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Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores
Estudos recentes revelam que as pesquisas acerca da formação de professores no Brasil e em diversos países enfatizam, desde a década de 1990, a dimensão subjetiva no modo de tratar os saberes profissionais da docência. Tal dimensão colocou em evidência o conhecimento do professor, o conhecimento discente, seus interesses e necessidades, além de aspectos socioculturais no processo de ensino-aprendizagem. Este livro trata da constituição dos saberes profissionais da docência e convida o leitor a percorrer caminhos para a compreensão de como, ao longo do tempo, foram sendo elaborados os saberes presentes no ensino e na formação de professores. A gênese desta obra advém dos estudos realizados pela Equipe de Recherche en Histoire Sociale de l’éducation (ERHISE) da Universidade de Genebra, coordenada pela professora Rita Hofstetter. Os textos selecionados e traduzidos, sob a supervisão de Wagner Valente, revelam-se como fundamentais à compreensão de ideias e modelos que circulam em escala planetária no campo educacional e, seguramente, contribuirão para enriquecer e ampliar o debate sobre a formação de professores no Brasil. Carlos Aldemir Farias/ Iran Abreu Mendes /Coordenadores da Coleção
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar
Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o “modelo grupo escolar” , difundindo a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Salam
Abdus Salam significa O Servo da Paz. E o Mestre de Lahore, um eterno discípulo de Paul Dirac, entre tantas notabilíssimas contribuições aos desafios da Física de Interações Fundamentais e Partículas Elementares, deixou-nos um legado de compromissos sociais. Entre estes, a fundação, em 1964, e condução, por 32 anos, do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, Trieste) – que hoje leva o seu nome – porto de confluência de etnias, culturas e religiões congregadas através das Ciências. Alguém que propôs a Física como mediação para a paz entre os povos e que dedicou parte significativa de seu tempo para refletir e escrever sobre a relação Ciência-Sociedade. A aproximação dos povos pela Física foi a sua mais significativa contribuição à Humanidade. Esteta com o pincel das simetrias, cavaleiro da unificação, carregou o estandarte da Escola Diraqueana ao longo de sua trajetória em busca da compreensão das mais elementares estruturas da matéria. Os caminhos da vida deram-me a oportunidade de conviver por quase dez anos em sua “madrassah triestina”, o que me fez testemunha de sua sensibilidade de chegar às pessoas mais simples e de sua habilidade em dialogar com a essência da matéria fundamental. Com a experiência do convívio, posso assegurar que este belíssimo livro dos colegas Caruso & Bassalo retratam fielmente a grandeza de alguém que fez de sua vida um poema de serviços à paz e à Filosofia Natural. José Abdalla Helayël-Neto – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
Schrödinger
Schrodinger, Caruso, Bassalo, tema e criação, poema e teorema, lembranças, memória. Vida por vidas, acontecimentos. O inexplicável com seus pedaços, às vezes desconexos, de explicações, o grande o pequeno, a mente e as filosofias da mente. Avida, a vivida e seus modelos, as ondas de versos e seus átomos dançantes, feitos de palavras. Sonhos, verdades e ilusões. O mundo e a fofoca do mundo; mais uma bela biografia inteligente Bassalo e Caruso nos entregam. Schrodinger, seus pensamentos sua filosofia seu gato dubitativo e suas equações, sua vida, seus amores; nossa curiosidade. Vamos ao texto!
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Schwinger
Professor, pesquisador e formador: eis a plenitude científica de Julian Schwinger, um dos formuladores da Eletrodinâmica Quântica (QED) em sua fase pós-Diraqueana, dita fase covariante. Em seu clássico artigo de 1940 em coautoria com Corben, quando já investigava como seria a QED para portadores escalares de cargas, Schwinger elegia esta teoria física como o seu caminho a seguir na área das interações fundamentais. Entre 1947 e 1951, em trabalhos independentes de Feynman e Tomonaga, Schwinger publicou relevantes artigos que contribuíram para dar à QED a sua versão atual, incorporada ao Modelo-Padrão da Física de Partículas. Dentre os seus 70 orientandos, três vieram a receber o Nobel de Física e um deles o Nobel de Química. Retratar fielmente uma personalidade acadêmica completa como Schwinger é um desafio que o duo Bassalo & Caruso enfrenta e resolve com maestria, vista a reconhecida, sólida e admirável experiência da dupla em biografar grandes nomes da Física. Esta nova obra de Bassalo & Caruso expressa fielmente a sutileza do pensamento deste grande Mestre, que Abdus Salam gostava de apontar como o arquiteto da unificação, o que resulta manifesto em seu clássico artigo de 1957, “A Theory of the Fundamental Interactions”, trabalho inspira dor para o próprio Salam, Glashow e Weinberg formularem a sua Teoria Eletrofraca. O texto de Bassalo & Caruso retrata a grandeza deste grande Mestre da Física.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Segunda Guerra Mundial, A Causas, estruturas, consequências
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Semiósis e Pensamento Humano: Registros Semióticos e Aprendizagens Intelectuais – Coleção Contexto da Ciência
Raymond Duval é filósofo e psicólogo de formação. Seus estudos relativos à psicologia Cognitiva, desenvolvidos no Instituto de Pesquisa em Educação Matemática(IREM) de Estrasburgo(França), têm contribuído fortemente para as pesquisas em Educação Matemática. Seu livro Sémiosis et Penseé Humaine: Registres Sémiotiques et Apprentissages Intellectuels [ Sémiosis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais] , mostra a importância de sua teoria dos registros de representação semiótica para pesquisas no âmbito da Didática da matemática. Na última década um grande número de pesquisas tem sido realizado no Brasil, utilizando esse referencial teórico. A tradução desse livro em língua portuguesa contém a primeira parte da referida obra do autor. É de suma importãncia para o meio acadêmico da Educação Matemática brasileira, que compartilha com essa teoria em seus estudos e pesquisas sobre aprendizagem matemática.
Ou 3x de R$13,33 s/ juros
Semiótica Aplicada à Educação Científica: Signos de tipo indicações circunstanciais emitidos pelo professor em atividade discursiva
O livro expõe uma proposta de transposição didática de estudos em semiótica para o ensino das ciência, com aplicações práticas para a sala de aula. O referencial semiótico abordado perpassa por conceitos de diferentes autores e referências, mas o trabalho vem norteado pela releitura de conceitos da teoria da comunicação de Luís Jorge Prieto. A obra tem como objeto o aprimoramento da construção dos conhecimentos científicos dos aprendizes na sala de aula, mediante ações discursivas guiadas pelo professor. O conceito central que se destaca no trato do processo discursivo é o de “indicação circunstancial”, um neologismo retirado de Prieto. Esse elemento sígnico, que o professor pode vir a se basear para orientar atividades discursivas, tem como objetivo mediar a interlocução dialógica com os estudantes, para superar incompreensões do que está sendo ensinado por meio de estimulação da reflexão autônoma. Como princípio educacional, a proposta considera fundamental tornar os aprendizes participantes ativos na constrição dos conhecimentos ensinados. A leitura da teoria é contrastada com exemplos que auxiliam não só na compreensão da ideias, mas servem para mostrar situações ocorridas em sala de aula e que, portanto, são factíveis de serem aplicadas na escola. Ainda que os exemplos apresentado tenham a finalidade de ilutrar a proposta em uma disciplina específica, a obra é extensível para qualquer ensino de ciências. Confia-se que a leitura do livro, dirigido ao professor de educação científica, contribua para um aprimoramento profissional constante e enriquecimento da qualidade da formação dos estudantes.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Sensoriamento Óptico Compressivo e a magnificação de imagens holográficas digitais
O objetivo desta obra é apresentar os avanços na área de sensoriamento compressivo e como esta técnica pode ser utilizada de forma combinada com a magnificação holográfica para a implementação de um método de magnificação holográfica, por sensoriamento compressivo, que seja capaz de obter maior aproveitamento da informação disponível obtida por dispositivos de registro holográfico digital, em prol da reconstrução com aumento de resolução, e que seja imune a ruidos, de modo a fornecer maior visibilidade de detalhes e precisão em diversas medidas que podem ser realizadas sobre o sistema físico analisado. Com aplicações em áreas como microscopia, perfilometria e metrologia, a holografia digital tem sido utilizada como uma técnica óptica eficiente para caracterização e medições não destrutivas. A capacidade de registro e recuperação de informação do campo espalhado um objeto através desta concepção proporcionou o desenvolvimento de técnicas que permitem a medição, com grande precisão, de grandezas como intensidade e frequência de vibrações, perfil e deformação de superfícies, mapeamento de posição e velocidade de partículas, caracterização de índices de refração dentre outras, com sucesso.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Simetria – Historia de um Conceito e suas Implicacoes no Contexto Escolar
Este livro trata de Simetria: um conceito chave em Matemática, com aplicações importantes em áreas como Física, Química, Biologia, Cristalografia, Arquitetura, entre outras. ‘Ao longo da História, a palavra Simetria’ teve diferentes significados culminando com o conceito moderno de invariância por um grupo de transformações. Seus autores contrapõem este desenvolvimento histórico com o contexto escolar (currículo e livros didáticos) com ênfase especial no conceito moderno de simetria.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: Entre a história da matemática e a história da educação matemática – Vol. 8
A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Neste livro são abordados aspectos históricos das equações lineares e sistemas de equações que remontam os babilônicos, egípcios, chineses, hindus, gregos e árabes. Por outro lado, sob o viés da história da educação matemática, apresentam as legislações e propostas educacionais no Brasil de 1930 a 1970, com destaque para o Método Intuitivo e as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema, além do Movimento da Matemática Moderna. A partir da análise de seis livros da época, evidenciam aspectos pedagógicos que podem ser confrontados com os atuais.
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Sistemas de numeração precursores do sistema Indo-Árabe
Envio a partir de 15 de julho – Este livro está organizado em quatro capítulos nos quais o autor descreve e analisa alguns dos principais sistemas de numeração, considerados os precursores do sistema indo-árabe, como os sistemas de numeração babilônico, hieroglífico egípcio, ático, romano e hindu. No primeiro capítulo o autor faz uma breve descrição da noção de número e da numeração no decorrer da História da Matemática. Nos três capítulos seguintes decreve e analisa os sistemas de numeração babilônico, ático e hindu, na tentativa de mostrar as concepções que essas civilizações tinham acerca do número e de caracterizar cada um desses sistemas. No final do livro são apresentados dois anexos contendo uma abordagem sucinta do sistema hieroglífico egípcio e do sistema romano. O nosso desejo é que este livro possa contribuir tanto para o trabalho docente dos professores de Matemática, quanto na formação dos licenciandos em Matemática, além de outros profissionais interessados no tema, de modo a ampliar seus horizontes cognitivos a partir dessa leitura. Sumário: APRESENTAÇÃO…………………………………………………………………. 09 INTRODUÇÃO……………………………………………………………………… 13 CAPÍTULO I – A IMPORTÂNCIA DA NUMERAÇÃO 1 …….. 15 1. A matemática, a história e o número………………………………….. 15 1.1. A história da escrita versus a história da numeração………..18 1.2. O conceito de número……………………………………………………… 21 1.3. Os sistemas de numeração………………………………………………. 23 1.4. A história da matemática versus a educação matemática… 26 CAPÍTULO II – O SISTEMA BABILÔNICO………………………….. 29 2.1. Contexto histórico e geográfico ………………………………………. 29 2.2. Sistemas de numeração na Mesopotâmi
Ou 3x de R$22,00 s/ juros