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HORTA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL VIVÊNCIAS AGROECOLÒGICAS
A implementação de hortas escolares como práticas agroecológicas constitui-se uma estratégia didática importante para o ensino fundamental. Além de promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental, as hortas oferecem oportunidades práticas para uma aprendizagem interdisciplinar, integrando Ciências (ciclos naturais – água, fotossíntese, crescimento das plantas e biodiversidade); Matemática (medição de áreas, cálculo de volumes de solo, planejamento de plantio com base em medidas e contagem de plantas); Geografia (climas, solos e importância da agricultura familiar); História (estudo das práticas agrícolas tradicionais e evolução da agricultura, história da alimentação); Língua Portuguesa (leitura e escrita de textos sobre plantas, meio ambiente e sustentabilidade). A horta se constitui um microcosmo para o aluno (1) aprender sobre a importância da biodiversidade e do equilíbrio ecológico; (2) compreender a origem dos alimentos e a importância da alimentação saudável; (3) desenvolver práticas de compostagem e manejo sustentável do solo; e (4) contribuir para o desenvolvimento de habilidades práticas em equipe. As hortas promovem, ainda, o diálogo entre escola e comunidade, ao agenciar a participação dos pais e parcerias com agricultores familiares, com trocas de conhecimentos e de recursos. Este livro reúne oito capítulos, frutos de projetos de extensão em comunidades rurais e de pesquisas científicas financiadas pelo CNPq, desenvolvidos em parcerias com seis universidades públicas brasileiras: UERN, UFERSA, USP, UnB, UFPB e UFPA. Trata-se de uma abordagem valiosa para o ensino fundamental, que deve ser encorajada e apoiada por professores e gestores escolares.
OS ORGANIZADORES
9786555634648
Ou 3x de R$30,00 s/ juros
Husserl e as ciências
Husserl e as Ciências, escrito pela Professora Dra. Angela Ales Bello, em 1986, é uma obra necessária aos estudiosos que se dedicam ao estudo da ciência e buscam compreender do que ela trata e do que diz sobre o mundo. Entender a lógica da produção das idealidades matemáticas é vital para a própria crítica que se faz à ideologização da ciência, como sendo a provedora da verdade a respeito da vida e do mundo, bem como sustentadora de parâmetros políticos e éticos. A crítica à ciência faz-se cada vez mais urgente. Porém, por ser crítica, há que ser analítica e reflexiva e ir às raízes das ideias geradoras disso que se critica. Nesse movimento de ir às raízes das ideias da ciência da civilização do mundo ocidental, vai-se fazendo a clareza sobre a diferença de conhecer, de ter ciência, no âmbito do mundo natural e conhecimento científico. O tratado pela Dra. Ales Bello nos auxilia nessa árdua tarefa. Em Husserl e as Ciências Ales Bello foca a obra de Edmund Husserl, desnudando, sob a ótica deste filósofo, a constituição e a produção da ciência, mostrando o que a Geometria Euclidiana realiza e como o faz, para que seja dado o salto qualitativo do conhecimento que circula no mundo para aquele da Matemática, no caso específico da Geometria. A investigação de Ales Bello destaca questões cruciais, voltadas, sobremaneira, para: matemáticos, professores de Matemática, estudiosos e pesquisadores de disciplinas das Ciências Naturais e da Psicologia, caso em que abre a discussão para as ciências do Espírito. Trata-se de um material importante para educadores, filósofos, fenomenólogos e pesquisadores que buscam ir além de explicações teórico-cientificas.
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Identidade e formação docente em Química
Uma reestruturação curricular que inverte a lógica tecnicista e positivista de um curso bacharelesco em uma construção de identidade pro? ssional. Esse é o ponto de partida para essa obra que traz a coletânea de trabalhos de conclusão de curso de estudantes de licenciatura em química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fruto da reestruturação que foi realizada no curso no ano de 2007. Os trabalhos aqui organizados trazem re? exões sobre aspectos epistemológicos, metodológicos e conceituais sobre o ensino/aprendizagem da química. Nesse contexto, a diversidade de abordagens aqui expressa demonstra a riqueza e potencial transformador de um curso que se reinventou e que deseja compartilhar suas conquistas. Coordenadores da coleção
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
IFUSP: Passado, presente e futuro
O livro IFUSP: Passado, Presente e Futuro é mais do que um volume dedicado à história do Instituto e sua evolução. Trata também do presente do Instituto e faz algumas projeções para o futuro. Este volume vem também a propósito da comemoração do Ano mundial da Física. Os dois eventos – a criação da USP e a Lembrança dos trabalhos pioneiros de Einstein – constituem-se num momento extemamente propício para a divulgação da Física e para uma reflexâo sobre esta área no Brasil e no mundo. A evolução do instituto é abordada através de textos elaborados por lideramças do Instituto e de depoimentos de personalidades que contribuíram, de forma marcante, para o desenvolvimento do Instituto como uma Instituição pioneira no Brasil.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Igreja e religiosidade na Amazônia colonial
Os trabalhos apresentados neste livro podem ser divididos a partir de quatro eixos temáticos fundamentais: o que trata sobre a ação dos missionários religiosos; aquele do clero diocesano; a ação da Inquisição no espaço amazônico e, finalmente, o da arte e arquitetura.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Impactos e Usos da Tecnologia na Educação
Este volume faz parte de uma coleção de 6 (seis) livros que apresentam alguns dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Ciência e Tecnologia, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) para professores da Secretaria Municipal de Educação de Santo André – SP, durante os anos de 2015 a 2017. Os livros foram formatados pela reunião de trabalhos relacionados à uma mesma temática, tais como o Ensino Infantil, o Ensino de Jovens e Adultos, o Currículo Escolar, a Neurociência, questões de Gênero e de novas Tecnologias para a educação. Os trabalhos elaborados refletem como os alunos, que são “professores-alunos”, aplicaram os conceitos apreendidos ao longo do curso em suas experiências diárias em sala de aula. Também, refletem como conteúdos discutidos ao longo do curso se relacionam com o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santo André – SP na época da oferta do curso.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Imunologia Empresarial
A Finlândia – famosa por sua economia do bem-estar social – acaba de exibir ao mundo secretos interiores de um dos seus abrigos de defesa contra mísseis nucleares. Finlandeses possuem cerca de 40.000 desses abrigos de proteção da população. Repletos de alimentos duráveis e de equipamentos da medicina de catástrofe, e de defesa do corpo societal. E, agora resgatados contra microrganismos; contra vírus. O país é um modelo de sistema imunológico coletivo de defesa societal. E que, rapidamente, pode assumir uma identidade própria de tempos difíceis: “A dança mútua entre corpo e sistema imunológico […] permite que o corpo tenha uma identidade mutável e plástica ao longo de toda a sua vida e seus múltiplos encontros”. O presente livro também vem mostrar uma elegante dança mútua. Mas, agora, no grande salão do gerenciamento inteligente das instituições, e das empresas. Primeiro, definimos a nova empresa viva como sendo o ‘corpo’. Depois, elegemos Princípios imunitários de aprendizagem. Nasce dessa “dança mútua” entre o corpo empresarial e Princípios uma inteligência imunológica para defesa da instituição ou da empresa viva. Inteligência essa apropriada para fomentar, fazer maturar e modelar nas empresas: 1) sua aprendizagem; 2) sua cultura de peopleware; 3) seu quadro-mestre dos valores; 4) sua paixão pela plasticidade organizativa; 5) seu ganhar dinheiro não predatório. Mas, sobretudo, fomentar na persona jurídica um perdurar dos empreendimentos adaptáveis à exacerbação globalista dos mercados mundiais
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
In(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos escolares
R$0,00O Livro in(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos Ο escolares traduz o exercício de debate e mobilização de ideias de uma constelação de autores em torno do tema da interdisciplinaridade, com o intuito de agregar e articular conceitos, ideias, movimentos e nuanças de práticas de formação, docência e pesquisa a partir de diferentes motivações. O tema da interdisciplinaridade está presente nas mais diferentes práticas sociais e nas formas de produção e organização de saberes. Entretanto, no campo educacional, o debate ganha maiores proporções, especialmente em um contexto de reformas educacionais, como a do Ensino Médio) e de proposição de bases comuns curriculares. Nesse contexto, a “interdisciplinaridade”, às vezes é entendida como alternativa salvacionista, como possibilidade de reduzir os males da secular cultura disciplinar que caracteriza o ensino de crianças, jovens e adultos, bem como, a formação de seus professores.
Redigidos sob o crivo da experiência de cada autor, (todos da área de Educação Matemática e Educação) e sem pretender estabelecer regularidades, dialéticas ou convergências ou mesmo a restauração de uma unidade perdida do conhecimento humano, o conjunto de textos oferece um mosaico de ideias, compondo um desenho possível com peças genuínas e assimétricas, de modo que o resultado instigue o debate, permita traçar outros desenhos e produzir outros discursos e propostas para as práticas escolares
In(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos escolares
“Livro In(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos escolares traduz o exercicio de debate e mobilização de ideias de uma constelação de autores em torno do tema da interdisciplinaridade, com o intuito de agregar e articular conceitos, ideias, movimentos e nuanças de práticas de formação, docência e pesquisa a partir de diferentes motivações. O tema da interdisciplinaridade está presente nas mais diferentes práticas sociais e nas formas de produção e organização de saberes. Entretanto, no campo educacional, o debate ganha maiores proporções, especialmente em um contexto de reformas educacionais, como a do Ensino Médio) e de proposição de bases comuns curriculares. Nesse contexto, a “”interdisciplinaridade””, às vezes é entendida como alternativa salvacionista, como possibilidade de reduzir os males da secular cultura disciplinar que caracteriza o ensino de crianças, jovens e adultos, bem como, a formação de seus professores.
Redigidos sob o crivo da experiência de cada autor, (todos da área de Educação Matemática e Educação) e sem pretender estabelecer regularidades, dialéticas ou convergências ou mesmo a restauração de uma unidade perdida do conhecimento humano, o conjunto de textos oferece um mosaico de ideias, compondo um desenho possível com peças genuínas e assimétricas, de modo que o resultado instigue o debate, permita traçar outros desenhos e produzir outros discursos e propostas para as práticas escolares.”
Ou 3x de R$25,00 s/ juros
Inclusão e necessidade educacional especial
Esta obra de Eder Pires de Camargo oferece ao leitor, na trama da trajetória de sensibilidade e humanismo deste educador/ pesquisador em Física e ensino de Física, nuances para propiciar às pessoas com deficiência visual percepção e compreensão de fenômenos físicos. É uma leitura que comove pelo entusiasmo, busca e determinismo do autor em esclarecer o que é comum e o que é específico em alunos com e sem deficiência visual na aula de Física: o comum no que se refere à metodologia de ensino, às maquetes e aos experimentos; e o específico e diferente no uso da escrita e no cálculo, para o que o aluno deficiente visual faz uso do sistema Braille.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Inclusão Escolar dos alunos Público-alvo da Educação Especial
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar as investigações dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós- -Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a Unesp. Inclusão Escolar dos Alunos Público-Alvo da Educação Especial é o vigésimo terceiro número desta série e relata investigações do Grupo Ensino de Ciências e Inclusão Escolar, sediado no Departamento de Física e Química do campus de Ilha Solteira da UNESP. O livro possui onze capítulos. O primeiro aborda a deficiência visual (DV) sob o viés social, expondo implicações à (não) participação de pessoas cegas no ensino de Física. O segundo capítulo descreve o discurso das Pessoas Cegas sobre fenômenos da astronomia. O terceiro traz as dificuldades impostas pela linguagem matemática convencional à leitura dos ledores de tela para estudantes cegos e uma análise das potencialidades do LaTeX para superar esse problema. O quarto capítulo aborda as concepções que licenciandos em Ciências têm a respeito da compreensão do conceito de luz por cegos congênitos. O quinto apresenta a interação linguística de duas alunas com surdocegueira em museus de Ciências. O sexto descreve um processo de Ensino de Física para estudantes com autismo. O sétimo capítulo discute o Goalball, esporte criado para cegos, para a mobilização da aprendizagem de física de estudantes com DV. O oitavo capítulo aborda a acessibilidade de modelos científicos nas aulas de Química para alunos com DV. O nono avalia as representações sociais que licenciandos em Química possuem sobre educação inclusiva. O décimo capítulo trata-se de um levantamento bibliográfico sobre pesquisas relacionadas ao ensino de Astronomia para estudantes com DV. O último capítulo aborda o desenvolvimento do Sistema Braille no mundo e no Brasil e a discussão histórica sobre a morfologia das letras de cegos e videntes até que o Sistema
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Index de Livros Proibidos: 500 Anos de Censura Científica e Filosófica
R$0,00O Index de Livros Proibidos (Índice dos Livros Proibidos, ou Lista dos Livros Proibidos em português) foi uma lista de publicações proibidas pela Igreja Católica, de “livros perniciosos” e que continha, ainda, as regras da igreja relativamente aos livros que poderiam ser lidos O Índex foi uma lista de publicações proibidas consideradas heréticas pela Santa Sé. A Igreja Católica muitas vezes perseguiu linhas de pensamento divergentes de seu dogma central, desde o início do cristianismo. Autores importantes das ciências, das artes e da política estiveram de maneira relevante presente na lista. Eis alguns exemplos: Galileu Galilei5, Giordano Bruno, Niccolo Maquiavel, Voltaire (François-Marie Arouet, conhecido por seu nome literário [nom de plume] M. de Voltaire), Victor Marie Hugo, Nicolau Copérnico, Erasmo de Roterdã, David Hume, Pascal, Baruch Spinoza, Alexandre Dumas, Honoré de Balzac, Emile Zola, John Locke, Denis Diderot, Gustave
Flaubert, Thomas Hobbes, René Descartes, Berkeley, Jean Jacques Rousseau, Barão de la Brede Montesquieu, Anatole France, Immanuel Kant, Blaise Pascal, Dante Alighieri e muitos outros homens6 de distintos séculos e variadas geografias quase exclusivamente da Europa.