Memórias de professores e professoras de química

R$0,00

PREFACIAR um livro de memórias, de vida social e vivências acadêmicas, por um professor que chegou nesta carreira por vias alquímicas não me pareceu uma tarefa fácil. Foi um desafio retroceder ao
dia que cheguei em meus pais e disse “infelizmente não serei mais um farmacêutico bioquímico…, mas serei um professor de química”. Me recordo
do olhar incrédulo do meu pai e do olhar vazio da minha mãe, afinal, eu estava caminhando para o último período do curso de Farmácia e a esperança
de um filho “doutor” havia decantado.
Era um sonho de infância trabalhar em um laboratório de análises
clínicas, pois sempre fui fascinado pelos elementos celulares sanguíneos.
Como pode existir entes tão simples (ironia) desempenharem funções de defesa, coagulação e transporte de gases?
O gosto pelo universo sanguíneo veio de uma sessão cinema que tive
na escola, ainda no ensino fundamental. A professora de Ciências passou o
filme “Viagem Insólita” (Joe Dante, 1987), cujo enredo se baseia na miniaturização de um submarino que, acidentalmente, é injetado num corpo humano. Nesta viagem, dentro do corpo humano, o personagem principal, piloto do submarino, é levado por todo o corpo humano por meio das artérias
e veias. Foi fascinante. Foi incrível! Era isso que eu queria, conhecer o corpo
humano por dentro, claro que não miniaturizado, mas por um microscópio.
Voltando ao curso de Farmácia, aquilo não estava me parecendo empolgante. Havia algo ali que não estava dentro do roteiro que eu havia traçado.
Minha trajetória começou a ser um reagente limitante logo no segundo ano
quando assumi a monitoria de Química Geral e Inorgânica. Os monitores tinham um espaço próprio na universidade: uma sala (pequena) com lousa e carteiras. Eu tinha meus horários fixos e deveria cumprir 8 horas por semana.
Naquele momento, minha primeira superfície de contato como “auxiliar do professor” foi o catalisador para uma série de reações (cognitivas),
algumas coerentes e outras nem tanto: Se sou um “auxiliar de e para aprendizagem”, não seria necessário repensar uma maneira de ensinar meus colegas
de modo que compreendam, e não decorem, os conceitos e conteúdos? Vejam: eu era apenas um aspirante a farmacêutico que nem sabia da existência

de uma área de pesquisa chamada ensino de química que, naquela época, já
estava em ebulição com publicações e eventos.
Não foi apenas uma singular experiência em monitoria. Vários semestres nesta função até que um dia a Professora Setsuko Sato (in memoriam)
me chamou em sua sala e disse “Você deve ser professor! Você é bom nisso!”.
Fiquei sem palavras, mas a semente saiu da dormência.
A semente começou a germinar. Eu preciso dizer que, enquanto estudante de Farmácia, eu também era estudante de Ciências Biológicas, em
outra universidade. Não que eu tenha ingressado neste curso para ser professor, uma vez que era um curso de licenciatura, mas na minha cabeça, em
sendo biólogo, as chances de ser um profissional com uma dupla formação
para a área de análises clínicas poderia ser algo que me destacasse dos outros.
Os semestres foram passando até que a decisão chegou: eu quero ser
professor, mas por onde começar? Primeiro, convencendo meus pais e, segundo, solicitar uma transferência interna para o curso de Licenciatura em Ciências com habilitação em Química. A primeira, já relatado aqui, foi de aceitação
e compromisso. O segundo, a transferência de curso foi aceita de imediato.
No entanto, um terceiro desafio apareceu como doses homeopáticas,
mas ramificado como uma complexa cadeia carbônica: como se torna professor? O que se lê? Quem forma professor? O que é um referencial teórico?
Eu preciso saber pedagogia? Esse turbilhão de perguntas que lentamente foram sendo respondidas, refletidas, discutidas e reelaboradas ao longo destes
anos estão aqui nesta obra.
Este livro de memórias de professores e professoras de Química é um
compartilhar de pensamentos, referências, formação e afetos. Os(as) autores(as) aqui presentes fazem parte da minha formação e arrisco em generalizar
que fazem parte da nossa formação, da nossa pesquisa e da nossa cultura como
professor(a)/pesquisador(a) na área de ensino de química. Alguns como os pioneiros desta área.
Mas essa obra não é uma viagem insólita. Percorrer as páginas desta
obra, capítulo a capítulo, é um processo de volta ao tempo, de (re)conhecer
os(as) desbravadores(as) que nos abriram caminhos de conquista, de consolidação, de discussão e de formação. Graças a eles(as) e suas inspiradoras histórias de vida, novas ramificações desta cadeia de pensamento puderam nascer; novas sementes puderam germinar; novos frutos puderam ser colhidos

no chão da escola e novos olhares, políticas públicas e compromissos sociais
puderam nascer no horizonte.
Aqui, nestas páginas, não iremos encontrar reações de síntese ou
substituição, mas reações em cadeia que nos leva a admirar, inspirar, construir e reconstruir nossas histórias acadêmicas e de vida, tendo como objetivo o singular desejo de uma educação de qualidade, uma escola ética, democrática, acolhedora, antirracista, plural, integradora e segura para podermos formar agentes sociais transformadores.
Que possamos, por meio destas páginas, sermos também agentes
transformadores e inspiradores aos estudantes da graduação, pós-graduação, professores(as) da Educação Básica e Superior. Que essa obra seja uma
colheita coletiva que irá alimentar novas e duradouras gerações com passados incertos, presentes desafiadores e futuros promissores.
E neste prefácio que, para mim, foi quase um manifesto de gratidão
a esses(as) professores(as) pesquisadores(as) aqui presente e outros que estão
em outro plano e em nossas memórias, agradeço por ter nos ensinado a criar
possibilidades para nossa própria produção e cons
P

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Capa Memórias de professores e professoras de química

Capa Memórias de professores e professoras de química

Memórias de professores e professoras volume 2

R$0,00

O livro Memórias de Professores e Professoras de Química – Volume 2 é uma obra coletiva que compila histórias, experiencias e reflexões de educadores(as) e pesquisadores(as) dedicados(as) a explorar as múltiplas possibilidades de diálogo no ensino de Química. Organizado por Paulo Vitor Teodoro, Irene Cristina de Mello e Hélder Eterno da Silveira, este volume dá continuidade ao primeiro, trazendo novas memórias enriquecedoras.

Cada capítulo abre uma janela de discussões para aqueles(as) que buscam compreender as trajetórias dos(as) professores(as) aqui apresentadas. Como mencionamos no primeiro volume: que este livro seja inspiração para estudantes, professores(as) e pesquisadores(as) que desejam pensar e continuar as caríssimas discussões sobre o ensino de Química.

Modelagem Computacional com Web VPython – Mecânica

R$0,00

O livro Modelagem Computacional com Web VPython: Mecânica é direcionado a estudantes e professores(as) do Ensino Médio interessados(as) em integrar conceitos de Física com programação. Dividido em nove capítulos, apresenta uma introdução gradual à programação em Python e à modelagem computacional, utilizando a biblioteca Web VPython.

Iniciando com conceitos fundamentais como vetores e operações básicas, os(as) leitores(as) são gradualmente introduzidos(as) ao mundo da programação por meio da criação de objetos tridimensionais, como esferas, setas e caixas, antes de explorarem aplicações específicas de Física, como movimento retilíneo uniforme, queda livre e lançamento de projéteis.

Cada capítulo combina explicações dos princípios físicos com exemplos de código Python, permitindo que os(as) leitores(as) experimentem simulações interativas diretamente no navegador. Além disso, os(as) professores (as) encontrarão exemplos práticos e acessíveis para enriquecer suas aulas, estimular a criatividade dos(as) estudantes e consolidar o aprendizado em Física.

O ensino de química na educação de jovens e adultos

R$0,00

O ensino de química na educação de jovens e adultos

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

O ensino de química na educação de jovens e adultos

PECEM

R$0,00

PECEM

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

previa

Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática

R$0,00

O título do presente livro – Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática – é autoexplicativo, no sentido de que reflete exatamente seu conteúdo. Dos seus 15 capítulos, os três primeiros foram constituídos por entrevistas concedidas por iminentes pesquisadores, a saber: Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, João Pedro Mendes da Ponte e Mónica Ester Villarreal, que têm se de- dicado, respectivamente, às temáticas do Ensino de Ciências (Naturais), da Formação de Professores e das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino. Os demais capítulos refletem parcialmente a produção acadêmica, especificamente os Produtos Educacionais desenvolvidos recentemente no âmbito do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP. Estes capítulos são, portanto, de autoria de alunos e ex-alunos do referido Programa com seus orientadores de pesquisa. O livro insere-se no conjunto das comemorações dos 20 anos de funcionamento do Programa, refletindo uma trajetória de construção e amadurecimento do trabalho em pesquisa acadêmica e formação de professores, agora mestres profissionais que desenvolveram os produtos retratados nos capítulos. O Programa se consolidou, ao mesmo tempo que foi se renovando ao acompanhar as tendências de ensino e de pesquisa de seu tempo, e constituiu uma rica gama de Produtos Educacionais, deixando um rico legado decorrente de seu esforço e sincero empenho na boa qualidade da formação de seus mestres, oriundos de diversas regiões do Brasil, e, portanto, na melhoria da qualidade do Ensino de Ciências e Matemática em nosso país.

 

Pesquisas em educação matemática e ciências : da formação de professores ao ensino e aprendizagem

R$0,00

Este livro é o primeiro de uma série organizada pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciência e Matemática (GPEACM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o qual reúne pesquisas que exploram práticas, processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores tanto em Educação em Ciências quanto em Matemática. Os capítulos desta obra são organizados de forma a proporcionar uma leitura fluida e estruturada, abordando desde fundamentos teóricos até experiências práticas e estudos de caso que vem sendo desenvolvido no âmbito do grupo. A obra reflete o caráter interdisciplinar e colaborativo do grupo, promovendo uma compreensão
aprofundada dos defesa os contemporâneos na Educação em Ciências e em Matemática. A diversidade de temas e abordagens reforça o compromisso do GPEACM com a transformação educacional, sempre em
busca de práticas mais inclusivas e críticas. Esperamos que este livro inspire educadores, pesquisadores e todos aqueles comprometidos com a melhoria da educação, oferecendo novas perspectivas e contribuindo para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas em Educação em Ciências e em Matemática.

Pesquisas em Ensino de Química: Abordagens, Reflexões e Práticas

R$0,00

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

O docente como produtor de conhecimento e se retroalimentando deste. Esse é o sentimento que nos envolve na obra Ensino de Química, um dos e-books da coleção organizada pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino – RENOEN. A obra nos brinda com nove capítulos cheios de diversidade, assim como são nossas salas de aula por aí. Os capítulos nos trazem desde questões que envolvem currículo, metodológicas e práticas docente, a reflexão sempre necessária sobre a formação do professor. Os capítulos 1, 2 e 4 nos trazem abordagens voltadas à construção curricular e a formação de professores de Química, e nos mostra como isso se reflete no processo de ensino e aprendizagem. O capítulo 5 traz a reflexão sobre as adaptações curriculares para estudantes com deficiência, focando nas adaptações necessárias ao ensino de química para estudantes com deficiência visual. Em uma série de capítulos que abordam metodologias para o ensino de química, temos o capítulo 3, que nos traz a perspectiva dos jogos como atividade lúdica capaz de aproximar os estudantes do universo da química. O capítulo 6 apresenta a Aprendizagem Baseada em Problemas como metodologia para o ensino de química. O capítulo 7 aborda os obstáculos epistemológicos para o ensino do Modelo Atômico de Thomson, usando narração multimodal. O capítulo 8 mostra como as aulas práticas de análise de água, podem contribuir para o ensino-aprendizagem. E por fim, o capítulo 9 traz o uso de metodologias ativas para o Ensino de Química. É uma obra cheia de pesquisa viva, que atende a diversidade de perguntas realizadas todos os dias por professores formados ou em formação: quais as metodologias podemos empregar para melhorar o ensino e a aprendizagem na sala de aula? Como podemos adaptar e melhorar nossos currículos? Como podemos atender e promover a inclusão na sala de aula? A obra não é definitiva, como não deve ser nada em sala de aula, mas certamente nos ajudará a construir um caminho mais sólido e pavimentado pela pesquisa e pelo conhecimento associado, construído e partilhado.

 

POR QUE AVALIAMOS ASSIM? Reflexões sobre o habitus avaliativo docente do professor de Matemática

R$0,00

A produção brasileira na área de Educação em Ciências e Matemática continua crescendo nos últimos anos, em virtude, principalmente, da expansão de novos cursos de pós-graduação. Seguindo esse movimento, a produção oriunda de pesquisadores e profissionais da região amazônica, bem como sobre a Amazônia, também se ampliou, reflexo da abertura de novos cursos nessa região. Todavia, refletindo as assimetrias da Educação
Superior no Brasil, essa produção ainda é considerada pequena, se comparada a outras regiões do país, e pouco circula nas Instituições de Ensino Superior e em escolas da Educação Básica da região. Esta Série surge em 2023 como uma ação direcionada a diminuir esse hiato. A Série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia busca publicar obras resultantes de pesquisas acadêmicas e de alta relevância para a área, principalmente as que impactem diretamente a educação básica, no contexto da região amazônica, bem como nacional e internacionalmente, oriundas de teses e dissertações e projetos de pesquisa, desenvolvidos individualmente, em grupos de pesquisa ou em rede. O público leitor principal a que se destinam as
obras são professores da educação básica, gestores educacionais, formadores de professores, pesquisadores e alunos de graduação, dentre outros. A publicação desta Série é produto das atividades desenvolvidas pela
Rede de Educação Científica e Matemática (Recima) e possui custeio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na
Amazônia Legal.

Práticas e perspectivas para a matemática na educação básica

R$0,00

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Entre as práticas sociais valorizadas, na sociedade contemporânea, ensinar e aprender Matemática na Educação Básica precisa ter sua importância reconhecida não apenas pelas pessoas nela diretamente envolvidas. E que tal importância não seja justificada apenas com o argumento de que estando a matemática em todos os lugares e, praticamente, em todas as atividades humanas, não saber matemática compromete a formação e o bem estar dos cidadãos. Pois, nem sempre a matemática da qual se diz estar presente nas atividades humanas – das mais simples às mais complexas – é visível a todas as pessoas. Nem, a decantada cidadânía da qual somos todos portadores, tem sido prezada nas múltiplas práticas escolares relacionadas com a matemática. (…)  Já há uma relativa concordância entre educadores e especialistas de que a matemática ocupa o lugar de um bem cultural e um patrimônio que diz respeito e interessa a todos, não somente aos matemáticos. A tal ponto que a compreensão e realização da prática de ensinar e aprender matemática requerem reflexão, pesquisa e inventividade. A proposta de elaboração e publicação do livro Práticas e perspectivas para a Matemática na Educação Básica se inscreve, portanto, numa perspectiva que eu julgo inesgotável de se gerar ricas possibilidades com vistas ao acesso de todos a um bem comum: o conhecimento matemático. (…)

 

 

Proceedings – QNS III International Workshop on Quantum Nonstationary Systems

R$0,00

This book comprises eight chapters written by participants of the III International Workshop on Quantum Nonstationary Systems (QNS-3), held from August 26 to 30, 2024, at the International Center of Physics, University of Brasília, in Brasília, Brazil. All chapters were peer-reviewed by members of the Editorial Board.

 

Contents:
1. Dynamical Casimir effect in superconducting cavities: from photon generation to universal quantum gates, by Fernando C. Lombardo and Paula I. Villar;
2. Vacuum energy around particles created via dynamical Casimir effect, by Danilo T. Alves;
3. Graviton induced decoherence of a composite particle, by T. H. Moreira and L. C. Céleri;
4. Quantum Rabi oscillations in the semiclassical limit: backreaction on the cavity field and entanglement, by Alexandre P. Costa and Alexandre Dodonov;
5. Relativistic approach to thermodynamic irreversibility, by M. Basso, J. Maziero and L. C. Céleri;
6. Physics-informed neural networks learning a two-qubit Hamiltonian, by L. K. Castelano, I. Cunha, F. S. Luiz, M. V. de Souza Prado and F. F. Fanchini;
7. Spontaneous emission and Purcell effect: some aspects, by P. P. Abrantes, D. Szilard and C. Farina;
8. Timescales for thermalization, quantum chaos, and self-averaging, by Isaías Vallejo-Fabila and Lea F. Santos.

Proceedings of the Second International Workshop on Quantum Nonstationary Systems

R$0,00
This is the book of proceedings of the Second International Workshop on Quantum Nonstationary Systems (QNS), held at the International Center of Physics (ICP) of University of Brasilia from August 28 to September 1, 2023. The book contains 19 chapters. The 1st chapter is written by the editors and describes the history of the Workshops on Quantum Nonstationary Systems, with photos of the participants. The remaining 18 chapters comprise original works in several fields of Quantum Mechanics written by the invited speakers: V.V. Dodonov and A. Dodonov;  S.K. Suslov; J. Tito Mendonça; V.I. Yukalov and E.P. Yukalova; D. Valente; A. Vourdas; S.S. Mizrahi;  J.P. Gazeau; Olavo L.S.F.; T. Mihaescu and A. Isar; A. Marinho and A. Dodonov; S.N. Belolipetskiy, V.N. Chernega, V.I. Grebenkin and O.V. Man’ko; G. Wilson and B.M. Garraway; C.C. Holanda Ribeiro; M.A. Man’ko and V.I. Man’ko; E.P. Glasbrenner, Y. Gerdes, S. Varró and W.P. Schleich; G. de Oliveira and L.C. Céleri; B. Goren, K.K. Barley and S.K. Suslov.