Política Educacional e dilemas do ensino em tempos de crise

R$110,00

“organizado de forma a aliar diferentes abordagens acerca das questões educacionais que marcam o tempo presente, o livro política Educacional e Dilemas do Ensino em tempo de Crise ao mesmo tempo cumpre uma função acadêmica importante e uma tarefa política essencial. Com rigor acadêmico, mas ao mesmo tempo apresentado forte compromisso político com o alargamento de direitos e com a emancipação humana, ele analisa as (contra) reformas educacionais em curso e como se organiza a profissão docente e a formação de professores em nosso país. Por exemplo, de forma crítica, aborda as questões curriculares presentes na reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular, políticas que hoje impactam todos aqueles que trabalham e estudam nas escolas brasileiras e que só foram implementadas (com a forma que estão) em função do recrudescimento das forças de direita, nos últimos anos. È reconfortante vermos reunidos tantos pesquisadores que compartilham a idéia que o trabalho acadêmico é também uma forma de luta, desenvolvendo análises aprofundadas e não maniqueístas sobre a conjuntura educacional. O governo temer – no campo da educação, mas não só nele – tem apresentado inúmeras iniciativas marcadas por perspectivas tanto neoliberais quanto conservadores. Entende-las, conhecer seus fundamentos e suas possíveis consequências, superando o que é propalado pela massiva propaganda governamental, é o primeiro passo para podermos confrontá-las naquilo que elas têm de perverso. O presente livro nos ajuda nesta tarefa, constituindo-se num bom exemplo de que a ação militante pode e deve ter qualidade técnica”.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Políticas Públicas e Práticas Sociais: Cidadania, Saúde, Educação, Comunicação e Segurança Alimentar

R$88,00

A leitura desta obra é bem-vinda, pois vivemos um momento único e intrigante da história do Brasil. Depois de vivenciarmos um período de grande progresso democrático com inclusão e participação social nunca vistos, fomos novamente tomados por uma perspectiva de desenvolvimento que remonta o passado. A desconstrução dos avanços e o desmonte do sonho quase certo de, finalmente, podermos desfrutar de uma nação economicamente pujante, com justiça social, saúde e educação, nos confronta com a necessidade urgente e firme de delimitar os espaços onde evoluímos, progredimos e trouxemos melhoras. Para que o sonho continue vivo e nunca se perca! Edson Martins

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Por Dentro do Átomo – física de partículas para leigos em PB

R$50,00

Os autores do livro Por dentro do átomo – Física de Partículas para leigos, Antônio Sergio Teixeira Pires e Regina Pinto de Carvalho, afirmam no prefácio que o livro é dedicado a todas as pessoas curiosas sobre a essência da matéria e, em especial, aos professores de Física do Ensino Médio e a seus alunos. Na verdade, trata-se de uma excelente contribuição para o ensino de física em todos os níveis de educação e para o público leigo. O livro descreve, de forma agradável e cientificamente correta, vários conceitos e modelos da física de partículas, como as primeiras ideias dos gregos antigos sobre a constituição da matéria, o átomo de Rutherford e o átomo de Bohr, aos conceitos e teorias mais modernas, como o modelo padrão. Nesse caminho eles descrevem, entre outros tópicos, a equação de Schrödinger, partículas e antipartículas, os conceitos de massa e energia e a equação de Einstein, a teoria da relatividade, quarks e glúons e conceitos matemáticos usados na física, como geometria euclidiana e riemanniana e simetrias de calibre. São assuntos e temas sofisticados, de muita importância e relevância na física. O livro apresenta, ao lado das informações científicas, o contexto histórico e informações biográficas dos cientistas envolvidos com as descobertas. Em especial, existe um apêndice dedicado ao Prof. César Lattes, considerado por muitos o mais importante físico brasileiro de todos os tempos. Com uma “pitada de nostalgia”, eu lamento não ter lido na minha juventude um texto científico com a qualidade deste livro e com um pouco de “sentimento de pecado”, invejo os jovens que receberão esta obra, que oferece uma rara oportunidade de abertura de horizontes de cultura, de conhecimento científico e de profissão. Francisco César de Sá Barreto UFMG Sumário Introdução…………………………………………………………..

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

POR QUE AVALIAMOS ASSIM? Reflexões sobre o habitus avaliativo docente do professor de Matemática

R$0,00

A produção brasileira na área de Educação em Ciências e Matemática continua crescendo nos últimos anos, em virtude, principalmente, da expansão de novos cursos de pós-graduação. Seguindo esse movimento, a produção oriunda de pesquisadores e profissionais da região amazônica, bem como sobre a Amazônia, também se ampliou, reflexo da abertura de novos cursos nessa região. Todavia, refletindo as assimetrias da Educação
Superior no Brasil, essa produção ainda é considerada pequena, se comparada a outras regiões do país, e pouco circula nas Instituições de Ensino Superior e em escolas da Educação Básica da região. Esta Série surge em 2023 como uma ação direcionada a diminuir esse hiato. A Série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia busca publicar obras resultantes de pesquisas acadêmicas e de alta relevância para a área, principalmente as que impactem diretamente a educação básica, no contexto da região amazônica, bem como nacional e internacionalmente, oriundas de teses e dissertações e projetos de pesquisa, desenvolvidos individualmente, em grupos de pesquisa ou em rede. O público leitor principal a que se destinam as
obras são professores da educação básica, gestores educacionais, formadores de professores, pesquisadores e alunos de graduação, dentre outros. A publicação desta Série é produto das atividades desenvolvidas pela
Rede de Educação Científica e Matemática (Recima) e possui custeio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na
Amazônia Legal.

Por que confiar nas ciências ? Epstemologias para o nosso tempo

R$99,00

A Epistemologia poderia ser, em alguma medida, atemporal?
Mesmo se aceitamos algum elemento de continuidade
entre discussões filosóficas de séculos anteriores com problemáticas
atuais, para termos algum sucesso no diálogo com questões
do nosso tempo é preciso contemporizar um discurso sobre as ciências.
As reflexões sobre as ciências nos últimos cem anos precisaram
desconstruir as ciências, pois sua imagem social era excessivamente
idealizada. Mas o cenário mudou e movimentos anticiência ganharam
força, o que traz um novo contexto a esta discussão e exige uma reorientação epistemológica.
A presente obra é baseada em um ciclo de seminários realizados
em 2020. Contamos com a colaboração de pesquisadores de grande
prestígio em diferentes áreas, que produziram reflexões sobre as ciências, tanto através de estudos de caso de temas atuais, como pela
revisão de teses consagradas na literatura filosófica. Como resultado
obtivemos um livro que dialoga com um público amplo; esperamos
que todos e todas que compartilham questões, preocupações ou curiosidade sobre as ciências encontrem aqui uma boa referência para seus interesses.9786555633382

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

POSSIBILIDADES PARA ESPERANÇAR: UMA DÉCADA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

R$44,00

Este livro, fruto do trabalho coletivo realizado pelo grupo de estudos, pesquisas e discussões, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, “Educação em Ciências em Diálogo” – GEPECiD, apresenta 5 capítulos, abrangendo diferentes práxis de um esperançar coletivo.
“Coletivamente, organizamos capítulos que pudessem representar a nossa história nesses 10 anos. Essa proposta, mais do que indicar caminhos para uma educação problematizadora e dialógica, pretende problematizar aspectos que estão impedindo a construção de uma escola e de uma sociedade pautadas pela justiça social, em que a leitura crítica de mundo possa ser realizada”.
O leitor vai encontrar sementes carregadas de esperanças, potencialidades e desafios, de processos reflexivos pautados no Estilo de Pensamento Curricular Freireano, em busca de terrenos mais férteis. Sementes essas, germinadas coletivamente pelas “abelhas” que constituem a colmeia de construção de conhecimentos
cultivados em busca de uma transformação educacional e social.
“Queremos, com essa obra, continuar o diálogo não apenas com aqueles que compartilham do nosso Estilo de Pensamento, mas, como uma característica nossa, dialogar e aprender também com os demais sujeitos educadores e educadoras (em formação inicial ou permanente) que, assim como nós, sonham e trabalham por um outro mundo possível”.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Práticas de Ensino de Matemática em cursos de licenciatura em pedagogia

R$77,00

Sinopse A grande maioria dos estudantes de licenciatura, ao serem convidados a refletirem sobre a disciplina de Matemática, têm no imaginário os cálculos e os processos educativos mais formais, carregados de fórmulas e algoritmos com pouca ligação com o seu cotidiano. Assim, cada vez mais as práticas de ensino em Matemática têm se tornado extremamente importantes no Cursos de Licenciatura em Pedagogia, cuja complexidade remonta ao início da formação de professores! A interface entre teoria e prática em aulas de Matemática abre um leque de oportunidade de diálogos que fortalecem a formação dos futuros professores que irão ensinar essa disciplina na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste sentido, este livro pretende coligar atividades que envolvam, ao mesmo tempo, teoria e prática em aulas de Matemática, utilizando-se de oficinas assentadas na formação inicial de professores, e procura desconstruir a ideia de que a Matemática está a serviço da exclusão, tanto no âmbito escolar como fora dele, fortalecendo o papel da prática social da Matemática. Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira Professor Pesquisador da Universidade de Brasília – UnB

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Práticas de ensino e (na) formação de professores

R$88,00

Este livro apresenta parte dos resultados provenientes do projeto Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFT promovido pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre os anos de 2013-2016. O projeto foi contemplado pelo edital 019/2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo era contribuir para elevação da qualidade dos cursos de licenciatura em Artes, Educação do Campo, Matemática e Pedagogia, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a fi m de fomentar melhorias na formação didático-pedagógica dos profi ssionais do magistério da educação básica em laboratórios de ensino (LEMAT, LAPPE, LIFE e outros) e em seu campo de trabalho. As ações desenvolvidas por docentes e discentes da Universidade juntamente com professores e alunos da Educação Básica, promoveram experiências ricas de formação humana com refl exões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro e fora da Universidade. Esperamos que a proposta apresentada proporcione debates e refl exões relacionadas às práticas presentes na formação inicial e continuada de professores, assim como, na Educação Básica, buscando discussões a fim de propor ações e caminhos para minimizar os problemas relacionados à aprendizagem, com a participação de todos os envolvidos no processo, caracterizando uma construção coletiva

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Práticas de ensino e de formação na educação em ciências e matemática

R$77,00

Esta obra reúne artigos de professoras e professores que investigam a própria prática no âmbito da Educação Básica. São práticas de ensino e formação de docentes que ensinam Ciências (Química, Física e Biologia) ou Matemática, que revelam não só processos investigativos neste contexto, mas também indicativos dos produtos educacionais elaborados por meio da formação stricto sensu que vivenciaram no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC/UFPA). São pesquisas e produtos educacionais que incidem sobre as problemáticas cotidianas ocorri
das na sala de aula ou em práticas de formação docente.

Nesse movimento intelectual, docentes autoras e autores se desenvolvem profissionalmente, avançam nas ações diárias, e tendem a tornarem-se lideranças nos espaços educativos em que atuam, ampliando assim a rede de formação docente para o ensino de Ciências e Matemática.

São doze artigos que compõem este livro, cujo objetivo principal é propiciar inspiração e motivação para estudos e pesquisas sobre a própria prática, bem como oferecer subsídios teórico-metodológicos de práticas de ensino e de formação na área de Ciências e Matemática.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS FEMININAS: HISTÓRIAS DE MULHERES NAS CIÊNCIAS DA MATÉRIA

R$55,00

Estudos baseados em dados sobre atividades de mulheres nos diversos campos científicos vêm se desenvolvendo cada vez mais intensamente. No Brasil, isso é evidenciado pela recente criação do portal de divulgação científica Ciência & Mulher, numa iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para “enaltecer o papel de mulheres cientistas”1. Mas, desde 2013, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vem publicando a série Pioneiras da Ciência no Brasil, enquanto iniciativa de popularização da ciência. A 6ª edição dessa série foi lançada em junho de 2016, reafirmando o “objetivo principal de mostrar as histórias das mulheres pesquisadoras que contribuíram, de forma relevante, para o avanço do conhecimento científico e para a formação e ampliação do sistema científico e tecnológico no Brasil”2. Com essas iniciativas, nosso país toma parte de um movimento internacional que visa à valorização da mulher no campo de ciência e tecnologia. Grupos de profissionais promovem seminários e conferências para refletir e discutir sobre os problemas, desafios e avanços das conquistas femininas em ambientes tradicionalmente ocupados por homens. Tal é o caso do Women in Engineering (Mulheres na Engenharia), grupo ligado ao Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos norte-americano, que tem uma rede internacional, sendo que uma das malhas foi criada aqui no Brasil, na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp3. Ultimamente também tem crescido a preocupação de atrair mais mulheres para a ciência, procurando questionar antigas ideias referentes, por exemplo, à falta de inclinação feminina à matemática ou física já desde o Ensino Médio. Sumário Apresentação Introdução 1 As práticas femininas e os conhecimentos sobre a matéria 2 A grande dama da ciência 3 A biografia como construção 4 A biografia e o ambiente sociocultural e científico 5 A biografia revelando est

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Práticas e perspectivas para a matemática na educação básica

R$0,00

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Entre as práticas sociais valorizadas, na sociedade contemporânea, ensinar e aprender Matemática na Educação Básica precisa ter sua importância reconhecida não apenas pelas pessoas nela diretamente envolvidas. E que tal importância não seja justificada apenas com o argumento de que estando a matemática em todos os lugares e, praticamente, em todas as atividades humanas, não saber matemática compromete a formação e o bem estar dos cidadãos. Pois, nem sempre a matemática da qual se diz estar presente nas atividades humanas – das mais simples às mais complexas – é visível a todas as pessoas. Nem, a decantada cidadânía da qual somos todos portadores, tem sido prezada nas múltiplas práticas escolares relacionadas com a matemática. (…)  Já há uma relativa concordância entre educadores e especialistas de que a matemática ocupa o lugar de um bem cultural e um patrimônio que diz respeito e interessa a todos, não somente aos matemáticos. A tal ponto que a compreensão e realização da prática de ensinar e aprender matemática requerem reflexão, pesquisa e inventividade. A proposta de elaboração e publicação do livro Práticas e perspectivas para a Matemática na Educação Básica se inscreve, portanto, numa perspectiva que eu julgo inesgotável de se gerar ricas possibilidades com vistas ao acesso de todos a um bem comum: o conhecimento matemático. (…)

 

 

Práticas inovadoras no Ensino de Ciências e de Matemática : perspectivas teóricas e metodológicas

R$0,00

A obra Práticas inovadoras no Ensino de Ciências e de Matemática:
perspectivas teóricas e metodológicas constitui-se como resultado de um pro
jeto colaborativo de formação de professores-pesquisadores, financiado pela
FAPEMIG, e reúne discussões atuais sobre inovação educacional no âmbito do
Ensino de Ciências e Matemática. Os capítulos exploram concepções, meto
dologias e experiências que problematizam o sentido de “inovação” para além
de sua associação restrita a recursos tecnológicos, destacando-a como prática
situada, crítica e transformadora. Nesse percurso, são discutidas abordagens
como metodologias ativas, ensino por projetos, sala de aula invertida, rotação
por estações, gamificação, movimento maker, STEAM, pensamento compu
tacional, dentre outras. A coletânea evidencia que inovar implica dialogar com
contextos escolares, currículos, políticas públicas e práticas docentes, conside
rando dimensões éticas, sociais e pedagógicas. Assim, o livro oferece subsídios
para pesquisadores, professores e estudantes refletirem sobre a construção de
propostas educacionais críticas e reflexivas. Trata-se, portanto, de uma contri
buição relevante ao debate contemporâneo sobre a formação docente, a res
significação dos processos de ensino e de aprendizagem e sobre a inovação
educacional