In(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos escolares

O Livro in(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos Ο escolares traduz o exercício de debate e mobilização de ideias de uma constelação de autores em torno do tema da interdisciplinaridade, com o intuito de agregar e articular conceitos, ideias, movimentos e nuanças de práticas de formação, docência e pesquisa a partir de diferentes motivações. O tema da interdisciplinaridade está presente nas mais diferentes práticas sociais e nas formas de produção e organização de saberes. Entretanto, no campo educacional, o debate ganha maiores proporções, especialmente em um contexto de reformas educacionais, como a do Ensino Médio) e de proposição de bases comuns curriculares. Nesse contexto, a “interdisciplinaridade”, às vezes é entendida como alternativa salvacionista, como possibilidade de reduzir os males da secular cultura disciplinar que caracteriza o ensino de crianças, jovens e adultos, bem como, a formação de seus professores. Redigidos sob o crivo da experiência de cada autor, (todos da área de Educação Matemática e Educação) e sem pretender estabelecer regularidades, dialéticas ou convergências ou mesmo a restauração de uma unidade perdida do conhecimento humano, o conjunto de textos oferece um mosaico de ideias, compondo um desenho possível com peças genuínas e assimétricas, de modo que o resultado instigue o debate, permita traçar outros desenhos e produzir outros discursos e propostas para as práticas escolares

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O Livro in(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos Ο escolares traduz o exercício de debate e mobilização de ideias de uma constelação de autores em torno do tema da interdisciplinaridade, com o intuito de agregar e articular conceitos, ideias, movimentos e nuanças de práticas de formação, docência e pesquisa a partir de diferentes motivações. O tema da interdisciplinaridade está presente nas mais diferentes práticas sociais e nas formas de produção e organização de saberes. Entretanto, no campo educacional, o debate ganha maiores proporções, especialmente em um contexto de reformas educacionais, como a do Ensino Médio) e de proposição de bases comuns curriculares. Nesse contexto, a “interdisciplinaridade”, às vezes é entendida como alternativa salvacionista, como possibilidade de reduzir os males da secular cultura disciplinar que caracteriza o ensino de crianças, jovens e adultos, bem como, a formação de seus professores. Redigidos sob o crivo da experiência de cada autor, (todos da área de Educação Matemática e Educação) e sem pretender estabelecer regularidades, dialéticas ou convergências ou mesmo a restauração de uma unidade perdida do conhecimento humano, o conjunto de textos oferece um mosaico de ideias, compondo um desenho possível com peças genuínas e assimétricas, de modo que o resultado instigue o debate, permita traçar outros desenhos e produzir outros discursos e propostas para as práticas escolares

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