TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

O uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem é um tema discutido em diferentes grupos de pesquisa. Muitas pesquisas já foram desenvolvidas com o objetivo de investigar suas contribuições no fazer pedagógico em sala de aula, bem como suas limitações e potencialidades. Porém, não basta apenas sua socialização em meio a periódicos científicos, que geralmente tratam de diversas temáticas e muitas vezes desvinculados da prática docente. É importante que esses trabalhos possam ser reunidos e socializados por meio de uma estrutura organizada com o objetivo de auxiliar o professor. Neste livro, são apresentadas experiências e pesquisas desenvolvidas no âmbito do uso das tecnologias digitais em diferentes contextos e diferentes focos: desenvolvimento de materiais didáticos, modelagem didático-científica, laboratórios virtuais, metacognição, resolução de problemas, integração com atividades experimentais e vídeos. O desenvolvimento deste livro tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS – FAPERGS e da Universidade do Vale do Taquari – Univates. A FAPERGS apoiou financeiramente a pesquisa intitulada “Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias Digitais”, aprovada no âmbito do edital FAPERGS/CAPES 06/2018 – Programa de Internacionalização da Pós-graduação no RS. A pesquisa é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Experimentação e Tecnologias (GPET), que é com posto por discentes e bolsistas a nível de graduação, mestrado e doutorado da Univates e docentes permanentes de dois Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Ensino e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas. Espera-se que o presente livro possa contribuir com a integração das tecnologias digitais em sala de aula de forma que seja significativa no desenvolvimento de atividades que potencializam a aprendizagem por parte dos estudantes e que possa colaborar com a constante busca do aperfeiçoamento nos processos de ensino e de aprendizagem do cenário educacional no Brasil. Maria Madalena Dullius Italo Gabriel Neide Organizadores

R$60,00

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

O uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem é um tema discutido em diferentes grupos de pesquisa. Muitas pesquisas já foram desenvolvidas com o objetivo de investigar suas contribuições no fazer pedagógico em sala de aula, bem como suas limitações e potencialidades. Porém, não basta apenas sua socialização em meio a periódicos científicos, que geralmente tratam de diversas temáticas e muitas vezes desvinculados da prática docente. É importante que esses trabalhos possam ser reunidos e socializados por meio de uma estrutura organizada com o objetivo de auxiliar o professor. Neste livro, são apresentadas experiências e pesquisas desenvolvidas no âmbito do uso das tecnologias digitais em diferentes contextos e diferentes focos: desenvolvimento de materiais didáticos, modelagem didático-científica, laboratórios virtuais, metacognição, resolução de problemas, integração com atividades experimentais e vídeos. O desenvolvimento deste livro tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS – FAPERGS e da Universidade do Vale do Taquari – Univates. A FAPERGS apoiou financeiramente a pesquisa intitulada “Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias Digitais”, aprovada no âmbito do edital FAPERGS/CAPES 06/2018 – Programa de Internacionalização da Pós-graduação no RS. A pesquisa é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Experimentação e Tecnologias (GPET), que é com posto por discentes e bolsistas a nível de graduação, mestrado e doutorado da Univates e docentes permanentes de dois Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Ensino e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas. Espera-se que o presente livro possa contribuir com a integração das tecnologias digitais em sala de aula de forma que seja significativa no desenvolvimento de atividades que potencializam a aprendizagem por parte dos estudantes e que possa colaborar com a constante busca do aperfeiçoamento nos processos de ensino e de aprendizagem do cenário educacional no Brasil. Maria Madalena Dullius Italo Gabriel Neide Organizadores

Informações

Peso 316 g
Dimensões 1 × 16 × 23 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2023

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura