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TEMPO QUE CHORA NAS IMAGENS DO RIO DA VIDA, O
Anos setenta seus pais nunca entenderam o que sua filha via no cinema que eles não viam ninguem pula, ninguem desafia a profundidade de uma agua parada todos temem o que não veem nem compreendem as aguas profundas impoem um respeito ao ser humano que faz com quem ele institifamente tema o perigo.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
TENDÊNCIAS DA FÍSICA ESTATÍSTICA NO BRASIL
TENDÊNCIAS DA FÍSICA ESTATÍSTICA NO BRASIL. FÍSICA TEÓRICA
Autor: TOMÉ, TÂNIA;
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
TEOREMAS GEOMÉTRICOS CURIOSOS E SUAS HISTÓRIAS – Vol. 4
A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. O autor desperta a curiosidade do leitor ao apresentar quatro teoremas que não são tão conhecidos – da Galeria de Arte, de van Aubel, de Clifford para circunferências e do duplo-seis de Schläffi – a partir dos quais proporciona discussões a respeito das conjecturas iniciais e processos de prova, até chegar as possíveis refutações e aperfeiçoamento dos conceitos envolvidos nesses teoremas. Esses foram escolhidos sob o adjetivo de “curiosos” e por possibilitar uma dupla discussão simultânea quanto à abordagem: histórica e didática.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Teoria crítica e teorias críticas latino-americanas e educação
Coletânea de produção de pesquisadores do grupo de pesquisa Teoria crítica e teorias críticas latino-americanas e educação. Tem como objetivo o entrecruzamento de abordagens que perpassam experiências formativas, estéticas e educação, direito, infância e filosofia, apoiadas em variadas bases teórico-metodológicas de pensadores da teoria crítica e latino-americanos comprometidos com a superação dos cerceamentos presentes no processo educacional. Busca-se uma autorreflexão crítica que desperte a resistência às formas de dominação que sacrificam sujeitos imbricados num processo histórico desafiador voltado para a emancipação. Espera-se que esta obra contribua para a discussão sobre educação, numa perspectiva de oposição à naturalização da barbárie, favorecendo o compromisso com a construção da autonomia e liberdade de ação e pensamento.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Teoria da Objetivação – Pesquisas em Educação Matemàtica e em Educação em Ciências
Este livro nasceu dos trabalhos de pesquisa apresentados e discutidos pelos estudantes e pesquisadores que participaram de um estágio de formação intitulado “Estágio de Pesquisa em Teoria da Objetivação”, ministrado pelo professor Luis Radford (idealizador da Teoria da Objetivação) e apoiada pela Rede Internacional de Colaboração Acadêmica – RICTO em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O objetivo desta obra é, além de divulgar e colaborar, incentivar estudos e pesquisas que pretendem uti lizar a Teoria da Objetivação (TO) como base teórico-metodológica e ou para aqueles que buscam estabelecer um diálogo com a TO a partir dos olhares de outras teorias. A TO é uma teoria que além de interpretar e refletir sobre os fenômenos de aprendizagem em uma perspectiva dialética e coletiva, oferece um convite para refletir e transformar as práticas pedagógicas e a sala de aula em um local onde os estudantes e os professores trabalham juntos para o encontro e a tomada de consciência de saberes culturais que os transformam. Nesse trabalho, eles se coproduzem, coletivamente, transformando a sua realidade, ao participar da experiência da vida coletiva solidária, plural e inclusiva.
9786555635188
Ou 3x de R$40,00 s/ juros
Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Trata-se de uma obra pensada para ser uma referência para pesquisadores e profissionais da educação que gostariam de conhecer e familiarizar-se com la Teoria da Objetivação(TO), uma teoria de ensino e aprendizagem elaborada pelo professor e pesquisador em educação matemática Luis Radford. A TO se caracteriza por ser uma teoria da corrente sociocultural, por ter forte ênfase semiótica e por considerar como objeto não apenas o saber, mas também o ser. Ser e saber são na TO componentes do processo de ensino e aprendizagem indissociáveis entre si. O livro apresenta a TO a partir de recortes de estudos investigativos, os quais exemplificam as aplicações dessa teoria para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática e para a formação de professores, Trata-se de um livro de caráter técnico-científico que discute possibilidades de se usar a TO no contexto educacional, ao propor um conjunto de 10 textos originários de pesquisas e dois artigos teóricos que trazem contribuições para pluralidade de propostas que aliam os pressupostos da TO à proposição de práticas inovadoras para o ensino de Ciências e Matemática.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática
Teoria da objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e se tornar no ensino e aprendizagem da matemática apresenta uma nova teoria educacional na qual o aprendizado é visto como um processo cultural-histórico coletivo. A teoria se afasta das concepções atuais de aprendizagem que se concentram na construção ou aquisição de conteúdo conceitual. A teoria parte do princípio de que a escola não produz apenas saberes, mas produz também subjetividades. Consequentemente, o aprendizado é conceitualizado como um processo de saber e se tornar. Com base no trabalho de Vygotsky e Freire, a teoria da objetivação oferece uma perspectiva para transformar as salas de aula em lugares de vida comunitária onde os estudantes experimentam uma ética de solidariedade, responsabilidade, pluralidade e inclusividade. A teoria da objetivação postula o objetivo da educação em geral, e da educação matemática em particular, como um esforço político, social, histórico e cultural voltado para a criação dialética de sujeitos reflexivos e éticos que se posicionam criticamente em discursos e práticas matemáticas histórica e culturalmente constituídas, e que refletem sobre novas possibilidades de ação e pensamento. O livro é de particular interesse para educadores em geral e educadores matemáticos em particular, bem como para estudantes de graduação e pós-graduação. Luis Radford é professor na Universidade Laurentian, no Canadá. Sua pesquisa se concentra no ensino e aprendizagem da matemática a partir de uma perspectiva histórico-cultural e histórica, e na educação como um processo social transformador. Ele conduz pesquisas em sala de aula com professores do ensino fundamental e médio.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Teoria da Relatividade
Este livro destina-se a alunos de Física Básica que queiram entender a famosa Teoria da Relatividade e não apenas adquirir a habilidade para a solução de problemas. Apresentamos a Teoria de uma forma não convencional introduzindo o leitor diretamente na geometria do espaço-tempo. Esta abordagem é simples e revela a verdadeira natureza dos conceitos espaço-temporais. Leitores que já conhecem a Teoria da Relatividade encontrarão inúmeros estímulos para uma análise crítica do próprio entendimento. Este pequeno livro tenta revelar os aspectos objetivos da estrutura do espaço-tempo, evitando os conceitos relativos, que muitas vezes dão a impressão de que tudo não passa de truques. desta forma, esperamos poder contribuir para um entendimento sólido da teoria.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Teoria da Relatividade Especial
Este livro contém uma revisão de notas de aula preparadas para a disciplina de teoria da relatividade especial, que ministrei várias vezes no Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde o final da década de 1980. Após ser reformulado diversas vezes, o curso atingiu uma certa estabilidade e pareceu-me adequado, agora, publicar este texto. O curso aqui apresentado destina-se a estudantes de graduação que já tenham adquirido um conhecimento básico de toda a física clássica (adquirido, normalmente, nos dois primeiros anos da graduação) e, preferivelmente, algum conhecimento de física moderna (correspondente a uma disciplina de “estrutura da matéria”). Como a matemática utilizada na teoria da relatividade especial é elementar (ao contrário da relatividade geral), não é necessário qualquer pré-requisito matemático específico; o conhecimento de cálculo diferencial e integral obtido nos dois primeiros anos de graduação é suficiente.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
TEORIA DA RELATIVIDADE NO NÍVEL MATEMÁTICO DO ENSINO MÉDIO
Este livro foi escrito tendo como alvo principal os estudantes e professores do ensino médio. Assim, o uso da Matemática é restrito ao conteúdo dessa matéria nesse nível do ensino. Mas o texto pode ser compreendido por outros leitores e leitoras, que tenham um conhecimento matemático semelhante. A teoria da Relatividade de Albert Einstein (1879-1955) é geralmente dividida em duas partes: a Relatividade Restrita (RR), publicada em 1905, e a Relatividade Geral (RG), publicada em 1916. O Autor acredita que ambas deveriam ser introduzidas na disciplina Física do ensino médio. Essas teorias modificaram substancialmente as concepções do mundo físico que prevalece nesse ensino, que é baseado nos conhecimentos do século XIX. A Relatividade Restrita ou Especial, que é muito bem estabelecida, trata dos eventos ligados a grandes velocidades, como por exemplo, na Física das partículas elementares, e também da equivalência entre massa e energia, que se aplica à geração de energia nas usinas nucleares de força e luz. Quanto à Relatividade Geral, ela tem profundas implicações na Astrofísica e Cosmologia modernas, por exemplo, na física dos buracos negros e nos modelos de criação e evolução do Universo físico.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Teoria de Campos e a Natureza – Parte Quântica
Este livro decorre das minhas notas de aula dos cursos sobre Teoria de Campos e Física de Partículas, ministrados na pós-graduação do Instituto de Física da UFRJ. Estas minhas notas circularam muito, entretanto, quem ainda as tem, ou lembra delas, vai notar que o livro ficou bem diferente. Reescrevi quase tudo. Procurei dar uma sequência mais harmoniosa. Refiz também muitos cálculos. Deu muito trabalho, mas foi sempre agradável. O que mantive mesmo foi a ideia desses cursos, a teoria de campos e sua conexão com a Natureza. O título do livro encerra esta ideia. Procurei manter uma sequência paralela entre teoria e experiência. Fui até o ano de 2013, quando a Natureza disse sim ao bóson de Higgs. O livro é desenvolvido em 19 capítulos com uma lista de exercícios no final de cada um. O Apêndice D contém a solução de alguns desses exercícios. No desenvolvimento dos capítulos são citadas algumas referências específicas e, no final, há um conjunto de referências mais geral. Os três primeiros apêndices complementam e estendem a parte teórica do texto, e suas referências são bem mais específicas.
Ou 3x de R$69,67 s/ juros
Teoria de Grupos
Um dos mais ativos ramos da Matemática atualmente é a Teoria de Grupo e sua aplicação ao estudo de Física. A importância do estudo da Teoria de Grupo surgiu basicamente com o livro de Hermann Weyl, intitulado Gruppentheorie und Quantenmehanic, publicado em 1928, no qual é mostrada a existência de uma relação íntima entre as Leis Gerais da Teoria Quântica e a própria Teoria de Grupo. Isso acontece ao observar que todos os números quânticos, com exceção do número principal n, são índices que caracterizam as representações de grupo. O presente livro está dividido em 8 capítulos. Nos primeiros três há a parte formal da Teoria de Grupo e suas Representações e nos cinco capítulos seguintes são discutidas algumas aplicações à Física.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros