UMA ABORDAGEM UNIVERSITÁRIA PARA A CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL

R$72,00 R$57,60

U ma abordagem universitária para a cinemática do ponto
material é uma obra a ser utilizada como bibliogra a básica
em cursos superiores de Física e áreas correlatas, como
Tecnologias e Engenharias. Nela, o autor demonstra não apenas
o seu domínio da área, mas também sua vasta experiência como
professor universitário, que sabe conduzir o aluno desde os conceitos
fundamentais da cinemática, como referencial, trajetória,
posição, deslocamento, velocidade e aceleração, até às suas aplicações,
como nos movimentos retilíneos uniforme e uniformemente
variado (movimento horizontal, queda livre e lançamento
vertical) e movimentos em duas e três dimensões (lançamento
oblíquo, movimentos circulares uniforme e uniformemente variado
e movimentos curvilíneos gerais), fazendo-o com um bom
nível de aprofundamento e ao mesmo tempo guiando-o passo a
passo. Recomendo com muito entusiasmo o trabalho realizado
com tanta dedicação e capricho a esta obra.
Prof. Me. Daniel José Toffoli

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

Uma análise histórico-epistemológica do conceito de grupo

R$77,00 R$61,60

Reimpressão – 2020 – edição especial de 10 anos da publicação inicial Este Livro discute e analisa o desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de grupo, à luz da teoria do pensamento matemático avançado proposto por Tommy Dreyfrus, e apresenta uma classificação que relaciona períodos históricos do desenvolvimento desse conceito aos processos de representação, generalização, síntese e abstração. Sua relevância se justifica pela importância do conceito de grupo na aprendizagem da matemática superior e das necessidades de se obter maior significação dos conceitos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem. O autor parte da premissa de que o uso da componente histórica, com a utilização de conceitos oriundos da Teoria dos Números e da Teoria das Equações, se constitui numa abordagem mais efetiva parta o ensino do conceito de grupo, realizando uma análise histórica do desenvolvimento desse conceito com base no trabalho de matemáticos que vão de Joseph Louis Lagrange a Arthur Cayley, em uma reescrita orientada pela arqueologia do saber, de Michel Foucalt. As idéias e argumentos aqui discutidos são relevantes para professores e estudantes de graduação e pós-graduação em MAtemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Uma Biografia da Luz

R$77,00 R$61,60

O ano de 2015 foi declarado pela UNESCO o Ano Internacional da Luz(http://www.light2015.org/). À luz, entendida aqui de forma mais abrangente compreendendo todo o espectro eletromagnético, devemos desde nossa existência até às informações que obtemos da Natureza para responder as inquietantes indagações que acompanharam a espécia humana durante toda evolução. foi através da observação da chamada”Radiação de Fundo”, que permeia todo o Universo, e da caracterização de seu espectro, que os cientistas confirmaram a hipótese do início do Universo através de “explosão” primordial, há mais de quatorze bilhões de anos, e a sua aparente expansão atual. Além disso, apesar de nem sempre estarmos conscientes, devemos à luz grande parte das tecnologias que tornaram nossa existência mais confortável na Terra. O livro do Professor José Tito Mendonça, ” Uma Biografia da Luz”, nos traz uma apresentação atraente, não tradicional, de leitura extremamente agradável, que não requer conhecimentos científicos muito aprofundados do leitor, dos fenômenos físicos relacionados à luz. Sendo um pesquisador de renome que muito tem contribuído em algumas questões relacionadas à interação não linear da luz com a matéria, ele utiliza sua identidade com o tópico para apresentar uma visão dele de certa forma “mais humana”. Por isso, a Sociedade Brasileira de Física estimulou a publicação da versão brasileira deste livro e deseja uma iluminada leitura para todos. Ricardo Galvão Presidente da SBF

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Uma Breve Introdução à Matemática da Mecânica Quântica -Textuniversitários 18

R$110,00 R$88,00

Este livro descreve em precisos termos matemáticos os conceitos e as propriedades básicas da Mecânica Quântica. Para o entendimento do texto não será necessário nenhum conhecimento prévio de Física. A Mecânica Quântica é a teoria que descreve as leis físicas que regem as
partículas de massa muito pequenas. O seu entendimento foi
sem dúvida um dos grandes feitos científicos do século XX.
O objetivo deste texto é permitir que os estudantes e professores dos cursos de Matemática possam entender e apreciar a beleza desta teoria. Foi planejado para ser uma primeira leitura sobre este tópico.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Uma Década de Educação Matemática EMFoco

R$72,00 R$57,60

Há alguns anos, um grupo de professores sonhou em contribuir na transformação do ensino de matemática no estado da Bahia. O grupo tinha em mente compartilhar experiências e reflexões sobre suas práticas pedagógicas, com o propósito de somar com o trabalho de colegas que enfrentam os mesmos desafios de ensinar conteúdos de matemática na Educação Básica. A semente do sonho foi plantada na Universidade Católica do Salvador, durante a primeira turma do curso de especialização em Educação Matemática. Parece que foi ontem, mas já se passou uma década desde que a semente foi plantada. Assim, em novembro de 2003, foi criado o Grupo EMFoco, em Salvador, sob as bênçãos dos orixás. Ao longo desse tempo, a semente germinou e a árvore chamada EMFoco cresceu e se enraizou. Aos poucos, o trabalho desenvolvido pelo grupo ganhou visibilidade e reconhecimento dentro do movimento da Educação Matemática brasileira. Desde então, novos laços de amizade foram selados e novas parcerias estabeleceram- se com professores e pesquisadores de diferentes universidades, bem como com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Nesta breve apresentação não temos como propósito fazer um balanço dos dez anos da história do EMFoco, uma vez que o projeto de contar a história do grupo demandaria a escrita de um livro. Mas sabemos que, para apresentar este livro, implica falar, resumidamente, de como tudo começou. Esse registro é importante para situar o leitor que ainda não tomou conhecimento do trabalho realizado pelo grupo. Além do mais, o projeto de publicação deste livro foi gestado no seu interior e ganhou vida durante as trocas de e-mails, telefonemas e nas calorosas reuniões em Salvador, em Natal e em Curitiba, durante o XI Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os encontros virtuais e presenciais, mencio

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

Uma Fenomenologia do Corpo

R$50,00 R$40,00

Este livro natta a busca por uma noção mais polissêmica da corporeidade, à luz das idéias de alguns pensadores contemporâneos, especialmente o filósofo Maurice Merleau-Ponty. As reflexões de Merleau-Ponty sobre o corpo e acerca da percepção são fundamentais para compreendermos como ocorrem os processos de conhecimento, para além das teses empiristas e racionalistas. A autora, nos passos de Merleau-Ponty, também utiliza a metáfora da arte para indicar possibilidades de compreensão do gumano em sua condição existencial básica. Para Terezinha Petrucia da Nóbrega, a arte e a estética propiciam a criação de novos modos de organização do conhecimento e de convivência ética e social. Repleta de passagens que sugerem novas emergências para o conhecimento da condição humana, esta obra é essencial para professores, estudantes e outros leitores interessados em criar, descobrir, imaginar, sentir, pensar, dizer e calar. Em todos os momentos nos quais o conhecimento seja carregado de subjetividade, nos relatos das experiências vividas, na escuta do outro. Em todos os momentos nos quais a educação possa pensar o mundo de toda a gente, privilegiando o diálogo entre a vida e o conhecimento

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Uma Força que nunca nos desampara – o papel do matemático Lélio Gama para uma nova identidade da ciência no Brasil

R$70,00 R$56,00

“Uma força que nunca nos desampara” é mais do que uma biografia científica de Lélio Gama – é um merguIho instigante na construção da ciência no Brasil. A partir da trajetória desse engenheiro-matemático-astrônomo e gestor visionário, o livro revela como conhecimento, política, cultura e persistência se entrelaçam no cenário científico nacional desde o século XIX.

Com olhar sensível e historiográfico contemporâneo, o autor reconstrói a carreira multifacetada de Lélio Gama, destacando seus “pontos de inflexão” e sua capacidade de transitar entre áreas – da astronomia à matemática, da docência à geofísica – sem jamais perder o compromisso com o avanço institucional da ciência.

Esta obra propõe reflexões fundamentais: o que significa fazer ciência em um país em desenvolvimento? E o que torna possível cultivá-la, mesmo em contextos adversos? Ao apresentar a ciência como prática social e cultural, ela dialoga com leitores interessados não apenas pela história da ciência, mas pelo próprio Brasil.

Derivada de tese de doutorado, mas cuidadosamente adaptada para o público geral, esta é uma narrativa concisa, instigante e acessível, que nos convida a conhecer um personagem notável – e a pensar sobre os caminhos, desafios e valores por trás da produção científica brasileira.

Ou 3x de R$23,33 s/ juros

Uma História da Integral: de Arquimedes a Lebesque

R$33,00 R$26,40

Neste Livro é apresentado um desenvolvimento histórico do conceito de Integral, sua importância e os aspectos que levaram ao seu progresso, e que podem ser trabalhados como fonte de atividades para o ensino de matemática. Para isso tanto, acrescentamos um número significativo de atividades para o ensino de matemática. É feita uma viagem exploratória pelos aspéctos do conceito de Integral, desde os gregos, com a determinação de áreas e volumes de figuras limitadas por superficies curvilineas até a criação do Cálculo por Newton e Leibniz, no século XVII e continua o percurso com a formalização nos séculos XIX e XX, destacando a definição de Cauchy (1823), as definições deRiemann (1902) e os avanços dos conceitos para estágios com os trabalhos de Lebesgue (1902).

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Uma História da Matemática escolar no Brasil: 1730 – 1930

R$60,00 R$48,00

Durante muito tempo, a história das matemáticas escolares foi negligenciada. Ela não interessava nem aos historiadores da educação, cuja atenção estava concentrada nos saberes elementares das humanidades, nem aos historiadores das matemáticas, para quem as matemáticas escolares constituíam somente um subproduto das matemáticas eruditas. Nas últimas décadas, felizmente, a situação mudou muito: numerosos trabalhos de pesquisa foram realizados em âmbito internacional sobre história do ensino das matemáticas. O impulso veio por meio de interesses didáticos, tendo em vista questões que só poderiam ganhar resposta através de estudos históricos, e de historiadores das matemáticas, cada vez mais conscientes do papel do ensino no desenvolvimento da disciplina. Preenchendo uma lacuna importante da historiografia da educação brasileira, o livro de Wagner Valente se inscreve, pois, num movimento internacional de pesquisa sobre a história das matemáticas escolares e ilustra a importância e a rapidez da circulação das ideias, dos métodos e das publicações em matemática ao longo dos séculos XVIII e XIX. Esse livro é uma contribuição não somente à história da educação brasileira, mas também à história internacional das ideias e práticas pedagógicas.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Uma História dos Saberes do Ensino de Matemática nas escolas profissionais técnicas (1889-1968)

R$90,00 R$72,00

Livro UMA HISTÓRIA DOS SABERES DO ENSINO DE MATEMÁTICA nas Escolas Profissionais Técnicas (1889-1968) é resultado de estudos realiza- dos por membros do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, GHEMAT-SC. Este grupo é certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e associado ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT. Possui como líderes o professor Dr. David António da Costa e a professora Dra. lara Zimmer que interagem diretamente com o Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática – GHEMAT-Brasil.

Diferentemente de um grande volume de documentação histórica relacionado ao ensino regular, os documentos das escolas pro- fissionais encontram-se ainda mais esparsos dada sua estruturação política – quase sempre relacionada aos estados da federação, e em razão dos objetivos que presidiram a constituição destas instituições, na sua maioria voltada para alunos das classes menos favorecidas, os desvalidos da sorte e da fortuna, isto é, para a classe trabalhadora. Historicamente estas escolas foram criadas para a preparação de mão de obra para um país cuja principal economia estava no campo e se descortinava para uma industrialização nos grandes centros urbanos no início do século XX. p

Com a participação de doutorandos e egressos do PPGECT, este livro se apresenta como uma leitura inicial – uma porta de entrada para pesquisadores interessados na história da educação matemática voltada para as instituições de ensino profissional.

Ou 3x de R$30,00 s/ juros

Uma História dos Saberes do Ensino de Matemática nas escolas profissionais técnicas (1889-1968)

R$0,00

Livro UMA HISTÓRIA DOS SABERES DO ENSINO DE MATEMÁTICA nas Escolas Profissionais Técnicas (1889-1968) é resultado de estudos realiza- dos por membros do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, GHEMAT-SC. Este grupo é certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e associado ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT. Possui como líderes o professor Dr. David António da Costa e a professora Dra. lara Zimmer que interagem diretamente com o Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática – GHEMAT-Brasil.

Diferentemente de um grande volume de documentação histórica relacionado ao ensino regular, os documentos das escolas pro- fissionais encontram-se ainda mais esparsos dada sua estruturação política – quase sempre relacionada aos estados da federação, e em razão dos objetivos que presidiram a constituição destas instituições, na sua maioria voltada para alunos das classes menos favorecidas, os desvalidos da sorte e da fortuna, isto é, para a classe trabalhadora. Historicamente estas escolas foram criadas para a preparação de mão de obra para um país cuja principal economia estava no campo e se descortinava para uma industrialização nos grandes centros urbanos no início do século XX. p

Com a participação de doutorandos e egressos do PPGECT, este livro se apresenta como uma leitura inicial – uma porta de entrada para pesquisadores interessados na história da educação matemática voltada para as instituições de ensino profissional.

Uma Imersão na computação através da sua evolução histórica com algoritmos volume 2

R$66,00 R$52,80

A computação é uma das tecnologias mais importantes da sociedade
moderna. Ela está presente em nossas vidas de forma tão cotidiana que é difícil imaginar um mundo sem ela. Mas como chegamos a esse ponto? Como a computação evoluiu desde os primórdios, passando pela computação analógica, até a computação digital? Neste volume, você vai descobrir as respostas a essas perguntas.
O livro explora a evolução da mecanização do cálculo, desde o final do século XIX, até o surgimento da era digital, incluindo discussões
sobre as contribuições de figuras influentes como Shannon, Stibitz e
Atanasoff. Além disso, esse livro introduz conceitos de Pré-Cálculo
Numérico. Aprenda a resolver equações polinomiais e transcendentais
de forma aproximada e analítica. O Pré-Cálculo Numérico é um
esquema de solução analítica aproximada simplificada de equações
polinomiais e/ou transcendentais. Ele é uma ferramenta poderosa que
pode ser usada em diversas aplicações práticas, como física, ciências
e engenharia. Com o Pré-Cálculo Numérico, você será capaz de: Obter
soluções aproximadas para equações que são difíceis ou impossíveis
de resolver de forma exata. Entender a relação funcional entre os parâmetros de um problema. Aplicar o Pré-Cálculo Numérico em diversas áreas do conhecimento.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros