AS ILUSTRAÇÕES EM MANUAIS ESCOLARES: Uma análise histórica – Vol. 9

R$42,00

20 Anos de SBHMat! A Sociedade Brasileira de Historia da matemática (SBHMat), fundada em 30 de março de 1999, completou 20 anos e as comemorações ocorreram durante a realização do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). Para a consecução de seus fins, a SBHMat implantou, a partir de 2001, uma série de textos decorrentes dos minicursos apresentados nos seminários, este ano denominada de Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, além de dar maior significado aos minicursos, possibilita acesso a alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação. Os textos publicados no XIII SNHM são independentes e referências sobre as temáticas abordadas no evento, que podem contribuir para o desenvolvimento das áreas História da Matemática e História da Educação Matemática, com enfoques à formação de professores.

Ou 3x de R$14,00 s/ juros

As Licenciaturas em Matematica da Universidade Aberta do Brasil (UAB) uma visão a partir de utilização das Tecnologias Digitais

R$66,00

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa destinado á formação de professores a distancia no Brasil. A UAB foi criada em 2006 com dois grandes objetivos: formar professores da educação básica que atuavam em sala de aula sem formação especifica e diminuir a desigualdeade de oferta de educação superior no país. Além do Governo Federeal, compõem o sistema UAB, algumas Univeersidades Públicas do Brasil , estados e Municipios. A licenciatura em Matemática estava presente no quadro dos primeiros cursos ofertados no âmbito da UAB, em 2007.Diversas pesquisas têm sido realizadas buscando compreender diversos aspectos referentes ao curso. neste livro, os autores apresentam resultados de uma dessas pesquisas, mais especificamente de um projeto iniciado em 2011 e concluido em 2015. Nele , buscaram compreender o papel das Técnologias Digitais em quinze cursos de licenciatura em Matemática ofertados por universidades de diferentes regiões do Brasil. O leitor poderá perceber a diversidade de modelos de cursos existentes , como se dá a comunicação nos cursos e aspectos que ultrapassam os “muros” da UAB.

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Aspectos históricos da Régua de Cálculo para a construção de conceitos matemáticos

R$31,00

A publicação de livros sobre história da matemática para uso didáticos pelos professores de Matemática teve sua origem no IV Seminário Nacional de História da Matemática (IV SNHM), realizado em Natal (Rio Grande do Norte), em 2001. Naquele ano forampublicados nove títulos referentes a temas variados. A receptividade dos textos, por parte de estudantes de licenciatura em matemática e por professores dos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior), fez com que a sociedade brasileira de história da matemática levasse em frente o projeto, de modo a contribuir para a divulgação e uso dessa produção nas aulas de matemática nos diversos níveis de ensino. Com essa finalidade seguiram-se as coleções de 2003 no V SNHM em Rio Claro (SP), de 2005 em Brasília (DF), no VI SNHM, de 2007 em Guarapuava, no VII SN HM, em Belém/ Pará no VIII SNHM de 2009, em Aracaju no IX SNHM de 2011 e em Campinas no X SNHM de 2013. Para o XI SNHM de 2015, consideramos importante apresentar aos professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior e aos estudantes de Licenciatura em Matemática de todo o Brasil, um rol mais diversificado de temas, tendo em vista o avanço dos estudos sobre História da Matemática nos diversos centros de estudos do país. Nessa perspectiva organizamos os 10 volumes na Série História da Matemática para o Ensino. Este volume aborda de forma prática o ofício do pesquisador da História da Educação Matemática, a partir da experiência da construção e do uso de um Repositório de C

Ou 3x de R$10,33 s/ juros

Aspectos Históricos da Origem e Desenvolvimento do Cálculo Vetorial

R$44,00

A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, as autoras nos presenteiam com uma história sobre o cálculo vetorial moderno baseada, principalmente, nos trabalhos dos cientistas Josiah Willard Gibbs(1839-1903) e Oliver Heaviside(1850-19250, que trabalharam com a mesma temática de forma independente e no mesmo período.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Aspectos históricos de desenvolvimento da Pesquisa matemática nacional

R$50,00

Aspectos históricos de desenvolvimento da Pesquisa matemática nacional. MATEMÁTICA

Autor: SILVA, CLOVIS PEREIRA DA

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Atividades didáticas com instrumentos históricos para o ensino de matemática

R$60,00

Este livro é a primeira iniciativa de apresentar atividades
didáticas para a Educação Básica e para o Ensino Superior
utilizando Instrumentos Matemáticos. A estrutura foi
pensada para que o leitor consiga articular a história e o ensino
de matemática, perpassando por uma discussão inicial
envolvendo o conteúdo matemático, uma pequena biografia
do autor, a descrição do tratado, a fabricação e/ou a utilização
do instrumento matemático e a descrição de uma atividade
didática para uso em sala de aula. São apresentados os seguintes
instrumentos matemáticos: Promptuário e Tabuleiro de Xadrez
de John Napier, Ábaco De Gerbert, Escala dos números
selecionada do Cross-Staf de Edmund Gunter, Compasso de
Proporção de Didier Henrion, Círculos de Proporção de William
Oughtred, Balhestilha de Manoel de Figueiredo, Jacente no
Plano de Pedro Nunes, Astrolábio Náutico de Simão d’Oliveira
e Sector de Thomas Hood. Dessa forma, esta publicação é voltada
para professores de matemática em formação inicial e
continuada, pois aborda uma temática que auxilia no desenvolvimento
de habilidades relacionadas a diversos conceitos
matemáticos. Ao serem explorados por meio de instrumentos
matemáticos, esses conceitos permitem uma experiência que
integra teoria e prática, aspecto ainda pouco explorado na comunidade
acadêmica.

9786555635676

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Avaliação Integrada ao Ensino de Matemática: Uma Tendência

R$50,00

Este livro inova a ideia da avaliação em Matemática, pois muda o contexto estabelecido de que nesta disciplino, não é possível avaliar de outra maneira. A obra está escrita em uma linguagem simples e acessível, sem perder o rigor acadêmico, mostrando que ao trabalhar com um grupo de estudantes, deve-se reconhecer que eles diferem, que cada um possui uma maneira de aprender e que isso se revela quando o estudante é avaliado. Aqui se mostram experiências exitosas do autor, realizadas ao longo da última década, as quais mostraram a aceitação e os bons resultados de avaliar em Matemática, com diferentes instrumentos integrados ao processo de ensino. Neste contexto, esta obra propõe que a avaliação em Matemática deve ocorrer em todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deve ser formativa, diagnosticar, acompanhar e suceder todo o processo. Com prefácio de Ubiratan D’Ambrósio, a obra traz como diferencial a ideia de que a avaliação em Matemática deve ter uma nova orientação e direcionamento, com novos métodos, perspectivas e valores. Assim, se inicia uma nova Tendência em Educação Matemática: Avaliação integrada ao ensino de Matemática.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Axiomática de conjuntos breve passeio informal

R$44,00

Axiomática de Conjuntos, Breve Passeio Informal é um texto bastante conciso com duas partes: 1) antecedentes históricos, paradoxos e método axiomático, 2) axiomas de Zermelo-Fraenkel, teoremas básicos e números naturais. A parte 2 (mais matemática) pode ser lida antes da parte 1 (mais ‘textual’). Se destina a estudantes de licenciatura em matemática, física e áreas afins e a leitores iniciantes que sabem o que é conjunto vazio, conjunto união e interseção, conjunto das partes, produto cartesiano entre outras coisas da abordagem intuitiva mas ainda não sabem ‘de onde vem’ a existência de tais conjuntos, como os paradoxos podem ser contornados e que conjuntos podem ser formados como tais. Há exemplos e exercícios ao longo do texto para proporcionar uma leitura fluente e contínua. Ao final, há um apêndice sobre o lema de Zorn, o teorema da boa ordenação e o teorema da existência de bases de espaços vetoriais.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

BASTIDORES DA PRODUÇÃO CURRICULAR EM MATEMÁTICA

R$55,00

Este livro trata da produção curricular para o ensino
de matemática. Longe de alinhar-se ao campo
dos estudos curriculares, de há muito tempo já
consolidado, o livro, como bem indica o seu título, penetra
nos bastidores dos processos e dinâmicas que organizam
as referências oficiais postas para o ensino e formação
de professores de matemática. Quem, afinal de contas,
escreve os documentos curriculares? Que debates e discussões
estiveram presentes desde as primeiras intenções
governamentais de elaboração de um novo currículo até
a forma final oficializada da documentação? Como são
elaborados novos saberes para o ensino de matemática,
dando referências para a prática docente? Tais questões
têm respostas amparadas pela caracterização dos experts
em educação, pelo estudo das tensões que sempre estão
presentes entre diferentes campos disciplinares e profissionais,
e pela perspectiva de que novas referências curriculares
representam sistematizações de novos saberes
para o ensino e para a formação de professores.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Boole, Cayley e Sylvester: o uso de seus métodos para o cálculo de Invariantes de polinômios homogêneos

R$28,00

Apresenta-se neste livro as contribuições matemáticas do século XIX, mais precisamente desenvolvidas na Inglaterra, destacando as descobertas de Boole, Cayley, e Sylvester, em suas pesquisas sobre polinômios de ordem quadrática, cubica e quártica, os autores trouxeram caminhos que os guiaram na compreensão do que seria um invariante de um polinômio e de como é desenvolvida sua estrutura. Inicia-se com uma breve biografia desses matemáticos, seguida de suas concepções a respeito dos polinômios homogêneos e de como eram tratados, conforme suas respectivas nomenclaturas. Os autores visaram construir um texto que pudesse ser utilizado por aqueles que buscam uma compreensão sobre os polinômios e seus invariantes, ou mesmo aos que buscam maior conhecimento sobre a matemática inglesa e suas articulações dentro do século XIX.

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Brincar com semelhança e aprender replicação

R$66,00

A primeira parte deste livro é dedicada à semelhança, introduzida para diferenciação entre “parecido e semelhante”, bem como fundamentos da semelhança sem teorizar com exageros, o material pedagógico escolhido são os poliminós. Na segunda parte, é dado a conhecer uma investigação do próprio autor sobre a Introdução à História da Replicação com base principalmente na clássica divisão de um triminó em quatro partes iguais que é um famoso e antigo “puzzle” (enigma). Ao final são desenvolvidas as belas replicações especiais da “pirâmide” e do “caracol”, bem como de famílias por “quadraturas”.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Caderno de Prática de ENSINO DE ÁLGEBRA

R$72,00

Gostei muito do material, e acredito que será um sucesso. Achei de fácil aplicação, não requer materiais complexos e podem ser trabalhados em qualquer região, como escolas de grandes centros urbanos (como a minha). periféricas, rurais e indígenas. Terá o alcance necessário, e acredito que contempla as habilidades descritas. ”

Maira Fernandes Pinto

Li o material algumas vezes, pois têm muita informação extremamente importante e precisei assimilar…. Pensei: O que poderia dizer deste material? Muita completo. Tem tudo, para todo os gostos. e em todas as áreas da aprendizagem: leitura, escrita, interpretação de texto, imaginação, aprendizagem em pares, percepção de cores, tamanhos, sequências, música, sons, movimentos com o corpo, brincadeira com colegas, jogos inteligentes, conceitos de matemática

Leila Saffi Koch Takahashi

O livro apresenta várias sugestões para se trabalhar os conceitos de equivalências, padrões e regularidades, entre outros propostos na BNCC e adotados pelo Currículo Paulista. As ideias de valor desconhecido (incógnita) e variável são introduzidas por meio de atividades interativas. As atividades tem comentários para os professores, com linguagem simples cujo objetivo é de auxiliar a compreensão de como se dá o pensamento algébrico e sua linguagem nos anos iniciais. ”

Simone Moraes Rodrigues

Na reunião pedagógica de 2020, os professores dos anos iniciais da escola onde trabalho, manifestaram preocupação em como trabalhar a Álgebra proposta no Currículo Paulista Estes professores estavam ansiosos, pois em seu curso de graduação não tiveram formação sobre tais conteúdos e muitos tem dificuldades com os conteúdos de Matemática em geral. Alguns consideram que Álgebra é “achar o x, lembrança do seu ensino fundamental. Este livro pretende mudar esta concepção fazendo a reflexão sobre a construção do pensamento algébrico e seu significada nos anos iniciais. ”

Maria Lúcia coordenadora de Matemática

9786555633894

Ou 3x de R$24,00 s/ juros