Teoria Quântica de moléculas e sólidos

R$132,00 R$105,60

O presente texto trata dos métodos teóricos de uso atual no estudo de propriedades eletrônicas de moléculas e sólidos. O interesse no campo da Nanociência vemrecebendo uma atenção muito especial em várias áreas do conhecimento, em particular na Física, Química, Biologia e Engenahria de Materiais. Sumário : Fundamentos da teoria quântica A Equação de Schrodinger e aplicações preliminares Teoria do orbital molecular Movimento dos núcleos: espectors rotacionais, vibracionais e rovibracionais O método de interação de configurações e aproximações perturbativas. Teoria do funciional da densidade Sistemas periódicos Dinâmica molecular quântica O Método Monte Carlo Unidades atômicas, constates física e fatores de conversão Noções básicas de cáluculo das variações Formulações da Mecânica clássica Priincípio da Ação de Schinger Descrição de Heisenberg e transformações unitárias. Adição de Momento angular Mudança de básica atômica Método do elemento finito Exchange para um gás de elétrons livres.

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Teorias e interpretações da Mecânica Quântica

R$60,00 R$48,00

Este livro é o 9º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). A mecânica quântica é um dos pilares da física contemporânea. Entretanto, não há mais consenso a respeito dos alicerces que fundamentam o seu bem sucedido algoritmo de cálculo. Atualmente trava-se um ríquissimo debate em torno da teoria quântica do qual todo físico, da matéria condensada à cosmologia, deveria ser informado. Neste livro, serão discutidas as mais importantes tentativas de esclarecer as questões fundamentais que cercam os fenômenos quânticos, tais como localidade, contextualidade, a fronteira entre o clássico e o quântico, teoria da medida e realismo. Serão tambem apresentados alguns dos muitos avanços experimentais das últimas décadas que contribuiram decisivamente para a elucidação de algumas destas questões, e o papel importate que a cosmologia pode desempenhar na construção de uma teoria quântica consensual.

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Termodinâmica para Licenciatura, Um Roteiro

R$44,00 R$35,20

Este livro é resultado da experiência didática do autor na disciplina de termodinâmica no curso de física da Universidade Regional do Cariri – CE. Os tópicos básicos da termodinâmica são apresentado de uma maneira que demanda poucos pré-requisitos: dois semestres de cálculo e de física básica. O conteúdo é padrão: Sistemas, Equilíbrio e Equações de Estado; Trabalho, Calor e Primeira Lei. A apresentação da formulação entrópica da segunda lei antes de máquinas térmicas e dos enunciados de Clausius e de Kelvin- Planck é particularmente interessante: foca na irreversibilidade, que é uma característica fundamental de fenômenos na escala macroscópica. Exemplos resolvidos e exercícios com respostas também estão presentes por todo o texto.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Termodinâmica uma coletânea de problemas

R$99,00 R$79,20

O livro foi elaborado selecionado-se cuidadosamente cerca de 180 problemas de Termodinâmica. AS soluções são apresentadas de forma detalhada, didática e clara.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

The Numbers and the Functions Generalized of Colombeau: Algebra, Topolog and Analysis – Colombeau s Full Algebra

R$38,00 R$30,40

T he book was written thinking to showed to the researchers in nonlinear generalized functions (or Colombeau’s full algebras) algebraic, topological, and analytical aspects of this area so important when we study nonlinear differential equations ordinary or/and partial. In order to make this, we develop the ring of Colombeau’s full generalized numbers; we endow these numbers of topology, the sharp scalar topology, and show some results of convergences. Next, we develop the sharp topology on the ring of the Colombeau’s full generalized functions, highlight that, the compact support is dense in this space of functions, and that this metric space is complete. With these topological results, we answer a boundary-initial value problem of the parabolic type what shown the efficacy of the theory developed.

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Tiras Cômicas para o Ensino de Ciências

R$73,00 R$58,40

Este livro é fruto de um conjunto de resultados obtidos em pesquisa de iniciação científica e mestrado realizado pelos autores na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, e no Programa de Pós-Graduação de Educação, Ciências e Matemática. A pesquisa envolveu a análise de tiras cômicas e o desenvolvimento de práticas formativas em diversos contextos de ensino de Química e Ciências em diferentes níveis de ensino. A partir da análise das tiras e das ações desenvolvidas ao longo de cinco anos, tivemos o apoio financeiro de um projeto submetido ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o edital da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia que culmina na publicação deste livro. A proposta de uso das tiras cômicas nos mostrou resultados satisfatórios quanto as diversas possibilidades de uso das tiras cômicas comerciais para o ensino de Química e Ciências, bem como do desenvolvimento e criação de tiras cômicas autorais, possibilitando o desenvolvimento da autonomia de licenciandos e professores que participaram das ações. Com este material, temos o intuito de promover a socialização das tiras cômicas analisadas, construídas e outras que não tivemos tempo de aplicá-las em contexto de ensino, mas se mostram em sua potencialidade de uso em sala de aula, nos diversos níveis de ensino. Ao ter o livro, leia-o, se divirta com os finais inusitados das tiras cômicas, pratique a criação de tiras cômicas, aprenda a ciência de uma forma divertida, por vezes intrigante, mas com possibilidades diversas de aprendizagem. Enfim, se divirta com a ciência implícita nas tiras cômicas! Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos Coordenadora do NIPPEQ

Ou 3x de R$24,33 s/ juros

Tirinhas de Física Propostas para a sala de aula

R$44,00 R$35,20

Vivemos tempos em que o obscurantismo e o sentimento de anticiência tornaram-se comuns em nossa sociedade. Urge, portanto, retomar o amor ao conhecimento. Nessa obra, a Física, nobre área do saber, surge com o seu panteão de nomes, tais como Galileu, Newton, Einstein, dentre tantos outros nomes de uma constelação de genialidades. Mas, como traduzir ao nosso pensamento toda a riqueza de conceitos da Física? Esbarramos constantemente em algumas de suas fórmulas, mas o que realmente importa é a capacidade de entendimento e aplicabilidade de tais conhecimentos. É justamente nesse quesito que a bela e presente obra se apresenta como um importante instrumento facilitador de aprendizagem para os professores de diversos níveis, seja na Educação Básica (Fundamental e Médio), como também no Ensino Superior. As metodologias de ensino têm-se adaptado às novas realidades dos educandos, com múltiplos interesses, uma nova visão de mundo, e nova realidade social. O uso de novas metodologias, como as “Tirinhas de Física”, tornou-se de grande valia para os educadores, cativando a atenção e despertando o interesse dos alunos. Assim, o presente trabalho se torna uma imprescindível ferramenta nas salas de aula. Com uma leitura fluida, e ao mesmo tempo rica de informações, alunos e professores encontrarão aqui mais do que um simples livro, mas sim um egrégio recurso para as práticas em sala de aula. Sem dúvida, essa obra despertará em todos o interesse pelo maravilhoso e fantástico mundo do conhecimento. Lincoln Mansur Coelho Professor da Rede Estadual de Ensino e Mestre em Ensino pelo INFES/UFF

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Tomografia de impedância elétrica: métodos computacionais

R$55,00 R$44,00

Grande parte do sucesso da medicina moderna se deve ao desenvolvimento das técnicas de diagnóstico por imagem, tais como a tomografia computadorizada, a ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear. Dentre essas técnicas, a tomografia de impedância elétrica (TIE) tem chamando a atenção de pesquisadores das mais diferentes áreas. Considerada uma técnica não invasiva e de baixo custo, a TIE vem ganhando maturidade nas últimas décadas e muito esforço tem sido despendido, tanto no aperfeiçoamento da parte instrumental como no desenvolvimento de algoritmos numéricos. Este livro é uma introdução a alguns métodos computacionais aplicados à TIE. Com uma linguagem didática e simples, o texto discorre sobre a formulação matemática do problema da reconstrução da imagem na TIE e faz uma revisão sobre problemas inversos, técnicas de regularização e métodos de otimização. Mais es pecifi cadamente, o texto apresenta o Método dos Elementos de Contorno como técnica para resolver numericamente o problema direto (composto pela equação de Laplace e condições de contorno) e o algoritmo de otimização estocástico Simulated Annealing para tratar do problema inverso.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Tópicos de Álgebra

R$33,00 R$26,40

A geometria foi considerada uma ciência lógico-dedutiva, estabelecida sobre
bases sólidas, desde o século IV a.C., quando foram publicados os Elementos
de Euclides de Alexandria (c.325–265 a.C.). Esta obra foi tida como um
modelo de rigor e elegância na exposição durante mais de dois mil anos,
pois desenvolve o assunto enunciando uma série de postulados e, a partir
destes, demonstra logicamente todas as afirmações feitas. É a obra mais
publicada na história da humanidade, depois da Bíblia; dela foram feitas mais
de mil edições.
Já a aritmética foi estudada inicialmente desde um ponto de vista mais
ingênuo. Os inteiros positivos 1, 2, 3,… são tão comuns à nossa experiência,
que foram chamados de números naturais. Os matemáticos trabalharam com
eles sem sentir a necessidade de uma formalização rigorosa das idéias.
O mesmo não aconteceu com os inteiros negativos. Eles foram
relativamente bem aceitos na coletividade matemática graças às suas diversas
interpretações e usus práticos, como representando dívidas, ou como medidas
de temperaturas “abaixo de zero”, etc. Porém, as dúvidas quanto a sua
legitimidade apareceram em diversas ocasiões. Em 1543, Michael Stifel (1548–
1567) ainda os chamava de números absurdos e Girolamo Cardano (1501–1576),
um contemporâneo de Stifel, os considerava soluções falsas de uma equação.
CAPÍTULO 1. NÚMEROS INTEIROS
A situação se agravou com a introdução dos números complexos no
século XVI, quando estes tornaram-se necessários para compreender certos
casos que aparecem na resolução de equações de terceiro grau. Eles foram
sendo aceitos aos poucos por causa de sua grande utilidade, tanto na
matemática com em algumas de suas aplicações.
Porém, as dúvidas quanto à sua legitimidade permaneceram e o próprio
Leonhard Euler (1707–1783), que os utilizara magistralmente em muitos de
seus trabalhos (vide pág. 103).
Nas primeiras décadas do século XIX, um grupo de matemáticos ingleses
tentou colocar a álgebra em bases tão sólidas quanto se considerava fossem as
da geometria. Para isso, eles tentaram compreender e explicitar “os axiomas
da álgebra”. George Peacock (1791–1858), no seu Tratise on Algebra, publicado
em 1830 e ampliado a dois volumes em 1845, destaca pela primeira vez
a importância das chamadas “leis formais”, que passam a desempenhar o
papel dos axiomas na álgebra. O seu contemporâneo e amigo, Augusto de
Morgan (1806–1871) assumiu uma atitude parecida na sua Trigonometry and
double algebra, publicada também em 1830. Com esta primeira tentativa de
axiomatização começa um longo processo em direção a álgebra abstrata.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Tópicos de Física Matemática para Licenciatura

R$55,00 R$44,00

Este livro foi criado com a intenção de introduzir o aluno do curso de licenciatura em física com os principais elementos dos Métodos Matemáticos aplicados aos problemas físicos. A disciplina de Métodos matemáticos ou Física Matemática é uma matéria obrigatória da grade curricular da maioria dos cursos de Física, tanto bacharelado quanto licenciatura. porém, em geral, a carga horária dessa disciplina para os alunos do curso de licenciatura é reduzida em relação aos cursos de bacharelado, tornando difícil ministrar todo o seu conteúdo. este livro-texto tenta minimizar esse problema. O livro possui todo o seu conteúdo direcionado aos alunos de cursos de licenciatura, sendo possível ministrar todo o conteúdo do livro em um semestre com uma disciplina de quatro créditos. O livro trata sobre os seguintes temas: sistemas de coordenadas, vetores, operadores, séries, números complexos e equações diferenciais.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Tópicos de História da Matemática Islâmica Medieval

R$33,00 R$26,40

A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, os autores nos brindam com uma versão da Matemática Islâmica Medieval, nos levando a conhecer o contexto político da formação do mundo islâmico e do desenvolvimento do saber nesta região. Especificamente sobre a Matemática são apresentadas duas obras traduzidas por eles, Tratado Aritmético de al-Khwarizmi e Tratado sobre a circunferência de al-Kashi, possibilitando outros estudos e outras História.

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Tópicos de Mecânica Clássica

R$88,00 R$70,40

Este livro apresenta uma abordagem da mecânica clássica direcionada para o estudo da teoria de caos Hamiltoniano e sua conexão com o limite semiclássico da mecânica. Partindo das equações de Newton desenvolve-se inicialmente os formalismos de Lagrange e Hamilton, discutindo com alguma profundidade os métodos variacionais e o teorema de Morse. A teoria de transformações canônicas é então apresentada em detalhe, servindo de base para os métodos perturbativos que permitem o estudo de sistemas integráveis e do aparecimento de caos. O livro é de interesse para alunos de Física e das Engenharias e pode ser usado como texto em um curso de pós-graduação de Mecânica Clássica. Supõe-se que o leitor tenha conhecimentos básicos de mecânica clássica e quântica. Como a maioria dos novos livros didáticos, este foi escrito tendo como base uma série de livros e trabalhos anteriores. Procurou-se, no entanto, apresentar os tópicos de maneira moderna e com linguagem simples.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros