- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Variações Deleuzianas : educação, Ciência, Arte e …
Conjunto de composições que marca um campo de intensidades, precursor sombrio, acoplamentos, ressonâncias, movimentos forçados Motor disparador: a Educação, que movimenta conexões e dinamismos, transformando o pensamento em coordenadas múltiplas e disparatadas, e que desenha um estranho teatro agitado entre Ciência, Arte e Filosofia, fazendo desses conhecimentos um lócus inventivo, ao mesmo tempo em que cada um desses saberes cria saídas abstratas por todos os lugares, desmobilizando a representação. Essas Áreas criadoras passeiam por esta coletânea de textos a partir do entre, sendo possível compor variações aberrantes na tentativa de desestabilizar a moldura dogmática que atravessa o campo de imanência desses conhecimentos, porém, sem receio, as variações deleuzianas apostam nas conciliações estranhas, multiplicam sentidos, e fazem o pensamento dançar por meio de potências criadoras, distribuindo intensidades na condição de experimentar vibrações pela e na diferença.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
VERDADES E MENTIRAS CONTADAS SEM PUDOR NEM METÁFORAS
Verdades e mentiras forjadas, quando
se trata de discutir o mérito das grandes
fortunas, especialmente, quando
se trata de destacar o rico como um ser especial,
cuja fortuna é merecimento ou bênção, mas
nunca se discute, os privilégios ou conquistas
de uma formação, não se discute a capacidade
de exploração desumana, dos que contribuem
para seu enriquecimento, direto ou indireto.
Forja-se uma imagem de um ser humano superior,
justo e honesto. Contudo, as verdades são
as coisas que não se deve dizer ao pobre, mas,
as mentiras forjadas devem convencer o pobre
a continuar sendo pobre.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
VERSANDO A FISICA VOL.I A LEI DO AMOR E OUTRAS COISAS MAIS
E um grande desafio modificar a linguagem cien tífica e incentivar o desenvolvimento do pensa mento reflexivo sobre a ciência de uma maneira
geral. Esta obra intitulada Versando a Física apresenta em
caráter literário textos de cunho científicos em forma de
versos, sem formalismo matemático, relacionados às leis,
princípios, fenômenos e conceitos da Física com elementos
emocionais de conflitos diários e relacionamentos interpes soais. É um paradidático diferenciado voltado aos amantes
de literatura, professores e alunos de Ciências e Física, que
propõe o uso de concepções alternativas no incentivo das dis cussões sobre as argumentações científicas.
Esta obra é constituída por um conjunto de ver sos, sequenciados e identificados sobre diferentes áreas
de conhecimento da Física, divididos em cinco partes,
cada uma contendo tópicos específicos. Ao final de
cada verso estão questionamentos, aqui considerados
como gatilhos reflexivos sobre o texto, que promovem
um ambiente crítico e interpretativo dos elementos
constantes em cada verso e, sua importância dentro
do aspecto científico. É importante que haja certo
8
conhecimento prévio sobre o assunto relacionado aos
versos. Isso facilita a associação, porém, não é obri gatório se o objetivo é uma leitura motivacional e
conceitual, permitindo uma forma interdisciplinar de
diálogo, descentralizando dos padrões presentes em
livros didáticos na sala de aula. No fim, é uma opor tunidade de expressar sentimentos e emoções pelos
aspectos científicos.
Ao usar os versos como recurso lúdico, o Ensino
de Ciências e Física ganha mais uma forma de percep ção da natureza dentro de um contexto que pode estar
interligado à formação sociocultural, por se tratar de
uma ferramenta para auxílio no desenvolvimento crí tica do indivíduo, além da compreensão do conteúdo
em si que, em sua maior parte, vem sendo trabalhada
nas escolas – ressalvo casos particulares – através do
excesso de formalismos matemáticos e ensino mecani zado. Assim, espera-se que os leitores se tornem verda deiros entusiastas para expressarem seus sentimentos
buscando uma aproximação com a Ciência, a Física e
a poesia em suas reflexões.
E por isso, caro leitor, você é convidado a se abrir
e a embarcar nesta jornada de descobertas da ciência
9
em uma nova perspectiva. Procure um lugar tranquilo.
Leia os versos. Não se apresse, pois a compreensão
pode não vir instantaneamente em uma leitura rápida.
Interprete a intenção da proposta. Busque discutir em
ambientes escolares suas observações e crie vínculos.
Vamos começar a leitura?
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
VI EFRAS Escola de Física Roberto A. Salmeron – I Escola Internacional de Ensino de Física
Organizadores: Adriana Ibaldo Pereira Ademir Eugênio Santana Maria de Fátima da Silva Verdeaux Marcello Ferreira Olavo Leopoldino da Silva Filho A Escola de Física Roberto A. Salmeron é um evento voltado para a formação complementar de estudantes de pós-graduação ou em fase final de graduação em física e áreas afins. Os temas abordados nesta escola estão relacionados a seguir: 1 – Marco Antonio Moreira: O professor, o investigador, o homem de autoria de Iramaia Jorge Cabral de Paulo 2 – Ensino de Física no século XXI de próprio Marco Antonio Moreira 3 – Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino de autoria de Olavo Leopoldino da Silva Filho e Marcello Ferreira 4 – A interatividade e o papel da PEER Instruction no ensino e aprendizagem da Física de Paulo Simeão Carvalho 5 – Formação Inicial e contínua de professores de Física: o conhecimento pedagógico dos conteúdos e os processos de sala de aula de autoria de Maria José Barata Marques de Almeida 6 – Espectroscopia com novas tecnologias – O Tracker como ferramenta de autoria e Maria Almeida Cavalcante e Cristiane Rodrigues Caetano Tavolaro
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Vidas que Ensinam o Ensino da Vida
Reunindo 18 textos, frutos de estudos desenvolvidos por professores-pesquisadores de universidades situadas em diferentes regiões do Brasil, o livro Vidas que ensinam o ensino da vida, inaugura a Coleção Ensino de Biologia ao mesmo tempo em que celebra a maioridade da Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio e a realização do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia – ENEBIO na Amazônia, última região do território nacional que faltava receber o evento, atingido o propósito, desde a criação da Associação, de ser uma entidade que, de fato, tivesse participação e representatividade nacionais. Os textos que compõem essa coletânea foram selecionados das atividades desenvolvidas durante o VII ENEBIO, particularmente das mesas redondas e dos cafés-debates , que congregam o que há de mais contemporâneo em termos de temáticas e pesquisas no âmbito do Ensino de Biologia. “Como lidar com a multiplicidade de corpos que circulam e pulsam na escola? Como afirmar a vida ensinando que ela se mantém a partir de “trocas com as vizinhanças” e que os corpos se incumbem de diferir entrelaçando, misturando e recombinando seus pedaços? Como ensinar a ciência da vida sem hierarquizar o vivo em uma taxonomia que baliza a existência de melhores ou piores, uns dignos de serem preservados e outros exterminados? Como ser fiel aos fenômenos vitais e abrir mão das certezas científicas, tornando o ensino de Biologia uma obra aberta, móvel, maleável, contagiada pela ideia de variação, deixando retinir nele sonoridades, cores e odores da vida, sempre em movimento? Essas questões, que serviram de combustível para alimentar os debates realizados no VII ENEBIO, povoam e nutrem os escritos reunidos nas quatro seções que compõem este livro. Os textos, partindo de múltiplas perspectivas teóricas, convidam a recriar o ensino de biologia potencializando experimentações, experimentando deslocamentos, criações, mutações, mas sobretudo, bafejando esperanças que movimentam a vida e incitam reco
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
VIDEOS DIDATICOS DE HISTORIA DA MATEMATICA – Produção e uso na Educação Básica
A proposta deste livro é contribuir para um exercício didático e reflexivo do professor com relação ao uso dos recursos oferecidos pelas tecnologias de informação e comunicação(TIC) a partir dos vídeos didáticos para o trabalho docente, associado ao potencial epistemológico e didático da história da Matemática. Todavia, não podemos deixar de considerar que o lugar do professor no processo de ensino e aprendizagem será sempre essencial. São abordadas algumas questões acerca da introdução das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática, especialmente acerca da produção e uso de vídeos didáticos que envolvam história da Matemática como um material didático nas aulas de Matemática. Este livro apoia-se no entendimento do uso de tecnologias como um elo importante entre professor, o conhecimento matemático e o desenvplvimento da compreensão dos alunos. Os autores propõem uma abordagem didática de alguns tópicos da Matemática, com ênfase no seu desenvolvimento histórico e epistemológico, por meio de vídeos e apostam no potencial favorecedor da relação entre professor e os alunos nas diversas etapas da construção do conhecimento matemático escolar. Iran Abreu Mendes Coordenador da Coleção
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
VII EFRAS Escola de Física Roberto A. Salmeron
Este livro contem uma coletânea de textos voltados para a formação complementar de estudantes de pós-graduação ou em fase final do curso de graduação em física e áreas afins. Veja a seguir os principais tópicos abordados no livro: 1 – Lorentz Violation, BHABHA Scattering and Finite Temprerature 2 – Effective Potential for binary mistures of a BOSE-EINSTEN 3 – O Modelo padrão e suas possíveis rotas de extensão 4 – Introdução à teroria de Gauge da gravitação 5 – Teoria quântica não-comutativa: Da Quantização de WEYL ao método da função de Wigner 6 – The HIGGS BOSON. An Experimental Overview
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Vincenzo Galilei contra o número sonoro
Vincenzo Galilei é apreciado pelos musicólogos pela relevância de seu trabalho com a música teórica e prática na Itália quinhentista.Emboraa, para os historiadores da ciência, Vincenzo tenha sido conhecido como pai do famoso Galileu Galilei, Carla Bromberg propõe nesse livro uma abordagem que demonstra a grande relevância de sua obr no âmbito da música como ciência. A autora mostra como Vincenzo ofereceu uma concepção alternativa da ciência musical baseada no conhecimento do funcionamento dos instrumentos musicais e no estudo dos sons que eles produzem, numa época marcada pelas ideias pitagóricas abstratas de razões de números inteiros. Neste livro, Bromberg apresenta essa revolução na concepção de música quinhentista segundo Vincenzo Galilei e ainda adiciona dados sobre a vida de Vincenzo, suprindo-nos com nova documentação. Em sua totalidade, o livro leva-nos a uma nova apreciação dessa figura e a uma nova avaliação de sua importância para a história da música e da ciência.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Visitações ao amor
Sobre o amor, pronunciado seu santo nome em vão, ou
trazido à pele – no êxtase do sentir -, a poesia configura
graus e intensidades do sentimento relacionado ao plural
de sua presença ou ausência. E, no verso, eclode o sentimento
do amor perdido. Pontua-se a ânsia do amor idealizado.
Fugidio. Encontrado. Erotizado. Sensual. Ou impossível
de cama e mesa. E tantos outros amores pontuam-se
num sem fi m de avanços do desejo e do afeto. E vai-se o
tempo. Dormem no passado os escritos sobre poesia. Só
a poesia não passa.
[…] Podemos dizer que, em Visitações ao amor, o tema
e o motivo convidaram os poetas aqui presentes a encontrar
uma pedra no seu acervo poético. Cada um deles,
entre vários estilos, rumos, ritmos, imagens, da forma fixa
aos versos brancos e livres, da isometria à heterometria,
encontrou o amor e seguiu caminho de um chamamento
inaudível, que agora envolve a leitura. Ao entreabrir-se
da poesia, tudo se revela etéreo e tátil, nos lugares e
instantes da linguagem dizendo imagens. Se, como foi
imaginado por Cecília Meireles, “A vida só é possível reinventada”,
penso numa transposição da vida ao amor.
Mirian de Carvalho
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Visitações ao Fantástico
Aqui temos uma reunião de textos que fazem parte desta coletânea que acolheu gêneros literários diversos, tais como: conto, crônica,
pequeno ensaio, história curta, relato pessoal,
prosa poética. Quanto aos temas, incluem-se: coleções;
cartas do tarô; Ano-Novo; sonhos; cultos
religiosos; signos do zodíaco, e até o tenebroso
“real-surreal” na rotina de uma Delegacia. Tais
motivos, e muitos outros, mobilizaram a imaginação
dos autores, para narrar o que viram, o
que não viram, o que sonharam, enfim, o que
vivenciaram, a partir da imaginação reunindo
realidade e devaneio nas sutilezas da escrita
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Vivências autoformativas no ensino de matemática
A pluralidade de experiências que compõem a história de vida de cada indivíduo evidencia a multidimensionalidade do ser humano não sendo, portanto, possível rotulá-lo ou compreendê-lo por um único ponto de vista. Tais experiências influenciam a forma como vemos o mundo e interferem em nossas ações, inclusive, profissionais. Entendendo a educação como um fenômeno complexo, este livro lança um olhar transdisciplinar sobre a formação dos professores que ensinam matemática e, a partir de um contexto específico, mostra que a história de vida, o lugar e o tempo dedicado à sala de aula, as condições físicas, metodológicas, os recursos materiais e humanos, são alguns exemplos de intervenientes relevantes e que se diferem substancialmente, no contexto educacional brasileiro. Não há como ignorar as diferenças ou simplesmente padronizar as formações por uma pseudo igualdade sobre “o que é” ser professor ou sobre o “como deve ser” sua formação. Destinado a estudantes e docentes de graduação e pós-graduação, assim como professores da Educação Básica, o livro é um solo fértil à reflexão sobre a formação e a prática de professores que ensinam matemática.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Viver e contar: experiências e práticas de professores de matemática
Este livro traz a palavra de pessoas que atuam no campo da Educação. Como professores e professoras de Matemática, algumas trabalham na escola básica, outras na universidade, formando professores dessa disciplina. De algum modo todas estão comprometidas com a formação matemática de crianças, jovens e adultos brasileiros. Os depoimentos desses educadores, seus confl itos, expectativas, frustrações e alegrias se assemelham aos de muitos outros que conhecemos nas escolas públicas e particulares de tantos cantos do país. Suas falas, embora tão pessoais, são nossas também. Elas testemunham o difícil – mas rico – estágio da Educação no Brasil. As análises desses depoimentos, conduzidas por colegas que há anos se dedicam à também difícil tarefa de formar professores de Matemática, oferecem oportuna refl exão sobre esse cenário. O conjunto dessas narrativas e de suas análises evidencia que não cabem respostas simplistas para as complexas questões educacionais. Uma parcela da opinião pública entende que a escola brasileira, antes possuidora de qualidade, está piorando. Certamente não estamos bem, mas a comparação com o passado é ingênua. Este livro contribui para uma visão mais abrangente, fundamentada e otimista de nossa condição. Pela primeira vez temos quase viver toda a população em idade escolar dentro da escola. Na luta por uma educação para todos, a batalha, agora, é pela qualidade. Estimulando a refl exão, este livro enriquece a compreensão de nossos problemas educacionais, especialmente no campo da Matemática. Todo professor tem uma história de vida na qual se insere sua profi ssão. Esta leitura ensina que nos faz bem expor essa história, trazendo-a à tona e refl etindo sobre nossa prática em sala de aula. Por isso, com muito prazer, convido-os à sua leitura. Prof. Luiz Márcio Imenes
Ou 3x de R$33,00 s/ juros