- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Uma Década de avanços no PPGET-IFCE: Programa de pós-graduação em engenharia de telecomunicações PPGET Fortaleza – CE
R$0,00Prefácio
É sobejamente conhecida a vertiginosa taxa de crescimento das
tecnologias modernas, bem como a infinidade de suas aplicações em todos
os setores da vida cotidiana (comercio, indústria, serviços, agricultura,
transportes, comunicações, medicina, esportes, gestão…). Já em meados
da década de 70 do século passado, a “Lei de Moore” anunciava o
crescimento exponencial do número de transistores em um chip de silício,
indicando a proximidade de uma era com avanço tecnológico vertiginoso
e competitivo. Tal situação, criada pelo crescente conhecimento nas
ciências e nas engenharias, conduziu a sociedade a experimentar o
paradigma da economia do conhecimento.
O IFCE tem notável habilidade na formação de pessoal especia
lizado para atuação nos vários setores em ciência e tecnologia. Em
2011, movidos pela percepção deste panorama, professores da área de
Telecomunicações propuseram a criação de um mestrado em Engenharia
de Telecomunicações. Este projeto, com o notável apoio da instituição e
de seus dirigentes, teve seu defensor mais ferrenho o professor José Wally
Mendonça Menezes, que não mediu esforços para conseguir espaço físico,
laboratórios, encaminhamento junto aos órgãos oficiais, e preparação
de conteúdos programáticos, levando-o a exercer uma gestão informal
deste grupo de professores. Amparado no paradigma da economia do
conhecimento, o programa de pós-graduação apresentou em 2015 a
sua primeira dissertação de mestrado. Atualmente (2024) o Programa
contabiliza mais de 100 dissertações defendidas. Essas atividades, em
bora pouco perceptíveis ao público em geral, são de inestimável valor,
contribuindo valorosamente para elevar o patamar de qualidade da mão
de obra especializada, e a absorção das novas tecnologias que avançam
continuamente nas diversos setores de trabalho, exigindo capacidade
analítica acurada e constante aperfeiçoamento. Além disso, aglutinam
pessoas de instituições diferentes, tais como empresas de tecnologia,
órgãos governamentais, e órgãos de fomento. Um trabalho realizado
sob o crivo do rigor metodológico e científico, filho dileto das chamadas
“ciências duras”. Registramos na criação do PPGET a colaboração da
UFC, notadamente através do LOCEM, um de seus laboratórios mais
prestigiosos e de reconhecimento internacional
Uma Década de Educação Matemática EMFoco
R$72,00Há alguns anos, um grupo de professores sonhou em contribuir na transformação do ensino de matemática no estado da Bahia. O grupo tinha em mente compartilhar experiências e reflexões sobre suas práticas pedagógicas, com o propósito de somar com o trabalho de colegas que enfrentam os mesmos desafios de ensinar conteúdos de matemática na Educação Básica. A semente do sonho foi plantada na Universidade Católica do Salvador, durante a primeira turma do curso de especialização em Educação Matemática. Parece que foi ontem, mas já se passou uma década desde que a semente foi plantada. Assim, em novembro de 2003, foi criado o Grupo EMFoco, em Salvador, sob as bênçãos dos orixás. Ao longo desse tempo, a semente germinou e a árvore chamada EMFoco cresceu e se enraizou. Aos poucos, o trabalho desenvolvido pelo grupo ganhou visibilidade e reconhecimento dentro do movimento da Educação Matemática brasileira. Desde então, novos laços de amizade foram selados e novas parcerias estabeleceram- se com professores e pesquisadores de diferentes universidades, bem como com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Nesta breve apresentação não temos como propósito fazer um balanço dos dez anos da história do EMFoco, uma vez que o projeto de contar a história do grupo demandaria a escrita de um livro. Mas sabemos que, para apresentar este livro, implica falar, resumidamente, de como tudo começou. Esse registro é importante para situar o leitor que ainda não tomou conhecimento do trabalho realizado pelo grupo. Além do mais, o projeto de publicação deste livro foi gestado no seu interior e ganhou vida durante as trocas de e-mails, telefonemas e nas calorosas reuniões em Salvador, em Natal e em Curitiba, durante o XI Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os encontros virtuais e presenciais, mencio
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Uma Fenomenologia do Corpo
R$50,00Este livro natta a busca por uma noção mais polissêmica da corporeidade, à luz das idéias de alguns pensadores contemporâneos, especialmente o filósofo Maurice Merleau-Ponty. As reflexões de Merleau-Ponty sobre o corpo e acerca da percepção são fundamentais para compreendermos como ocorrem os processos de conhecimento, para além das teses empiristas e racionalistas. A autora, nos passos de Merleau-Ponty, também utiliza a metáfora da arte para indicar possibilidades de compreensão do gumano em sua condição existencial básica. Para Terezinha Petrucia da Nóbrega, a arte e a estética propiciam a criação de novos modos de organização do conhecimento e de convivência ética e social. Repleta de passagens que sugerem novas emergências para o conhecimento da condição humana, esta obra é essencial para professores, estudantes e outros leitores interessados em criar, descobrir, imaginar, sentir, pensar, dizer e calar. Em todos os momentos nos quais o conhecimento seja carregado de subjetividade, nos relatos das experiências vividas, na escuta do outro. Em todos os momentos nos quais a educação possa pensar o mundo de toda a gente, privilegiando o diálogo entre a vida e o conhecimento
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Uma Força que nunca nos desampara – o papel do matemático Lélio Gama para uma nova identidade da ciência no Brasil
R$70,00“Uma força que nunca nos desampara” é mais do que uma biografia científica de Lélio Gama – é um merguIho instigante na construção da ciência no Brasil. A partir da trajetória desse engenheiro-matemático-astrônomo e gestor visionário, o livro revela como conhecimento, política, cultura e persistência se entrelaçam no cenário científico nacional desde o século XIX.
Com olhar sensível e historiográfico contemporâneo, o autor reconstrói a carreira multifacetada de Lélio Gama, destacando seus “pontos de inflexão” e sua capacidade de transitar entre áreas – da astronomia à matemática, da docência à geofísica – sem jamais perder o compromisso com o avanço institucional da ciência.
Esta obra propõe reflexões fundamentais: o que significa fazer ciência em um país em desenvolvimento? E o que torna possível cultivá-la, mesmo em contextos adversos? Ao apresentar a ciência como prática social e cultural, ela dialoga com leitores interessados não apenas pela história da ciência, mas pelo próprio Brasil.
Derivada de tese de doutorado, mas cuidadosamente adaptada para o público geral, esta é uma narrativa concisa, instigante e acessível, que nos convida a conhecer um personagem notável – e a pensar sobre os caminhos, desafios e valores por trás da produção científica brasileira.
9786555636024
Ou 3x de R$23,33 s/ juros
Uma História da Integral: de Arquimedes a Lebesque
R$33,00Neste Livro é apresentado um desenvolvimento histórico do conceito de Integral, sua importância e os aspectos que levaram ao seu progresso, e que podem ser trabalhados como fonte de atividades para o ensino de matemática. Para isso tanto, acrescentamos um número significativo de atividades para o ensino de matemática. É feita uma viagem exploratória pelos aspéctos do conceito de Integral, desde os gregos, com a determinação de áreas e volumes de figuras limitadas por superficies curvilineas até a criação do Cálculo por Newton e Leibniz, no século XVII e continua o percurso com a formalização nos séculos XIX e XX, destacando a definição de Cauchy (1823), as definições deRiemann (1902) e os avanços dos conceitos para estágios com os trabalhos de Lebesgue (1902).
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Uma História da Matemática escolar no Brasil: 1730 – 1930
R$60,00Durante muito tempo, a história das matemáticas escolares foi negligenciada. Ela não interessava nem aos historiadores da educação, cuja atenção estava concentrada nos saberes elementares das humanidades, nem aos historiadores das matemáticas, para quem as matemáticas escolares constituíam somente um subproduto das matemáticas eruditas. Nas últimas décadas, felizmente, a situação mudou muito: numerosos trabalhos de pesquisa foram realizados em âmbito internacional sobre história do ensino das matemáticas. O impulso veio por meio de interesses didáticos, tendo em vista questões que só poderiam ganhar resposta através de estudos históricos, e de historiadores das matemáticas, cada vez mais conscientes do papel do ensino no desenvolvimento da disciplina. Preenchendo uma lacuna importante da historiografia da educação brasileira, o livro de Wagner Valente se inscreve, pois, num movimento internacional de pesquisa sobre a história das matemáticas escolares e ilustra a importância e a rapidez da circulação das ideias, dos métodos e das publicações em matemática ao longo dos séculos XVIII e XIX. Esse livro é uma contribuição não somente à história da educação brasileira, mas também à história internacional das ideias e práticas pedagógicas.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Uma História dos Saberes do Ensino de Matemática nas escolas profissionais técnicas (1889-1968)
R$0,00Livro UMA HISTÓRIA DOS SABERES DO ENSINO DE MATEMÁTICA nas Escolas Profissionais Técnicas (1889-1968) é resultado de estudos realiza- dos por membros do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, GHEMAT-SC. Este grupo é certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e associado ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT. Possui como líderes o professor Dr. David António da Costa e a professora Dra. lara Zimmer que interagem diretamente com o Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática – GHEMAT-Brasil.
Diferentemente de um grande volume de documentação histórica relacionado ao ensino regular, os documentos das escolas pro- fissionais encontram-se ainda mais esparsos dada sua estruturação política – quase sempre relacionada aos estados da federação, e em razão dos objetivos que presidiram a constituição destas instituições, na sua maioria voltada para alunos das classes menos favorecidas, os desvalidos da sorte e da fortuna, isto é, para a classe trabalhadora. Historicamente estas escolas foram criadas para a preparação de mão de obra para um país cuja principal economia estava no campo e se descortinava para uma industrialização nos grandes centros urbanos no início do século XX. p
Com a participação de doutorandos e egressos do PPGECT, este livro se apresenta como uma leitura inicial – uma porta de entrada para pesquisadores interessados na história da educação matemática voltada para as instituições de ensino profissional.
Uma História dos Saberes do Ensino de Matemática nas escolas profissionais técnicas (1889-1968)
R$90,00Livro UMA HISTÓRIA DOS SABERES DO ENSINO DE MATEMÁTICA nas Escolas Profissionais Técnicas (1889-1968) é resultado de estudos realiza- dos por membros do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, GHEMAT-SC. Este grupo é certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e associado ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT. Possui como líderes o professor Dr. David António da Costa e a professora Dra. lara Zimmer que interagem diretamente com o Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática – GHEMAT-Brasil.
Diferentemente de um grande volume de documentação histórica relacionado ao ensino regular, os documentos das escolas pro- fissionais encontram-se ainda mais esparsos dada sua estruturação política – quase sempre relacionada aos estados da federação, e em razão dos objetivos que presidiram a constituição destas instituições, na sua maioria voltada para alunos das classes menos favorecidas, os desvalidos da sorte e da fortuna, isto é, para a classe trabalhadora. Historicamente estas escolas foram criadas para a preparação de mão de obra para um país cuja principal economia estava no campo e se descortinava para uma industrialização nos grandes centros urbanos no início do século XX. p
Com a participação de doutorandos e egressos do PPGECT, este livro se apresenta como uma leitura inicial – uma porta de entrada para pesquisadores interessados na história da educação matemática voltada para as instituições de ensino profissional.
Ou 3x de R$30,00 s/ juros
Uma Imersão na computação através da sua evolução histórica com algoritmos volume 2
R$66,00A computação é uma das tecnologias mais importantes da sociedade
moderna. Ela está presente em nossas vidas de forma tão cotidiana que é difícil imaginar um mundo sem ela. Mas como chegamos a esse ponto? Como a computação evoluiu desde os primórdios, passando pela computação analógica, até a computação digital? Neste volume, você vai descobrir as respostas a essas perguntas.
O livro explora a evolução da mecanização do cálculo, desde o final do século XIX, até o surgimento da era digital, incluindo discussões
sobre as contribuições de figuras influentes como Shannon, Stibitz e
Atanasoff. Além disso, esse livro introduz conceitos de Pré-Cálculo
Numérico. Aprenda a resolver equações polinomiais e transcendentais
de forma aproximada e analítica. O Pré-Cálculo Numérico é um
esquema de solução analítica aproximada simplificada de equações
polinomiais e/ou transcendentais. Ele é uma ferramenta poderosa que
pode ser usada em diversas aplicações práticas, como física, ciências
e engenharia. Com o Pré-Cálculo Numérico, você será capaz de: Obter
soluções aproximadas para equações que são difíceis ou impossíveis
de resolver de forma exata. Entender a relação funcional entre os parâmetros de um problema. Aplicar o Pré-Cálculo Numérico em diversas áreas do conhecimento.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Uma Imersão na computação através da sua evolução histórica com algoritmos volume 1
R$66,00A computação está presente em nossas vidas de forma tão cotidiana
que é difícil imaginar um mundo sem ela. Mas como chegamos a esse ponto? Como a computação evoluiu desde os primórdios, passando pela computação mecânica, até a computação digital? Neste livro, você vai descobrir respostas a essas perguntas, enquanto aprende os fundamentos da programação. O livro apresenta a evolução histórica da computação como pano de fundo para o desenvolvimento das habilidades cruciais necessárias para a atividade de programar. Com o intuito de fortalecer essas habilidades, o livro destaca o desenvolvimento do Pensamento Computacional, um tópico vital em cursos de programação. O livro apresenta inúmeros exemplos que facilitam a familiarização com os procedimentos de matematizar problemas e construir algoritmos. Além disso, o livro enfatiza a importância de incorporar efetivamente os recursos computacionais modernos na educação. O livro fornece exemplos de como as plataformas computacionais modernas podem ser utilizadas para auxiliar no estudo e na análise dos problemas propostos.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Uma Introdução à Física Médica
R$88,00Edição impressa em papel polen 80 g, em cores, capa dura, formato 16 x 23 cm. UMA INTRODUÇÃO À FÍSICA MÉDICA – Da Antiguidade aos Tempos Atuais, uma obra que conta desde a história, até as aplicações mais modernas da Física à Medicina, passando pelos seus conceitos básicos, técnicos e tecnológicos. Trata-se de uma leitura obrigatória para os estudantes e profi ssionais da Física, Física Médica e demais profi ssionais interessados ou diretamente ligados às áreas de Diagnóstico por Imagens e Terapias com Radiações. Com conteúdo científi co sólido, em uma linguagem adequada, este livro apresenta-se como uma forte ferramenta para o entendimento dos conceitos fundamentais da Física Médica. Ilo de Souza Baptista Físico Médico – Presidente da ABFM (2016-2017) Ana Carolina e Ricardo são diferentes em seus entusiasmos – física teórica e física experimental – mas ressoam em suas preocupações – a física enquanto agente de transformação social. A Física Médica deve fazer parte do conjunto de conhecimentos que todo estudante precisa para tornar-se cidadão em essência, isto é, aquele que participa do futuro da sociedade por ter direito a escolhas – no caso, escolhas relacionadas a diagnósticos e tratamentos usando radiação. Uma Introdução à Física Médica, da Antiguidade aos Tempos Atuais, fornece subsídios para que o estudante compreenda a linguagem científi ca utilizada neste campo da física além de desmistifi car o uso de radiações. E por vezes encanta, mostrando o pioneirismo de cientistas e médicos em prol da ciência e tecnologia, ainda que desconhecessem os riscos. Cristiane R. Caetano Tavolaro Mestre em Física – Professora da PUC-SP
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Introdução à Teoria das Funções Holomorfa de uma variável
R$110,00Este é um livro de caráter elementar, no qual apenas se pretende apresentar alguns dos assuntos centrais da extensa teoria das unções holomorfas de uma variável, visando preparar o leitor para textos mais avançados. Assim, não se encontrará neste livro nenhuma referência a tópicos mais sofisticados como, por exemplo, função P de Weierstrass, funções duplamente perióticas(funções elípticas)etc. O propósito foi escrever um texto rigoroso e legível, o que significou, em muitos casos, sacrificar a concisão(omissão de passagens), em benefício da clareza(exposição mais detalhada). Os exercícios estão agrupados no final de cada capítulo com níveis de dificuldade bastante variados,desde os mais simples aos bastante difíceis, Os mais simples são bem conhecidos e não nos deteremos neles. Os de grau de complexidade maior, de médio a difícil, surgiram tanto das listas de exercícios dos cursos regulares de funções holomorfas, como, especialmente, dos exames de qualificação. Muitos destes exercícios, que são manifestamente difíceis, têm “sugestões” indicando um possível caminho para a solução.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros