GRUPO PROENFIS Temas para o Ensino de Fisica com Abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)

Já escrevemos anteriormente sobre a necessidade de uma renovação no ensino de ciências e mostramos que, para essa renovação, é necessário um novo posicionamento do professor em suas classes. Para o desenvolvimento de suas aulas, o professor precisa de materiais instrucionais coerentes com uma proposta de ensino como investigação, o que implica também uma renovação desses programas de atividades. O livro Temas para o ensino de Física com abordagem CTS chega para suprir essa necessidade. O presente livro incorpora duas das tendências propostas nos últimos documentos oficiais brasileiros – ensino por investigação e abordagem CTS –, tanto na preparação de material instrucional para os alunos como em sugestões metodológicas para os professores, pois cada um dos capítulos começa com uma discussão de como o tema e as atividades didáticas podem ser trabalhados pelos professores em suas escolas antes de apresentar as atividades para os alunos. Os temas propostos por cada um dos capítulos, ao serem organizados com um enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), visam a dar aos estudantes uma visão humanística para a ciência a ser estudada, favorecendo, assim, a formação de cidadãos capazes de atuar de forma responsável em relação a temas controversos de nossa sociedade e que incorporam aspectos sociocientíficos. Por outro lado, uma proposta metodológica, que tem suas bases no ensino por investigação, constitui uma orientação que enfatiza o 8 Temas para o Ensino de Física com Abordagem CTS questionamento, a resolução de problemas abertos e o desenvolvimento do senso crítico do aluno sobre a importância da ciência e suas aplicações na sociedade em que vive, fortalecendo também sua participação como cidadão. A união de ambas as facetas – conteúdo e metodologia – contribui para as alfabetizações científica e tecnológica dos alunos. A intenção do grupo PROENFIS vai além da publicação de um livro impresso. O grupo tem a proposta de divulgação do texto também em site, na forma de um e-book. Nesse formato o livro ganha nova dimensão, pois o material didático apresentado no texto escrito, como as experiências, as músicas e os vídeos, podem ser acessados no site, trazendo aos alunos uma melhor contextualização do conhecimento a ser aprendido. No site, www.proenfis.pro.br, o grupo PROENFIS disponibilizará ainda sua produção acadêmica, incluindo artigos publicados e oficinas realizadas, permitindo, assim, que outros professores e pesquisadores avaliem os produtos didáticos e possam fazer uso gratuito dos textos. Esse material tem o objetivo de suprimir parte do déficit de materiais didáticos, contextualizados, de fácil inserção na linha programática do ensino médio. E o que é melhor: esse material pode ser utilizado tanto no ensino tradicional quanto nos cursos a distância.

Livro Gratuito

Faça login ou cadastre-se para baixar o livro gratuitamente.

R$0,00

Já escrevemos anteriormente sobre a necessidade de uma renovação no ensino de ciências e mostramos que, para essa renovação, é necessário um novo posicionamento do professor em suas classes. Para o desenvolvimento de suas aulas, o professor precisa de materiais instrucionais coerentes com uma proposta de ensino como investigação, o que implica também uma renovação desses programas de atividades. O livro Temas para o ensino de Física com abordagem CTS chega para suprir essa necessidade. O presente livro incorpora duas das tendências propostas nos últimos documentos oficiais brasileiros – ensino por investigação e abordagem CTS –, tanto na preparação de material instrucional para os alunos como em sugestões metodológicas para os professores, pois cada um dos capítulos começa com uma discussão de como o tema e as atividades didáticas podem ser trabalhados pelos professores em suas escolas antes de apresentar as atividades para os alunos. Os temas propostos por cada um dos capítulos, ao serem organizados com um enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), visam a dar aos estudantes uma visão humanística para a ciência a ser estudada, favorecendo, assim, a formação de cidadãos capazes de atuar de forma responsável em relação a temas controversos de nossa sociedade e que incorporam aspectos sociocientíficos. Por outro lado, uma proposta metodológica, que tem suas bases no ensino por investigação, constitui uma orientação que enfatiza o 8 Temas para o Ensino de Física com Abordagem CTS questionamento, a resolução de problemas abertos e o desenvolvimento do senso crítico do aluno sobre a importância da ciência e suas aplicações na sociedade em que vive, fortalecendo também sua participação como cidadão. A união de ambas as facetas – conteúdo e metodologia – contribui para as alfabetizações científica e tecnológica dos alunos. A intenção do grupo PROENFIS vai além da publicação de um livro impresso. O grupo tem a proposta de divulgação do texto também em site, na forma de um e-book. Nesse formato o livro ganha nova dimensão, pois o material didático apresentado no texto escrito, como as experiências, as músicas e os vídeos, podem ser acessados no site, trazendo aos alunos uma melhor contextualização do conhecimento a ser aprendido. No site, www.proenfis.pro.br, o grupo PROENFIS disponibilizará ainda sua produção acadêmica, incluindo artigos publicados e oficinas realizadas, permitindo, assim, que outros professores e pesquisadores avaliem os produtos didáticos e possam fazer uso gratuito dos textos. Esse material tem o objetivo de suprimir parte do déficit de materiais didáticos, contextualizados, de fácil inserção na linha programática do ensino médio. E o que é melhor: esse material pode ser utilizado tanto no ensino tradicional quanto nos cursos a distância.

Informações