- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Topologia Geral – Textuniversitários 21
R$99,00Este é um livro pensado como material para um primeiro curso de topologia. Fruto das notas de aulas dos diversos cursos de topologia ministrados ao longo dos anos pelo autor na Universidade de São Paulo. O livro é inovador na forma de apresentação e organização. Muitos
dos conceitos e resultados que são apresentados de forma tardia em outros textos, tornando-os enfadonhos, sem perda de elegância e didática aqui são apresentados com dinamismo e natural celeridade.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
TRAJETORIAS DA DIVERSIDADE NA EDUCACAO – Formação, Patrimônio e Identidade
R$99,00O livro ” Trajetórias da diversidade na Educação – formação, patrimônio e identidade” reúne reflexões originadas de um compromisso que é, a um só tempo, acadêmico e político: construir um Escola que promova uma educação que perceba a diferença como valor e que não reproduza dois vícios de nossa sociedade: o racismo e o preconceito. Como já foi dito por mais de uma vez e por mais de uma pessoa, o racismo e seus desdobramentos são apreendidos, eles não são inerentes. Logo, condená-los e abandoná-los requer um aprendizado. O livro modestamente almeja ser uma contribuiçao para a implementação de uma Educação e do preconceito do cotidiano escolar. Convidamos todos e todas à leitura!
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Transição de Fase e Quebra Espontânea de Simetria
R$55,00Este é o volume 1 das notas da Escola de Física Roberto A. Salmeron, uma iniciativa do Centro Internacional de Física da Matéria Condensada. SUMÁRIO 1 – TRANSIÇÕES DE FASE EM MODELOS EPIDÊMICOS E ENDÊMICOS 2 – A LUZ A PARTIR DO CAMPO E DA PARTÍCULA DE HIGGS 3 – APRENDENDO COM AS ESQUISITICES DA ÁGUA 4 – CONCEITOS DE FÍSICA ESTATÍSTICA – FLUTUAÇÕES NO EQUILÍBRIO 5 – SIMETRIA, TRANSIÇÃO DE FASE E VIOLAÇÃO ESPONTÂNEA DE SIMETRIA 6 – NONLINEAR DYNAMICAL SYSTEMS SEEN THROUGH THE SCOPE OF THE QUASI-POLYNOMIAL THEORY
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Travessias em Educação Matemática: Experiências, afetos e investigações
R$0,00As palavras mencionadas na epígrafe me levaram a refletir sobre as mais
diversas compreensões acerca do que se concebe como arte e matemática, no sentido de manifestação humana concernente à criatividade, beleza, universalidade, simetria e dinamismo, como qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer às artes, quer às matemáticas. Beleza e rigor são comuns a ambas. A matemática tem um notável potencial para revelar estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia. Desenvolve a capacidade de sonhar e permite imaginar mundos diferentes em busca de tornar possível sua representação, além de dar, também, a possibilidade de comunicar ao mundo esses sonhos e imaginações, de forma clara e não ambígua. A esse respeito, é justamente essa capacidade de enriquecer o imaginário de forma estruturada e representativa, que sempre atraiu e continua a atrair criadores dos mais diversos tipos e estilos das artes e tem influenciado as mais diversas correntes artísticas e matemáticas, pois como a história nos mostra, em muitos casos a matemática tem seu desenvolvimento conceitual motivado por concepções de ordem estética. A beleza é, de fato, o objeto principal do raciocínio e das demonstrações matemáticas, posto que, tanto o matemático, como o pintor ou poeta, exercitam criativamente a produção de padrões, tanto nas formas e cores como nas palavras, nas ideias e combinações lógicas e elaborações analógicas. Todas essas manifestações sociocognitivas e culturais apresentadas por poetas, pintores e matemáticos são expostas como padrões de beleza em cada um dos campos, ou seja, todas têm uma estética em que as ideias, tal como as cores, as palavras ou os sons, devem ajustar-se de forma harmoniosa. Conforme mencionei anteriormente, as ideias expostas por mim, neste
prefácio, se constituem em um mantra ou um mote para que o leitor possa abrir as portas de entrada em um cenário por onde circularão os elementos que configurarão um movimento coletivo de pensamentos e práticas em pesquisas que envolvem artes, ciência e formação que convergiram para a gênese e desenvolvimento de um grupo de pesquisa em torno dos conceitos, funda- mentos e métodos conformadores de uma epistemologia da visualidade como um campo de pesquisa voltado à formação de professores de matemática e sua práxis.
Ao longo dessas duas décadas pude, em diversos momentos, (com)viver interativamente nas ações formativas, investigativas e de integração profissional docente que propiciou a instituição, constituição e institucionalização do coletivo que atualmente representa o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática – GECEM, da Universidade Federal de Santa Catarina. A leitura dos originais deste livro me possibilitou identificar como seus autores manifestam suas ideias e reflexões acerca das múltiplas formas de tomar a pluralidade das artes para dar encaminhamentos às pesquisas no âmbito da formação pós-graduada no campo da Educação Matemática. Portanto, considero que esta publicação representa uma forma de testemunho do tempo e do trabalho coletivo do grupo que, de certo modo, representa uma trajetória composta por desafios, criatividade, rigor, empenho e compromisso com a formação científica em Educação Matemática, a partir dos investimentos em direção a um novo subcampo de estudos e pesquisas, que envolve as relações entre as artes e a Educação Matemática. É com essa finalidade que este livro produzido coletivamente pelo GECEM, expressa o serestar dos diversos pesquisadores do grupo, que se dedicam a essa temática, por meio de suas sinopses sociocognitivas e culturais presentes entre o gesto e o conceito, como expressões poéticas de movimentos coletivos que concretamente se mostram nas interrelações centradas em matemática, arte, visualidade e formação de professores. Na mesma esteira tecida pelo GECEM, o livro se estabelece como um atlas cuja cartografia aponta as diversas bifurcações, percursos abertos e trilha- dos pelo grupo em duas décadas de existência. Trata-se da construção de uma territorialização epistemológica constituinte de uma vida que se transforma com matemática e arte, a partir de uma configuração espacial epistemológica exposta na forma de um desenho que contém uma coletânea de escritos esparsos que, por vezes, evidenciam aspectos históricos, representacionais e práticas matemáticas que dão contorno aos ensinos, às formações de professores e às
expressões estéticas visuais de ampliação matemática. Considero, também, que em determinados momentos o livro se caracteriza por uma escrita de ensaios-testemunhos referentes às trajetórias de transformação sociocognitiva e cultural de cada um e de todos os membros do grupo na forma de descrições, reflexões e apontamentos de resultados de suas pesquisas, com vistas a caracterizar o coletivo e estilo de pensamento que configura o grupo em seus modos de ser e estar no campo da Educação Matemática em suas conexões com as emergências da contemporaneidade. É nesse formato de publicação que o livro está organizado em dez capítu-
los reflexivos sobre a vivência formativa dos participantes do grupo, como uma maneira de valorizar o empreendimento acadêmico estabelecido desde a sua gênese até o contexto atual das disseminações de ideias em outros subcampos aos quais se inseriram seus membros anteriores e atuais, bem como na inserção
continuada de novos membros ao grupo. Cabe aos leitores adentrarem na leitura de cada um e de todos os capí-
tulos a fim de mergulharem nos temas abordados, para assim poderem extrair as essências que emanam de cada texto e do livro como um todo, de modo a compreender a poematemática expressa na cartografia que compõe o atlas estabelecido pelo grupo. Assim, o leitor poderá compreender a essência das leituras, discussões e reflexões que demarcam a territorialização epistêmica que compõe a Epistemologia do GECEM em seu movimento singular e plural no campo da Educação Matemática. Desejo uma ótima e enriquecedora leitura.
Treinar Máquinas e Formar Gente: Desafios do educar na era da inteligência artificial
R$75,00No livro Treinar máquinas e formar gente: desafios do educar na era da Inteligência Artificial, os autores pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, que atuam nos diferentes níveis da educação, apresentam as suas perspectivas para pensar com o leitor sobre os desafios da formação das novas gerações em tempos de inovações tecnológicas aceleradas. Os capítulos que integram a obra contemplam questões como o contexto de surgimento da Inteligência Artificial, a formação humana a partir do pensamento de alguns filósofos, os processos de participação democrática e de acesso na sociedade contemporânea orientada pelo ideário tecnocrático, os desafios do cuidado e da educação de crianças na era digital pela perspectiva da maternidade, as possibilidades e os limites da Inteligência Artificial na escola e as implicações éticas de seu uso no Ensino Superior. Finalmente, os autores apresentam os seus questionamentos feitos à própria Inteligência Artificial, cujo retorno da “conversa” é explicitado como uma proposta de encerramento do livro e de abertura a novas reflexões. Assim, Treinar máquinas e formar gente: desafios do educar na era da Inteligência Artificial convida a outras possibilidades de diálogo e de escuta, oferecendo ao leitor alguns elementos importantes para refletir sobre a atualidade educacional, a formação humana e o exercício do existir humano, seja na educação escolarizada ou no viver em sociedade.
9786555635164
Ou 3x de R$25,00 s/ juros
Trends in Physics
R$0,00Trends in Physics.
Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Trends in Physics_pag1a12-mescladoTrends in Physics: Proceedings of the Amazonian Symposium on Physics
R$143,00Trends in Physics is the proceedings of the Amazonian Symposium on Physics, held in Belem-Para-Brazil, in septemner 9/12/2008, as a festschrift for José Filardo Bassalo, on occasion of his 73 Birthday
Ou 3x de R$47,67 s/ juros
Três décadas de história da ciência: percurso e diálogos plurais
R$99,00O livro reúne trabalhos de convidados ao “Ciclo de Seminários Celebrativos dos 30 anos do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC)” e contribuições de alguns membros do Grupo. A obra destaca a pluralidade de perspectivas e abordagens na história das ciências e a relevância de se considerar contextos sociais, culturais e políticos na construção do conhecimento científico. São discutidos temas como a crítica ao conceito de objetividade na ciência e o determinismo, a unificação de teorias, as controvérsias
e valores nas ciências, como o de justiça em casos envolvendo ciência e técnica.
Além disso, são tratados assuntos particulares como o debate de teorias e a análise de experimentos nas ciências, a tradução de obras científicas do passado, a renovação de significado de biografias científicas e “revoluções” científicas, a interdisciplinaridade intrínseca
da história das ciências, a visão de mundo dos cientistas e o papel das ciências sociais e humanidades na formação do conhecimento das ciências da natureza. Um ano antes do aparecimento das interfaces de uso público e universal da inteligência artificial,
em novembro de 2022, uma das contribuições tratava da urgente questão da relação entre humanos e tecnologia. A própria constituição e desenvolvimento da história das ciências como campo de pesquisa no Brasil é particularmente tematizada, somando-se ao ilustrativo relato autobiográfico do fundador do Grupo, Roberto de Andrade Martins.
O livro oferece estudos fundamentados aos interessados nas diferentes áreas da história das ciências, como a história da física, da astronomia cultural, da biologia, da tecnologia e da historiografia das ciências, além da filosofia das ciências e educação em ciências.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Três teoremas de Pitágoras: entre a Escola Pitagórica, os Elementos de Euclides e os livros didáticos
R$50,00O Teorema de Pitágoras é frequentemente apresentado
como uma descoberta de Pitágoras nos livros didáticos da
Educação Básica. No entanto, os historiadores hoje questionam
essa visão e sugerem que as práticas da Escola Pitagórica
estavam mais relacionadas à aritmética do que à geometria.
Por outro lado, nos Elementos de Euclides, o Teorema possui uma
abordagem puramente geométrica com um propósito bem diferente
do contexto escolar. Este livro parte de uma análise crítica
de como o Teorema de Pitágoras é abordado em livros do PNLD
de 2018 e 2020 – fruto da pesquisa de nosso grupo CHEMat –
para, em seguida, revisitar as práticas históricas na Grécia Antiga.
A obra propõe duas oficinas: uma inspirada na Escola Pitagórica
e outra nos Elementos de Euclides, utilizando somente materiais
manipuláveis acessíveis, como tampinhas de plástico, régua e
compasso. Destinado a educadores, estudantes de licenciatura
e pesquisadores, o livro oferece um exemplo concreto de como
a integração entre história e ensino pode ser feita nas aulas de
Matemática, de modo a desenvolver uma nova perspectiva sobre
a própria Matemática e o seu ensino.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Triângulo aritmético : aspectos históricos e abordagens em livros didáticos de matemática do Brasil
R$70,00Dentre vários os conteúdos matemáticos ministrados em
sala de aula, abordaremos neste livro o Triângulo Aritmético,
um conteúdo presente em livros didáticos de Matemática
produzidos e utilizados no Brasil desde a década de 1930. Ao
longo do texto, serão expostas as possíveis origens e os estudos
iniciais do conteúdo, visando compreender as nomenclaturas
desse triângulo durante a história e suas contribuições para a História
da Matemática. Iremos explicitar de que modo esse conteúdo
foi apresentado em livros didáticos de Matemática produzidos
e utilizados no Brasil, abordando a apresentação geral, os aspectos
históricos, alguns exercícios, entre outros. Por fim, será apresentada
uma proposta de como abordar historicamente o Triângulo
Aritmético por meio de um Projeto de Pesquisa de Iniciação
Científica com estudantes do Ensino Médio. Esperamos que este
livro venha a colaborar com a formação de professores de Matemática
em relação ao conhecimento histórico sobre o Triângulo
Aritmético, a sua abordagem nos livros didáticos de Matemática
e a possibilidade de pesquisa sobre o tema com estudantes do
Ensino Médio
Ou 3x de R$23,33 s/ juros
Tribute to Ruben Aldrovandi
R$0,00Ruben Aldrovandi was an autonomous and critical thinker. Permanently oblivious to fads, he preferred to forge his own path. His research work was motivated solely by the pleasure of exploring new ideas and his love of science. Furthermore, his introverted personality has kept him away from the holophotes. Physics would undoubtedly benefit from more scientists like Ruben.
The Editors
Tudo o que você faz tem a ver com Química
R$33,00Onde a Química se encontra? Nas nossas roupas? Na nossa alimentação? No nosso lazer? Aqui, Mariza Magalhães descreve, em textos curtos e em linguagem simples, como a Química é importante para as diversas atividades humanas. Uma verdadeira visão panorâmica sobre como essa ciência fascinante se encontra nos lugares mais inusitados e um roteiro interessante para estudantes dos ensinos fundamental e médio, visando a um contato inicial com a química.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros