- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Uma Biografia da Luz
O ano de 2015 foi declarado pela UNESCO o Ano Internacional da Luz(http://www.light2015.org/). À luz, entendida aqui de forma mais abrangente compreendendo todo o espectro eletromagnético, devemos desde nossa existência até às informações que obtemos da Natureza para responder as inquietantes indagações que acompanharam a espécia humana durante toda evolução. foi através da observação da chamada”Radiação de Fundo”, que permeia todo o Universo, e da caracterização de seu espectro, que os cientistas confirmaram a hipótese do início do Universo através de “explosão” primordial, há mais de quatorze bilhões de anos, e a sua aparente expansão atual. Além disso, apesar de nem sempre estarmos conscientes, devemos à luz grande parte das tecnologias que tornaram nossa existência mais confortável na Terra. O livro do Professor José Tito Mendonça, ” Uma Biografia da Luz”, nos traz uma apresentação atraente, não tradicional, de leitura extremamente agradável, que não requer conhecimentos científicos muito aprofundados do leitor, dos fenômenos físicos relacionados à luz. Sendo um pesquisador de renome que muito tem contribuído em algumas questões relacionadas à interação não linear da luz com a matéria, ele utiliza sua identidade com o tópico para apresentar uma visão dele de certa forma “mais humana”. Por isso, a Sociedade Brasileira de Física estimulou a publicação da versão brasileira deste livro e deseja uma iluminada leitura para todos. Ricardo Galvão Presidente da SBF
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Uma Década de Educação Matemática EMFoco
Há alguns anos, um grupo de professores sonhou em contribuir na transformação do ensino de matemática no estado da Bahia. O grupo tinha em mente compartilhar experiências e reflexões sobre suas práticas pedagógicas, com o propósito de somar com o trabalho de colegas que enfrentam os mesmos desafios de ensinar conteúdos de matemática na Educação Básica. A semente do sonho foi plantada na Universidade Católica do Salvador, durante a primeira turma do curso de especialização em Educação Matemática. Parece que foi ontem, mas já se passou uma década desde que a semente foi plantada. Assim, em novembro de 2003, foi criado o Grupo EMFoco, em Salvador, sob as bênçãos dos orixás. Ao longo desse tempo, a semente germinou e a árvore chamada EMFoco cresceu e se enraizou. Aos poucos, o trabalho desenvolvido pelo grupo ganhou visibilidade e reconhecimento dentro do movimento da Educação Matemática brasileira. Desde então, novos laços de amizade foram selados e novas parcerias estabeleceram- se com professores e pesquisadores de diferentes universidades, bem como com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Nesta breve apresentação não temos como propósito fazer um balanço dos dez anos da história do EMFoco, uma vez que o projeto de contar a história do grupo demandaria a escrita de um livro. Mas sabemos que, para apresentar este livro, implica falar, resumidamente, de como tudo começou. Esse registro é importante para situar o leitor que ainda não tomou conhecimento do trabalho realizado pelo grupo. Além do mais, o projeto de publicação deste livro foi gestado no seu interior e ganhou vida durante as trocas de e-mails, telefonemas e nas calorosas reuniões em Salvador, em Natal e em Curitiba, durante o XI Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os encontros virtuais e presenciais, mencio
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Uma Fenomenologia do Corpo
Este livro natta a busca por uma noção mais polissêmica da corporeidade, à luz das idéias de alguns pensadores contemporâneos, especialmente o filósofo Maurice Merleau-Ponty. As reflexões de Merleau-Ponty sobre o corpo e acerca da percepção são fundamentais para compreendermos como ocorrem os processos de conhecimento, para além das teses empiristas e racionalistas. A autora, nos passos de Merleau-Ponty, também utiliza a metáfora da arte para indicar possibilidades de compreensão do gumano em sua condição existencial básica. Para Terezinha Petrucia da Nóbrega, a arte e a estética propiciam a criação de novos modos de organização do conhecimento e de convivência ética e social. Repleta de passagens que sugerem novas emergências para o conhecimento da condição humana, esta obra é essencial para professores, estudantes e outros leitores interessados em criar, descobrir, imaginar, sentir, pensar, dizer e calar. Em todos os momentos nos quais o conhecimento seja carregado de subjetividade, nos relatos das experiências vividas, na escuta do outro. Em todos os momentos nos quais a educação possa pensar o mundo de toda a gente, privilegiando o diálogo entre a vida e o conhecimento
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Uma História da Física no Brasil
Reunião de textos históricos de autoria de José Leite Lopes que conformam um quadro que revela raízes da cultura brasileira contemporânea. Dá uma visão geral da formação da Física no Brasil.Organização e apresentação de Amélia Império Hambuger. Sumário Carreira Científica Cinquenta e cinco anos de Física no Brasil. Visão da física Aspectos da Obra de Einstein Partículas Elementares e a Estrutura da Matéria Física e Sociedade Os primeiros 20 anos de Física Nuclear no Brasil. Mestres e Companheiros : Schenberg, César Lattes, Marcelo Damy,Oppenheimer, Einstein,Feynmam … Saiu no jornal: COLUNA C&T – por Carlos Roberto Appolony “Uma história da Física no Brasil”, livro recém lançado pela Editora Livraria da Física, 2004 (www.livrariadafisica.com.br), contêm a carreira científica, a visão da física e posições sobre física e sociedade do professor José Leite Lopes (86), assim como textos (e correspondências) do mesmo sobre onze importantes personalidades nacionais e internacionais da ciência. Leite Lopes é físico teórico e uma das pessoas mais importantes da ciência brasileira. O livro é destinado a um público que indaga e se interessa por conhecer como a ciência e os cientistas fazem parte da história do Brasil. Um dos capítulos traça um painel dos primeiros vinte anos da física nuclear no Brasil, de 1935 a 1954. Uma das grandes contribuições de Leite Lopes foi a previsão, em 1958, da existência do bóson Z0, partícula neutra mediadora das interações fracas no núcleo do átomo (força nuclear fraca, responsável pelo decaimento beta). A partícula só foi confirmada 20 anos depois. A história da física no Brasil tem pouco mais de meio século e Leite Lopes, juntamente com César Lattes (80), Marcelo Damy (90) e Mário Schenberg (1914-1990), faz parte do grupo que sustentou a física nacional em boa parte de sua ainda curta trajetória.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Uma História da Integral: de Arquimedes a Lebesque
Neste Livro é apresentado um desenvolvimento histórico do conceito de Integral, sua importância e os aspectos que levaram ao seu progresso, e que podem ser trabalhados como fonte de atividades para o ensino de matemática. Para isso tanto, acrescentamos um número significativo de atividades para o ensino de matemática. É feita uma viagem exploratória pelos aspéctos do conceito de Integral, desde os gregos, com a determinação de áreas e volumes de figuras limitadas por superficies curvilineas até a criação do Cálculo por Newton e Leibniz, no século XVII e continua o percurso com a formalização nos séculos XIX e XX, destacando a definição de Cauchy (1823), as definições deRiemann (1902) e os avanços dos conceitos para estágios com os trabalhos de Lebesgue (1902).
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Uma História dos Saberes do Ensino de Matemática nas escolas profissionais técnicas (1889-1968)
Livro UMA HISTÓRIA DOS SABERES DO ENSINO DE MATEMÁTICA nas Escolas Profissionais Técnicas (1889-1968) é resultado de estudos realiza- dos por membros do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, GHEMAT-SC. Este grupo é certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e associado ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT. Possui como líderes o professor Dr. David António da Costa e a professora Dra. lara Zimmer que interagem diretamente com o Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática – GHEMAT-Brasil.
Diferentemente de um grande volume de documentação histórica relacionado ao ensino regular, os documentos das escolas pro- fissionais encontram-se ainda mais esparsos dada sua estruturação política – quase sempre relacionada aos estados da federação, e em razão dos objetivos que presidiram a constituição destas instituições, na sua maioria voltada para alunos das classes menos favorecidas, os desvalidos da sorte e da fortuna, isto é, para a classe trabalhadora. Historicamente estas escolas foram criadas para a preparação de mão de obra para um país cuja principal economia estava no campo e se descortinava para uma industrialização nos grandes centros urbanos no início do século XX. p
Com a participação de doutorandos e egressos do PPGECT, este livro se apresenta como uma leitura inicial – uma porta de entrada para pesquisadores interessados na história da educação matemática voltada para as instituições de ensino profissional.
Ou 3x de R$30,00 s/ juros
Uma Imersão na computação através da sua evolução histórica com algoritmos volume 2
A computação é uma das tecnologias mais importantes da sociedade
moderna. Ela está presente em nossas vidas de forma tão cotidiana que é difícil imaginar um mundo sem ela. Mas como chegamos a esse ponto? Como a computação evoluiu desde os primórdios, passando pela computação analógica, até a computação digital? Neste volume, você vai descobrir as respostas a essas perguntas.
O livro explora a evolução da mecanização do cálculo, desde o final do século XIX, até o surgimento da era digital, incluindo discussões
sobre as contribuições de figuras influentes como Shannon, Stibitz e
Atanasoff. Além disso, esse livro introduz conceitos de Pré-Cálculo
Numérico. Aprenda a resolver equações polinomiais e transcendentais
de forma aproximada e analítica. O Pré-Cálculo Numérico é um
esquema de solução analítica aproximada simplificada de equações
polinomiais e/ou transcendentais. Ele é uma ferramenta poderosa que
pode ser usada em diversas aplicações práticas, como física, ciências
e engenharia. Com o Pré-Cálculo Numérico, você será capaz de: Obter
soluções aproximadas para equações que são difíceis ou impossíveis
de resolver de forma exata. Entender a relação funcional entre os parâmetros de um problema. Aplicar o Pré-Cálculo Numérico em diversas áreas do conhecimento.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Uma Introdução à Física Médica
Edição impressa em papel polen 80 g, em cores, capa dura, formato 16 x 23 cm. UMA INTRODUÇÃO À FÍSICA MÉDICA – Da Antiguidade aos Tempos Atuais, uma obra que conta desde a história, até as aplicações mais modernas da Física à Medicina, passando pelos seus conceitos básicos, técnicos e tecnológicos. Trata-se de uma leitura obrigatória para os estudantes e profi ssionais da Física, Física Médica e demais profi ssionais interessados ou diretamente ligados às áreas de Diagnóstico por Imagens e Terapias com Radiações. Com conteúdo científi co sólido, em uma linguagem adequada, este livro apresenta-se como uma forte ferramenta para o entendimento dos conceitos fundamentais da Física Médica. Ilo de Souza Baptista Físico Médico – Presidente da ABFM (2016-2017) Ana Carolina e Ricardo são diferentes em seus entusiasmos – física teórica e física experimental – mas ressoam em suas preocupações – a física enquanto agente de transformação social. A Física Médica deve fazer parte do conjunto de conhecimentos que todo estudante precisa para tornar-se cidadão em essência, isto é, aquele que participa do futuro da sociedade por ter direito a escolhas – no caso, escolhas relacionadas a diagnósticos e tratamentos usando radiação. Uma Introdução à Física Médica, da Antiguidade aos Tempos Atuais, fornece subsídios para que o estudante compreenda a linguagem científi ca utilizada neste campo da física além de desmistifi car o uso de radiações. E por vezes encanta, mostrando o pioneirismo de cientistas e médicos em prol da ciência e tecnologia, ainda que desconhecessem os riscos. Cristiane R. Caetano Tavolaro Mestre em Física – Professora da PUC-SP
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Introdução à Teoria das Funções Holomorfa de uma variável
Este é um livro de caráter elementar, no qual apenas se pretende apresentar alguns dos assuntos centrais da extensa teoria das unções holomorfas de uma variável, visando preparar o leitor para textos mais avançados. Assim, não se encontrará neste livro nenhuma referência a tópicos mais sofisticados como, por exemplo, função P de Weierstrass, funções duplamente perióticas(funções elípticas)etc. O propósito foi escrever um texto rigoroso e legível, o que significou, em muitos casos, sacrificar a concisão(omissão de passagens), em benefício da clareza(exposição mais detalhada). Os exercícios estão agrupados no final de cada capítulo com níveis de dificuldade bastante variados,desde os mais simples aos bastante difíceis, Os mais simples são bem conhecidos e não nos deteremos neles. Os de grau de complexidade maior, de médio a difícil, surgiram tanto das listas de exercícios dos cursos regulares de funções holomorfas, como, especialmente, dos exames de qualificação. Muitos destes exercícios, que são manifestamente difíceis, têm “sugestões” indicando um possível caminho para a solução.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Uma Introdução à Teoria de Bases de Gröbner para Álgebras Associativas
Este livro surgiu de uma dissertação de mestrado do primeiro autor, sob a orientação do segundo, no Instituto de matemática e Estatística da USP. Ele traz uma introdução a Teoria de bases de Gröbner para álgebras associaticas, em um cenário não necessariamente. As bases de Gröbner estão cada vez mais presentes em trabalhos matemáticos atuais e a literatura é rica em introduções ao assunto no contexto de anéis de polinômios comutativos. O cenário não comutativo, contudo, não dispõe de material equivalente. Este foi um dos principais motivadores para a criação deste livro. O livro procura trazer um introdução abrangente ao assunto, tratando os resultados algébricos da teoria com profundidade. Em particular, as relações com Álgebra de Caminhos e com o Lema do Diamante são expostas em detalhes. O texto é bastante autocontido.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma introdução às equações diferenciais – Textuniversitários 23
Este é um livro sucinto sobre Equações Diferenciais,
próprio para cursos universitários. Isto não quer dizer
que os principais assuntos da área não sejam cobertos,
todo o material clássico que é estudado no campo pode
ser encontrado por aqui, desde as aplicações, equações de
ordens superiores, transformada de Laplace, séries de potências,
até as equações parciais e métodos numéricos. Como
o autor coloca, é um livro construído ao longo de décadas
em salas de aula da Universidade Federal do Maranhão e da
Universidade Estadual do Maranhão.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Usos e jogos de linguagem na Matemática – diálogo entre Filosofia e Educação Matemática
Usos e jogos de linguagem na Matemática investiga as adjetivações com o objetivo de elaborar concepções filosóficas a respeito dos modos de falar sobre a Matemática que esclareçam tal empreendimento de adjetivação. A autora elabora uma compreensão sobre o que estes usos indicam, ou o que as adjetivações manifestam, e quais sentidos dessas adjetivações. Este livro lança outros olhares para as discussões que envolvem diferentes concepções de matemática, de modo a dissolver imagens exclusivistas e privilegiadas de se pensar essa forma de conhecimento. Para alcançar o seu intento a autora propõe um enfoque múltiplo para a matemática, tomando a Etnomatemática como uma maneira digna de atenção e estudo, mesmo a par das dificuldades inerentes a esse novo campo de investigação e prática pedagógica. (Carlos Aldmir Farias / Iran Abreu Mendes)
Ou 3x de R$33,00 s/ juros