- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Tecendo Diálogos Sobre Direitos Humanos na Educação em Ciências
Este livro reúne um conjunto de quinze ensaios que trata dos Direitos Humanos na Educação em Ciências. Cada autor, a partir de sua área de conhecimento, estabelece pontos importantes para pensar a formação de professores a partir de temas como cidadania; ética; diversidade; interculturalidade; multiculturalismo; relações étnico-raciais na educação; racismo na escola; inclusão; educação no campo; valorização dos conhecimentos tradicionais; educação ambiental; questões de gênero, sexualidade e valores necessários para uma sociedade aprendente. O propósito apresentado é formar professores conscientes para trabalharem com a diversidade étnica e cultural brasileira e educar cidadãos mais responsáveis em relação ao destino do nosso planeta e da humanidade. Sem pretender esgotar o debate, o livro instiga re?exões e proporciona o diálogo para pensar uma Educação em Ciências que politize o pensamento e promova os Direitos Humanos dos cidadãos.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Técnicas de Medidas Magnéticas
O presente livro é o 7º volume da coleção Tópicos em Física editada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a Editora Livraria da Física. A compreensão total do magnetismo não pode ser alcançada sem o conhecimento da maneira como as propriedades magnéticas foram medidas. Assim, este livro tem como objetivo fornecer informações aos alunos iniciantes na pesquisa experimental sobre o funcionamento básico das principais técnicas de medidas magnéticas que habitualmente utilizamos no cotidiano de um laboratório. Em cada capítulo será descrito um dos três métodos de medidas magnéticas, a saber: indução magnética, força e método indireto e, em cada um destes métodos iremos descrever as várias técnicas de medidas bem como as principais propriedades macroscópicas que podem ser obtidas de cada uma destas técnicas. A caracterização magnética geralmente é realizada variando se alguns parâmetros externos como a temperatura, pressão ou campo magnético. Assim, um breve relato sobre os dispositivos e acessórios necessários para a realização destes experimentos será apresentado no capítulo que se segue. Finalmente, um capítulo sobre as unidades magnéticas e protocolos de medidas serão descritos.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Técnicas de Preparo de Amostras e a Química Verde Volume 1
Adentre de maneira abrangente o cenário do preparo de amostras com “TECNICAS DE PREPARO DE AMOSTRAS È A QUÍMICA VERDE”. Esta obra oferece uma jornada completa por técnicas inovadoras, desde aquelas que eliminam o uso de solventes até métodos clássicos, equilibrando eficiência e consciência ambiental, Explore conceitos fundamentais e técnicas modernas, como O uso de campos elétricos, com eficiência de extração e redução drástica de solventes orgånicos. O primeiro volume estabelece as bases, abordando a importância da consciência verde e preparando o terreno para volumes futuros. Colaborações interinstitucionais e a participação de alunos de pós graduação enriquecem a obra, proporcionando uma variedade de perspectivas. Este livro não apenas oferece uma visão aprofundada sobre o preparo de amostras, mas também alinha-se à busca por práticas mais sustentáveis, evidenciando a sinergia entre ciência analítica e responsabilidade ambiental. “TÉCNICAS DE PREPARO DE AMOSTRAS E A QUÍMICA VERDE” não é apenas um livro, um convite para transformar a maneira como abordamos O preparo de amostras, promovendo métodos mais eficazes e ecologicamente conscientes. Entre em um novo capítulo da química analítica com esta
obra moderna e inovadora.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Tecnologia da Informação : uma abordagem diferencial
A Tecnologia da Informação é um assunto em voga na atualidade. Num mundo praticamente movido a tecnologia e em que as transformações são dinâmicas, ocorrendo numa velocidade alucinante, é preciso ter além de conhecimento, adotar uma postura proativa e livre de dogmatismos arcaizantes
Podemos definir TI de forma ontológica, como a junção entre as palavras Tecnologia e Informação. Onde Tecnologia entra no contexto dos recur- sos tecnológicos (hardware e software) disponíveis e empregados na obtenção da informação, levando ao conhecimento que endossará e norteará os caminhos que uma determinada organização deverá trilhar. E Informação como um dado ou valor que será apresentado e escrutinado, levando em conta sempre a sua relevância, veracidade e qualidade.
Este livro enseja de uma forma íntima, tratar dos assuntos que permeiam a Tecnologia da Informação nos seus aspectos basilares e ontológicos. Haja vista que é imperioso ter uma base conceitual segura e sólida para poder alçar voos maiores.
Daniel Marin
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Tecnologias Digitais e Educação Matemática
São 20 anos de uma história que nos dá muito orgulho. O GPIMEM, iniciativa de Marcelo Borba, é um grupo pioneiro, que reconheceu a importância e o potencial das tecnologias digitais para educação. Marcelo cercou-se de alunos e colegas e deu início ao GPIMEM, que continua contagiando pesquisadores para o caminho que considero a Educação do futuro. Parabéns ao Marcelo e à Aparecida por nos bridarem com este livro comemorativo. Ubiratan D’ambrósio
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática
Neste livro apresentamos e discutimos o desenvolvimento e resultados alcançados da pesquisa intitulada mapeamento do uso das tecnologias da informação nas aulas de Matemática do estado de São Paulo, por nós conduzida no periodo de março de 2013 a novembro de 2017. Esse projeto foi aprovado no Edital 049/2012 do Observatório da Educação, com financiamento da CAPES/INEP. Para isso, dissertamos acerca das temáticas abordadas pelo projeto ,ou seja: o uso das tecnologias digitais (TD) no ambiente escolar, em particular nos anos finais do Ensino Fundamental; as politicas públicas que preconizam a inclusão digital nesse ambiente; os percalços que afetam o uso das tecnologias digitais, em partículas nas aulas de Matemática; e a formação continuada de professores que ensinam Matemática, voltada para o fomento desse uso. Posicionamos o projeto diante de tais temáticas, esboçamos as características dos contextos em que atuamos, e então desconstruímos seu próprio título, pois apontamos que, inicialmente, foi mapeado na verdade, o não uso dessas tecnologias nas regiões abarcadas pelo mapeamento. Na sequência, discorremos sobre as ilhas isoladas de uso das TD, em particular àquelas que tiveram intervenções por meio de nossas ações de formação continuada. Nos capítulos seguintes apresentamos e discutimos os resultados do mapeamento, visando apontar os aspectos gerais e as singularidades dentro de cada contexto investigado. Para finalizar, são apresentados e discutidos os percalços evidenciados devido às burocracias que caminham de mãos dadas com as políticas públicas que regem os mecanismos de funcionamento das escolas estaduais públicas paulistas, com reflexões sobre possíveis encaminhamentos, resultando a importância de mais financiamentos para programas como este do Observatório da Educação. Para contemplarmos as temáticas apresentadas, dividimos o presente livro em cinco capítulos.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
O uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem é um tema discutido em diferentes grupos de pesquisa. Muitas pesquisas já foram desenvolvidas com o objetivo de investigar suas contribuições no fazer pedagógico em sala de aula, bem como suas limitações e potencialidades. Porém, não basta apenas sua socialização em meio a periódicos científicos, que geralmente tratam de diversas temáticas e muitas vezes desvinculados da prática docente. É importante que esses trabalhos possam ser reunidos e socializados por meio de uma estrutura organizada com o objetivo de auxiliar o professor. Neste livro, são apresentadas experiências e pesquisas desenvolvidas no âmbito do uso das tecnologias digitais em diferentes contextos e diferentes focos: desenvolvimento de materiais didáticos, modelagem didático-científica, laboratórios virtuais, metacognição, resolução de problemas, integração com atividades experimentais e vídeos. O desenvolvimento deste livro tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS – FAPERGS e da Universidade do Vale do Taquari – Univates. A FAPERGS apoiou financeiramente a pesquisa intitulada “Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias Digitais”, aprovada no âmbito do edital FAPERGS/CAPES 06/2018 – Programa de Internacionalização da Pós-graduação no RS. A pesquisa é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Experimentação e Tecnologias (GPET), que é com posto por discentes e bolsistas a nível de graduação, mestrado e doutorado da Univates e docentes permanentes de dois Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Ensino e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas. Espera-se que o presente livro possa contribuir com a integração das tecnologias digitais em sala de aula de forma que seja significativa no desenvolvimento de atividades que potencializam a aprendizagem por parte dos estudantes e que possa colaborar com a constante busca do aperfeiçoamento nos processos de ensino e de aprendizagem do cenário educacional no Brasil.
Maria Madalena
Dullius Italo
Gabriel Neide Organizadores
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Tecnologias na Formação e prática docente
Atualmente, os desafios do ensino remoto pressionaram os sistemas de ensino, os gestores da educação, as escolas, os especialistas e, principalmente, os professores a transcender a ‘fé no potencial das tecnologias’ para a ‘concretização do ensino possível a partir das tecnologias’. Precisamos transcender as expectativas acerca do potencial das tecnologias em educação, para a concretização do ensino por meio desses recursos. Neste momento crucial de repensar o ensino e a formação de professores, em que as tecnologias assumiram papel determinante, nos dedicamos na sistematização de discussões e reflexões relacionadas à integração das tecnologias nos processos formativos de professores e nas práticas profissionais como forma de apontar possibilidades e refletir sobre os desafios que se levantam. O livro contempla questões relacionadas às possibilidades, desafios e implicações da integração das tecnologias digitais para o desenvolvimento profissional docente em educação, educação matemática e ciências, assim como pesquisas relacionadas à incorporação das tecnologias nas práticas profissionais em educação matemática e em ciências.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Tecnologias sociais da permacultura e educação científica: propostas inovadoras para um currículo interdisciplinar
Este livro é um produto que integra o eixo Interdisciplinar de Ação de Formação de professores para a sustentabilidade a partir dos diálogos entre Educação e Permacultura, previstos no PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA, contemplado no edital MCTIC/CNPq Nº 05/2019 do CNPq. O livro é fruto de reflexões e práticas de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a Permacultura e suas tecnologias sociais, ocorridas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais. As articulações com o ensino e a pesquisa ocorreram a partir do projeto de extensão “Diálogos entre Educação e Permacultura”, contemplado desde 2018 pelo PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), que busca divulgar a Permacultura como um estilo de vida sustentável, para educadores, estudantes e interessados na temática. O livro busca algumas aproximações de Permacultura com o campo de Educação, apontando os desafios e, principalmente, as potencialidades destas aproximações para as práticas educativas. Além de relacionar os princípios da Permacultura com as Tecnologias Sociais (TS), analisamos as potencialidades de diálogos e os contrapontos entre a Permacultura, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Interdisciplinaridade, a Alfabetização Científica e as Metodologias e Estratégias Ativas. Ao final, sugerimos a Situação de Estudo como uma proposta curricular interdisciplinar para desenvolver diferentes temas a partir das TS da Permacultura, organizadas em Situações de Estudo, envolvendo cinco tecnologias sociais: Bacia de Evapotranspiração, Filtro Biológico, Aquecedor Solar de Baixo Custo, Captação de água da chuva, Biodigestor.
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
Telescópios Amadores – Técnicas de Construção e Configuração Ótica
O leitor é convidado a conhecer a fascinante história dos telescópios óticos e as técnicas de desbaste, polimento e configuração das superfícies óticas de alta qualidade usadas em telescópios amadores e profissionais. O conjunto de temas é apresentado de forma bastante acessível aos alunos do ensino médio, universitários e aos professores de ciências. O texto também pode ser sugerido aos estudantes universitários matriculados em cursos básicos de Astronomia, Física, Engenharia e áreas afins. Profissionais da indústria de equipamentos óticos podem encontrar informações interessantes para o desenvolvimento de seus projetos óticos de telescópios e de câmeras astronômicas de diferentes configurações, sejam elas destinadas aos satélites de observação planetária e atmosférica ou ainda, para o estabelecimento de linhas de fabricação de telescópios destinados à formação de estudantes em planetários, escolas de Astronomia e observatórios didáticos. i i Sumário PREFÁCIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . 1 1 INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 1.1 Telescópio como instrumento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 1.2 Telescópios amadores e profissionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 1.3 Projeto de telescópio amador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 1.4 Experimentação na óptica de telescópios . . . . . . . . . . . . . . . 12 1.5 Observação de campos largos com binóculo . . . . . . . . . . . 13 1.6 Observação astronômica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 1.7 Projeto óptico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 1.8 Fabricação e manutenção do espelho côncavo . . . . . . . . .
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
TELG – A Teoria da Energia Livre Generalizada Vol 2 Aplicações
Rotação das galáxias, mas sem matéria escura? Precessão de órbitas planetárias, mas sem a Relatividade Geral? Lei de Titius Bode, mas sem ser obra do acaso? Radiação de Corpo Negro, mas sem Mecânca Quântica? Relação deTully-Ficher…, Parâmetro de Hubble…, Turbulência…, Movimento Browniano…, Efeito Tajmar…, Efeito Padkletnov…, Anomalia Flyby…, Anomalia Pioneer…, ..e tudo isso, de uma única teoria? Se você, caro leitor, não sem razão, está cético, mas tampouco está satisfeito com aquilo que a Ciência atualmente lhe vem oferecendo como resposta a essas e outras questões, convidamo-lo a ler este volume 2 de TELG – A teoria da Energia Livre Generalizada – Aplicações. Nele, a TELG, uma teoria unificada dos fenômenos naturas (desenvolvida no Volume1) é aplicada a diferentes fenômenos físicos – muitos dos quais atualíssimos – com surpreendente alcance e simplicidade. Teria ela algo de verdadeiro? Venha, veja, e tire suas conclusões.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Temáticas Sociocientíficas na Formação de Professores
Refletindo sobre diversas temáticas sociocientíficas atreladas ao ensino de Ciências e Biologia, os textos compilados no presente livro auxiliam o/a professor/a em formação inicial ou continuada a aprofundar-se nos diálogos iniciados virtualmente em um curso de atualização. Nos 13 capítulos, autores de diferentes frentes de atuação na Biologia e na área de Educação em Ciências discorrem sobre os seguintes temas: extensão universitária, divulgação científica e fake news, educação popular, saúde pública, relações étnico-raciais, docência no período da pandemia, direitos humanos, história de mulheres na ciência, sustentabilidade, ciências e artes, ciência africana e afrodiaspórica, gênero e sexualidade, propagandas e questões socioambientais. O livro traz importantes referências que permitirão à leitora e ao leitor consultar a literatura recente relacionada aos assuntos abordados. É um convite a pensarmos sobre a sala de aula a partir de produções acadêmicas que têm como cerne a sociedade brasileira contemporânea.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros