
pesquisadores em Educação Matemática no Brasil e no exterior,
discutindo temas que abordam as Tecnologias Digitais no contexto
de pesquisas acadêmicas, do espaço escolar e no momento da pandemia de Covid-19.
Os textos apresentam resultados de experiências dos autores apresentados em quatro seções. A primeira seção reporta os avanços teóricos desenvolvidos por docentes do grupo e de vários de seus alunos. A segunda seção é dedicada ao Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, em que diversos autores relacionam pesquisa, ensino e extensão.
Na terceira seção, há ênfase no pensamento computacional assim como artigos sobre calculadoras científicas gráficas. A última seção, em inglês e espanhol, aponta algumas das parcerias que o GPIMEM faz com a América Latina e com o resto do mundo.
Destinado a comunidade de Educação Matemática, este livro pode
servir como referência para estudantes, professores, pesquisadores e
educadores em geral interessados em tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática. Este livro celebra os 30 anos do grupo de pesquisa mais antigo em Educação Matemática no país! Esperamos que esse livro alimente avenidas a serem percorridas pela comunidade interessada no tema!

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação Matemática e Pesquisa: Algumas Perspectivas

R$104,00

A Educação Matemática pode ser considerada um campo de investigação que tem se caracterizado por apresentar interlocuções com outras áreas do conhecimento e temáticas de investigação bastante plurais. O Programa de Pós-graduação em Ensino da Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina e Cornélio Procópio, apresenta este livro que de resultados de pesquisa e ensaios teóricos, cujas temáticas abarcam parte do variado leque de interlocuções característicos da Educação Matemática, dentre os quais podem se destacar a formação de professores de matemática, avaliação da aprendizagem, tecnologias no ensino de matemática, modelagem matemática, investigação matemática, educação do campo e etnomatemática. As reflexões apresentadas em cada um dos doze capítulos podem ser consideradas relevantes para os envolvidos com a Educação Matemática, seja no âmbito da pesquisa ou da formação e prática docente.

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SOCIEDADE

R$104,00

Educação Matemática e Sociedade reúne um conjunto de textos selecionados pelas organizadoras a partir das investigações desenvolvidas no âmbito do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), da Unisinos. O propósito constitui-se em assinalar a possibilidade de re?etir sobre o tema, articulado à concepção teórico-conceitual de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault, para quem “a verdade é aquilo que dizemos ser verdadeiro”. O livro ?ui em um contínuo, mediado por questões a?ns, e apresenta peculiaridades por abranger variados procedimentos metodológicos circunscritos à análise de documentos e/ou entrevistas, observações etnográ?cas, ou por abarcar estudos situados em diferentes espaços-tempos. Transporta potência para pensar desa?os essenciais no campo da Educação Matemática contemporânea, a partir de diferentes práticas desenvolvidas nas escolas. Problematiza enunciados reiterados no âmbito educacional, como: “os alunos não aprendem matemática por falta de base”, e provoca docentes e pesquisadores engajados com o seu tempo a manejar outros ?os, ideias e movimentos para além dos processos rígidos escolares e ? losó?cos. CONTEXTOS DA CIÊNCIA FERNANDA WANDERER GELSA KNIJNIK (Organizadoras) ISBN 978-85-7861-425-6 Carlos Aldemir Farias Iran Abreu Mendes Coordenadores da Coleção

Ou 3x de R$34,67 s/ juros