Tecnologias sociais da permacultura e educação científica: propostas inovadoras para um currículo interdisciplinar

Este livro é um produto que integra o eixo Interdisciplinar de Ação de Formação de professores para a sustentabilidade a partir dos diálogos entre Educação e Permacultura, previstos no PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA, contemplado no edital MCTIC/CNPq Nº 05/2019 do CNPq. O livro é fruto de reflexões e práticas de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a Permacultura e suas tecnologias sociais, ocorridas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais. As articulações com o ensino e a pesquisa ocorreram a partir do projeto de extensão “Diálogos entre Educação e Permacultura”, contemplado desde 2018 pelo PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), que busca divulgar a Permacultura como um estilo de vida sustentável, para educadores, estudantes e interessados na temática. O livro busca algumas aproximações de Permacultura com o campo de Educação, apontando os desafios e, principalmente, as potencialidades destas aproximações para as práticas educativas. Além de relacionar os princípios da Permacultura com as Tecnologias Sociais (TS), analisamos as potencialidades de diálogos e os contrapontos entre a Permacultura, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Interdisciplinaridade, a Alfabetização Científica e as Metodologias e Estratégias Ativas. Ao final, sugerimos a Situação de Estudo como uma proposta curricular interdisciplinar para desenvolver diferentes temas a partir das TS da Permacultura, organizadas em Situações de Estudo, envolvendo cinco tecnologias sociais: Bacia de Evapotranspiração, Filtro Biológico, Aquecedor Solar de Baixo Custo, Captação de água da chuva, Biodigestor.

R$80,00 R$72,00

Ou 2x de R$40,00 s/ juros

Este livro é um produto que integra o eixo Interdisciplinar de Ação de Formação de professores para a sustentabilidade a partir dos diálogos entre Educação e Permacultura, previstos no PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA, contemplado no edital MCTIC/CNPq Nº 05/2019 do CNPq. O livro é fruto de reflexões e práticas de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a Permacultura e suas tecnologias sociais, ocorridas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais. As articulações com o ensino e a pesquisa ocorreram a partir do projeto de extensão “Diálogos entre Educação e Permacultura”, contemplado desde 2018 pelo PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), que busca divulgar a Permacultura como um estilo de vida sustentável, para educadores, estudantes e interessados na temática. O livro busca algumas aproximações de Permacultura com o campo de Educação, apontando os desafios e, principalmente, as potencialidades destas aproximações para as práticas educativas. Além de relacionar os princípios da Permacultura com as Tecnologias Sociais (TS), analisamos as potencialidades de diálogos e os contrapontos entre a Permacultura, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Interdisciplinaridade, a Alfabetização Científica e as Metodologias e Estratégias Ativas. Ao final, sugerimos a Situação de Estudo como uma proposta curricular interdisciplinar para desenvolver diferentes temas a partir das TS da Permacultura, organizadas em Situações de Estudo, envolvendo cinco tecnologias sociais: Bacia de Evapotranspiração, Filtro Biológico, Aquecedor Solar de Baixo Custo, Captação de água da chuva, Biodigestor.

Informações

Peso 336 g
Dimensões 1,2 × 16 × 23 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2022

Edição

Categoria

EDUCAÇÃO

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura