A Formação de Professores que Ensinam Matemática e o Desenvolvimento de Aplicativos sob uma perspectiva inclusiva

R$0,00

Nos últimos anos, pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa ForProfMat-Professor de Matemática formação, profissão, saberes e trabalho docente demonstram que a inclusão e a equidade se revelaram tópicos importantes nas discussões que fazemos na Educação Matemática Pesquisas também apontam a potencialidade de utilização de recurses digitais mas aulas de matemática, bem como a necessidade que ainda se mostra no território brasileiro de tais recursos atenderem as necessidades e diferenças que se destacam no campo da educação inclusiva. Este livro complementa os estudos que tomam a álgebra como foco de pesquisa, mas dentro do contexto da educação inclusiva. Assim, com o objetivo de refletir sobre a formação de professores que aborda o desenvolvimento do pensamento algébrico no campo da educação inclusiva, e utilizando atividades propostas em aplicativos para dispositivos móveis, esta obra vem no sentido de discutir a formação de professores que ensinam matemática com o uso de recursos e estratégias que viabilizam o desenvolvimento de habilidades matemáticas na perspectiva inclusiva, bem como analisar o possível uso desses recursos em sala de aula.

O livro apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou desenvolver um conjunto de atividades envolvendo os objetos de conhecimento da unidade temática de
Álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a utilização de aplicativos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa ForProfMat. Através de três projetos de formação continuada de professores, com participação das cinco regiões do Brasil, desenvolvidos entre 2020 e 2021, este livro apresenta uma discussão sobre o ensino de matemática com a perspectiva inclusiva, focando principalmente na inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial O trabalho desenvolvido na realização desses três projetos resultou em reflexões sobre a compreensão e a emergência do desenvolvimento do pensamento algébrico no âmbito da diversidade humana, as dificuldades que os estudantes enfrentam ao se engajarem na prática das atividades e as maneiras possíveis de superar essas dificuldades

ANSIEDADE À MATEMÁTICA : a dor invisível da aprendizagem

R$0,00

A produção brasileira na área de Educação em Ciências e Matemática continua crescendo nos últimos anos, em virtude, principalmente, da expansão de novos cursos de pós-graduação. Seguindo esse movimento, a produção oriunda de pesquisadores e profissionais da região amazônica, bem como sobre a Amazônia, também se ampliou, reflexo da abertura de novos cursos nessa região. Todavia, refletindo as assimetrias da Educação
Superior no Brasil, essa produção ainda é considerada pequena, se comparada a outras regiões do país, e pouco circula nas Instituições de Ensino Superior e em escolas da Educação Básica da região. Esta Série surge em 2023 como uma ação direcionada a diminuir esse hiato. A Série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia busca publicar obras resultantes de pesquisas acadêmicas e de alta relevância para a área, principalmente as que impactem diretamente a educação básica, no contexto da região amazônica, bem como nacional e internacionalmente, oriundas de teses e dissertações e projetos de pesquisa, desenvolvidos individualmente, em grupos de pesquisa ou em rede. O público leitor principal a que se destinam as obras são professores da educação básica, gestores educacionais, formadores de professores, pesquisadores e alunos de graduação, dentre outros. A publicação desta Série é produto das atividades desenvolvidas pela
Rede de Educação Científica e Matemática (Recima) e possui custeio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na
Amazônia Legal.

Contribuições do Discurso do Sujeito Coletivo em Pesquisas na Área de Ensino: Teoria á Prática

R$80,00

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.

Esta obra é dedicada à divulgação do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por meio de oito excertos de pesquisa realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, oferecido pela Faculdade de Ciências do campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A ideia foi a de descrever como a mesma foi utilizada por diferentes investigadores, visando possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre o DSC enquanto abordagem metodológica, e seu impacto no campo da Educação e do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. São estudos e reflexões de pesquisadores(as), além de casos práticos que exemplificam a aplicação do DSC em diversas pesquisas na área de Ensino, fornecendo uma gama de exemplos para aqueles interessados em compreender e utilizar o DSC como uma técnica promissora de pesquisa no campo das Ciências Humanas. Nos diversos capítulos são explorados o histórico, as bases teóricas, os conceitos centrais da metodologia e algumas aplicações do DSC em diferentes contextos, ilustrando sua relevância para a produção de conhecimento científico. O objetivo deste livro é apresentar recortes de pesquisas realizadas na área de Ensino de Ciências e Matemática, que usaram como referencial metodológico as técnicas do DSC, sem a utilização de softwares. Boa e proveitosa leitura!

9786555635218

 

 

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

Educação em ciências sob diferentes perspectivas epistemológicas

R$90,00

“Os capítulos da obra que você tem em mãos são constituídos por temas candentes da nossa contemporaneidade. Como cabe à universidade, uma das suas funções é, também, produzir conhecimentos inéditos em sintonia com tais temas e este livro reflete parte dessa produção. Nele estão presentes articulações com o aporte de especificidades que caracterizam as várias unidades que estruturam acadêmica e administrativamente as distintas áreas do conhecimento, cada uma com suas epistemes, e que constituem o patrimônio histórico-cultural acumulado pelo ser humano desde o surgimento do Homo sapiens”.

9786555636161

Demétrio Delizoicov

Ou 3x de R$30,00 s/ juros

EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA propostas didáticas para uso em sala de aula

R$0,00

O texto traz uma abordagem histórica e filosófica sobre a concepção de números para os pitagóricos da Escola Pitagórica, a partir da qual serão abordados os conceitos de segmentos mensuráveis e a descoberta dos segmentos incomensuráveis, o que conduz ao conceito de número (aritmos) que possuíam. A partir dessa abordagem, oferecemos propostas didáticas a serem utilizadas por meio deste tema com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio em sala de aula. Nessa perspectiva, temos a seguinte questão norteadora: Qual era a concepção de número utilizado pelos pitagóricos da Escola Pitagórica e de que maneira esse tema pode ser utilizado com os estudantes em sala de aula? Na busca de elucidar a essa pergunta, objetivamos apresentar um recorte histórico e filosófico acerca da concepção que os pitagóricos da Escola Pitagórica possuíam sobre número, assim como suscitar uma sequência didática para ser utilizada com os estudantes em sala de aula por meio deste tema. Para alcançarmos esse objetivo e responder à questão supracitada, realizamos leituras, reflexões e diálogos a respeito da teoria voltada para essa abordagem, perpassando pelos meandros históricos e filosóficos que tal tema suscita, como em Pitágoras, a sua possível formação até a construção da Escola
Pitagórica, e qual o significado e estrutura (archaí) que o número (aritmos) possuía para eles.
Dessa maneira, o trabalho está organizado em quatro tópicos, a saber: A história da matemática no ensino da matemática; História e Filosofia da Escola Pitagórica: segmentos comensuráveis e incomensuráveis; Proposta
didática para o ensino de segmentos comensuráveis e incomensuráveis; e, por fim, Considerações finais.

Formação de professores com uma perspectiva inclusiva

R$100,00

O livro “Formação de professores com uma perspectiva inclusiva” reúne reflexões essenciais sobre os desafios e avanços da Educação Matemática no Brasil, destacando a urgência de práticas pedagógicas que acolham a diversidade em suas múltiplas dimensões. Organizado por Ana Lucia Manrique e Elton de Andrade Viana, esta obra apresenta pesquisas e experiências de renomados especialistas, abordando desde a formação inicial e continuada de professores até temas como ansiedade matemática, gênero, cultura surda e acessibilidade.

Ancorado nos princípios da equidade e justiça social, o livro problematiza modelos tradicionais de ensino e propõe caminhos para uma educação verdadeiramente inclusiva, alinhada à Agenda 2030 da UNESCO. Com capítulos que transitam entre teorias e práticas, a obra convida educadores a repensarem currículos, metodologias e seu papel na transformação do cenário educacional.

Ideal para pesquisadores e profissionais da área, este livro é um convite à ação um chamado para que a Educação Matemática seja, de fato, espaço de inclusão, diálogo e respeito à pluralidade humana
9786555635959

Ou 3x de R$33,33 s/ juros

Formação de professores com uma perspectiva inclusiva.

R$0,00

A presente obra apresenta reflexões importantes e atuais sobre os
desafios vivenciados por professores que ensinam Matemática ao lidarem,
cotidianamente, com a inclusão no contexto escolar ou na inserção desta
temática nos cursos de Licenciatura em Matemática. Não podemos desconsiderar que a profissão de professor é marcada por uma série de complexidades que vão muito além do domínio dos conhecimentos específicos.
Sua atuação está situada em um determinado contexto social, político e
emocional intenso, enfrentando desafios que vão desde a falta de recursos
nas instituições até as diferentes realidades dos alunos.
Dentre estes desafios, podemos destacar a inclusão que, ao mesmo
tempo, pode ser compreendida como uma das mais importantes conquistas da educação contemporânea. Assim, os textos aqui apresentados se somam na defesa de que promover a inclusão no contexto escolar significa
garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições
físicas, intelectuais, sociais ou emocionais, tenham acesso a uma aprendizagem de qualidade em um ambiente que respeite e valorize as diferenças.

Ademais, evidencia-se a importância de professor desenvolver estratégias pedagógicas diversificadas, adaptar materiais, flexibilizar conteúdos e, sobretudo, cultivar uma postura acolhedora e sensível às necessidades de cada aluno. No entanto, é preciso destacar que essa perspectiva de
prática inclusiva demanda apoio institucional, formação continuada e uma
ampliação conceitual que não reduza a uma parte essencial do processo
educativo.
Haja vista que cada sala de aula é um espaço diverso, onde o professor precisa adaptar suas práticas para atender a múltiplas formas de aprender, lidando com desigualdades sociais, dificuldades de aprendizagem, desmotivação e até questões familiares que impactam diretamente o desempenho escolar. Isso exige não apenas domínio do conteúdo, mas a mobilização
de outros conhecimentos que englobam o conhecimento docente. Daí a urgência de potencializar os espaços de formação inicial e continuada de modo
a possibilitar a mobilização de diferentes conhecimentos e, em especial, os
necessários para promover uma aula de matemática inclusiva.
Assim, alicerçados em alguns estudos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, muitos deles integrantes do GT
13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira
de Educação Matemática (SBEM), a leitura da obra possibilita a compreensão da formação de professores com uma perspectiva inclusiva assim
como da perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. Também será
possível ter uma noção de como as discussões sobre inclusão estão sendo
realizadas no âmbito da pesquisa em Educação Matemática. Ademais, será possível observar contribuições tanto para a formação inicial quanto a continuada de professores.
Se considerarmos esta obra como um dispositivo para mobilizar a circulação de saberes, entendido com um processo pelo qual diferentes conhecimentos (acadêmicos, escolares, populares, culturais e profissionais) são compartilhados, apropriados, ressignificados e transformados nos diversos espaços educativos, poderemos evidenciar sua contribuição tanto para a Educação Matemática, enquanto Área de Conhecimento, quanto
para mobilizar práticas inclusivas nos contextos escolares e universitários. Faço votos de que essa circulação de sabres ocorra e possibilite a estruturação de novas obras articulando a formação de professores, as práticas
docentes e a Educação Matemática Inclusiva.

GRUPO PROENFIS Temas para o Ensino de Fisica com Abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)

R$0,00

Já escrevemos anteriormente sobre a necessidade de uma renovação no ensino de ciências e mostramos que, para essa renovação, é necessário um novo posicionamento do professor em suas classes. Para o desenvolvimento de suas aulas, o professor precisa de materiais instrucionais coerentes com uma proposta de ensino como investigação, o que implica também uma renovação desses programas de atividades. O livro Temas para o ensino de Física com abordagem CTS chega para suprir essa necessidade. O presente livro incorpora duas das tendências propostas nos últimos documentos oficiais brasileiros – ensino por investigação e abordagem CTS –, tanto na preparação de material instrucional para os alunos como em sugestões metodológicas para os professores, pois cada um dos capítulos começa com uma discussão de como o tema e as atividades didáticas podem ser trabalhados pelos professores em suas escolas antes de apresentar as atividades para os alunos. Os temas propostos por cada um dos capítulos, ao serem organizados com um enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), visam a dar aos estudantes uma visão humanística para a ciência a ser estudada, favorecendo, assim, a formação de cidadãos capazes de atuar de forma responsável em relação a temas controversos de nossa sociedade e que incorporam aspectos sociocientíficos. Por outro lado, uma proposta metodológica, que tem suas bases no ensino por investigação, constitui uma orientação que enfatiza o 8 Temas para o Ensino de Física com Abordagem CTS questionamento, a resolução de problemas abertos e o desenvolvimento do senso crítico do aluno sobre a importância da ciência e suas aplicações na sociedade em que vive, fortalecendo também sua participação como cidadão. A união de ambas as facetas – conteúdo e metodologia – contribui para as alfabetizações científica e tecnológica dos alunos. A intenção do grupo PROENFIS vai além da publicação de um livro impresso. O grupo tem a proposta de divulgação do texto também em site, na forma de um e-book. Nesse formato o livro ganha nova dimensão, pois o material didático apresentado no texto escrito, como as experiências, as músicas e os vídeos, podem ser acessados no site, trazendo aos alunos uma melhor contextualização do conhecimento a ser aprendido. No site, www.proenfis.pro.br, o grupo PROENFIS disponibilizará ainda sua produção acadêmica, incluindo artigos publicados e oficinas realizadas, permitindo, assim, que outros professores e pesquisadores avaliem os produtos didáticos e possam fazer uso gratuito dos textos. Esse material tem o objetivo de suprimir parte do déficit de materiais didáticos, contextualizados, de fácil inserção na linha programática do ensino médio. E o que é melhor: esse material pode ser utilizado tanto no ensino tradicional quanto nos cursos a distância.

História da Matemática e Tecnologias Digitais via Instrumentos Matemáticos e Objetos de Aprendizagem

R$50,00

A aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais (TD) é uma tendência em Educação Matemática que pode se concretizar mediante produtos educacionais (PE) explorados em sala de aula. A partir de tais possibilidades, procura-se abordar problemas históricos de natureza matemática por meio de tecnologias. Assim, unindo teoria e práticas, este livro tem como objetivos discutir e apresentar práticas fundamentadas na aliança entre HM e TD, em conexão com instrumentos matemáticos e objetos de aprendizagem (OA). Nesta direção, são exploradas atividades-históricas-com-tecnologia, guiadas pelo instrumento Octante Reflexivo dos irmãos Hadley (ingleses do século XVIII), bem como objeto de aprendizagem, elaborado a partir de fragmento sobre problema de xadrez, da obra A Cronologia das Nações Antigas, de al-Biruni (islâmico do período medieval).

9786555635584

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Instrumentos Matemáticos ao Longo da História: desvelando o passado a partir do saber/fazer cientifico volume 3

R$40,00

Este livro apresenta, longitudinalmente, aspectos contextuais e epistemológicos de alguns instrumentos matemáticos, a saber, o Promptuario e o Tabuleiro de Xadrez do escocés John Napier (1550-1617); as Duas Réguas para o Cálculo, ou Réguas Deslizantes, e o Circulos de Proporção de William Oughtred (1574-1660); e a Régua de Carpinteiro de Leonard Digges (1515-1559), Nele, tem-se o objetivo de discutir conceitos matemáticos relacionados à construção e à utilização desses artefatos históricos, identificando determinadas potencialidades didáticas para o ensino. Nesse sentido, o público-alvo dessa publicação são os professores que ensinam Matemática em formação inicial e continuada, pois a temática apresentada contribui para o desenvolvimento de habilidades relacionadas a diversos conceitos matemáticos que, ao serem estudados por meio de instrumentos matemáticos, possibilitam uma vivência da articulação entre a teoria e a prática, ainda pouco explorada na comunidade acadèmica.

Ou 3x de R$13,33 s/ juros

POR QUE AVALIAMOS ASSIM? Reflexões sobre o habitus avaliativo docente do professor de Matemática

R$0,00

A produção brasileira na área de Educação em Ciências e Matemática continua crescendo nos últimos anos, em virtude, principalmente, da expansão de novos cursos de pós-graduação. Seguindo esse movimento, a produção oriunda de pesquisadores e profissionais da região amazônica, bem como sobre a Amazônia, também se ampliou, reflexo da abertura de novos cursos nessa região. Todavia, refletindo as assimetrias da Educação
Superior no Brasil, essa produção ainda é considerada pequena, se comparada a outras regiões do país, e pouco circula nas Instituições de Ensino Superior e em escolas da Educação Básica da região. Esta Série surge em 2023 como uma ação direcionada a diminuir esse hiato. A Série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia busca publicar obras resultantes de pesquisas acadêmicas e de alta relevância para a área, principalmente as que impactem diretamente a educação básica, no contexto da região amazônica, bem como nacional e internacionalmente, oriundas de teses e dissertações e projetos de pesquisa, desenvolvidos individualmente, em grupos de pesquisa ou em rede. O público leitor principal a que se destinam as
obras são professores da educação básica, gestores educacionais, formadores de professores, pesquisadores e alunos de graduação, dentre outros. A publicação desta Série é produto das atividades desenvolvidas pela
Rede de Educação Científica e Matemática (Recima) e possui custeio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na
Amazônia Legal.

Problemas Históricos para o Ensino de Conceitos da Probabilidade

R$40,00

Neste livro é apresentada uma proposta didática apoiada em problemas históricos para trabalhar conceitos da Probabilidade no Ensino Médio. Esta proposta foi elaborada no âmbito de uma pesquisa de mestrado e é constituída por três momentos, sendo cada um dedicado a um problema histórico para tratar dos conceitos da Probabilidade. O primeiro momento é dedicado ao Problema dos Dados, por meio do qual são abordados os conceitos de experimento aleatório, espaço amostral, evento e tipos de eventos. Depois, é apresentado o Problema dos Pontos, que marca o início do desenvolvimento da Teoria da Probabilidade, por meio do qual é discutida a definição do cálculo das probabilidades. Por fim, o Dilema de Monty Hall é explorado com vistas a ensinar os conceitos de probabilidade condicional. Entende-se que esta abordagem de problemas históricos pode contribuir à aprendizagem de conceitos de probabilidade, possibilitando que os estudantes desenvolvam uma percepção mais humana e menos excludente da Matemática.

Ou 3x de R$13,33 s/ juros