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A Diversidade de Culturas e Gêneros no Ensino Infantil e de Jovens Adultos
Este volume faz parte de uma coleção de 6 (seis) livros que apresentam alguns dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Ciência e Tecnologia, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) para professores da Secretaria Municipal de Educação de Santo André – SP, durante os anos de 2015 a 2017. Os livros foram formatados pela reunião de trabalhos relacionados à uma mesma temática, tais como o Ensino Infantil, o Ensino de Jovens e Adultos, o Currículo Escolar, a Neurociência, questões de Gênero e de novas Tecnologias para a educação. Os trabalhos elaborados refletem como os alunos, que são “professores-alunos”, aplicaram os conceitos apreendidos ao longo do curso em suas experiências diárias em sala de aula. Também, refletem como conteúdos discutidos ao longo do curso se relacionam com o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santo André – SP na época da oferta do curso.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
A diversidade em discussão: inclusão, ações afirmativas, formação e práticas docentes
Discutir sobre diversidade no Brasil não se constitui uma tarefa fácil. Nos Últimos Quinze anos, em razão dos avanços das politicas públicas no tocante a inclusão, tanto na educação básica quanto no ensino superior, essas alcançaram níveis jamais vistos, em relação a formação inicial e continuada e, sobretudo, frente a problematização das práticas docentes. Nesse cenário atual diante de ataques a democracia e o recrudescimento de tais políticas encontram-se em risco e, por consequência, as conquistas e os avanços relacionados ás ações havidas em âmbito nacional também. Reflexões , debates de toda natureza, produções cientificas e circunstanciadas são relevantes para que mantenhamos essa temática em pauta, ainda que , o futuro apresente grandes desafios. Esta coletânea apresenta seis grandes desafios. Esta coletânea apresenta seis capítulos produzidos doze autores pertencentes a quatro universidades brasileiras, a partir da finalização do curso de especialização em Relações Étnicos-raciais para o ensino Fundamental , financiado pelo Ministério da Educação/UNIAFRO, promovido pelo Núcleo Gera, da UFPA.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
A Doença do Neoliberalismo: O falso dilema entre saúde e economia na pandemia do novo coronavírus
O Brasil enfrenta a pior crise de sua história como nação. A crise política provocada pelo golpe de 2016 engendrou uma gravíssima crise econômica, que terminou sendo turbinada pela pandemia da COVID-19. Muitos economistas tratam a economia como uma dimensão isolada da sociedade. Os mercados possuem prioridade e privilégios exorbitantes. Mesmo às custas da propagação da miséria e da fome. É o bem-estar da economia acima do bem-estar da população. Situação emblematicamente simbolizada pelo dilema entre vidas e economia. Porém, nem todos os os economistas comungam deste culto fúnebre. Nos primeiros dias da pandemia, alguns professores do departamento de ciências econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro propuseram um conjunto medidas econômicas que aliviasse os efeitos da pandemia. Buscava-se um caminho contrário aquele do tenebroso dilema mencionado acima. Retomava-se uma tradição humanista da economia na qual ela deve servir ao bem-estar da população, e não o contrário. Enquanto o negacionismo econômico neoliberal que sustentava tal dilema se negava a promover políticas de combate à crise , o grupo de economistas pela vida foi crescendo. Foi se ampliando o debate, a troco de ideias e as iniciativas. Este livro é fruto deste processo. Uma obra produzida no calor do momento que busca resgatar os princípios de uma economia popular. Relembrando um tradição de grandes economistas brasileiros que buscavam construir um país mais justo. Parafraseando talvez o maior deles, a construção interrompida precisa ser retomada. Será tarefa de todos nós. Esperamos que essa obra seja uma pequena contribuição nesta direção. Viva o povo Brasileiro.
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES
O presente livro traz o ensino de Ciências em consonância com
a Educação Ambiental como elemento chave para abrir portas para diálogos inter-multi e transdisciplinares, assim como, para a produção de sentidos na escola. Juntos, contribuem para que esse espaço formal exerça seu papel como agente de trans-formação da realidade. Ao saborear cada página, perceba que a Educação Ambiental não é um apêndice curricular, ela é um processo de permanente aprendizagem que carrega uma inegável força em termos filosóficos, epistemológicos e metodológicos no ensino de Ciências.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
A Educação na perspectiva do marxismo e da Escola de Frankfurt: teoria crítica e humanismo
Coletânea organizada por Luzia Batista de Oliveira Silva, Anna Maria Lunardi Padilha e Nildo Viana, traz um conjunto de capítulos que efetuam, sob diferentes aspectos, uma avaliação sobre o processo histórico, o modo como o Estado vem conduzindo os interesses das classes dominantes e os resultados das conquistas sociais obtidas nesse percurso. Ao debaterem questões relacionadas à arte, direito, trabalho, linguagem, memória, temporalidades, narrativas, o caráter da universidade, formação omnilateral, história e cultura, os autores imprimem um viés interdisciplinar na medida em que fazem emergir os problemas que permeiam a formação dos indivíduos, direitos sociais, reflexões teóricas sobre as condições de existência.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COM UM ANTIGO INSTRUMENTO MATEMÁTICO NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO – Vol. 2
A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Neste livro os autores discorrem sobre instrumentos matemáticos, especificamente o Báculo de Petrus Ramus, e apresentam atividades potencialmente didáticas e/ou pedagógicas que emergem do processo de construção e uso desse instrumento na interface entre história e ensino de matemática, tendo em vista que a História da Matemática pode contribuir para o processo de (re)significação de conceitos matemáticos, promover diálogos entre diferentes concepções de conhecimento e revelar questões de ordem epistemológica e matemática.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
A Elaboração de narrativas em aulas de Física: a aprendizagem em Ciências como Manifestação Cultural
Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores, O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais, Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe de segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo cientifico como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis , como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetivos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos , Há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafio do século XXI, se deslocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciências.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
A Epistemologia de uma Viagem
Alexandre Rodrigues Ferreira, nascido na Bahia e formado pela Universidade de Coimbra, chefiou uma das mais importantes viagens pela Amazônia no século XVIII. Naturalista da primeira geração formada após a reforma da universidade, em 1772, ele percorreu mais de 39 mil quilômetros, atravessando os sertões do Pará, Rio Negro e Mato Grosso, naquela que ficou conhecida como a Viagem Filosófica às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. Iniciada em 1783, a viagem durou nove anos e resultou em um conjunto de textos e imagens. Em “A Epistemologia de uma Viagem”, os escritos produzidos pelo naturalista são analisados de modo a desvendar as matrizes teóricas que informaram a produção de conhecimento realizada sobre o Vale Amazônico – sua paisagem natural e humana.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
A Escola Pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios
Este livro foi produzido a partir do I Seminário Internacional da Educação. realizado em 2019 na Faculdade de Educação da USP. Tínhamos como objetivo central, naquela oportunidade, pensar a política e a educação nos tempos que correm e refletir sobre o lugar social da escola pública no momento presente. Com finalidade ampliar e difundir os importantes debates promovidos no evento, o livro que se encontra em suas mãos traz um conjunto de textos que compõem um rico painel de reflexões sobre a escola de nosso tempo: a igualdade de oportunidades na escola pública: o universalismo da escola republicana: pluralidade cultural e a necessidade da inclusão social: a avaliação do rendimento escolar, em suas várias dimensões: o lugar social da formação de professores: o futuro dos direitos humanos, especificamente do direito à educação. Trata-se de pensar sobre os projetos de educação para todos, com todas as conquistas e contradições ainda presentes nos dias atuais, quando continuam em pauta os desafios para se efetivar uma escola que seja, de fato, democrática. Procuramos aqui retratar um pouco o estado atual das pesquisas em educação no Brasil. Vivemos tempos sombrios, em que os projetos e prospectos de uma educação progressista parecem estar obnubilados,. Cabe resgatar a lembrança e a esperança de trajetos, histórias e narrativas que desenharam um mundo pedagógicos mais justo, mais fraterno e mais bem distribuído. Que o futuro que se avizinha possa receber este volume como um legado de esperança em tempos melhores.
Ou 3x de R$32,33 s/ juros
A Física e a música do quarteto de cordas: 2 violinos, 1 viola e 1 violoncelo
O Quarteto de Cordas, formação musical sofisticada e de custos bem modestos para patrocinadores, deveria existir em todas as universidades públicas e privadas. Com o Quarteto de Cordas pode-se abordar praticamente qualquer tipo de música. Ouvi-lo é sempre uma grande aula de: Matemática, Física, História da Humanidade, Acústica Geral e Acústica Musical. Nós do LACUSTAMM (Lab. Acústica Ambiental e Musical/UERJ) temos um Quarteto de Cordas. Percebemos nos alunos inteligentes uma fascinação pelo violino e violoncelo,mas não podemos esquecer da beleza timbrística da viola, que às vezes fica em segundo plano, por causa da leitura em clave de dó. Mozart tocava viola num quarteto de cordas, Beethoven também tocava. É um instrumento ainda pouco explorado. Não era à toa que o físico Einstein tocava violino e lia filosofia intensamente e o filósofo Poincaré, com suas múltiplas dimensões, influenciou a sua Teoria da Relatividade. Helmholtz, médico fisiologista, filósofo e físico, também tocava violino. Grandes homens são sempre interdisciplinares e multidisciplinares. Finalizando, o Quarteto de Cordas é uma boa ideia, Senhores Reitores! É na universidade que são produzidos os talentos, que vão alavancar a economia e a cultura dos povos. A criatividade deve ser privilegiada em primeiro lugar.Maestro Luiz Roberto Perez e Profa. Dra. Maria Lúcia Grillo (afisicanamusica@gmail.com)
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
A Física na Cozinha
O que os eletrodomésticos podem nos ensinar? As donas de Casa fazem ciência em suas cozinhas? Este livro é o resultado do trabalho do professor Alencar em um projeto de levar conhecimento científico para o Clube de Mães da cidade de Chapecó, SC, desvendando mitos e mostrando quanto conhecimento de ciência elas já realizavam nas suas tarefas do cotidiano. O livro também pode auxiliar no conhecimento científico das Ciências da Natureza a estudantes do Ensino Básico e a professores das unidades curriculares de física, química e biologia.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e o Desenvolvimento de Aplicativos sob uma perspectiva inclusiva
Nos últimos anos, pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa ForProfMat-Professor de Matemática formação, profissão, saberes e trabalho docente demonstram que a inclusão e a equidade se revelaram tópicos importantes nas discussões que fazemos na Educação Matemática Pesquisas também apontam a potencialidade de utilização de recurses digitais mas aulas de matemática, bem como a necessidade que ainda se mostra no território brasileiro de tais recursos atenderem as necessidades e diferenças que se destacam no campo da educação inclusiva. Este livro complementa os estudos que tomam a álgebra como foco de pesquisa, mas dentro do contexto da educação inclusiva. Assim, com o objetivo de refletir sobre a formação de professores que aborda o desenvolvimento do pensamento algébrico no campo da educação inclusiva, e utilizando atividades propostas em aplicativos para dispositivos móveis, esta obra vem no sentido de discutir a formação de professores que ensinam matemática com o uso de recursos e estratégias que viabilizam o desenvolvimento de habilidades matemáticas na perspectiva inclusiva, bem como analisar o possível uso desses recursos em sala de aula.
O livro apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou desenvolver um conjunto de atividades envolvendo os objetos de conhecimento da unidade temática de
Álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a utilização de aplicativos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa ForProfMat. Através de três projetos de formação continuada de professores, com participação das cinco regiões do Brasil, desenvolvidos entre 2020 e 2021, este livro apresenta uma discussão sobre o ensino de matemática com a perspectiva inclusiva, focando principalmente na inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial O trabalho desenvolvido na realização desses três projetos resultou em reflexões sobre a compreensão e a emergência do desenvolvimento do pensamento algébrico no âmbito da diversidade humana, as dificuldades que os estudantes enfrentam ao se engajarem na prática das atividades e as maneiras possíveis de superar essas dificuldades.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros